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E-commerce

O que é trabalhado em uma consultoria para e-commerce?

Por Pedro Fonseca

6 meses atrás
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A consultoria para e-commerce é um serviço customizado que analisa sua loja virtual e indica pontos de melhoria para que os resultados alcançados sejam cada vez mais satisfatórios. Neste artigo, você vai entender como funciona esse tipo de trabalho. Confira!

Para medir o sucesso de um negócio, é preciso acompanhar diversos indicadores e, entre eles, um dos principais é a taxa de conversão do e-commerce. Afinal, de nada adianta atrair diversos usuários para sua loja virtual se essas visitas não resultarem em vendas.

Porém, conquistar clientes online não é uma tarefa fácil, pois, além da grande concorrência, existem diversas marcas renomadas no mercado que já têm a confiança do consumidor. Portanto, apenas oferecer preços atrativos não é suficiente.

Então, como se destacar em meio à multidão? É justamente neste ponto que a consultoria para e-commerce auxilia seu negócio. Quer saber todos os detalhes sobre esse serviço? Continue lendo!

O que é uma consultoria e-commerce?

Basicamente, a consultoria para e-commerce é um tipo de trabalho personalizado que tem como principal objetivo aumentar as vendas de uma loja virtual.

Para que isso aconteça, um especialista da área analisa o site e define as estratégias que devem ser adotadas para impulsionar o negócio e, consequentemente, otimizar os resultados.

A grande vantagem de contar com esta consultoria é o foco total no e-commerce. Assim, os pontos a serem melhorados são identificados com mais agilidade e o planejamento estratégico se torna mais assertivo e eficiente, visto que abrange todo o potencial de crescimento da loja virtual.

Como funciona a consultoria em e-commerce?

Existem vários tipos de consultoria para e-commerce, com diferentes formas de funcionamento. Entre eles, podemos destacar:

  • consultoria estratégica;
  • consultoria de vendas online.
  • consultoria para negócio local;
  • consultoria para marketplace;
  • consultoria para redes sociais;
  • consultoria para abrir um e-commerce;

Veja a seguir como funcionam cada uma dessas modalidades. 

Consultoria estratégica

Na consultoria estratégica para e-commerce, os especialistas analisam como sua loja virtual pode se posicionar diante do mercado, visto que isso é fundamental para todo negócio que almeja grandes resultados.

A partir dessa análise, é elaborado um plano de execução, que envolve ações comerciais, campanhas de marketing e de relacionamento com o cliente.

Outra função da consultoria estratégica é definir quais indicadores devem ser acompanhados para medir o sucesso das estratégias ao longo do tempo, trazendo mais autonomia para o negócio após a conclusão do serviço.

Consultoria de vendas online

Na consultoria de vendas online, como o próprio nome indica, o foco é vender. Afinal, não adianta somente comercializar produtos de qualidade ou ter um bom alcance para converter os usuários.

Embora esses fatores sejam relevantes, é difícil bater metas sem traçar uma estratégia específica para vendas. Portanto, o papel da consultoria é primeiramente definir os objetivos, e, depois, atingi-los.

Em outras palavras, esse tipo de serviço contribui para que sua loja virtual alcance os resultados que você deseja, levando em consideração o período estabelecido e o orçamento disponível. 

Dessa forma, no futuro, você é capaz de definir estratégias para seu negócio e ter um retorno satisfatório mesmo sem o auxílio de uma consultoria.

Consultoria para negócio local

É bastante comum que algumas lojas virtuais tenham pontos de venda físicos. Se esse for seu caso, saiba que a consultoria para negócio local é essencial para seu negócio.

Entre os trabalhos desenvolvidos por esse tipo de serviço, o foco principal é garantir que os consumidores encontrem seu estabelecimento. Portanto, os especialistas ajudam a posicionar sua empresa no Google e, consequentemente, levam mais pessoas até sua loja.

Ou seja, de forma geral, os consultores trabalham os dados do seu ponto físico na ferramenta Google Meu Negócio, fazendo um cadastro completo e otimizado. Assim, os usuários têm acesso à informações detalhadas sobre seu estabelecimento ao fazerem uma simples pesquisa no buscador. Entre essas informações, podemos destacar:

  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • avaliações de clientes;
  • número de telefone;
  • fotos da loja, etc.

Consultoria para marketplace

Os marketplaces são ambientes virtuais de vendas que conectam os varejistas aos consumidores. Nessa modalidade, a consultoria oferece suporte para tornar seu marketplace mais interessante para o público em geral (varejistas e consumidores).

Ou seja, o ambiente é preparado para atrair um maior número de pessoas e estratégias são traçadas para transformar a maior quantidade possível de pessoas em clientes. 

Além disso, a consultoria para marketplace também contribui para o encontro de varejistas parceiros e a gestão dessas parcerias. Assim, a médio prazo, os produtos serão entregues de forma dinâmica, sem prejudicar o nível de qualidade.

