Benchmarking consiste no processo de avaliação de uma marca em relação aos seus concorrentes, onde as empresas incorporam os melhores desempenhos de outros negócios e/ou aperfeiçoam as suas próprias metodologias.
Quando temos nosso próprio negócio, precisamos estar sempre nos reinventando e buscando aplicar melhorias para se manter competitivo no mercado.
E ao ter uma loja virtual, essas melhorias podem ser aplicadas em diversos locais do negócio, desde os pontos de contato para melhorar o atendimento, até na mudança de um fornecedor para oferecer produtos com mais qualidade.
Mas, para realizar essas mudanças, precisamos ter um olhar crítico sobre o negócio e saber analisar quando estamos acertando ou errando. É nesse momento que podemos usar o benchmarking.
Essa é uma estratégia onde você compara o seu negócio com o dos seus concorrentes para identificar pontos de melhorias ou até mesmo ideias para novas estratégias.
Se você quer melhorar o seu negócio, continue lendo este post e aprenda mais sobre o que é benchmarking e como aplicar essa tática!
O que é benchmarking?
O benchmarking é uma estratégia que tem como objetivo melhorar o desempenho da sua empresa a partir de um estudo aprofundado sobre seus concorrentes.
Esse estudo acontece a partir da análise das principais métricas e práticas dos seus concorrentes, onde você poderá ver onde eles acertaram e erraram e comparar seus resultados com os da sua empresa.
Para realizar essa estratégia, você pode trabalhar com um objetivo claro, como melhorar o número de vendas, ou então só seguir analisando os concorrente para descobrir em quais atividades sua empresa precisa melhorar
Com ele é possível criar estratégias objetivas para a sua empresa e tentar replicar o que funcionou para o concorrente na sua loja virtual também. Ao realizar essa prática constantemente, você consegue promover o crescimento da sua empresa de modo contínuo.
O que é analisado no benchmarking?
A estratégia do benchmarking analisa toda a trajetória das empresas concorrentes a sua para entender como elas alcançaram um determinado sucesso ou o mesmo objetivo que o seu negócio tem.
Nessa análise, é levado em consideração os principais indicadores-chave do seu mercado para verificar o sucesso do seu concorrente.
Por exemplo, se você tem uma loja virtual que vende roupas e quer melhorar a interação com o público nas redes sociais, você pode analisar a taxa de engajamento das publicações dos concorrentes e identificar aquela que gerou a maior interação para ver se é possível replicar no seu negócio.
Mas, caso o seu objetivo seja melhorar a satisfação dos seus clientes, você pode pesquisar as avaliações do público no site do concorrente e até mesmo em portais, como o Reclame Aqui, para entender a satisfação geral do público e o que a empresa fez para melhorar.
Essas são apenas alguns exemplos, mas com eles já podemos perceber que a análise do benchmarking dependerá muito do seu objetivo e do que você deseja melhorar no seu negócio.
Quais são os benefícios do benchmarking?
O benchmarking oferece diversos benefícios para o seu negócio. O primeiro deles com certeza é a melhoria contínua. Ao aplicá-lo constantemente, você consegue desenvolver estratégias inovadoras para ficar à frente da concorrência.
Mas existem outras vantagens que o benchmarking consegue oferecer ao seu negócio. A seguir, listamos algumas delas.
Diminuição nos erros
Um dos grandes benefícios do benchmarking é que ele permite que a sua empresa aprenda algo novo com os erros dos seus concorrentes.
Ver um conteúdo que não teve sucesso, uma promoção que recebeu críticas ou uma comunicação que foi mal recebida pelo público é algo que você pode utilizar para melhorar suas estratégias.
Ao analisar isso, é possível entender melhor o que seu público não aceita bem e evitar esses mesmos erros.
Aqui também conseguimos ver uma oportunidade que o benchmarking oferece. Antes de lançar um novo produto ou campanha de marketing, você pode aplicar essa estratégia para analisar qual seria a aceitação do público!
Cultura aberta a novas ideias
Realizar o benchmarking do seu negócio é uma prática que ajuda você a enxergar sua empresa com novos olhos.
Uma estratégia que você nunca tinha pensado em utilizar ou então uma forma de se comunicar que você sempre achou que não daria certo, são itens que a análise do benchmarking ajuda você mudar de ideia e visualizar novas oportunidades.
Com a aplicação recorrente da estratégia, é possível tornar o seu negócio mais flexível e aberto a novas ideias, que podem gerar ótimas estratégias de crescimento!
Compreensão do mercado
A estratégia do benchmarking também ajuda você a entender melhor o mercado em que está inserido e observar como as demais empresas agem. Isso é algo que ajuda a colocar você na pele do cliente e entender melhor o lado dele também.
Outro ponto que o benchmarking auxilia é no conhecimento de novas tendências. Ao analisar seus concorrentes, você poderá conhecer novos costumes do momento e ver como eles podem ser aplicados no seu negócio.
Qualidade organizacional
Se tem uma parte do seu negócio que precisa estar em constante busca por melhorias é
a forma que seus colaboradores atuam na sua empresa.
Observar como eles atendem seus clientes, enviam os produtos, fazem o marketing da empresa, entre outras atividades é fundamental para identificar pontos de melhoria.
E além de otimizar a equipe internamente, essa prática também pode ser vista na satisfação dos seus clientes.
Ao analisar a sua concorrência, é possível identificar como a equipe dos concorrentes trabalham internamente e assim ver o que pode ser praticado na sua organização para ter a mesma qualidade organizacional.
Análise de perfil profissional
Você já reparou na forma que as outras empresas atuam no seu mercado? Observar como elas precificam os produtos, trabalham com políticas de entrega e até mesmo o tipo de atendimento feito, ajudam a mostrar o que seu cliente espera ver de você.
Muitos setores têm suas próprias maneiras de atuar no mercado. Quando uma empresa do ramo começa a atuar de uma forma muito diferente, isso pode deixar os clientes desconfiados da nova abordagem e até mesmo afastá-los.
Realizar o benchmarking da sua empresa ajuda você a ver se a atuação do seu negócio está de acordo com o esperado no restante do mercado.
Melhorar no nível organizacional
Muitas vezes, um negócio precisa aplicar as melhorias internamente para conseguir ter bons resultados frente ao mercado. Quando isso é observado, indica que a empresa precisa mudar seus processos internos.
Ter a visão de quais processo estão falhando e como melhorá-los é algo que o benchmarking proporciona. Com a análise dos concorrentes, você consegue perceber pontos de melhoria em áreas específicas da sua empresa que precisam de mais cuidado ou um investimento maior.
Como fazer benchmarking? Confira as etapas
Aprender a utilizar uma estratégia que consegue mostrar a você onde é necessário aplicar melhorias no negócio é algo que nos motiva a continuar no mercado!
Por isso, a Bagy separou as 6 etapas essenciais que você precisa realizar para saber como fazer benchmarking no seu negócio de forma efetiva!
Escolha os principais concorrentes do mercado para analisar
Para iniciar o seu benchmarking, é necessário já ter uma pequena lista com os nomes dos seus principais concorrentes que serão analisados na estratégia.
O ideal é escolher ao menos três empresas para monitorar. Para fazer uma boa escolha, é interessante estudar o seu mercado e escolher aquelas empresas que alcançaram o mesmo objetivo do seu negócio.
Estabeleça os indicadores-chave da análise
Com a lista das empresas em mãos, chegou o momento de definir as principais métricas que serão analisadas no seu benchmarking.
Essas métricas podem estar relacionadas a um objetivo da sua empresa. Por exemplo, se você quer ter mais avaliações no seu e-commerce, pode analisar a quantidade de avaliações que a concorrência tem e quais práticas eles utilizam para fazer os clientes publicarem suas experiências de compra.
Para facilitar este trabalho, você pode adicionar esses indicadores em uma planilha para poder visualizar melhor os números e o desempenho de cada concorrente no seu mercado de atuação.
Obtenha os dados
Com a internet, fica bem fácil conseguir os dados relacionados aos seus concorrentes. Hoje em dia existem diversas ferramentas gratuitas que disponibilizam alguns dados que podem ser utilizados no seu benchmarking.
Para encontrar os dados relacionados aos indicadores-chave dos seus concorrentes, você pode:
- Verificar as redes sociais e os sites deles em busca de números, como a quantidade de engajamento nas postagens ou então as avaliações de clientes no site;
- Pesquisar a empresa no site Reclame Aqui para ver como eles resolvem os problemas e se os clientes ficam satisfeitos;
- Buscar seu concorrentes em marketplaces como o Mercado Livre, que mostra quantas vendas foram feitas e a qualidade do atendimento;
- Analisar a performance do site da concorrência em ferramentas como SEMrush ou Ubersuggest.
Essas são só algumas formas de conseguir obter os dados. Importante ressaltar que nenhuma dessas práticas seria considerada abusiva, visto que essas plataformas disponibilizam esses dados para todo o público e possuem suas próprias regras quanto à segurança deles.
Compare e analise as informações
Na etapa de buscar os dados, você provavelmente já terá diversos insights sobre seus concorrentes, e perceberá algumas práticas que eles aplicam e que você poderia adaptar a sua realidade.
Por isso, a próxima etapa consiste em analisar todos os dados encontrados, organizar os insights e comparar essas informações com as práticas que seu negócio tem feito até aqui.
Podemos dizer que é nessa etapa que ocorre o benchmarking de fato, pois é a partir dela que sairão as demais estratégias para otimizar seu negócio.
Faça o levantamento dos pontos altos e baixos
Lembra quando falamos que a estratégia do benchmarking permite que você consiga aprender com os erros da concorrência? É nesse passo que você vai praticar isso!
Ao analisar os pontos altos e baixos da concorrência, você consegue perceber as estratégias que eles fizeram que deram certo, e aquelas que não tiveram um bom resultado.
A partir disso, você poderá ter uma ideia melhor de como suas estratégias podem ser aplicadas no seu negócio de forma que gere resultados positivos.
Análise a abordagem atual e identifique pontos de melhoria
Após ter realizado essa pesquisa, você já tem todas as informações necessárias para analisar melhor o seu negócio e compará-lo com a concorrência para entender o que é possível melhorar.
Com os dados relacionados ao desempenho de cada negócio junto de seus erros e acertos, você tem um bom material para comparar com as práticas da sua empresa e ver quais processos ou atividades podem ser alteradas para promover uma melhoria.
Ao saber o que pode ser melhorado, você já pode criar um plano de ação e assim colocar as melhorias em prática para alcançar seus objetivos!
Quais erros devem ser evitados no benchmarking?
Agora que você já sabe como fazer benchmarking, precisa conhecer os principais erros que muitas empresas cometem ao aplicar essa estratégia.
Um desses erros tem relação com a escolha das empresas a serem analisadas. Por mais que tenhamos que escolher aquela que está apresentando bastante sucesso, é importante analisar o quão próximo ela está da sua realidade.
De nada adianta uma loja pequena querer fazer um benchmarking com a Amazon, por exemplo, só por ela ser uma das maiores varejistas. Ao usar essa estratégia, é importante optar pelas empresas que estão alinhadas com o momento atual do seu negócio.
Também é interessante tomar cuidado na hora de buscar os dados das empresas e tentar não ser muito invasivo. Práticas como tentar tirar informações dos funcionários ou se passar por um cliente para entender as estratégias da empresa não são bem vistas. Nessa etapa, é melhor utilizar as ferramentas que a internet disponibiliza gratuitamente.
Por fim, após realizar toda a análise, um dos maiores erros é não se organizar para implementar as melhorias. O benchmarking ajuda a dizer onde sua empresa precisa melhorar, mas para isso acontecer é necessário colocar um plano de ação em prática.