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Vendas

Como vender pela internet com segurança? 4 dicas para fugir de golpes e transmitir credibilidade

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda como vender pela internet pela segurança

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como vender pela internet com segurança. Para isso, é necessário atualizar de forma constante sua plataforma, cadastrar senhas seguras, realizar testes como usuário e construir a reputação da sua marca.

Você sabe como vender pela internet com segurança? As vendas online tiveram um grande crescimento nos últimos tempos e a previsão é que continue a crescer nos próximos anos. Com essa projeção animadora, o objetivo de qualquer lojista é se destacar da concorrência e faturar cada vez mais. A principal preocupação, porém, deve ser primeiramente oferecer um ambiente seguro para essas compras.

Oferecer um ambiente online que seja confiável evita maiores problemas para a marca. Se você deseja saber como manter o seu e-commerce seguro, este post é para você. Nele, trazemos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Por que é importante vender com segurança pela internet?

É extremamente importante empreender pela internet com segurança por dois motivos principais. O primeiro é evitar fraudes e o segundo é aprimorar as estratégias de venda da loja e garantir que todos os dados sejam sempre mantidos de maneira segura.

Isso porque para concluir uma venda, a sua empresa precisará ter acesso a dados do cliente como:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • e-mail e senha;
  • número do cartão;
  • endereço de entrega.

Todos esses dados são considerados como pessoais, já que contém informações que possibilitam que uma pessoa seja identificada facilmente. E, com essa identificação, o indivíduo em questão pode ser abordado de diversas maneiras. Com esses dados, a sua loja pode traçar métodos de vendas mais focados no comportamento dos seus clientes.

Em uma loja virtual, onde todos os processos acontecem online, a vulnerabilidade é grande, já que todas as informações ficam armazenadas em diversos locais. É exatamente nessas possíveis falhas que pessoas mal-intencionadas atuam. Elas invadem sistemas, copiam e até mesmo alteram esses dados pelos e-commerces, o que oferece um grande perigo para todos os envolvidos.

O maior motivo desses ataques são para que esses hackers se beneficiem financeiramente, seja para fraudar compras ou para vender os dados para outras empresas ou pessoas. Ao ser fraudado por um vazamento de dados ou por um descuido da loja, certamente os clientes não voltarão a fazer mais negócios com ela. Além disso, quando os dados são hackeados e vendidos, toda a estratégia de vendas que tinha sido desenhada se enfraquece.

Quais são os golpes mais comuns de quem vende pela internet?

Existem alguns golpes aplicados por hackers e pessoas mal-intencionadas que estão se espalhando cada vez mais pela internet. Conheça alguns deles.

WhatsApp clonado

Provavelmente, nos dias de hoje o WhatsApp clonado é o golpe online mais comum. Nele, o criminoso se passa por empresas famosas que tenham credibilidade no mercado, por algum órgão governamental ou até mesmo pelo próprio aplicativo e entra em contato com a vítima para oferecer alguma vantagem — como um suposto prêmio ganho em um sorteio ou uma promoção.

Independentemente da abordagem, o procedimento geralmente é o mesmo: um código falso é enviado para a vítima e o golpista pede a ela o número para o que foi oferecido seja liberado. Esses números, no entanto, fazem parte do código de liberação para que o WhatsApp seja logado em outro dispositivo — o que permite que o criminoso tenha acesso ao aplicativo da vítima no celular dele.

Com isso, consegue se passar pela pessoa e, então, passa a pedir dinheiro a parentes e amigos com alguma desculpa de que a vítima precisa de dinheiro de maneira urgente. Para evitar cair nesse golpe, o indicado é ativar a verificação em duas etapas no próprio WhatsApp, em que uma senha é criada para poder acessar o aplicativo. Além disso, outra dica é jamais compartilhar o código de verificação com quem quer que seja.

Cartão clonado

A clonagem do cartão de crédito é um dos golpes mais comuns e dos mais antigos praticado por pessoas mau intencionadas. Ele pode acontecer tanto no meio online quanto no presencial. Por isso, é preciso atentar-se para não cair nele.

Essa fraude começa quando o golpista pega os dados tanto do usuário quanto do cartão em si. Depois, faz uma cópia do cartão que é utilizada em novas transações. Geralmente, o dono do cartão só vai perceber que foi vítima desse golpe quando constatar transações desconhecidas na fatura.

