Para aplicar ações de combate à fraude e evitar sofrer golpes na sua empresa é preciso conhecer bem sua equipe, clientes e fornecedores, ter gestão de riscos, criar políticas de segurança da informação, implementar processo de auditorias e gestão de dados e controle de acessos.
Quem vende pela internet precisa ter consciência de que o trabalho de combate à fraude é essencial para a segurança do consumidor. Hoje, um ambiente digital precisa estar protegido das diversas possibilidades de ataques e atividades maliciosas. E para isso, algumas boas práticas serão indispensáveis na gestão do e-commerce.
À medida que a tecnologia evoluiu ao longo dos anos, infelizmente, os crimes cibernéticos também se desenvolveram junto. Com técnicas cada vez mais inteligentes, criminosos têm gerado prejuízos imensos para o setor de e-commerce. Para evitar que sua loja seja um ambiente em que essas fraudes acontecem, é importante se preparar.
Este post vai tratar com mais detalhes sobre as fraudes no e-commerce, além de propor cinco soluções essenciais para você implementar no seu negócio. Acompanhe!
Como estão os índices de fraudes no Brasil?
No Brasil, a cultura de consumo online já está estabilizada. Impulsionada pela pandemia e suas restrições, a compra pela internet ficou de vez entre os hábitos da população. Ao mesmo tempo que isso é ótimo para marcas e lojas virtuais, é também um sinal de alerta. Os golpes também têm aumentado, afinal, há mais espaço para criminosos atuarem.
Alguns números resultantes de pesquisas e estudos ligam o sinal de alerta: o índice de fraudes aumentou recentemente e deve continuar. Separamos algumas estatísticas para alertar sobre o problema:
- Só no primeiro semestre de 2022, 3 milhões de tentativas de fraude foram detectadas no ecommerce brasileiro;
- Entre janeiro e junho de 2022, o número de fraudes cresceu 9% em comparação ao mesmo período em 2021;
- O Brasil registra mais de mil tentativas de fraudes financeiras por hora;
- De 2020 a 2021, 59% dos usuários de internet sofreram algum tipo de tentativa de fraude;
- O ano de 2021 marcou o recorde de tentativa de fraudes em 12 meses, com 4,1 milhões de movimentações suspeitas.
Quais são os tipos mais comuns de fraude?
Um ponto importante a ser considerado ao tratar sobre combate à fraude é que há os mais variados tipos. Não estar atento ao maior número possível deles pode ser a brecha para cair em algum ou deixar seu e-commerce vulnerável a essas tentativas. Vamos listar a seguir alguns entre os principais para ajudar você a saber como funcionam!
Boletos falsos
Muitos golpistas têm investido esforços na criação de boletos falsos usando um e-mail com o nome de grandes empresas. Nesses documentos, toda a comunicação é feita como se fosse a marca, inclusive usando logotipos e slogans do negócio. Isso faz com que o consumidor seja ludibriado.
Nesse tipo de fraude, os golpistas emitem boletos reais, que geram pagamentos a contas que realmente existem, mas claro não são de nenhuma empresa. Ao dispará-los utilizando e-mails falsos em nome de empresas, acabam conseguindo que muitas pessoas efetuem o pagamento.
Portanto, se você tem um negócio e emite boletos, o ideal é deixar claro ao seu consumidor que essas tentativas de fraude existem. Assim, a marca pode explicar como acontecem e ajudar as pessoas a não cair nas armadilhas dos criminosos.
Roubo de dados em sites falsos
Da mesma forma que boletos falsos são criados, sites do mesmo tipo também são feitos por criminosos. É importante saber que estamos falando de pessoas extremamente qualificadas para isso, o que as capacita a criarem ambientes muito parecidos com o site da sua empresa, na maioria das vezes.
Nesses sites falsos, os criminosos conseguem facilmente roubar dados dos clientes, como informações de cartão de crédito, CPF, entre outros. Além de conseguir essas informações, também vendem produtos que não têm e que, infelizmente, nunca irão chegar ao consumidor, já que trata-se de uma fraude.
Aqui, a mesma prática para evitar o problema: falar para o consumidor que o problema acontece e ajudá-lo a identificar qual é o site verdadeiro e qual é o falso.
Abertura de empresas
O roubo de dados é um problema, principalmente, por informações como o CPF. Com posse desse registro, criminosos podem até mesmo abrir uma empresa em nome de terceiros. Isso pode significar problemas realmente graves e que dão muito trabalho para serem contornados no futuro.
A abertura de uma empresa de maneira ilegal em seu CPF certamente vai resultar em dívidas financeiras, além de uma série de outras fraudes. É realmente uma situação altamente complexa e por isso as empresas têm tanta responsabilidade na gestão de segurança de seus ambientes online.
Pedido de empréstimos com documentos falsificados
O roubo de CPF, entre outros documentos pessoais, também pode ser utilizado para o pedido de empréstimos em instituições de crédito. Nesse caso, a fraude vai causar diretamente o prejuízo financeiro.
