Utilizar o cashback no seu e-commerce é uma forma interessante de aumentar a proximidade com a sua audiência e, ao mesmo tempo, criar maneiras eficientes de fidelizar esses clientes, fazendo com que eles retornem mais e mais vezes para consumirem os produtos e serviços da sua loja.
Os programas de fidelização são estratégias muito eficientes para atrair e conquistar clientes, não é mesmo? Mas dentro deles, existe um elemento que tem se tornado cada vez mais importante para empresas dos mais diferentes tamanhos e segmentos: o cashback.
A sua tradução literal, algo como dinheiro de volta, já mostra exatamente o seu propósito: fazer com que clientes comprem e retornem com esse dinheiro que ganharam de volta na sua compra. Afinal, quer melhor incentivo para uma nova compra do que ter créditos acumulados que vão representar descontos?
Mas como essa estratégia pode ser colocada em prática? Quais são os benefícios para o cliente e também para o empreendedor? O que acha de tirar todas essas dúvidas? Continue a leitura deste artigo e entenda como o cashback pode tornar a sua loja virtual ainda mais atrativa. Confira!
O que é cashback?
O cashback é uma estratégia de fidelização de clientes que oferece uma parte do valor pago em uma compra em retorno para o consumidor. Apesar de ter sido muito popular nos anos 1990 nos Estados Unidos e na Inglaterra, essa tática só começou a fazer sucesso no Brasil a partir de 2010.
A ideia dessa estratégia é fazer com que o cliente se sinta instigado a fazer uma nova compra a partir daquele crédito que ele recebeu da primeira compra. Assim, é possível criar um ciclo em que o consumidor retorna mais e mais vezes para aproveitar os descontos em uma nova compra.
Essa tática de venda tem funcionado bastante no Brasil, não à toa, estudos mostram que o cashback já movimentou mais de R$ 7 bilhões apenas em 2020. Ou seja, é uma estratégia validada pelo mercado e que pode ser útil para os mais variados e-commerces em todo o país.
Com esse dinheiro de volta, portanto, os consumidores se sentem motivados a retornarem e realizarem novas compras. Uma estratégia que, quando balanceada do ponto de vista financeiro, é tem excelente custo-benefício tanto para clientes quanto para os lojistas.
Como funciona o cashback?
Como o seu nome indica, a ideia do cashback é devolver o dinheiro — ou parte dele — para que o consumidor retorne para novas compras. Imagine que a sua loja virtual vende camisas por R$ 50,00, tudo bem? A promoção de cashback é a seguinte: acima de R$ 200,00, o cliente recebe 20% de cashback.
Por que isso é interessante para o cliente? Ao comprar quatro camisas na sua loja, ele recebe de volta R$ 40,00, ou seja, quase que o suficiente para comprar uma camisa na próxima compra. Mas o interessante para as empresas é a possibilidade de apresentar outros produtos.
Além de poder estipular limites, como um gasto mínimo para uso do cashback, o lojista pode apresentar outros itens da sua coleção que façam sentido para que o consumidor faça uma compra. Com R$ 40,00 parados prontos para serem utilizados, as chances do cliente não fazer uma nova compra são mínimas.
Basicamente, portanto, o cashback funciona como um desconto, mas para ser utilizado em uma compra futura. Na prática, isso fazer com que o cliente retorne mais vezes, ou seja, servindo como uma estratégia muito eficiente para a fidelização desses consumidores.
Cashback é seguro?
Assim como em qualquer compra na internet, o cashback funciona como uma transação financeira. Sendo assim, a segurança dessa estratégia passa pelo site em que você está fazendo a compra. Um site confiável, por exemplo, vai ter um programa de cashback confiável, e o mesmo não acontece em uma loja suspeita.
Tanto consumidores quanto lojistas, portanto, devem buscar por empresas e/ou e-commerces de confiança. Quando a empresa é confiável, a tendência é que o programa de cashback também seja eficiente e seguro, sem causar maiores dores de cabeça para nenhum dos lados.
Quais vantagens o usuário tem com o cashback?
Mas por que o consumidor vai querer utilizar o cashback? Basicamente, ele poderia fazer uma compra, receber o produto e mais nada, certo? Com o desconto — que pode ser apresentado de diferentes maneiras e combinações —, ele ganha mais um desconto para fazer novas compras.
No exemplo que citamos acima, ele faria uma compra de R$ 200,00 e não receberia nada além das quatro camisas. Com a ideia do cashback em prática, ele vai ganhar R$ 40,00 de volta para utilizar naquela loja, por exemplo. É um incentivo para que faça novas compras.
Além disso, dependendo do programa de cashback oferecido pelo lojista, o dinheiro pode ser utilizado em outras áreas. Bancos, por exemplo, permitem que o cashback seja sacado e utilizado como o consumidor bem entende.
Em resumo, as vantagens do cashback para o consumidor final dependem diretamente da oferta feito pelo lojista. De acordo com cada programa estipulado, os benefícios podem aumentar ou diminuir, porém, no geral, são atrativos valiosos para os consumidores.
Como as empresas parceiras se beneficiam ao conceder cashback?
Se é bom para o consumidor, como o cashback pode ser interessante para os lojistas? Confira os principais motivos!
Maior visibilidade
Como falamos acima, o cashback funciona como uma forma de atrair olhares para a sua loja. Dessa forma, essa estratégia acaba gerando maior visibilidade para o seu negócio, que pode atrair novos clientes a partir de uma oferta mais agressiva de cashback, por exemplo.
Na prática, isso vai representar maiores chances de alcançar clientes que nem mesmo conheciam o seu negócio. Afinal, quem não gosta de ofertas atrativas, não é mesmo? O cashback, então, funciona como o carro-chefe para atrair novos consumidores em potencial.