Quem for vítima precisa entrar em contato com a administradora do cartão imediatamente. Assim, conseguirá bloquear o cartão e informar ao banco que outras pessoas fizeram compras em sua conta. O consumidor tem direito à suspensão ou cancelamento das transações feitas durante esse golpe.

Bug do Pix

Por ser ainda muito recente, muitos criminosos estão se aproveitando da falta de conhecimento das pessoas para praticar delitos relacionados ao uso do Pix. Um desses golpes bastante recorrente é o chamado “Bug do Pix”. Nele, o golpista espalha pelas redes sociais que o sistema utilizado pelos bancos está com uma falha na qual se alguém transferir qualquer valor para uma chave descrita por ele, receberá em dobro na própria conta.

Essa chave, como você pode imaginar, é da conta do próprio criminoso. Além desse, existem outros golpes relacionados ao Pix, mas a melhor maneira de se prevenir contra eles é a mesma: nunca faça nenhuma transação a desconhecidos e espere receber alguma recompensa por isso.

4 dicas de como vender pela internet com segurança

Existem alguns cuidados básicos que a sua loja precisa tomar ao fazer vendas pela internet. Confira quais são eles a seguir.

Atualização constante da plataforma

Você precisará de uma plataforma para criar e fazer a manutenção da sua loja virtual. Então, para escolher a mais adequada entre elas, você pode verificar quais medidas de segurança a empresa em questão adota.

Pesquise a reputação dela, pergunte dela a outros clientes, peça por cases de sucesso e, sempre que possível, faça testes e experimente o site deles também. Assim, você terá a plena certeza de que pode confiar no serviço que a empresa presta.

Lembre-se que novos vírus e vulnerabilidades são criados a todo momento por pessoas mal intencionadas e hackers que buscam por fraudes e golpes. Por esse motivo é tão importante que o protocolo de segurança do seu site passe por atualizações periodicamente. Geralmente as plataformas oferecem instruções para realizar essa etapa corretamente.

Exigência de senhas seguras

Sempre que um cliente comprar na sua loja, precisará criar um login e uma senha e acesso. Essas informações, que ficam salvas, podem ser aproveitadas para oferecer sugestões personalizadas de compras futuras e deixá-lo listar produtos favoritos sem que precise inserir os dados todas as vezes em que desejar fazer outra compra.

Todas essas características são muito positivas e facilitam a vida do cliente. Manter o registro desses dados, entretanto, pode ser perigoso caso a sua loja não adote medidas para proteger essas informações que já foram disponibilizadas.

Sendo assim, exija que para poder criar um perfil na sua loja, o cliente precise escolher uma senha única que seja forte e bem elaborada que inclua a combinação de números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Essa é uma forma de dificultar a quebra de sigilo e de proteger ainda mais os dados de quem comprar com você — além de você mostrar a todos que a sua marca se preocupa com segurança.

Realização de testes como usuário

Uma das melhores dicas para que você consiga avaliar a segurança na sua loja virtual — e, ainda por cima, entender na prática como é a experiência do cliente — é fazer testes como consumidor. Para isso, basta acessar o seu próprio site e fazer de conta que quer comprar algum dos produtos. Então, aproveite para navegar em busca de opções, faça um cadastro e passe por todas as etapas da compra.

Caso deseje fazer esse teste, lembre-se de fazer com comprometimento e com um olhar mais “de fora” para avaliar o serviço que você presta da maneira mais sincera possível. Anote o que pode ser melhorado e atente-se com muito foco às questões relacionadas à segurança.

Depois de passar por todo o processo, se pergunte se a sua loja inspira confiança para os seus clientes. Se a resposta for negativa, será preciso buscar uma solução para esse problema imediatamente.

Construção da reputação da marca

Manter uma boa reputação na internet é extremamente importante para a sua loja. Isso porque o consumidor faz pesquisas antes de comprar e, se ele encontrar alguém que esteja questionando os seus produtos ou a segurança que o seu site oferece, provavelmente desistirá de comprar com você.

É preciso ter em mente que, além do consumidor, pessoas mal-intencionadas também fazem esse tipo de busca online. Se um hacker encontrar um registro de falha de segurança no seu e-commerce, por exemplo, poderá pensar que você não investe nisso e, por isso, fará da sua loja um alvo.