Ainda que seja possível provar em juízo a atividade de fraude, a dor de cabeça pode ser grande e isso vai gerar muitos entraves na vida pessoal da vítima do crime.
Conheça 5 estratégias de combate às fraudes
Se você se preocupa com seus consumidores e deseja que sua marca seja sinônimo de combate à fraude e segurança na web, algumas boas estratégias são essenciais. Elas, se postas em prática, vão ajudar a tornar seu e-commerce devidamente preparado para receber um bom tráfego e ainda assim se manter sólido em termos de confiabilidade.
Confira as cinco melhores estratégias para colocar em prática no seu negócio!
Conheça a equipe, clientes e fornecedores
Trabalhar com pessoas de confiança é importante para reduzir ao máximo as chances de práticas inadequadas com a intenção de fraude. E isso vale para todos que estão ao redor: funcionários, fornecedores de serviços e até mesmo os clientes do negócio.
Portanto, é importante conhecer todos os tipos de ações maliciosas e ter uma boa política de segurança implementada. Isso ajudará a empresa a detectar e antecipar ações fraudulentas, mantendo sempre o negócio e os consumidores protegidos de tais ações.
Gestão de riscos
Gerenciar riscos é uma necessidade a qualquer negócio, o que envolve entender bem a quais deles a empresa está exposta. É como na medicina, em que todas as doenças são estudadas para que, quando aconteçam, possam ser combatidas da maneira certa.
Uma boa gestão de riscos é uma atividade de prevenção, com a implementação de sistemas de segurança, backups e testes para se certificar de que os ambientes online estão seguros. Assim, torna-se possível minimizar ao máximo os riscos de fraudes.
Crie políticas de segurança da informação
As políticas de segurança são determinação de práticas e cuidados que devem ser seguidos no dia a dia de trabalho. Para que isso funcione, absolutamente todas as pessoas envolvidas com a empresa, até mesmo os clientes, precisam seguir.
Internamente, definir as boas práticas e os processos é fundamental. Se possível, treinando as pessoas. Já em relação ao consumidor, o que pode ser feito é deixá-los devidamente informados sobre quais práticas evitar e quais seguir visando a segurança de suas informações.
Implemente processos de auditorias
As auditorias garantem que a empresa esteja ativamente realizando testes, monitoramentos e checagens para garantir que todo o processo funcione adequadamente. Por isso, informações e o funcionamento do site, por exemplo, devem passar por essas análises.
O problema é que nem toda empresa trabalha dessa forma, algo que deve ser mudado. Implementar auditorias traz maior segurança à gestão. É importante que essas ações sejam feitas regularmente, para garantir novos levantamentos de tempo em tempo.
Gestão de dados e controle de acesso
Toda empresa deve ter regras rigorosas em relação à gestão de dados dentro do negócio. Ou seja, não é todo mundo que pode acessar informações de clientes, por exemplo. Assim, há menores chances de vazamento de informações e uso indevido, o que é considerado um crime.
Portanto, até mesmo pensando na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam determinar e restringir quem terá acesso a esses dados. Um controle por meio de usuários categorizados, com senhas de login, é uma das maneiras mais seguras e práticas de fazer isso em sistemas que a empresa usa.
Qual o papel da Inteligência Artificial no combate à fraude?
Os sistemas antifraude são grandes aliados das empresas que desejam reforçar a segurança de seus sites e sistemas de gestão. Nesses contextos, o elemento principal é a inteligência artificial, tecnologia que permite detectar comportamentos suspeitos e atividades fora do padrão. E é aí que as fraudes são capturadas!
Com ajuda da inteligência artificial, é possível detectar atividades maliciosas, graças às análises constantes que os sistemas antifraudes fazem. Essa tecnologia é capacitada para identificar dois padrões comportamentais: o tradicional e o que foge disso, o que geralmente vai indicar uma tentativa de fraude.
Como a inteligência artificial utiliza o machine learning na identificação de fraudes?
O que capacita a inteligência artificial a detectar essas ações estranhas é o machine learning, ou aprendizado de máquina. Esse recurso permite aos sistemas aprenderem com novas informações às quais são expostos constantemente. Ou seja, a cada novo tipo de ação fraudulenta, a inteligência artificial aprende um novo tipo de ação criminosa.
Com o tempo, aquele sistema vai ter um amplo entendimento de todas as possíveis formas de tentar fraudar um site, uma compra no e-commerce, ou qualquer outra atividade e ambiente. Assim, os sistemas antifraudes se mantêm sempre atualizados e capacitados a lidar com as tentativas maliciosas.
O combate às fraudes precisa ser uma diretriz essencial para quem vende pela internet. Ao fazer isso, empresas oferecem um ambiente seguro e convidativo ao público, o que gera mais vendas e resulta no crescimento da marca. Credibilidade é essencial!
E segurança passa por ter um site de vendas capaz de proteger o consumidor, algo que a Bagy entende e oferece em suas plataformas.