Vender óculos de sol dá dinheiro? Este é um nicho de mercado com boas oportunidades de vendas, já que é bastante usado pelos brasileiros e tem alta demanda o ano inteiro. Com um bom planejamento, você pode lucrar vendendo óculos pela internet.
Óculos de sol fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Em um país tão ensolarado, que curte tanto viver ao ar livre, esse acessório é indispensável. Redondo, quadrado, espelhado, de metal, de madeira — tem modelos para todos os gostos! Mas será que vender óculos de sol dá dinheiro?
Um acessório tão querido pelos consumidores só pode ser sucesso de vendas! Só que você precisa estudar bem o mercado para entender as especificações dos produtos, preferências do público e recomendações de uso. Afinal, estamos falando de um item de moda, mas que também é importante para proteger a saúde dos olhos.
Agora, se você está atrás de ideias para ganhar dinheiro na internet, vamos falar mais sobre este mercado. Vender óculos de sol é uma oportunidade bastante lucrativa! Acompanhe agora para saber como lucrar neste nicho!
Vender óculos de sol dá dinheiro? Entenda o mercado
O mercado de óculos de sol é forte no mundo todo. Segundo projeções da Mordor Intelligence, o tamanho deste mercado deve crescer 5,03% de 2023 a 2027.
Óculos de sol são usados como um acessório de moda, para compor looks e agregar estilo à aparência pessoal, especialmente nas programações ao ar livre. Grandes marcas, nacionais e importadas, empresas locais e até produtores artesanais fazem sucesso nas vendas, com preços variados para os consumidores.
No Brasil, esse mercado é extremamente forte e segue crescendo a cada ano. A 47ª edição do relatório Webshoppers mostra que a categoria de Moda e Acessórios cresceu 2,1% em receitas no e-commerce de 2021 para 2022, enquanto o ticket médio subiu 8,9%.
Porém, óculos de sol não é apenas um produto da moda — é também um importante aliado na proteção dos olhos aos raios solares, tanto para adultos, quanto para crianças e idosos. A preocupação com a saúde dos olhos também reforça as vendas nesse nicho, principalmente (mas não apenas) no verão, quando as atividades ao ar livre se tornam mais comuns.
Mas talvez você ainda pense: vender óculos de sol dá dinheiro, mas não pela internet, porque as pessoas não podem experimentar o produto…
Porém, os consumidores já se acostumaram a comprar à distância, sem sequer tocar no produto antes de pagar, desde que todas as informações estejam disponíveis, como medidas, cores, fotos de vários ângulos, em uso, etc.
Além disso, se você esclarece a política de trocas e devoluções na sua loja virtual, o cliente se sente seguro para comprar, mesmo que o produto não sirva ou não fique bem no rosto. Assim, você garante mais vendas!
Quem pode vender óculos de sol? Regulamentações e restrições
Como os óculos de sol envolvem a saúde dos olhos, existem regras para a venda deste tipo de produto. A intenção é proteger o consumidor de produtos que não apresentem as condições mínimas para comercialização e que podem afetar sua saúde e segurança.
Mas afinal, quem pode vender óculos de sol no Brasil? Qualquer estabelecimento, mesmo que não esteja credenciado como ótica, pode vender óculos de sol, desde que seja sem lentes com grau. Já os óculos de grau, sejam eles com ou sem proteção solar, só podem ser vendidos em óticas credenciadas, com técnicos e equipamentos especializados.
A venda de óculos de sol deve ainda seguir algumas regras. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define as normas para os óculos de sol na NBR ISO 12312-1 de 10/2023, que teve atualizações recentes em 2023. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor também traz regras importantes para o consumidor.
As normas trazem detalhes sobre as especificações do produto, mas o que mais importa para você é que as informações devem estar disponíveis e claras para o consumidor. O consumidor deve ser informado sobre:
- Identificação do modelo;
- Nome e endereço do fabricante;
- Referência à NBR ISO 12312-1 de 10/2023;
- Tipo de filtro (fotossensível, polarizador, eletro-óptico ou uma combinação deles);
- Número e descrição da categoria de filtro;
- Restrições de uso, como a não-indicação para observação direta do sol;
- Advertências sobre uso para condução de veículos;
- Instruções para cuidados e limpeza, se pertinente.
Essas informações devem estar dispostas na armação, no rótulo ou na embalagem do óculos de sol. No entanto, se você vender pela internet, é importante também que elas sejam incluídas na descrição e nas especificações técnicas do produto. Você também pode incluir fotos da embalagem que mostrem esses dados, de maneira que o comprador se sinta seguro.
É importante ainda saber que o uso de óculos de sol sem proteção adequada à radiação solar é mais prejudicial aos olhos do que simplesmente não usá-los. Por isso, é importante o comprometimento das empresas com produtos que ofereçam segurança ao consumidor.
Vantagens de vender óculos de sol
Óculos de sol é um produto bastante lucrativo, com boas margens de lucro e procura constante pelos consumidores. Vamos ver agora todas as vantagens de trabalhar neste nicho.
