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Tiny ERP: como usar esse sistema na loja virtual?

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

Tiny ERP é uma ferramenta que cuida da rotina da sua loja online para que ela seja fluida, organizada e completamente prazerosa. Todos os processos que fazem o seu negócio faturar estão em boas mãos.

O sonho de qualquer lojista é poder fazer o gerenciamento do maior número de atividades possível do seu negócio em um único lugar, não é mesmo? Se você se encaixa nessa descrição, talvez esteja precisando conhecer a Tiny ERP.

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou planejamento de recursos empresariais em português). A sua função é integrar as informações de diversos setores para apresentá-los com muito mais transparência em um projeto mais dinâmico e automatizado. Ou seja, com ele, você ganha tempo para se dedicar a outras áreas do negócio.

Neste texto, mostraremos um pouco mais da Tiny ERP, assim como as suas principais funcionalidades e as maiores vantagens dessa solução. Acompanhe!

O que é a Tiny ERP?

Tiny ERP é uma ferramenta que cuida da rotina da sua loja online para que ela seja fluida, organizada e ainda mais prazerosa. Todos os processos que fazem o seu negócio faturar — desde a recepção dos pedidos e emissão das notas fiscais até o pós-venda e a publicação dos produtos publicados em múltiplos canais — estão em boas mãos.

Ela acompanha de perto o crescimento da sua empresa e oferece novas ferramentas para otimizar o seu dia a dia por meio de extensões seguras e práticas. Basicamente, tudo o que é essencial para a rotina da sua loja online funcionar de maneira eficiente e rápida está dentro da Tiny ERP.

Para que serve?

De uma maneira bem simples, essa solução integra as diversas informações de um negócio de maneira bem simplificada e eficaz. Com isso, consegue garantir muito mais transparência e dinamismo nos fluxos de dados da empresa — e tudo isso de forma automatizada por meio de uma interface intuitiva.

Entre as diversas funcionalidades, as que são mais interessantes e bastante úteis incluem:

  • emissão de boletos para diversos bancos;
  • auxílio na gestão de pedidos;
  • processo de emissão de notas ficais descomplicado;
  • integração com os principais marketplaces do mercado;
  • controle e gestão de estoque com ferramentas de gestão de compras e inventários completos;
  • suporte no controle financeiro — com sincronização de fluxos de bancos e caixas e dados de contas a pagar e receber;
  • integração com diversas plataformas de e-commerce.

Tanto essas quanto as outras funcionalidades são pensadas essencialmente para trazer menos burocracia para o dia a dia da sua empresa. Mas falaremos mais delas um pouco mais adiante.

Quando e para quem o sistema é indicado?

O sistema em questão é indicado quando o empreendedor precisa centralizar as informações da empresa. A Tiny é especializada em e-commerce e, por isso, conta com recursos essenciais para todas as pessoas que têm loja virtual.

Sendo assim, a plataforma e as suas soluções são indicadas para pequenas e médias empresas principalmente do ramo do comércio, da indústria e de serviços. Independentemente do volume de vendas — seja ele ainda pequeno ou já bem grande — a Tiny ERP ajuda a realizar a gestão do negócio de maneira integrada.

Quais as funcionalidades da Tiny ERP?

Como você pode imaginar, essa ferramenta dispõe de várias funcionalidades que facilitarão o dia a dia da sua empresa. Conheça, a seguir, algumas delas!

Emissão de notas fiscais

Uma das funcionalidades da ferramenta é a emissão de notas fiscais. Ela oferece a emissão das versões: eletrônica (NF-e), de serviço (NFS-e) e para consumidor. (NFC-e). Para poder emiti-las, porém, é preciso seguir alguns critérios, como:

  • ter um certificado digital instalado — que pode ser do tipo A1, no modelo arquivo, ou A3 token ou cartão;
  • estar apto para emitir notas de acordo com a Sefaz;
  • ter Inscrição Estadual (IE), que é um número fornecido pela Sefaz no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços);
  • configurar a operação dentro do sistema — sempre com o auxílio de um contador para evitar erros na autorização das notas.