Consultoria para redes sociais

Se você tem um e-commerce ou pretende ter, não pode ficar de fora das redes sociais em hipótese alguma. Esses canais são indispensáveis para as vendas online, e vêm se tornando plataformas de relacionamento cada vez mais poderosas e relevantes para as organizações. 

Nesse caso, a consultoria de redes sociais ajuda a desenvolver estratégias de alcance e atração de novos usuários, com base no público-alvo do seu negócio. Mas, mais do que isso, o trabalho também visa estreitar os laços com a audiência.

E é justamente essa proximidade entre a marca e os consumidores que gera o tão almejado engajamento, que torna o público mais receptivo em relação à sua loja. Dessa forma, o aumento das vendas deixa de ser um objetivo e se torna uma consequência. 

Consultoria para abrir um e-commerce

A abertura de uma loja virtual é um desafio para muitas pessoas, afinal, é o primeiro passo a ser dado e, na maioria das vezes, sem experiência prévia. Por esse motivo, contar com uma consultoria para e-commerce pode ser uma boa opção. 

Em meio aos investimentos e aos esforços necessários para lançar sua loja virtual no mercado, os especialistas ajudam nas tomadas de decisão iniciais, definindo quais são suas prioridades. Depois, o foco é o posicionamento no mercado.

Vale ressaltar que a fase de abertura do e-commerce é uma das principais etapas desse negócio, pois as escolhas feitas podem definir a estabilidade da empresa no longo prazo. Portanto, ter um suporte logo no começo faz toda a diferença.

O que é trabalhado na consultoria e-commerce?

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma consultoria para e-commerce, é hora de entender a fundo o que é trabalhado nesse tipo de serviço, composto por diversas etapas. Vamos lá?

Escolha do nicho

Muitas das vezes a abertura de uma loja virtual vem da vontade de empreender, e nem sempre está desenvolvida ou detalhada, como manda o script. Nestes casos, ter o suporte de uma consultoria é bastante importante. 

Isso porque os especialistas vão ajudar o empreendedor a definir duas questões fundamentais para o novo negócio: o nicho de mercado e os produtos comercializados. 

Normalmente, a escolha do nicho é feita a partir da experiência ou do entrosamento do futuro lojista com alguma área em específico. A consultoria contribui para relacionar esse ponto a um mercado com um potencial interessante de vendas.

Após essa definição, se torna mais simples fazer uma pesquisa de mercado para definir os produtos que serão comercializados.

Orientação sobre fornecedores

Os fornecedores são muito importantes para qualquer e-commerce, mesmo para aqueles que fazem seus próprios produtos, afinal, de qualquer forma é preciso comprar a matéria-prima.

E, nesse caso, se trata de uma escolha, mas sim de uma seleção, que deve ser cautelosa e baseada em alguns pontos importantes. São eles:

  • valores;
  • prazo de entrega;
  • diversidade de produtos;
  • capacidade de logística e fornecimento a longo prazo;

Tenha em mente que seus fornecedores precisam ser confiáveis e passar segurança, mantendo seu estoque abastecido. Com isso, a função da consultoria é buscar fornecedores que cumpram todos esses quesitos.

Inclusive, vale destacar que, na maioria dos casos, os consultores têm listas de fornecedores capacitados para diversos nichos de atuação. 

Estratégia de marca

Sua marca é sua identidade. É a forma que os consumidores enxergam seu e-commerce no mercado. Por isso, é indispensável ter uma representação visual da sua loja virtual.

O ideal é que essa representação conte com elementos que remetam aos valores e à missão do seu negócio. Portanto, é necessário elaborar uma identidade visual completa, e a consultoria oferece o suporte para que você encontre um resultado impactante para seu público. 

Para isso, os consultores fazem um estudo completo, juntamente com você, para entender quais valores você, como empreendedor, deseja propagar por meio da sua marca. Com base nessas definições, no mercado e no público, o nome e o logo da empresa são criados.

Orientações legais

Existe muita burocracia por trás da abertura de uma empresa e, normalmente, esses aspectos legais demandam muitos esforços. Com o e-commerce, isso não é diferente. No entanto, muitos empreendedores acham que podem montar suas lojas virtuais sem ter um CNPJ.

Um serviço de consultoria ajuda a formalizar seu negócio da forma correta, estabelecendo a forma de tributação mais adequada. Com isso, seu e-commerce se mantém regular do ponto de vista fiscal, com CNPJ e emissão de notas. Além disso, você gasta menos com tributações mensais.

Formato e estrutura

Por fim, a consultoria para e-commerce também é capaz de definir a estrutura da sua loja. Em outras palavras, o serviço também oferece suporte para as seguintes escolhas:

  • tipos de fotos utilizadas;
  • descrições de produtos otimizadas;
  • canais onde as imagens serão usadas;
  • estrutura de páginas obrigatórias para hierarquia de site e experiência de navegação,

Essa etapa da consultoria é essencial para que você consiga realizar vendas por meio do seu site. E, como existem muitos pontos a serem avaliados, receber auxílio de especialistas pode ser muito útil.
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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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