Crescimento da base de clientes
Com o brand awareness crescendo cada vez mais, a etapa seguinte consiste em converter esses consumidores. Na prática, isso significa aumentar a sua base de clientes a partir do cashback. Esse dado precisa estar na sua conta ao avaliar, por exemplo, a viabilidade da aplicação dessa estratégia.
Para negócios que estão começando, oferecer o cashback pode servir como um mecanismo de atração de clientes, já que o benefício do cashback acaba servindo como um diferencial competitivo para estimular o último clique na hora de realizar o pagamento.
Fidelização de clientes
Você conseguiu maior visibilidade e, em seguida, a sua loja passou a fechar mais vendas. Isso é excelente, mas você quer parar por aí? A fidelização é o passo seguinte e é exatamente isso que o cashback proporciona para o seu negócio, fazendo com que os clientes retornem mais e mais vezes para a sua loja.
Estimulado pelo desconto acumulado da compra anterior, o consumidor pode até não ter uma urgência em fazer a compra, mas ao saber que ele tem esse valor para ser utilizado, se torna uma motivação extra para ele voltar a olhar a sua loja, os seus produtos e ser fidelizado como tantas marcas desejam.
Coleta de leads
Por fim, o cashback serve para estratégias futuras da sua loja. Como? Ele é um mecanismo interessante para a coleta de leads. Isso mesmo, você passa a ter um maior número de contatos na sua base, que mesmo que não voltem a comprar, entram na sua lista e podem retornar no futuro.
Além disso, cria a possibilidade de aplicação em outras ações, como estratégias de marketing. Os leads podem significar novas oportunidades de negócio para o futuro, além de dados relevantes para a tomada de decisão mais estratégica da sua loja.
Saiba diferentes maneiras para ganhar cashback
Mas como os consumidores podem aproveitar os benefícios do cashback? Alguns caminhos para isso são:
Na internet
A internet é o local em que os cashbacks se tornaram mais populares. Os e-commerces, por exemplo, costumam oferecer esse benefício para os seus clientes, o que acaba gerando uma série de benefícios para essas lojas virtuais, capazes de criarem ações de fidelização com os clientes.
Em lojas físicas
Em lojas físicas o cashback se torna ainda mais interessante para os lojistas. Afinal, com as vendas online crescendo cada vez mais, esse benefício se torna uma estratégia eficiente para estimular os consumidores a retornarem. Ou, em outros casos, pode ser uma estratégia ominichannel para vender na internet também.
Pagamentos e transferências
Alguns aplicativos que oferecem cashback têm aproveitado pagamentos e transações normais do cotidiano dos consumidores, como o pagamento de boletos, para oferecer esse benefício também, o que torna esse elemento ainda mais atrativo para os clientes, que já gastariam com aquela conta e recebem o benefício.
Cashback é igual desconto?
Na teoria, o cashback é similar ao desconto, mas as coisas funcionam bem diferentes na prática. Um desconto de 20% resultaria em uma redução do valor a ser pago naquela compra, certo? Enquanto isso, o cashback oferece esse desconto para ser utilizado futuramente.
Ou seja, um tem o foco apenas em aumentar as chances de conversão naquele momento. Já o cashback oferece a chance do consumidor voltar até a loja, o que é uma estratégia muito eficiente quando se pensa em fidelização de clientes.
Por mais que o desconto dado pelo empreendedor também possa funcionar para fidelizar o consumidor, ele não tem nenhum vínculo que faça com que ele tenha que retornar. Ao utilizar o cashback, porém, a tendência é que ele volte para aproveitar o “desconto” que foi dado na compra anterior.
Na prática, portanto, os lojistas ganham não apenas com a fidelização dos clientes, mas também com o aumento do LTV (Lifetime Value, ou seja, o lucro que foi gerado para a loja com um determinado cliente) e do ticket médio, especialmente se a estratégia for bem estruturada.
Conheça 5 apps com a vantagem de cashback
Quais aplicativos com a vantagem de cashback podem ser utilizados? Como nem todas as empresas têm programas específicos de cashback, alguns desses apps podem resolver esse problema. Confira a lista!
Méliuz
Um dos aplicativos mais populares quando se fala em cashback, o Méliuz já tem uma série de recursos que podem ser interessantes para lojistas e clientes. Com um cartão de crédito próprio, o aplicativo oferece também cupons de desconto que podem ser utilizados diretamente em cada e-commerce parceiro.
Beblue
Outro aplicativo inovador que pode ser interessante para quem procura por cashback é o Beblue. Ao baixar o aplicativo, você coloca a cidade em que está e ele vai apresentar todas as lojas que são parceiras, além das ofertas de cada uma delas para que você escolha o cashback ideal para o que procura.
Picpay
O PicPay oferece uma variedade de serviços financeiros, certo? Entre eles o cashback, possibilitando que você faça compras utilizando o aplicativo e, de acordo com a lista de lojas parceiras, o cliente consiga receber o cashback diretamente na sua conta.
Ame Digital
Um aplicativo cada vez mais completo, o Ame Digital, do grupo B2W, dono da Americanas, é outra ferramenta muito útil para quem quer utilizar os serviços de cashback. Com vários parceiros, você consegue aproveitar os descontos sem muitas dificuldades.
PagBank
O PagBank levou o conceito de cashback para um outro nível ao permitir que os seus clientes utilizem os saldos recebidos de volta após pagarem as suas contas de casa, como de água, luz e telefonia. Além disso, o aplicativo conta com uma série de parceiros.
Com tanta concorrência pela atenção dos consumidores, o cashback é uma forma eficiente de fidelizar os seus clientes cada vez mais. Utilizando as técnicas e as ferramentas que apresentamos ao longo deste artigo, você consegue criar uma estratégia com excelente custo-benefício para o seu negócio.