Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Vendas

Como precificar um produto no Dropshipping: Dicas práticas para começar em 2024

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Aprender como precificar um produto no dropshipping depende de vários fatores, como analisar os concorrentes e traçar a margem de lucro ideal. Além disso, é importante encontrar o equilíbrio entre rendimento e competitividade, para atrair os clientes, mas sem prejudicar seus resultados.

Aprender como precificar um produto no dropshipping é o primeiro passo para ter mais sucesso na sua loja.

Muitos empreendedores optam por esse modelo de negócio para ter a própria empresa e economizar com estoque.

No entanto, podem enfrentar dificuldades em determinar os valores adequados para suas mercadorias, arriscando comprometer os lucros ou afastar os clientes.

Por isso, ao montar sua loja de dropshipping, é essencial saber quais estratégias de precificação aplicar.

Dessa forma, encontrará o equilíbrio entre a cobrança ideal e a competitividade do mercado, além de entender como monitorar e ajustar seus valores conforme as tendências.

Confira essas e outras dicas no conteúdo especial que preparamos, e aprenda como atrair o público com seus preços.

O que é Dropshipping e como começar nesse modelo de negócio

O dropshipping é um modelo de negócio onde o vendedor não mantém produtos em estoque, enviando os pedidos dos clientes diretamente para o fornecedor, responsável por embalar e despachar as compras. 

Em outras palavras, é como um intermediário entre o fabricante e o consumidor final. Após a negociação, ele fica com uma porcentagem da venda.

A principal vantagem desse modelo é eliminar a necessidade de um estoque físico ao abrir um novo negócio. Isso reduz significativamente os custos iniciais, já que o vendedor não precisa investir em produtos. 

Outro benefício que vale a pena destacar é a flexibilidade e a facilidade de abrir uma loja de dropshipping. 

Além da economia com as compras iniciais, o empreendedor tem mais oportunidades de desenvolver sua marca.

Por exemplo, como não precisa lidar com o estoque ou entregas, pode se concentrar no marketing, na construção de relacionamentos com os clientes e na expansão do negócio. 

O dropshipping também permite testar diferentes nichos com mais facilidade, tendo menos riscos financeiros.

Passos para iniciar um negócio de dropshipping com sucesso

Se você deseja abrir um negócio de sucesso e aprender como precificar um produto no dropshipping, precisa conhecer os passos fundamentais para iniciar sua empresa.

Antes de mais nada, pesquise e escolha um nicho de mercado que faça sentido com o seu perfil. Os resultados serão melhores se for um segmento lucrativo, mas existem centenas de opções para escolher.

Compare demandas, potencial de crescimento e os interesses do público, além dos possíveis concorrentes.

Em seguida, faça uma pesquisa de fornecedores confiáveis. Essa é uma das principais etapas para ter um negócio de sucesso e saber como precificar um produto no dropshipping.

Procure por parcerias que ofereçam produtos de qualidade, valores competitivos e boa reputação. Existem algumas plataformas que auxiliam nesse processo, como a Dropi.

Após escolher os fornecedores, comece sua loja virtual. Vale a pena escolher uma ferramenta de comércio eletrônico que simplifique as configurações, além de trazer designs atraentes, como a Bagy.

Comece a montar seu catálogo escolhendo os melhores produtos e integrando com seu comércio. Existem recursos especiais que facilitam essa etapa.

Com esses passos, você estará pronto para vender no dropshipping. Agora, basta atrair os clientes com descrições persuasivas, imagens atraentes e garantias de compra.

Não deixe de utilizar estratégias de marketing para chamar mais público, e divulgar sua empresa nas redes sociais.

No dia a dia, monitore seu desempenho com métricas assertivas, para realizar os devidos ajustes conforme necessário.

Dessa forma, conseguirá precificar um produto no dropshipping com mais facilidade, e ter uma loja de sucesso.

Qual a importância de precificar no dropshipping corretamente?

Saber como precificar um produto no dropshipping é fundamental para o seu negócio, uma vez que afeta diretamente a sua lucratividade e competitividade no mercado.

Com valores adequados, você conseguirá retorno suficiente em cada venda, considerando os custos repassados ao fornecedor e as despesas que a sua loja tem.

Cobranças muito baixas pode resultar em margens apertadas ou até mesmo em prejuízo, enquanto margens altas podem afastar os clientes.