Demanda constante
Você pode vender óculos de sol o ano inteiro. Em geral, a procura aumenta nos meses de verão, quando as pessoas tendem a ir mais para a praia, viajar, curtir a natureza e fazer atividades ao ar livre. Porém, o Brasil tem sol o ano todo, e as pessoas querem um look mais estiloso e maior conforto para os olhos.
Volume de vendas
Todo mundo precisa de óculos de sol. Como não é um acessório apenas estético, mas também de proteção aos olhos, os óculos de sol têm um público bastante amplo.
Além disso, as pessoas gostam de ter opções de óculos para diferentes ocasiões, seja uma ida à praia com os amigos ou uma festa de casamento durante o dia. Então, você pode vender mais de um óculos para cada pessoa. Assim, o volume de vendas pode ser bem grande.
Diversidade de públicos
Se todo mundo precisa de óculos de sol, você tem uma grande variedade de públicos para vender esse produto. Adultos, tanto mulheres quanto homens, costumam ser a maioria dos compradores, mas as crianças e os idosos também devem usar. Então, você pode vender para todos eles, ou focar em um nicho de público e se especializar nas suas necessidades.
Opções variadas
Existe uma infinidade de modelos e variações de óculos de sol, para diferentes ocasiões, em diferentes faixas de preço. Então, você pode atender a vários perfis de compradores e preferências de consumo. Mesmo com foco em um tipo de produto, você pode ter um amplo mix para atender a diferentes gostos.
Margem de lucro atrativa
Outra vantagem interessante de vender óculos de sol é a margem de lucro. Você pode encontrar fornecedores com preços em conta para o atacado, até mesmo de grandes marcas, principalmente se você importar da China ou dos Estados Unidos. Se você tiver a sua própria marca de óculos de sol, a margem de lucro deve ser ainda mais atrativa.
Quanto custa abrir uma loja de óculos de sol?
Os custos para abrir uma loja de óculos de sol podem variar bastante. Segundo o SEBRAE, se você pretende abrir uma ótica, pode se preparar para investir em torno de R$ 41 mil a 55 mil. Mas esse valor compreende uma loja física, com laboratórios e produção própria.
Por outro lado, se você pretende apenas trabalhar com revenda de óculos, tanto de grau quanto de sol, os investimentos iniciais baixam para R$ 30 mil a 35 mil, embora a margem de lucro seja mais baixa. Ainda assim, estamos considerando uma loja física.
Se você abrir uma loja online, certamente vai precisar de muito menos investimentos para começar a vender. Afinal, você não vai precisar de um espaço físico para receber os clientes e administrar o negócio, e o estoque de óculos de sol não precisa de um ambiente muito grande para ser armazenado.
Além disso, espere ter uma margem de lucro entre 15% e 20%. O SEBRAE estima que pode sobrar para o dono do negócio cerca de R$ 6 a 10 mil ao final do mês.
Estratégias de venda online de óculos de sol: veja as nossas 7 dicas + bônus!
O sucesso das vendas online depende de uma boa estratégia de marketing. A seguir, vamos conhecer as principais estratégias para você saber como vender óculos de sol pela internet!
1. Faça um bom planejamento de marketing e vendas
Antes de começar a vender óculos pela internet, faça um planejamento da sua loja virtual. Quais são os seus objetivos e metas? Qual público você quer atrair? Como você vai divulgar a sua loja? Quanto você deseja faturar por mês? Você vai ter uma equipe?
Comece a colocar essas informações no papel para se organizar e entender o futuro que você quer alcançar. Estabeleça tarefas, prazos e responsáveis, de maneira que você trace rotas para chegar até lá, e monitore a execução. Dessa forma, um bom plano de negócios vai ajudar você a alcançar seus objetivos e não se perder pelo caminho.
2. Escolha bons fornecedores
Uma das decisões que você deve tomar no planejamento é o modelo de negócios. Você pode trabalhar com produção própria, mas o mais comum é fazer a revenda de produtos de fornecedores, mantendo um estoque próprio ou com a venda sem estoque.
Por isso, a escolha de fornecedores é uma etapa crucial nas estratégias de vendas de óculos de sol. Você precisa de parceiros confiáveis, que trabalhem com marcas de qualidade, desejadas pelo público, e que cumpram os acordos com a sua loja. Eles podem ser nacionais ou internacionais, mas você sempre deve saber o que está vendendo.
Mesmo que trabalhe com uma marca ou produção própria, você precisa contar com fornecedores de matéria-prima de qualidade. Então, sempre busque informações sobre o histórico e reputação da empresa e verifique a qualidade do atendimento.
3. Fique de olho nas tendências de moda
Óculos de sol são acessórios de moda. Então, você precisa estar por dentro das tendências para compor um mix de produtos alinhado ao que os consumidores procuram, além de indicar a eles as melhores escolhas para o seu rosto e as diferentes ocasiões de uso.
