O desconto progressivo é estratégia de venda que incentiva a compra de mais produtos para obter descontos e permite aumentar o ticket médio além de faturar mais. A lógica é: quanto maior for o consumo, maior será o desconto ofertado.
Atrair consumidores para a loja virtual é um dos grandes desafios das marcas. Em alguns casos, captar não é o problema, mas sim, fazer clientes voltarem a comprar. Em ambos os casos, e em muitas outras ocasiões, uma estratégia que pode funcionar é o desconto progressivo. Mais do que gerar compras, essa ação pode potencializar os resultados.
As liquidações são bastante comuns, mas nem toda empresa utiliza o modelo progressivo de descontos. Uma das principais vantagens que proporciona é gerar um alto volume de compras por pessoa e, de maneira geral, uma subida no faturamento da loja. Saber quando fazer essas ações pode ajudar sua empresa a manter o faturamento em alta.
Neste post vamos tratar sobre o desconto progressivo com mais detalhes, mostrando como funciona, de que maneira é usado e quais vantagens podem ser obtidas. Acompanhe!
O que é desconto progressivo?
O desconto progressivo é uma ação que permite que pessoas consumidoras tenham descontos crescentes quando compram mais itens em uma liquidação. Ou seja, quanto mais produtos forem adquiridos, maior é o desconto no valor total do pedido. Isso é bastante comum no e-commerce e pode ajudar a conseguir ótimos resultados.
Esses descontos funcionam da seguinte forma: alguns produtos entram em liquidação com um valor mínimo de desconto, mas esse percentual sobe de acordo com a quantidade de itens comprados.
Quer ver um exemplo? É desta forma que o e-commerce da Adidas faz seus descontos progressivos:
A intenção com os descontos progressivos é oferecer condições cada vez melhores para quem levar mais itens. Se seu consumidor acessou o site pensando em aproveitar apenas um produto, vai perceber que pode ser ainda mais vantajoso aproveitar os descontos que só aumentam.
Nesse contexto, a empresa consegue faturar mais e, pensando do ponto de vista logístico, se desfaz de produtos que estavam parados no estoque. Essas vantagens são aproveitadas ainda com o benefício de o consumidor sair bastante satisfeito de conseguir comprar vários produtos com um grande desconto no valor final.
Quando usar o desconto progressivo?
O desconto progressivo pode ser uma poderosa ferramenta, mas é importante ter cuidado na hora de usar esse recurso. Por mais que a ação seja altamente vantajosa para o público, é importante que os e-commerces entendam que isso gera um impacto nas empresas. Afinal, descontos significativos estão sendo concedidos.
Com uma estratégia por trás da liquidação e com um preparo financeiro, é possível fazer descontos progressivos nos momentos certos. Veja quais são.
Em sazonalidades estratégicas
Muitas empresas aproveitam momentos do ano em que há um aumento nas vendas para potencializar ainda mais os resultados. Algumas dessas datas mais comuns são a Black Friday, Cyber Monday e o Dia do Consumidor. São dias em que as liquidações são bastante comuns e naturalmente levam as pessoas a buscarem ótimas oportunidades de compra.
Portanto, você pode aproveitar esses períodos para aplicar o desconto progressivo naqueles produtos que você já pretendia colocar em liquidação. O consumidor vai encontrar uma condição ainda melhor do que esperava, o que vai gerar engajamento e um ótimo volume de vendas. Os resultados certamente vão superar o esperado.
Para manter o estoque sob controle
Estoque parado pode ser um problema muito incômodo para as empresas. Além de ter produtos sem gerar faturamento, essa mercadoria ocupa espaço no armazenamento do negócio. Logo, as consequências para a logística podem ser grandes, assim como para as finanças da empresa. Mas o desconto progressivo pode ajudar neste caso!
Como estamos falando de uma ação que incentiva a compra de mais peças para alcançar um desconto maior, é bastante comum que as pessoas façam uma compra acima do que costumam. É importante, no entanto, garantir que os itens que entrarão na liquidação sejam aqueles que estão parados, já que é necessário gerar lucro com os mesmos.
Vale a pena investir nessa estratégia?
Muitos gestores se questionam se vale a pena oferecer o desconto progressivo, afinal, a empresa deixará de faturar o máximo que poderia. Em contrapartida, há algumas vantagens importantes que podem ser obtidas diante do mercado e do consumidor. Entenda a seguir.
Melhora a vantagem competitiva
Disputas de mercado são sempre comuns para empresas de e-commerce. Portanto, quem tiver a melhor oferta para o consumidor, vence. Por isso, a única maneira de se posicionar como um grande competidor é adotar ações que mexam com seu consumidor.