Além disso, aprender como precificar um produto no dropshipping é um diferencial para a competitividade da sua empresa.

Afinal, poderá cobrar valores justos em relação aos concorrentes, atraindo o público por esse diferencial.

No entanto, é importante equilibrar essa atribuição, pois preços muito abaixo das demais empresas podem trazer prejuízos. 

Ainda, é possível ter o efeito oposto, e o público interpretar que seus valores representam um produto de menor qualidade.

Por isso, encontre um equilíbrio entre a oferta de preços competitivos e a garantia de uma margem de lucro adequada.

Benefícios de aplicar estratégia de precificação no dropshipping

Aplicar as melhores estratégicas de como precificar no dropshipping pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Confira alguns dos principais:

Aumento da competitividade

O aumento da competitividade é um dos maiores benefícios de ter uma precificação eficaz no dropshipping. 

Quando você estabelece preços competitivos para seus produtos, consegue a oportunidade de se destacar no mercado e conquistar uma vantagem sobre os concorrentes.

Além disso, ao definir preços adequados, considerando alguns fatores como custos e análise da concorrência, também se posiciona de forma mais atraente para os consumidores. 

Afinal, valores competitivos podem chamar a atenção do público e incentivar escolherem sua loja em vez da concorrência.

Uma estratégia de precificação bem executada também pode ajudar a melhorar a percepção do seu negócio. 

Se você oferece produtos de qualidade e valorizados, os compradores terão sua marca como confiável e atrativa.

A competitividade também se reflete no aumento das vendas. Ao saber como precificar um produto no dropshipping, existe um maior alcance e procura pelas suas mercadorias, impulsionando as negociações.

Permite um fluxo de caixa vantajoso

Enquanto isso, aprender como precificar um produto no dropshipping também é vantajoso para o seu fluxo de caixa.

Isso porque permite cobrar o justo pelos produtos, cobrindo as despesas operacionais e alcançando a margem de lucro desejada.

Dessa forma, você terá recursos disponíveis não apenas para atender aos gastos, mas para reinvestir no crescimento do negócio e lidar com quaisquer imprevistos financeiros.

Embora preços baixos pareçam atraentes para conquistar os clientes, eles também podem resultar em margens de lucro apertadas, afetando seu rendimento.

Além disso, vale reforçar que existe o repasse para o fornecedor, que também deve ser considerado no seu cálculo.

Para ter um negócio saudável e conseguir expandir as atividades, é fundamental obter um retorno justo pelo trabalho e investimentos.

Afinal, mesmo sem comprar estoque, você ainda terá custos com marketing, plataformas e outras ações.

Por isso, saber como precificar um produto no dropshipping é importante para seu fluxo de caixa, especialmente se quiser mais estabilidade financeira e uma empresa com pilares concretos para crescer.

Aumenta a margem para a aplicação de descontos

Ainda, vale mencionar que aprender como precificar um produto no dropshipping também te ajuda a aplicar descontos para os clientes.

Tendo uma margem de lucro adequada, é mais simples elaborar promoções e campanhas de vendas, uma tática fundamental para aumentar as negociações e atrair novos públicos.

Além disso, também é uma ação que premia clientes fidelizados, com preços menores que os aplicados normalmente.

Essa estratégia não apenas atrai a atenção, mas ajuda no aumento do ticket médio, por exemplo, pois o comprador pode levar mais itens do que o planejado.

Ainda, os descontos criam um senso de urgência e impulso de compra, levando a um aumento nas vendas e no volume de pedidos.

Para conquistar interessados, é interessante aplicar descontos para primeiras negociações, por exemplo, incentivando o usuário a ficar na sua loja, e não na concorrência.

Vale reforçar que isso também gera visibilidade positiva, por conta da divulgação pessoal ou nas redes sociais, aumentando o conhecimento e tráfego da sua marca.

No entanto, todas essas estratégias são possíveis apenas com uma precificação adequada, para não ter prejuízos no futuro.

Por isso, é fundamental entender como aplicar os preços, saber quais os repasses para os seus fornecedores e os valores que são mais atrativos para a sua margem.

Como definir o preço no dropshipping?

Saber como precificar um produto no dropshipping pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para iniciantes, mas existem algumas dicas que ajudam nesse processo.