Formatos e padronagens em alta podem potencializar as suas vendas. Por isso, quanto mais você seguir as tendências de moda para óculos de sol, mais tende a vender. Preste atenção também nas mudanças que podem ocorrer a cada estação, pois o que vale para o inverno já pode mudar no verão.
De qualquer forma, não deixe de fora do mix de produtos aqueles modelos clássicos, que sempre têm demanda, independentemente do que dizem os especialistas da moda.
4. Capriche na experiência do cliente
O cliente precisa ter uma experiência positiva para se sentir bem atendido, voltar a comprar mais vezes e até indicar a sua loja a outras pessoas. Então, ofereça uma experiência de compra memorável, desde o primeiro contato com a sua loja até o pós-compra.
Uma boa experiência significa navegar facilmente pelo site, encontrar os produtos que deseja, ter as informações que precisa, fazer o pagamento nas condições que preferir, comprar pelo celular sem dificuldades, receber um bom atendimento em caso de dúvidas ou problemas, entre outras atitudes.
No caso dos óculos de sol, é fundamental incluir todas as informações e especificações do produto. Uma boa ideia é oferecer alguma opção para o cliente experimentar virtualmente o produto, com o envio de uma foto do seu rosto, por exemplo. Assim você oferece uma experiência de compra valiosa.
5. Escolha a sua plataforma de vendas
Outra decisão importante do planejamento é a escolha da sua plataforma de vendas. Você pode trabalhar com uma loja virtual própria, vender em marketplaces ou combinar os dois canais de vendas. Na Bagy, você pode ter a sua loja online e integrar com grandes marketplaces, como Shopee e Mercado Livre.
A plataforma de e-commerce é fundamental para oferecer uma boa experiência ao cliente. Afinal, é naquele ambiente de vendas que o comprador circula para encontrar seus produtos, colocar no carrinho e finalizar a compra.
Além disso, escolher um bom fornecedor de plataforma de e-commerce ajuda na administração do negócio. Os recursos da ferramenta devem facilitar a gestão dos pedidos, estoque e promoções, de maneira clara e segura.
6. Explore o marketing digital
No marketing digital para e-commerce, você pode lançar mão de estratégias orgânicas, como SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing, ou pagas, como links patrocinados e social ads e marketing de influência.
O marketing de conteúdo é um dos maiores aliados. Para vender óculos de sol na internet, você pode produzir posts para um blog e para as redes sociais, com respostas para as dúvidas mais comuns. Quais formatos são indicados para diferentes tipos de rosto, quais modelos estão em alta e como funciona a proteção contra raios UV são exemplos.
Além disso, você pode potencializar os resultados com anúncios pagos, que conseguem trazer resultados mais rápidos e altas taxas de conversão, mirando no segmento exato de público-alvo. No segmento de moda, os influenciadores também são poderosos canais de marketing para se aproximar do público.
7. Mantenha o relacionamento com cliente
O marketing digital não serve apenas para atrair o cliente e fechar uma venda. Depois de conquistar o cliente, você deve nutrir o relacionamento com ele para que volte mais vezes. Afinal, uma mesma pessoa pode ter vários óculos de sol e ainda comprar de presente.
Para manter o relacionamento, é importante dar atenção ao pós-venda, com um bom atendimento em caso de problemas com o produto ou a entrega. Resolva as necessidades do cliente com agilidade, sem fazê-lo passar dificuldades.
Além disso, o e-mail marketing é um canal importante para estimular a recompra, com envios segmentados conforme o perfil e o interesse do cliente. Afinal, se a pessoa já comprou na sua loja, você já conhece melhor as suas preferências e pode explorar isso nas abordagens do marketing.
Bônus: Frases para vender óculos de sol!
Agora, vamos soltar um pouco a criatividade para pensar em algumas frases que vão te ajudar a vender óculos de sol. Lembre que uma boa comunicação com o público ajuda a criar conexão perfeita com a sua loja!
Você pode usar essas frases nas suas peças de marketing, na descrição de produtos, nos anúncios online, nas redes sociais e outros canais de divulgação. Elas vão ajudar a captar a atenção do consumidor e despertar o desejo de compra. Veja agora algumas ideias:
- Veja o mundo com estilo.
- Deixe seus olhos falarem por você.
- Descubra a visão do futuro.
- Por uma melhor visão do mundo.
- Descubra a moda que protege seus olhos.
- No sol ou na sombra, sempre com estilo.
- O toque final para o seu look ideal.
Já respondemos à pergunta do título deste artigo: sim, vender óculos dá dinheiro. Mas não é tão simples assim: você precisa planejar bem o seu negócio e criar estratégias que acelerem as vendas. Assim, você vai aproveitar um mercado valioso e ter um retorno financeiro expressivo.
Agora, você tem a oportunidade de criar a sua loja virtual de óculos de sol na Bagy, uma plataforma de e-commerce completa e moderna, e o melhor? Por um valor que cabe no seu bolso!