Para quem acabou de abrir uma loja virtual, as primeiras vendas são um grande desafio mas também uma das coisas mais importantes para o negócio. Elas vão te ajudar a conhecer mais o seu cliente, definir suas estratégias de marketing e melhorar os seus processos. Saiba como fazer as 10 primeiras vendas seguindo 8 dicas valiosas!
Começar um negócio online é o sonho de muitas pessoas, mas quando começamos a colocá-lo em prática, podemos nos deparar com diversos desafios.
Às vezes o produto escolhido demora para vender, ou as pessoas podem não sentir muita confiança na sua loja virtual por ser nova no mercado. Tudo isso pode nos desmotivar, mas devemos sempre lembrar que todo problema tem uma solução.
Então se você quer aprender a como fazer as 10 primeiras vendas na sua loja virtual, é só continuar lendo este conteúdo que vai oferecer a você diversas ideias e estratégias de vendas novas para ajudar a crescer seu negócio.
Quais os desafios de vender online?
A princípio, começar a vender online pode parecer uma tarefa muito simples. O empreendedor precisa encontrar um bom produto, divulgá-lo nas redes sociais, e começar a fazer suas primeiras vendas.
Mas, existem muitos fatores que podem influenciar os resultados de vendas do lojista, que começa a perceber algumas dificuldades em realizar as primeiras vendas, como:
- falta de confiança do consumidor para realizar a compra;
- público achando o valor do produto muito alto;
- não conseguir realizar o pagamento do pedido;
- não conseguir divulgar o negócio para atingir mais pessoas.
Esses e muitos outros desafios, estão ligados à falta de conhecimento do lojista em como fazer as 10 primeiras vendas.
Para evitar que isto aconteça, é necessário começar a investir em estratégias sólidas de vendas online que permitam que as primeiras vendas sejam concluídas, porque elas são as mais importantes para o negócio, como você verá a seguir.
Qual a importância das dez primeiras vendas?
Quando criamos uma loja virtual, é normal nos importarmos mais com as famosas métricas de vaidade, como quantidade de seguidores nas redes sociais ou o número de curtidas que a sua foto recebe.
Porém, por mais que divulgar o negócio nas mídias seja fundamental para o crescimento dele, devemos sempre se atentar aquilo que realmente importa: o número de vendas.
E para uma loja virtual, as dez primeiras vendas são as mais importantes para o negócio, porque elas são o pontapé inicial para a loja crescer no mercado.
Quando elas são feitas pensando em oferecer a melhor experiência para o cliente, você consegue ter um público fiel logo nas primeiras vendas.
Por isso, é fundamental que o empreendedor aprenda sobre como fazer as 10 primeiras vendas e foque os esforços nelas para fazer o negócio crescer.
Como fazer as 10 primeiras vendas?
Agora você sabe que o seu objetivo principal no seu negócio é fazer com que suas primeiras vendas sejam ótimas, e para isso resolvemos separar a seguir 8 dicas que vão ajudar você a conquistar isso no seu negócio.
Conheça seu público
Será muito difícil para você conseguir realizar as 10 primeiras vendas do seu negócio se você não conhecer a sua persona, que basicamente é o perfil do seu cliente ideal.
Ao criar a sua persona, você passa a conhecer os principais comportamentos que ela tem ao fazer uma compra online, sabe do que ela gosta ou não e pode usar essas informações para criar gatilhos mentais que a façam comprar.
Quando você sabe para quem está vendendo fica mais fácil criar promoções atrativas e divulgar seu produto de forma que o seu público tenha afinidade.
Aposte no marketing de conteúdo
Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Ele é uma das estratégias mais utilizadas no momento para fazer a divulgação de diversos negócios online.
Com ele, você começa a produzir conteúdo relacionado ao seu mercado e produto, para atrair o público até o seu negócio. Ao fazer isso, você consegue ter mais credibilidade e se mostra como autoridade no assunto.
Para fazer essa estratégia, você pode começar a criar conteúdo para blogs e redes sociais, criando uma necessidade no público de adquirir o seu produto e assim conseguir atraí-los até o seu negócio.
Crie um blog
Você pode começar a aplicar o marketing de conteúdo ao criar um blog para o seu negócio. Por mais que não apareça, os blogs ainda são muito acessados pelo público e podem ajudar o seu negócio a aparecer nos primeiros resultados de buscas do Google.
Então, pode ser interessante criar uma estratégia de conteúdo para blogs, onde você pode classificá-los de acordo com a etapa do funil que seu cliente está e assim fazer ele ter interesse no seu produto aos poucos até se tornar um cliente.
