Empreendedorismo

9 formas inovadoras de empreender: como obter sucesso no seu negócio

Aprenda novas formas de empreender

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Empreendedor individual, empreendedor cooperativo e empreendedor franqueado  são as principais formas de empreender no Brasil. São desafios importantes lidar com a burocracia, gestão financeira com o marketing digital.  Conheça os meios mais comuns de criar seu próprio negócio para que você possa montar sua empresa.

A gente sempre ouviu dizer que o Brasil é um país repleto de boas ideias e iniciativas inovadoras. Não à toa, em 2020, nosso país ocupou o terceiro lugar geral em uma pesquisa realizada pelo Cannes Lions International Festival of Creativity, um festival de criatividade realizado na França desde 1953. E nem mesmo a crise trazida pela pandemia impediu as pessoas de criarem seus próprios negócios. 

Segundo dados do Ministério da Economia, em 2020 vivemos um recorde na abertura de empresas. Foram cerca de 20 milhões de empresas registradas, um aumento de 6% em comparação com 2019. Portanto, se o terreno está fértil, é hora de plantar a semente de sua loja online. Saber como iniciar um negócio pequeno com apenas alguns passos é um diferencial que você precisa adotar quando for pensar nas diversas formas de empreender. 

Leia este artigo até o final e aprenda dicas incríveis para obter sucesso no seu empreendimento.

Perfis de empreendedores mais comuns no Brasil

Empreendedores são aquelas pessoas que possuem a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços ou negócios. Ou seja, são pessoas extremamente criativas, sonhadoras e não costumam perder uma única oportunidade. Mas, você sabia que existem diversas formas de empreender no Brasil? Conheça algumas das principais.

  • Empreendedor cooperado: nesta forma de trabalhar, o empresário trabalha em conjunto com outros empresários de um mesmo segmento. Exemplos interessantes são as cooperativas de mulheres artesãs, que se unem para aumentar o alcance de seus trabalhos. 
  • Empreendedor franqueado: nesta modalidade de empreendedorismo, o empresário se torna parceiro de uma marca já existente e segue algumas diretrizes desta marca, dando ao negócio sua própria forma de gestão. 
  • Empreendedor individual: este tipo de empresário se formaliza através dos termos do MEI (Microempreendedor Individual) e, desse modo, começa a fazer o plano de negócios de sua empresa digital. 

Os empresários que trabalham individualmente acabam lidando com realidades diversas na hora de tocar os negócios. Portanto, é necessário bastante criatividade e resiliência para que tudo aconteça da melhor forma possível. Ainda assim, alguns desafios são comuns em todos os empreendimentos. Vamos conhecer mais sobre eles agora.

Desafios mais comuns enfrentados pelos empreendedores no Brasil

Empreender é uma escolha profissional mas, também, é um modo de vida. Possibilita aos empresários uma ótima flexibilidade de horários e o poder de organizar sua própria rotina da melhor forma possível. Contudo, para obter sucesso no seu empreendimento, é necessário ficar atento aos desafios que possam vir junto com os bons resultados de sua empresa. Veja alguns que podem surgir: 

  • Burocracia: muitas pessoas têm horror a essa palavra. Mas, saiba que, seguindo corretamente os passos necessários, todos os processos que envolvem a abertura e manutenção de uma empresa ajudam o empresário e definir os melhores rumos para o seu negócio.
  • Gestão financeira: estar com todas as contas em dia pode te ajudar a investir mais e melhor em seu negócio. Então, é interessante dedicar carinho e atenção para essa parte do seu negócio.
  • Marketing digital: muitos empresários fazem pessoalmente o marketing digital de suas empresas pessoalmente. Nesses casos, é muito bom ter uma estratégia sólida de comunicação e captação com os clientes. Atenção aos detalhes para obter resultados satisfatórios.

Os desafios podem ser transpostos se você já souber qual forma de empreender pretende aplicar em sua loja ou prestadora de serviços. Saber quais são os principais pode te ajudar nesse momento. Vamos saber mais sobre isso no próximo tópico.

Veja as principais formas de empreender

Existem basicamente três formas de empreender atualmente. Ainda que os negócios sejam extremamente variados e os ramos de atuação sejam mais variados ainda, as formas de empreender não variam muito. Acompanhe as principais.

  • Lojas físicas: muitas pessoas optam por abrir seus negócios em lojas e stands. Se esse for o seu caso, avalie os prós e os contras antes de dar os primeiros passos. Trabalhar com loja física pode ser interessante desde que você tenha uma boa estrutura de atuação.
  • Lojas físicas e virtuais: trabalhar essas duas modalidades pode ser uma saída para empresários que pretendem expandir seus negócios para localidades mais distantes. Entenda as especificidades de cada um deles e avalie as possibilidades.
  • Lojas digitais: os negócios digitais estão crescendo muito em nosso país, afinal de contas os custos iniciais não são tão altos para os empresários e a empresa pode funcionar em qualquer lugar. Esta modalidade de negócios também tem grande alcance de atuação e alcance.

Importante levar em consideração que, por mais que exista a necessidade de expandir os negócios, ter uma base sólida no local onde você mora pode te ajudar a continuar vendendo em sua localidade, mas expandindo os horizontes para outras cidades ou estados. 

Para empreender com sucesso, é indispensável ter criatividade e inovação. Veja algumas dicas incríveis que podem te ajudar a estruturar seu negócio de maneira arrojada e sólida. Acompanhe!