Veja o que considerar antes de calcular as suas margens de cobrança:

Analise do preço dos concorrentes

Antes de mais nada, é essencial analisar o preço dos concorrentes e entender como eles se posicionam no mercado.

Afinal, você quer se destacar e atrair o público com valores mais competitivos, mas sem prejudicar seu lucro.

Nesse caso, conhecer outros negócios do mesmo nicho te ajudará a entender como eles estão precificando itens similares. 

Com base nessa análise, será mais simples decidir qual posição deseja estabelecer com a sua marca, sendo mais acessível ou com estratégias que justifiquem um valor mais alto.

Considere métodos de precificação

Outra dica para aprender como precificar um produto no dropshipping é conhecer diferentes métodos e avaliar qual combina mais com o negócio.

Existem diversas alternativas disponíveis, como markup, margem de lucro e valor percebido, cada um com suas próprias características.

Por exemplo, o markup é o aumento percentual aplicado ao custo do produto para determinar o preço de venda. 

Enquanto isso, a margem de lucro considera o total que você deseja obter sobre a venda, e o valor percebido é aquele que o cliente está disposto a pagar conforme fatores relevantes do negócio, como qualidade e exclusividade.

Verificar esses e outros métodos como base de precificação é ideal para entender como o mercado funciona e qual posição você deseja assumir.

Teste diferentes margens de lucro 

Ainda, outra dica para aprender como precificar no dropshipping é testar diferentes margens de lucros, avaliando o impacto nos resultados do seu negócio. 

Por exemplo, comece com uma margem conservadora, considerando o percentual do fornecedor e o restante para a loja.

Em seguida, teste margens mais altas ou mais baixas em diferentes produtos, com períodos distintos. 

Os clientes também terão uma percepção variada, dependendo dos valores inclusos em cada mercadoria, bem como se existem campanhas ou descontos vigentes.

A partir desses testes, acompanhe as métricas de desempenho, como taxa de conversão, lucro por venda e a satisfação do público.

Dessa forma, você conseguirá identificar qual margem gera o equilíbrio ideal entre lucratividade e competitividade.

Muitas vezes, pode ocorrer uma precificação menos vantajosa para seu negócio, e existe a possibilidade de aumentar o lucro sem comprometer a fidelidade dos consumidores.

No entanto, isso só é perceptível por meio de testes e comparações. Por isso, é essencial avaliar o cenário dessa forma.

Com resultados concretos, será mais simples tomar decisões assertivas e entender como precificar um produto no dropshipping com base no mercado e nos seus próprios objetivos.

Dicas para otimizar a rentabilidade no Dropshipping:

Após entender como precificar um produto no dropshipping, vale a pena conferir algumas dicas para otimizar sua rentabilidade.

Para obter os melhores resultados, procure encontrar o equilíbrio ideal entre o preço das mercadorias e o volume de vendas. 

Aumentar o valor pode expandir sua margem de lucro, mas também arrisca reduzir o número de clientes dispostos a comprar. 

Por outro lado, diminuir muito os preços afeta sua rentabilidade, comprometendo até mesmo as impressões dos consumidores sobre sua marca.

Nesse caso, realize análises e ajustes periódicos para identificar o ponto ideal onde o preço seja atrativo para o público e ainda gere lucro significativo.

Para alcançar esse equilíbrio, vale ter um monitoramento constante de preços e da sua concorrência.

Acompanhe de perto os valores praticados por outras empresas do mesmo segmento, e veja quais são as tendências do mercado. 

Isso permitirá que você faça adaptações na estratégia de precificação, se mantendo competitivo na medida certa.

Se seus concorrentes estão oferecendo itens similares a preços mais baixos, você pode considerar reduzir a cobrança ou agregar valor de outras formas, seja na qualidade ou nos diferenciais da marca.

Ainda, o cenário comercial também muda periodicamente, e um monitoramento detalhado permite identificar essas transições e não ter prejuízos com as mudanças na demanda.

Com essas dicas, você terá a precificação como uma aliada para trabalhar com dropshipping e ter sucesso no seu negócio, mas apenas se seguir as etapas certas e ter as melhores estratégias.

Para potencializar os resultados da sua loja virtual, visite o site da Bagy e conheça tudo sobre a plataforma que já ajudou 23 mil lojistas a venderem online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.