Lembre-se sempre que garantir ao seu público um ambiente protegido para que ele possa comprar é um dos passos mais importantes para ter sucesso. Quando você aliar a qualidade em todas as outras áreas da sua loja com segurança, certamente se destacará no mercado.

Como vender pela internet?

Vender pela internet com segurança não é complicado, mas para isso é preciso que você preste atenção em alguns fatores. A seguir, confira quais são alguns deles.

Escolha uma plataforma confiável

Um dos primeiros passos para descobrir como vender pela internet com segurança é escolher qual será a plataforma de vendas que você vai usar. Então, faça uma pesquisa e busque uma opção que já seja reconhecida no mercado e que se preocupe com a segurança das informações tanto do seu negócio quanto dos seus clientes.

Por mais que uma plataforma desconhecida e com um custo muito abaixo do mercado possa parecer atrativa à princípio, essa economia pode não valer a pena no longo prazo. Isso porque se ela não oferecer segurança e acontecer uma violação nesse sentido você terá não somente perdas financeiras como pode ter a imagem da sua marca comprometida.

Defina a política de pagamentos

Definir a política de pagamentos da sua loja virtual é outro passo extremamente importante. Hoje, já existem ferramentas seguras que oferecem diversas soluções para que você possa receber o valor das suas vendas. Procure por uma que seja intuitiva na qual seja possível gerar pedidos de cobrança, assim como receber os seus pagamentos de forma descomplicada.

Ao instalar essa ferramenta na sua loja virtual, você receberá o valor das vendas por diversos meios de pagamento, como cartões de débito e crédito das principais bandeiras do mercado, além de depósito em conta, boleto bancário e Pix. Quanto mais meios você conseguir oferecer, maior será o público que pode ser conquistado pela sua marca.

Lembre-se de que uma boa ferramenta de pagamentos precisa ter um sistema de segurança elaborado que consiga manter os dados criptografados. Essa característica é extremamente importante porque, caso alguém tente acessar as informações durante o processo de compra, todas elas estarão em códigos, o que as torna impossível de serem utilizadas por terceiros.

Invista na segurança de dados

Como estamos falando de vendas que acontecem de maneira online, investir em segurança de dados se torna ainda mais importante para garantir que a sua loja virtual esteja blindada de todas as maneiras possíveis. O certificado digital SSL, por exemplo, é obrigatório para que a sua empresa solicite — e armazene — informações tanto pessoais quanto financeiras dos seus clientes.

Então, além da criptografia das informações, foque no investimento de um firewall. Também faça testes de invasão para garantir que o site esteja completamente protegido de ataques de hackers, por exemplo.

Não se esqueça de que o investimento nas certificações e na segurança dos dados vale a pena. Isso porque ele garante não só o aumento do volume de vendas — já que o cliente vai perceber que o site é confiável — como também ajuda a deixar mais claro que tanto quem compra quanto a loja estão devidamente protegidos de golpistas e fraudadores.

Adote boas práticas

Para que você consiga vender pela internet com segurança, também será preciso adotar boas práticas, como consultar dados cadastrais e de crédito dos seus clientes. Isso evita fraudes e inadimplência, além de aumentar as chances de conseguir fazer boas vendas.

Então, garanta que a base de dados do seu site esteja completa e atualizada com todas as informações necessárias de cada consumidor. Dados pessoais, bancários, assim como de localização, e-mail, frequência de visita e hábitos de compra estão entre as informações mais relevantes que ajudarão a estabelecer os níveis de risco de vender para um determinado cliente.

Mesmo com toda a importância de consultar os dados cadastrais e de crédito antes de cada venda, garanta que todo esse processo seja feito com rapidez para que não haja um alto índice de desistência na sua loja. Isso porque quanto mais a consulta for burocrática, maiores são as chances de os clientes abandonarem o carrinho e desistirem da compra.

Viu só como vender pela internet com segurança é extremamente importante tanto para o seu cliente quanto para a reputação da sua loja? Nessas horas, é bom contar com a ajuda de empresas sérias, como o Bagy, que garante que o seu negócio estará seguro e oferece diversas funcionalidades para o sucesso da sua marca. Experimente o Bagy agora mesmo!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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