Gestão

Como gerar boletos? Conheça os tipos e como fazer isso para seus clientes

Aprenda como gerar boleto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber como gerar boletos é importante para negócios que têm esse método de pagamento entre suas possibilidades. Isso significa maior conveniência e possibilidade de escolha para os clientes da empresa.

Uma ampla oferta de métodos de pagamentos é importante para que lojas online consigam proporcionar a melhor experiência de consumo. Entre as opções mais modernas deve haver também espaço para as mais tradicionais. Portanto, saber como emitir boleto para clientes se torna uma necessidade para quem gerencia esses negócios.

Por mais que o acesso ao cartão de crédito seja maior nos tempos atuais, nem todo consumidor tem um. Há ainda aquelas pessoas que preferem pagar com o boleto, ou seja, é uma questão de conveniência. O importante nesses contextos é que seu negócio possa oferecer ao consumidor o direito de escolha na hora de comprar online.

Neste post falaremos um pouco mais sobre como gerar boletos, como funciona o processo de recebimento do dinheiro e outros detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

O que é um boleto bancário?

O boleto bancário é um documento de cobrança que é comumente usado por lojas online para o pagamento de compras online. Nesse formato, o consumidor precisa pagar o valor devido por meio das informações que constam no boleto, seja em uma agência bancária, seja por meio do app de seu banco.

Atualmente, um boleto pode ser pago facilmente sem precisar sair de casa, graças à tecnologia de leitura de código de barras. Recursos como esse fizeram essa opção de cobrança se tornar ainda mais importante. Afinal, os boletos são uma opção a mais para o consumidor, que pode fazer o pagamento de maneira ainda mais conveniente.

Na rotina comercial, o boleto é emitido logo após a compra realizada pelo e-commerce da empresa. Esse documento terá algumas informações básicas de ordem fiscal e financeira. O consumidor pode checar todos esses dados antes de pagar, evitando qualquer tipo de fraude ou de informação não condizente com os valores mostrados no checkout.

Como funciona o recebimento de um boleto?

O boleto bancário tem um tempo de compensação maior do que modalidades como o cartão de crédito, que muitas vezes aprova uma transição em poucos minutos. Se sua loja emite boletos de pagamento, é importante entender que a instituição financeira responsável por escolher esse pagamento tem um tempo de compensação que vai de três a cinco dias.

Os boletos também têm uma data de vencimento para quem está recebendo a cobrança. Ou seja, ele deixa de ser válido se o consumidor não efetuar o pagamento do valor dentro desse prazo estabelecido. Isso é essencial para que as lojas virtuais consigam ter um controle adequado dos recebíveis, algo que também afeta a logística e o estoque do negócio.

É importante destacar que os prazos de recebimento do dinheiro variam de acordo com a modalidade de emissão dos boletos. Quando são criados diretamente com os bancos, o tempo de recebimento é menor. Agora, quando há plataformas de emissão envolvidas, funcionando como intermediadoras, esse período pode ser ampliado.

Quais são os tipos de boletos bancários?

O sistema de cobrança de boletos bancários é fiscalizado e gerenciado pela Febraban, instituição que trabalha junto aos bancos apoiando o desenvolvimento de mecanismos e serviços. Ao longo dos anos, seu papel foi tornar esse formato de cobrança mais seguro, conveniente e de fácil administração por parte de quem os emite.

Como consequência, diferentes modelos de boleto bancário foram criados. Conheça os principais tipos a seguir.

Boleto com registro

O boleto com registro é uma modalidade que permite que os bancos rastreiem informações mais rapidamente e com riqueza de dados. Esse registro possibilita uma identificação simples de quem é a pessoa que fez o pagamento do documento.

Esse tipo de boleto também determina exatamente quais são todas as informações referentes ao pagamento, incluindo o valor cobrado. Assim, as operações impedem que um valor mais alto seja pago, o que protege tanto consumidor quanto empresa de qualquer tipo de problema.