Para facilitar a sua vida como lojista, a Tiny ERP gera as notas fiscais de pedidos com a situação “aprovado” automaticamente. Como tanto as informações dos clientes quanto dos produtos são importadas da sua loja online, basta selecionar todas as notas e autorizar junto à Sefaz para economizar tempo.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português, é uma ferramenta muito importante para toda empresa que deseja acompanhar a experiência de venda e o andamento do contato com os consumidores para garantir um bom relacionamento com eles.

Com essa solução da Tiny, você não precisa mais guardar informações dos seus clientes fora do sistema. Isso porque, além de ser uma prática que não é mais recomendada, o registro de informações na ferramenta permite a você uma gestão de relacionamento muito mais eficiente — já que ela unifica as vendas e as movimentações feitas em conjunto com cada um dos clientes.

Integrações com logística

Outra funcionalidade bastante interessante é a integração com a logística. Com ela, você tem um melhor controle de todo esse processo, inclusive do frete. Algumas possibilidades em relação a ele são:

  • a impressão das etiquetas de envio;
  • maior comodidade para postar;
  • cotação com uma grande rede de transportadoras, além de entrega para o Brasil inteiro;
  • sem volume mínimo de pedidos.

Além disso, a ferramenta oferece rastreio de objetos. Ou seja, por meio da plataforma é possível acompanhar o status de envio de todos os produtos. Dessa forma, além do cliente ser atendido com mais rapidez, a resolução de qualquer problema possível se torna muito mais fácil.

Publicação de anúncios

A Tiny conta com um módulo de anúncios que permite que você gerencie os seus em uma tela separada do cadastro de produtos — ou seja, são dois módulos distintos. No entanto, para que consiga ter uma melhor experiência, o indicado é criar os produtos ao importar os anúncios da sua plataforma.

Acessar o módulo para gerenciar os seus anúncios é bem simples: basta clicar em “Cadastros” e depois em “Anúncios”. Por fim, é só selecionar a integração que deseja gerenciar os seus anúncios. Já para realizar a importação dos já existentes em outras plataformas, você precisará acessar o módulo de gerenciamento e depois clicar no botão “Importar anúncios”.

Controle financeiro

A ferramenta permite que você faça o registro de todas as contas a pagar e a receber para que, assim, o seu negócio tenha total controle do fluxo de caixa. Quando uma conta é lançada, por exemplo, o relatório de balancete fica disponível para que sejam feitas todas as devidas análises.

Já com o DRE (Demonstrativo de Resultados), você consegue visualizar tanto as despesas quanto as receitas mensais. Elas ficam segmentadas por categorias para que a visualização dos resultados fique mais simples — e para que você entenda de uma maneira bem descomplicada se a sua empresa teve lucro ou prejuízo no período analisado.

Quais as vantagens da Tiny ERP?

Agora que você já sabe o que é a Tiny ERP, para que ela serve e quais são as suas principais funcionalidades, precisa descobrir as vantagens que ela oferece. A seguir, listamos algumas. Confira!

Mapeamento das variações dos produtos

Um dos recursos disponibilizados por esse sistema ERP é o cadastro facilitado de produtos. Se todos os itens que são vendidos pela sua loja online estiverem cadastrados corretamente, fica mais fácil criar anúncios e evitar problemas no momento de emitir notas fiscais.

Uma característica interessante da Tiny é o mapeamento das variações dos produtos. Você pode criar, por exemplo, duas descrições diferentes para o mesmo item e postá-las em canais de vendas distintos que a plataforma consegue distingui-las. Assim, quando uma venda for feita, o sistema saberá exatamente de onde ela veio.

