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Vendas

9 dicas de ouro para oferecer a melhor experiência de compra para o cliente

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
Experiência de compra

O que é a experiência de compra do cliente? Você precisa saber tudo sobre o tema para manter os seus consumidores satisfeitos, e nós vamos te ensinar a chegar lá com sucesso!

Você sabe o que é a experiência de compra do cliente? Talvez pelo termo você consiga imaginar, contudo é interessante conhecer todas as variáveis que afetam o ato de compra dos seus consumidores

Somente assim, você conseguirá não atraí-los e fidelizá-los cada vez mais. Um cliente satisfeito sempre fará bons comentários e continuará consumindo em sua loja. 

Você consegue oferecer as maiores vantagens no seu ato de venda? É muito importante elaborar e executar boas estratégias para aperfeiçoar o seu negócio e, por consequência, a experiência de compra dos seus consumidores.

Todos nós consumimos produtos e serviços diariamente, mas dificilmente vamos insistir em algo que não nos proporciona satisfação. Certo? Então, saiba que com o seu cliente é a mesma coisa! 

Quer melhorar a sua capacidade de vendas e a experiência de compra dos seu público? Continue conosco para saber mais e oferecer tudo o que eles precisam. 

O que é experiência de compra?

O conceito de experiência de compra é bem definido pela frase que o nomeia, porém ele é subjetivo e depende de uma série de variáveis para se mostrar completo e bem sucedido. 

Ao pensar em experiência de compra, é possível que você simplesmente imagine o processo e o ato de compra do cliente. Contudo, a experiência do cliente durante todo o curso do consumo envolve uma série de fatores. 

Esses fatores devem ser aprimorados para que toda a experiência de compra seja a melhor possível, desde o ato das buscas pelo produto, até a consumação de compra e recepção dos mesmos. 

Todas as etapas da aquisição desses serviços devem ser oferecidas e executadas de maneira eficiente, prática, humanizada e inteligente. Assim, a experiência de compra do cliente será a melhor possível. 

Se preocupar com essa questão é algo muito importante para você, se quiser manter os seus negócios fluindo, ter boas vendas, bons retornos nas redes sociais e, claro, lucros sólidos

A experiência de compra também é construída por um processo chamado multicanalidade, sendo uma possibilidade para aperfeiçoar seus atendimentos. 

A multicanalidade se constitui na variedade de possibilidades do vendedor para apresentar seus produtos e serviços ao cliente. Construindo uma atração no consumidor por meio de diversas plataformas que alavancam os resultados do e-commerce

Ao comprar pela internet, o consumidor tem uma infinidade de opções em sua busca. E, portanto, você precisa se destacar em relação aos seus concorrentes

Oferecer uma experiência de compra de excelência pode ser uma boa forma para conseguir alcançar essa meta. Ele precisa se sentir atraído pela sua loja, mais do que pelas outras. 

Uma boa forma de visualizar essa questão é se imaginar consumindo em uma loja física. Tudo ali naquele ambiente constrói a experiência de compra. Como a experiência sensorial (perfume, organização dos produtos, visual da loja, etc.), o atendimento, os preços e afins. 

Oferecer um atendimento personalizado, humanizado e positivo vai consolidar a sua loja no mercado e melhorar o olhar do seu cliente sobre ela. 

Também é importante pensar no seu uso de redes sociais, qualidade de resposta, assistência e boa comunicação. Você precisa atender o cliente da melhor maneira possível.

Essas são importantes questões para fortalecer o seu comércio e, por consequência, melhorar a experiência de compra dos clientes. Ter atenção a esses detalhes é fundamental.

Por que me preocupar com a experiência de compra do cliente?

A competitividade do mercado digital é imensa, então você precisa aparecer e se destacar ali. A métrica não é mais apenas “ser visto para ser lembrado” e sim ser bem visto

O aumento das tecnologias fez com que o cliente se tornasse mais exigente e a concorrência ainda mais expressiva e feroz. Portanto, você precisa lapidar o seu comércio, conhecer as suas métricas e definir muito bem o seu público alvo.

Se preocupar com a experiência de compra é importante porque fará com que os seus clientes se aproximem cada vez mais da sua empresa e consumam os seus produtos. 

Ao ter uma boa vivência durante todo o processo de compra, o seu cliente certamente voltará a consumir em sua loja. Além disso, ele trará bons feedbacks e reviews de produto e definitivamente vai indicar a sua loja. 

O marketing boca a boca feito por um cliente pode ser uma chave para conquistar mais consumidores. Você já ouviu falar que um cliente insatisfeito faz mais barulho do que dez clientes satisfeitos? 