Crie uma empresa própria

Criar uma empresa própria do zero pode ser bastante desafiador, mas te trará novas oportunidades de expansão e crescimento. Portanto, montar sua loja online deve ser um processo feito com bastante calma e estratégia. Os resultados são bastante satisfatórios!

Abra um e-commerce

Trabalhar com uma loja digital é a opção de muitos pequenos empreendedores. E as vantagens são várias: mobilidade na hora de trabalhar, possibilidade de expandir seus negócios para outros estados, facilidade de encontrar os produtos que você deseja com apenas um clique.

Além disso, a criar uma loja online é indispensável se você deseja começar seus negócios investindo um pequeno valor inicial. Os sites de vendas podem ser formulados e repaginados de acordo com as necessidades de empresários e clientes. Esta modalidade de empreendedorismo oferece apenas vantagens para seus adeptos, não é mesmo? 

Explore todas as possibilidades! 

Compre uma franquia

Outra maneira de empreender, com bastante segurança e credibilidade, é adquirindo uma franquia. O ponto alto dessa estratégia é que você já conta com o apoio de uma marca reconhecida no mercado. Tranquilidade para crescer.

Ofereça consultorias

Você tem muito para oferecer ao mercado, portanto, se prepare para oferecer consultorias. Todo mundo precisa de ajuda qualificada em assuntos específicos e isso é algo que você pode oferecer de bom grado. Opte por oferecer uma boa experiência para seus clientes e conquiste área de mercado. 

Seja um influenciador digital

Ter uma boa presença digital nas redes sociais é indispensável para que você consiga atingir bons resultados com o empreendedorismo digital. Então, esteja nas redes, fale de sua marca, mostre um pouco da rotina de trabalho. Os clientes gostam de se identificar com pessoas, não apenas com marcas, certo? 

Ofereça cursos online

Todo mundo gosta de aprender coisas novas ou deseja adquirir conhecimentos diferenciados para agregar valor à carreira profissional, correto? Então, se você é especialista em algo, estruture seu curso online e ofereça. Saber como vender um produto mais rápido é essencial.

Seja um profissional freelancer

As vantagens de ser um profissional freelancer são várias. Você consegue ter liberdade para trabalhar onde e quando quiser e tem contato com diversos assuntos, o que agrega bastante ao currículo dos novos profissionais. Empreender como freelancer é se conectar ao futuro

Crie um canal no YouTube

O YouTube é uma das redes sociais onde as pessoas se conectam por mais tempo. Em busca de vídeos qualificados e que realmente ensinem algo diferenciado, os usuários acabam acompanhando de perto os canais que mais chamam a atenção. 

E você também pode empreender nesse ramo. Escolha um nicho de mercado que você domine e invista em boas imagens e um roteiro coerente. Assim, você cultiva um nome de sucesso para você e sua loja online, fazendo uma boa gestão de sua marca. 

Participe de programas de afiliados

Participar de um programa confiável de afiliados é uma forma interessante para obter sucesso no seu empreendimento já que esse tipo de estratégia liga os produtores aos vendedores e todos acabam se beneficiando. 

E, se você nunca ouviu falar dessa modalidade de negócios, é simples. Uma loja vende ou expõe o trabalho de um terceiro e o pagamento é feito quando o pagamento é recebido. Uma ótima estratégia para que pequenos empreendedores se tornem mais competitivos no mercado. 

Desenvolva aplicativos

Para oferecer mais benefícios aos clientes, que tal investir na criação de um aplicativo exclusivo? Com essa funcionalidade, os futuros compradores podem se sentir mais seguros em comprar com você. Ou ainda, você pode oferecer ao mercado um aplicativo com funções diferenciadas, se tornando vanguarda dentro do seu segmento. 

Depois de ler tantas dicas falando sobre como empreender, é hora de colocar a mão na massa!

Por onde começar a empreender

Importante começar a empreender pensando nas habilidades que você já tem. Por exemplo: se você adora moda e gosta de trabalhar com roupas, que tal abrir uma loja online especializada neste nicho de mercado?

É interessante pensar que, na sua empresa, você será o responsável por todas as decisões. Portanto, é importante que você tenha total domínio de tudo que estiver fazendo, para que os resultados sejam sempre lucrativos e satisfatórios. 

Nesse ponto, já entramos em nosso próximo tópico: cuidados para empreender.

Cuidados ao começar a empreender

O empreendedorismo é um universo repleto de possibilidades, desde que alguns cuidados sejam tomados pelo empresário que pretende conhecer formas de empreender. Avaliar o seguimento onde você deseja entrar, fazer pesquisa de mercado, acompanhar as estratégias de seus futuros concorrentes.

Todas essas estratégias são diferenciais que você precisa adotar quando for começar seu novo negócio para obter sucesso no seu empreendimento. Fazer uma boa gestão: financeira, de estoque e de pessoas, também é uma fórmula certa para o sucesso de sua empresa. Fique atento! 

Para abrir sua empresa online, é necessário uma plataforma confiável para manter sua loja online sempre aberta e operante.

Para conhecer melhor os serviços da Bagy, basta acessar o nosso site para ver todas as facilidades que a nossa plataforma oferece. Já ajudamos muitos lojistas a estruturarem seu próprio negócio.

Comece você também a empreender hoje mesmo. Com apenas alguns cliques sua loja estará aberta e funcionando!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.