Simplificação dos processos

O sistema dessa ferramenta descomplica diversos processos do seu negócio, como o de faturamento, já que ele cuida de todas as etapas do processo de venda — desde a chegada do pedido no estoque até o envio do produto ao seu cliente. É possível, por exemplo, receber os pedidos de diversos canais diferentes e centralizá-los todos de maneira organizada em um mesmo lugar.

Além disso, a Tiny também gera as notas fiscais e as Danfes que acompanham cada pedido e, inclusive, é possível automatizar todo esse processo. Essa solução ainda emite as listas de separação dos pedidos, faz o checkout até imprime as etiquetas. Realmente cobre todas as etapas até a mercadoria chegar ao consumidor.

Gestão mais assertiva dos produtos

Por meio da Tiny ERP, fica muito mais fácil economizar tempo e evitar erros ao integrar o seu negócio com diferentes marketplaces. Isso porque fica tudo centralizado no sistema dessa solução e, com isso, você não perde nenhuma entrada de pedido da sua loja online.

Com essa ferramenta, aliás, os seus estoques também ficam sincronizados. Ou seja, sempre que um produto é movimentado dentro do sistema, os canais cadastrados nele são atualizados de maneira automática.

Aqui, vale frisar que isso também acontece com as atualizações de preço. Os valores dos produtos cadastrados ficam sempre em dia em todos os canais por meio de listas sem maiores complicações. Com isso, é possível evitar erros relacionados à gestão dos produtos, o que pode acabar influenciando até mesmo outras áreas do seu negócio, como as estratégias de marketing.

Segurança das informações

Todo e qualquer dado inserido — e exibido — no sistema tem como base o preenchimento feito pelo próprio gestor para gerar análises confiáveis e mais eficazes. Além disso, as informações que passam no banco de dados do sistema ficam armazenadas de maneira muito segura.

Outro ponto de destaque é a integração desses dados aos números de impostos, vendas, de compras e de outras informações relevantes. Por isso, contar com essa segurança deixa você com mais segurança para tomar decisões, criar estratégias para escalar o seu negócio e analisar o crescimento da loja virtual como um todo.

Flexibilidade

Com as informações de gestão da sua loja virtual seguras e salvas na nuvem, você consegue acompanhar qualquer demanda de onde você estiver a qualquer hora do dia. Além disso, a flexibilidade da ferramenta é tanta que esse acesso não fica restrito apenas ao computador.

A Tiny ERP é uma plataforma completamente responsiva, ou seja, pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel — como smartphones, tablets e notebooks — e oferecer as mesmas funcionalidades. A sua gestão fica muito mais independente com isso!

Poder contar com um benefício desses é essencial para o seu negócio. Isso porque um dispositivo pode sofrer com algum tipo de manutenção ou simplesmente parar de funcionar, o que prejudicaria o seu acesso ao sistema como um todo.

Integração com diversas soluções

A Tiny permite que você faça a integração com diversas soluções do ecossistema de uma loja virtual, como diversas plataformas, hubs, gateways logísticos e de pagamento etc. Ao integrar os canais de venda com essa solução, a sua rotina de vender online fica muito mais fácil de ser controlada.

Mas como funciona na prática? Você envia os produtos já cadastrados na ferramenta para os canais escolhidos e cria os anúncios para começar a vender — sempre com estoques atualizados para você não perder vendas. Bastante simples, não é mesmo?

Quais os planos disponíveis?

Uma característica interessante é que essa ferramenta conta com planos diferentes para atender a diversas necessidades e tamanhos distintos de empresas — desde as micro até as de grande porte. Confira a seguir o que cada um deles oferece.

Iniciante

O plano Iniciante da Tiny ERP é pensado para quem deseja trabalhar de maneira mais organizada. Ele é voltado para empresas que precisam emitir notas fiscais e manter a operação com gerenciamento fácil em qualquer lugar.