Marque presença nas redes sociais
Criar redes sociais é a primeira coisa que muitos empreendedores fazem, porque estar presente nas redes é fundamental para o negócio ser conhecido e crescer online.
Mas é sempre bom contar com as ferramentas que elas oferecem para fazer as vendas acontecerem. No Instagram a funcionalidade do Shopping permite que as vendas sejam feitas a partir de uma foto.
Já no Facebook tem o marketplace que ajuda a divulgar seus produtos, além de você também poder anunciá-los no grupos, que reúnem várias pessoas que podem gostar dos seus produtos.
Conhecer mais sobre essas ferramentas pode ajudar a realizar as primeiras vendas do seu negócio e ter clientes fiéis.
Tenha um canal no YouTube
Além de utilizar o Instagram e Facebook, pode ser interessante apostar na criação de vídeos sobre o seu produto e publicá-los no YouTube. Nos últimos anos, essa ferramenta se tornou mais popular e passou a ser utilizada com frequência pelo público.
Por isso, estar presente nela pode ajudar você a fazer as primeiras vendas do seu negócio, já que é uma plataforma que a maior parte do público gosta de acessar para consumir conteúdo, além de ser melhor apresentar seu produto em vídeos.
Faça e-mail marketing
Por mais que muitas pessoas tenham pensado que o e-mail morreu, essa ferramenta segue firme e forte possuindo um grande público que a acessa diariamente.
Além disso, a grande vantagem do e-mail é que as suas mensagens vão ser acessadas por todos os seus assinantes, e você pode combinar os dados deles para enviar e-mails mais personalizados.
Você pode, por exemplo, criar e-mails focados em uma categoria de produtos e enviá-los somente para a parte do seu público que consome esses produtos.
Apostar nessa estratégia pode fazer com que as suas primeiras vendas aconteçam, pois você estará sendo mais objetivo nas suas comunicações.
Tenha uma loja virtual responsiva
Atualmente, a maioria das compras online estão sendo feitas pelos smartphones, pois eles oferecem mais praticidade para o usuário. Por conta disso, as lojas virtuais tiveram que se tornar mais responsivas.
Ter uma loja responsiva significa que ela deve ter um layout que se adapta com facilidade a diversos tamanhos de tela dos dispositivos, para que assim todas as informações apareçam sem quebras ou com resolução ruim.
Além disso, lojas virtuais que têm páginas responsivas conseguem ser mais agradáveis para os clientes navegarem, carregam mais rapidamente e conseguem ter uma posição melhor nos resultados de buscas do Google.
Integre sua loja virtual a outros canais de vendas
A internet nos oferece diversas possibilidades para realizar nossas vendas, e para isso ela conta com diferentes ferramentas para que você consiga saber como fazer as 10 primeiras vendas do negócio.
Dependendo da plataforma que você utilizou para criar a loja virtual, você pode conectá-la a marketplaces, como Mercado Livre ou o Shopee, e assim sincronizar seus produtos e divulgar sua loja nos dois locais para conseguir fazer suas primeiras vendas.
Dessa forma, você consegue fazer com que a sua loja apareça em mais lugares da internet, o que ajuda a fortalecer a sua marca e fazer com que a sua loja seja mais conhecida.
Por que contar com uma boa plataforma de vendas?
Para quem está procurando saber como fazer as 10 primeiras vendas, deve conhecer a importância de ter uma plataforma de vendas confiável ao seu lado na hora de criar a loja virtual.
As plataformas de vendas conseguem fazer com que a sua loja fique mais profissional, enquanto oferece diversos outros benefícios para o seu negócio, como:
- Mais facilidade para seus clientes escolherem os produtos e comprarem;
- Um ambiente seguro para seus clientes adicionarem informações de compra;
- Diversos meios de pagamento para seus clientes escolherem;
- Poder realizar vendas 24 horas por dia, 7 dias na semana;
- Páginas responsivas para melhorar a navegação;
- Fortalecer a marca do seu negócio ao poder personalizar as páginas com sua identidade visual.
Além disso, as plataformas de vendas sempre contam com ferramentas para você avaliar as métricas do seu negócio e mensurar os resultados de vendas. Assim, você consegue adaptar suas estratégias para que mais vendas aconteçam.
Aprender a como fazer as 10 primeiras vendas é essencial para dar o pontapé inicial que vai impulsionar o seu negócio e fazer ele crescer no mercado.
Mas além de aprender as estratégias, você também deve conhecer a Bagy e tornar mais fácil o processo de compra e fazer o seu negócio vender cada vez mais!