Não é toda marca que trabalha com descontos progressivos, afinal, essa é uma estratégia ousada. Por isso mesmo, pensar dessa perspectiva é interessante para entender o quanto isso pode pesar positivamente para a imagem do seu negócio. Vale a pena investir!
Aumenta o ticket médio da loja
Ter consumidores que gastam mais em cada compra que fazem é um objetivo em comum a qualquer empresa. O ticket médio representa exatamente a média de faturamento que a empresa tem nas vendas que realiza. Saber aumentar esse valor, no entanto, é um desafio.
Com os descontos progressivos, você tem uma estratégia certeira para gerar, ainda que temporariamente, um aumento no ticket médio. Se a grande vantagem para essas pessoas é comprar mais para ter maiores descontos, você transmite uma clara mensagem e consegue respostas dentro das expectativas.
Ajuda na fidelização de clientes
Ações como o desconto progressivo são muito vantajosas porque levam grande benefício para o consumidor. Quando essa vantagem é ainda comercial, ou seja, envolve o bolso, aí a empresa tem resultados ainda mais importantes.
A fidelização é obtida por meio da experiência de consumo, ou seja, um processo que envolve muitas questões. Sendo assim, vantagens comerciais são um desses fatores que aproximam pessoas de empresas e fazem consumidores se tornarem clientes fiéis e recorrentes.
Como aplicar o desconto progressivo na sua estratégia?
Quer saber como fazer o uso dessa estratégia da maneira certa, com foco em resultados concretos? Veja as dicas seguintes!
Determine o objetivo que pretende alcançar
Sua empresa precisa entender qual é o objetivo que será alcançado com ajuda da estratégia de desconto progresivo. Há muitas possibilidades, todas elas ligadas ao desenvolvimento da empresa, seja enquanto marca, seja financeiramente. Alguns bons exemplos são:
- potencializar o faturamento;
- gerar engajamento com o público;
- aumentar o ticket médio, ainda que temporariamente.
Ter esse objetivo definido com precisão vai permitir até mesmo mensurar os resultados adequadamente após a campanha. Sua empresa conseguirá saber se a campanha realmente foi bem-sucedida no que diz respeito ao objetivo. Isso será possível graças ao monitoramento de alguns indicadores estratégicos.
Defina os produtos que farão parte da estratégia
Esta é uma parte realmente muito importante, afinal, estamos falando de descontos. Pode não fazer sentido oferecer menores preços em produtos recém-lançados ou de valores muito altos. Isso porque o desconto progressivo pode acabar gerando um certo prejuízo financeiro para a empresa. O ideal é pensar nessa seleção de itens de maneira inteligente.
Uma boa ideia é colocar em promoção produtos que estão parados no estoque, coleções passadas e itens que não geraram tanto interesse por parte do público. Nesses casos, a promoção é uma forma de tentar ressignificar a visão do consumidor sobre alguns produtos e proporcionar oportunidades de compra realmente vantajosas.
Faça o cálculo da margem de lucro
A margem de lucro precisa estar sempre sob análise da empresa. É fundamental ter a certeza de que o quanto você receberá de forma líquida por um produto é igualmente satisfatório. Mais do que isso, além do lucro, o preço de venda precisa cobrir todos os custos de produção ou de aquisição dessas mercadorias.
Portanto, avalie o máximo de desconto que você pode dar nos produtos e calcule o quanto ainda poderia lucrar se todos fossem vendidos pelo percentual de desconto mais alto. Só tome a decisão em prol do desconto se concluir que realmente vai valer a pena em termos financeiros. Lembre-se: é preciso proteger o patrimônio do seu negócio!
Monte uma tabela progressiva de descontos
A tabela pode ser muito importante para que você determine exatamente o quanto seu consumidor poderá aproveitar de desconto. Para isso, você deve definir o seguinte: em cada faixa de preço há um desconto a ser dado. Você pode começar com 10% em cada produto e, progressivamente, aumentar esse percentual. Por exemplo:
- desconto inicial — 10% na seleção de produtos;
- dois produtos totalizando mais de R$ 200 = 20%;
- três produtos totalizando mais de R$ 300 = 30%;
- cinco produtos totalizando mais de R$ 500 = 50%.
O ideal é, além de definir essa tabela, também configurar seu e-commerce para que os descontos sejam aplicados automaticamente. Isso vai permitir que a experiência de consumo seja agradável e funcione bem.
Um bom desconto progressivo pode ajudar empresas a crescerem suas marcas, otimizar a gestão de estoque e também faturar mais. Para isso, estruture bem a estratégia de descontos e aproveite o melhor que ela pode oferecer.
Uma boa ferramenta de planejamento que pode ajudar é o plano de ação de vendas. Saiba como fazer um!