Tenha em mente essa frase e construa uma boa relação com seus consumidores, assim você se aproximará de todo o núcleo de convivência dele por indicação. 

Saber o que as pessoas compram, conhecer o seu nicho, ter boas noções sobre os desejos dos seus clientes e se esforçar para atendê-los da melhor maneira possível é a chave para manter sua loja em alta. 

Você precisa conhecer os principais elementos da experiência de compra para aprimorar esse recurso na sua loja e, assim, empregá-lo da melhor maneira possível. Veja:

Quais os elementos da experiência de compra?

Para proporcionar essa experiência de compra da melhor maneira possível, o seu comércio precisa elaborar os elementos que a constroem e fortalecer essa conexão com o cliente

Os seus serviços oferecidos são importantes para a construção de uma boa experiência de compra para o cliente. Conheça o nicho de mercado em que você está inserido e trabalhe para que sua empresa ofereça o máximo de opções e possibilidades dentro dele. 

Identifique os seus clientes e o que eles esperam da sua empresa, para saber exatamente o que oferecer a eles e, principalmente, como fazê-lo da melhor maneira possível. 

Ter flexibilidade em seus negócios é importante para uma boa experiência de compra para o cliente. Oferecer boas condições de pagamento, ter variadas ofertas de produto e um planejamento estratégico podem te ajudar nessa questão. 

Conhecer a sua concorrência também é muito interessante. Verifique os erros e acertos, avalie os feedbacks oferecidos pelos consumidores nas páginas, redes sociais e marketplaces deles. Deste modo, você pode aprimorar seus acertos e tentar não repetir os erros apontados ali.  

Uma boa comunicação também pode ser a chave para oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores. Ninguém está isento de erros, porém você precisa se esforçar ao máximo para resolvê-los em tempo hábil. 

Mesmo que não seja por falhas em seu processo de venda, dialogar de modo eficiente com seus consumidores vai humanizar o seu atendimento e fazer com que eles sintam que a sua loja se interessa por eles. 

Saiba o que o seu cliente espera da sua empresa. Assim você terá boas noções de tudo o que precisa oferecer para que eles fiquem satisfeitos. Uma boa forma de descobrir essas informações, é realizando uma pesquisa de mercado

Fazer essa pesquisa de mercado vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o comportamento de compra dos seus clientes. E, esse comportamento pode te mostrar como melhorar a experiência de compra. 

Tendo essas noções, você saberá o que motiva o seu cliente a realizar a compra. Você também vai poder compreender o que o cliente espera da sua empresa e, portanto, trabalhar para satisfazer essas expectativas.

Agora que você já conhece os principais elementos da experiência de compra, cheque 9 dicas para fazer com que ela seja super marcante:.

Como criar uma experiência de compra memorável?

Para que a experiência de compra seja positiva e marcante, é importante pensar em todos os processos que a envolvem e aprimorar cada um deles. Tanto no ambiente online quanto offline. 

Oferecer bons serviços é primordial, mas não é a única questão e necessidade para este processo. Agregar valor para o consumidor vai muito além de vender simplesmente para gerar lucro. Veja boas dicas para chegar lá:

Conheça as necessidades do seu público

Conheça os desejos e necessidades do seu público para entender, de fato, o que ele espera de você. Assim, a experiência do cliente em sua loja será positiva e os índices de satisfação dele sempre estarão em alta. 

Além disso, conhecer as necessidades do seu público vai permitir que você ofereça os seus serviços nas condições ideais para eles. Ter flexibilidade e um bom diálogo com os seus clientes vai possibilitar que você as conheça. 

Saber o que seu público precisa traz conhecimento sobre seu consumidor e permite criar alternativas e ferramentas para aperfeiçoar o seu negócio e conseguir cobrir essa demanda. 

Ofereça um atendimento ímpar

Durante o processo de compra, os seus clientes esperam um bom atendimento e facilidade para solucionar dúvidas e problemas. Ele pode precisar de apoio e esclarecimento, e você precisa conseguir oferecer isso. 

Intercorrências podem acontecer, como no processo de transporte e frete e você precisa estar pronto para dialogar com os seus clientes. Seja comunicativo, responda as dúvidas dos clientes, se coloque à disposição para ajudá-lo. 

Somente assim você conseguirá se conectar realmente aos consumidores. Além disso, oferecer um atendimento ímpar vai humanizar a relação entre vocês, e o seu cliente se sentirá acolhido. 