O investimento para ter todos os serviços oferecidos pelo plano Iniciante é de R$ 54,90 por mês. Entre os destaques do que ele oferece, é possível citar:

  • 30 dias grátis para experimentar;
  • liberado para apenas 1 usuário;
  • 50 MB de banco de dados;
  • 250 MB de espaço para anexos;
  • 2 integrações;
  • limite de 2 vendedores.

Básico

O plano Básico é para quem precisa trabalhar em equipe. É ótimo para empresas que contam com poucos colaboradores e oferece alta eficiência para controles tanto dos pedidos quanto das compras em si.

O valor para contratação do plano é R$ 109,90 por mês. As funcionalidades e serviços incluem:

  • 30 dias grátis de teste;
  • até 3 usuários;
  • 100 MB de banco de dados;
  • 500 MB de anexos;
  • 3 integrações;
  • limite de 6 vendedores;
  • integração com e-commerce;
  • pedidos de venda;
  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • controle financeiro descomplicado.

Essencial

O plano Essencial é o mais popular entre eles. De uma maneira geral, ele é voltado para otimizar os processos. O público-alvo são as empresas em crescimento que buscam por mais eficiência na rotina e, consequentemente, melhores resultados operacionais.

A mensalidade do plano é de R$ 219,90. As funcionalidades incluem:

  • 30 dias grátis;
  • até 5 usuários;
  • 300 MB de banco de dados;
  • 1 GB de anexos;
  • 4 integrações;
  • 10 vendedores;
  • integração com e-commerce;
  • pedidos de venda;
  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • controle financeiro;
  • controle de estoques;
  • emissão de boletos;
  • picking e checkout.

Grande

O plano Grande, como é de se esperar, é o maior entre todas as opções disponíveis. Ele é voltado para alta performance e o alvo são as empresas que têm alto volume de pedidos que precisam de gestão completa das vendas em multicanais.

O investimento mensal para ter todas as funcionalidades do plano é de R$ 549,90. Quem o escolhe tem direito a:

  • 30 dias gratuitos de teste;
  • limite de 7 usuários;
  • 2 GB de banco de dados;
  • 2 GB de anexos;
  • 5 integrações;
  • 14 vendedores;
  • integração com e-commerce;
  • pedidos de venda;
  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • controle financeiro;
  • controle de estoques;
  • emissão de boletos;
  • picking e checkout;
  • contratos de Serviços.
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Como usar a Tiny ERP?

Para começar a utilizar a Tiny ERP não tem segredo: basta criar uma conta na plataforma. Uma boa característica é que ela dá a novos usuários 30 dias de teste gratuitos para testar os serviços — independentemente do plano escolhido.

A criação de conta é realizada diretamente no site da Tiny e, para isso, basta selecionar a opção “Teste grátis”. Em seguida, basta preencher os dados para cadastro, como Razão Social, e-mail, CNPJ, número de celular para contato e selecionar “Criar minha conta”.

Quando você finalizar esse cadastro inicial, receberá um e-mail para ativar a sua conta. Dentro do e-mail recebido, você precisará clicar em “Ativar minha conta” e, depois disso, será redirecionado para uma página da Tiny para finalizar o cadastro em si.

Agora é a parte em que você insere os dados da sua empresa. Ao concluir essa configuração inicial e aceitar os termos de uso, o seu perfil já estará ativo e o painel aparecerá automaticamente. Por fim, basta configurar as funcionalidades de acordo com as suas necessidades.

Vale ressaltar que a plataforma manterá você informado em relação ao término do seu período de teste. Quando esse tempo acabar, você precisará escolher se permanecerá ativo, se deseja mudar de plano e realizar o pagamento da primeira mensalidade.

Como você pôde perceber, a Tiny ERP é uma solução muito interessante para o seu negócio, já que ela é voltada exclusivamente para lojas virtuais e conta com integrações que farão uma diferença extremamente positiva na sua rotina. Sem contar que ela oferece diversos planos que cabem em todos os bolsos!

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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