Recorrente

Os boletos recorrentes são aqueles feitos para que o recolhimento de um pagamento aconteça periodicamente. Esse período pode ser mensal, trimestral ou semestral, dependendo do tipo de negócio e recorrência de cobrança.

Para as empresas, a grande vantagem desse modelo é seu envio automático para o pagador. Assim, há uma atividade mais dinâmica e que dispensa contatos recorrentes feitos de maneira manual. Há também o benefício de ser um recurso que ajuda a reduzir inadimplências.

Sem registro

Também conhecido como boleto simples, a modalidade sem registro existe desde 1993 e é considerada a primeira versão desse tipo de pagamento. Por mais que ainda funcionem e tenham funcionado por anos, os boletos sem registro não são os mais seguros.

O principal problema nesta versão é que suas informações podem ser alteradas sem que o banco saiba. Por ser criado em uma tecnologia antiga, seus dados não podem ser rastreados, o que reduz o nível de segurança de seu uso, os colocando mais suscetíveis às fraudes.

Como gerar boletos para clientes?

Se você tem um e-commerce e quer oferecer diferentes opções de pagamento, certamente saber como gerar boleto é uma dúvida que permeia sua rotina de gestão. Cada venda realizada por esse meio de pagamento vai demandar uma emissão, mas essa etapa do trabalho pode ser feita de duas maneiras distintas. A seguir, você confere quais são e entende melhor como funciona em cada uma delas.

Por meio de um banco

A primeira e mais tradicional opção é gerar um boleto por meio de uma conta bancária. Neste caso, é necessário que sua conta seja PJ. Mesmo que você seja um microempreendedor, é possível abrir uma conta do tipo sem que haja altas taxas de cobrança. Os bancos digitais são as melhores opções do mercado atualmente.

Dentro do próprio aplicativo desses bancos, nas contas de pessoa jurídica, você terá a opção de emitir boletos registrados em um processo bastante simples. Tudo que precisa fazer é preencher as informações de venda de maneira detalhada. O banco fará a cobrança e o dinheiro será depositado na conta dentro do prazo estabelecido.

Entre as principais vantagens de gerar boletos a partir de um banco é o tempo de compensação. Você recebe o dinheiro mais rapidamente na sua conta, já que está trabalhando diretamente com o banco, que é a instituição que fará a cobrança e o recolhimento desses valores de boletos.

Por meio de uma plataforma de cobrança

As plataformas de cobrança são ótimas opções para gerar boletos de maneira ainda mais prática, em grande número e de maneira automatizada. São soluções voltadas para pequenos e médios negócios que precisam ter uma emissão mais acelerada e recorrente. Nesses modelos, você consegue criar um boleto de cobrança de maneira ágil e simplificada.

Um ponto importante a ser considerado no uso das plataformas de cobrança é que o tempo de compensação dos valores pode ser maior. Neste caso, essas soluções funcionam como uma espécie de intermediário entre a instituição financeira e a empresa em questão. Portanto, o tempo de recebimento pode sofrer com um aumento.

Do ponto de vista de segurança, as plataformas são altamente recomendáveis, já que só emitem boletos registrados e com todas as informações devidamente protegidas. O trabalho de registro e acesso ao histórico de emissões é também facilitado, o que também favorece muito a emissão de boletos recorrentes de cobranças.

Quais são as vantagens do uso do boleto bancário?

Por mais que seja a opção mais antiga de pagamento nos e-commerces, o boleto bancário segue como um método bastante sólido e convidativo ao consumidor. Há bons motivos para sua empresa continuar oferecendo esse método e você conhece alguns dos principais a seguir.

Compensação ágil

O boleto bancário é um método de pagamento que tem uma compensação relativamente rápida se comparado a outros formatos, como o cartão de crédito. Sobretudo para pequenas empresas, receber por vendas feitas no cartão pode demorar mais do que o desejado. De certo modo, isso causa um impacto direto no fluxo de caixa da empresa.

No boleto bancário, é necessário considerar dois prazos: primeiramente, o de pagamento do documento. