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Gestão

Antifraude para e-commerce: conheça os melhores sistemas do mercado

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de antifraude

O antifraude é um sistema que analisa as compras realizadas em sites para identificar possíveis fraudes. Os dados do consumidor são coletados e é feita uma análise de comportamento para apontar padrões suspeitos e assim, aprovar ou não a compra.

Você sabia? Somente no primeiro trimestre de 2022, as fraudes online chegaram a quase 3 milhões de tentativas.

Portanto, ter um sistema antifraude vai muito além da modernidade — é uma necessidade para garantir a segurança dos consumidores e da loja virtual, além de ser um item indispensável na estratégia da empresa.

Se você ainda não possui um sistema desse tipo e continua dependendo de processos manuais, você precisa ler este artigo o quanto antes.

O que é um sistema antifraude?

Um sistema antifraude trata-se de uma série de tecnologias, como a inteligência artificial, utilizada em um e-commerce a fim de proteger a plataforma contra golpes, fraudes e ataques, tornando o site mais seguro.

Por que esse sistema é necessário? Veja bem, se pessoas má intencionadas invadirem uma plataforma de e-commerce, poderão utilizar as informações sigilosas dos consumidores, ou mesmo dados dos cartões de crédito, para realizar golpes na internet.

Caso isso aconteça, a responsabilidade será da empresa que, consequentemente, terá que arcar com os prejuízos financeiros ou jurídicos do acontecido.

Você não quer que isso aconteça com a sua loja virtual, certo? Então, veja como o sistema antifraude funciona.

Como funciona o sistema antifraude para e-commerce?

O sistema antifraude funciona de maneira bastante simples. Veja:

  1. Primeiro, um sistema antifraude se encarrega de analisar os dados dos consumidores por meio da inteligência artificial. Desta forma, o sistema consegue saber a origem do consumidor e ter certeza de que todo o processo está seguro;
  1. Em seguida, o sistema faz um acompanhamento da pessoa que está acessando o e-commerce, durante toda a sua navegação online. É desta que o sistema consegue distinguir quem é confiável e quem não é;
  1. Na hora da compra, os dados do pedido também são analisados pelo sistema antifraude e recebe uma nota, que informa se a solicitação é segura e pode ser aprovada;
  1. Caso a solicitação pareça suspeita, o sistema antifraude se encarrega de eliminar os usuários, recusar o pagamento e realizar uma verificação de segurança automática;
  1. Por outro lado, se tudo parece ok, o sistema antifraude garante que continue assim até o final da realização da compra.

Por que é importante ter um sistema antifraude?

Garantir a segurança dos dados durante uma compra não é o único benefício de ter um sistema antifraude no seu e-commerce. Veja quais são os outros:

#01: Aumenta a credibilidade da sua marca

Um e-commerce seguro, rápido e estável faz com que o público se sinta mais seguro e confiante em deixar os seus dados sensíveis na empresa, com a certeza de que não sofrerão um ataque fraudulento.

Além disso, se a compra ocorrer com facilidade e segurança, os clientes voltarão a comprar, indicarão para outras pessoas e o seu negócio terá mais sucesso.

#02: Reduz as chances de haver chargeback

Você sabe o que é chargeback? Isso acontece quando uma compra é realizada no cartão de crédito de uma pessoa, mas ela não a reconhece.

Neste caso, geralmente o cliente liga para operadora do cartão e solicita o cancelamento da compra. Quando isso acontece, a sua loja será responsável por devolver o valor e arcar com o prejuízo.

Ter um sistema antifraude no seu e-commerce garante que as clonagens de cartões não acontecerão e, portanto, os riscos de chargebacks serão reduzidos.

#03: Garante maior eficiência nas vendas

Uma vez que todo o processo de compra é automatizado e seguro por um sistema antifraude, as vendas serão ainda mais rápidas, simples e eficientes.

Caso contrário, a equipe terá que verificar venda a venda e garantir que não acontecerá nenhuma fraude. O problema é que esse processo é realizado manualmente e, portanto, passível de erros.

#04: Reduz os custos jurídicos e financeiros

Quanto mais brechas para ataques, golpes e fraudes, maiores as chances do seu e-commerce ter que arcar com prejuízos financeiros ou processos jurídicos.

Neste caso, um sistema antifraude permite que a sua loja economize dinheiro e consiga investir em outras coisas mais relevantes para o futuro do negócio.

#05: Possibilita maior transparência das operações

Além de garantir a segurança dos consumidores, um sistema antifraude também possui dados em tempo real sobre as operações da loja virtual.