Se faça presente nas redes sociais, no chat do site de vendas e tenha um canal eficiente para responder todas as indagações com rapidez e agilidade. 

Torne os processos mais ágeis

Prestar serviços envolve uma série de etapas que podem ser complicadas, contudo você precisa desembaraçar essa complexidade para trabalhar com destreza. 

Facilite os processos de atendimento, venda, logística e avaliação dos seus serviços. O seu cliente vai perceber que é descomplicado consumir com a sua loja e, se tiver uma experiência de compra proveitosa, certamente continuará comprando com você. 

Essa agilidade em seus processos vai fazer com que o seu cliente compre no ato de desejo e necessidade, sem precisar esperar muito (ou procurar na concorrência). 

Amplie as formas de pagamento

As condições de pagamento fazem total diferença para o consumidor. Ele precisa ter opções de formas de pagamento, para os diferentes momentos de consumo.

Imagine que você está sem saldo no banco mas precisa comprar um determinado produto com urgência, mas a loja não aceita cartão de crédito… você teria uma boa impressão deste comércio?  

Se você fez uma pesquisa de mercado e descobriu que os seus clientes optam por pagar as compras  à vista, pode ser importante que você ofereça uma variedade maior de formas para que ele possa fazê-lo com eficiência. 

Ou, caso os seus clientes não tenham um padrão específico neste sentido, talvez seja interessante você oferecer uma maior variedade e melhores condições de pagamento. Assim, vai conseguir contemplar o maior número possível de consumidores. 

Capriche no UI/UX Design

A sigla UI significa user interface, ou interface de usuário. Já UX, significa user experience, ou experiência de usuário. Essas são questões importantes a trabalhar no seu comércio digital. 

UX será a relação entre o usuário e o seu serviço, UI será toda a estrutura que permite a interação com o produto. A interação do consumidor com suas plataformas deve ser visualmente agradável, eficiente, ágil e simples. 

E para isso, o seu site precisa ter um capricho e suporte no UX/UI design. Assim, você não correrá o risco de afastar o cliente por falta dessa estrutura e ele ficará satisfeito com a experiência de compra em suas plataformas

Além disso, um site com um bom design transmite confiabilidade para os clientes no ato de compra. 

Conte com um site responsivo

Durante o processo de compra, seu consumidor pode fazer a avaliação dos seus produtos pelo celular, tablet ou computador e o seu site precisa estar pronto para essas transições. Portanto, o design e arranjo do seu site deve ser muito bom e responsivo para não afastar o usuário. 

Um excesso ou mau posicionamento de anúncios podem impedir o cliente de ver o seu site adequadamente, então você deve trabalhar na programação e estruturação para evitar esse tipo de situação, que afasta os consumidores. 

Aposte na interatividade

A interatividade da sua página pode deixar a compra mais leve e divertida! Além disso, ela aumenta o engajamento das suas páginas e permite uma melhor conexão com o seu cliente. 

Aposte em meios para deixar o seu domínio mais interativo, abuse da criatividade e convide os seus clientes para participar dessa experiência. Certamente eles terão mais prazer em comprar no seu site. 

Invista em personalização

Personalização pode ser uma ótima ideia para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Ao enviar um produto que tem embalagens, cartões e detalhes personalizados, a sua marca fica em evidência

Além disso, o seu consumidor consegue perceber que você se dedicou para oferecer um produto mais elaborado para ele. Isso cria confiança e respeito pelos seus serviços. 

Crie promoções atrativas

Promoções atrativas e que oferecem bons benefícios podem ser algo imperdível para os seus clientes. Eles vão notar que é uma oportunidade única e vão querer consumir. Além disso, saberão que a sua loja oferece boas oportunidades de compra.

Descontos, cupons, brindes e ofertas são excelentes meios para acelerar as vendas e gerar desejo no consumidor. Mesmo que ele não precise daquele produto no momento, ele pode aproveitar a promoção e comprá-lo.  

Quais as métricas a serem observadas?

Agora que você já entendeu o que é experiência de compra e como aprimorá-la, é importante saber se o seu método para oferecer o melhor possível está funcionando. Para isso, você pode pedir a avaliação do cliente diretamente ou usar outras métricas. 

É possível avaliar os comentários dos clientes nas suas redes sociais, perguntar aos seus clientes como foi a experiência de compra por e-mail, ou usar pontuação no pós-venda para que ele avalie todo o processo. 

Ao tratar esses dados você obterá bons resultados e será possível realizar as mudanças e aperfeiçoamentos necessários e, inclusive, apontados pelos clientes. 

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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