Neste sentido, você poderá analisar tudo o que acontece na loja virtual com maior precisão, sem necessidade de abrir diversas planilhas, visualizar dados manualmente ou precisar de uma equipe para cuidar disso.

#06: Permite adequado à Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, regula as formas de tratamento de dados pessoais de pessoas físicas e jurídicas.

Portanto, ter um sistema antifraude também garante que estes dados estarão protegidos e que a sua empresa estará adequada à legislação vigente, evitando multas do governo.

#07: Proporciona maior agilidade e produtividade à equipe

Por fim, com uma tecnologia como esta, a sua equipe não precisará se preocupar com atividades repetitivas e manuais, como a verificação das compras na loja virtual, e poderá focar em atividades mais relevantes e estratégias para otimizar as vendas do e-commerce.

Quais são os tipos de fraude mais comuns?

Fraude dos pagamentos online

Este tipo de fraude ocorre principalmente em e-commerces que não possuem um sistema antifraude.

Funciona no momento do checkout de pagamento, quando os clientes precisam fornecer informações pessoais, como nome, CPF e dados do cartão de crédito.

Os golpistas se aproveitam das brechas de segurança no site para usurpar estes dados e utilizar para aplicar golpes em outras empresas ou pessoas.

Password cracking

Este é outro tipo de fraude bastante comum e ocorre quando golpistas roubam as senhas de usuários online.

Geralmente, é um dos golpes mais difíceis de perceber se você não possui um sistema antifraude, pois os invasores roubam a senha do usuário e alteram o endereço de entrega das compras online.

No final das contas, o cliente não recebe a sua mercadoria e a loja virtual precisa fazer o estorno do pagamento, enviar outro produto e arcar com o prejuízo.

Roubo de dados

Este é um dos golpes mais comuns no mundo digital e acontece quando o fraudador rouba os dados financeiros e pessoais de uma pessoa e se passa por ela para realizar transações em e-commerces.

Com um sistema antifraude, a inteligência artificial será capaz de verificar a veracidade das informações e, em caso de suspeitas, as tentativas de compras não serão aprovadas.

Auto-fraude

Por fim, este tipo de golpe acontece quando o próprio consumidor aplica a fraude. 

Neste caso, ele realiza a compra normalmente, efetua o pagamento e, após receber o produto, entra em contato com a instituição financeira, informando que não reconhece a compra e que deseja o estorno.

Como o consumidor pode contestar os valores da fatura em até 180 dias, o lojista se vê obrigado a devolver o valor e ficar no prejuízo.

Um sistema antifraude consegue monitorar o comportamento dos clientes e avisa quando um consumidor possui uma atitude suspeita, como realizar várias compras e sempre solicitar o estorno.

Qual o melhor sistema antifraude para e-commerce?

Konduto

A Konduto possui bastante experiência no mercado de e-commerces, meios de pagamento e inteligência artificial.

O sistema antifraude da empresa atua com análise da origem do tráfego do usuário da loja virtual, localização, redes sociais e, de forma geral, a tecnologia se encarrega de acompanhar todo o percurso do usuário até ele chegar no site.

Desta forma, ela garante que o usuário é seguro e verifica se ele possui atitudes suspeitas online (não apenas na loja virtual).

ClearSale

A ClearSale possui sistemas antifraudes para diversos segmentos e trabalha com fácil integração à outras plataformas, análise das fraudes a partir dos índices do negócio e gestão antifraude.

Além disso, a empresa realiza cerca de 250 mil análises de fraude diariamente, garantindo que os seus clientes estarão seguros online.

BigData Corp

A BigData Corp possui um sistema antifraude, o BigID, capaz de validar a identificação e confirmar se o usuário realmente é quem diz ser.

Além disso, o sistema gera um questionário para confirmar a identidade dos consumidores a partir de erros e acertos, monitora o comportamento do usuário, oferece auditoria do sistema e ainda possui integração com outras plataformas.

Fcontrol

Por fim, temos no mercado a Fcontrol que também possui um sistema antifraude para e-commerce, mas com o diferencial de que você poderá escolher o que convém para o seu e-commerce.

Ou seja, você está livre para escolher a medida de proteção que considerar adequada, pois a empresa oferece esta possibilidade.

Quanto custa um sistema antifraude?

Para finalizar este texto, é importante destacar que cada sistema antifraude atua com diferentes valores, visto que também possuem diferentes benefícios, funcionalidades e características.

Neste caso, é necessário entrar em contato com cada empresa e solicitar um orçamento.

Porém, de forma geral, os sistemas podem custar um valor fechado por transação ou a empresa também pode oferecer pacotes fechados com um valor fixo.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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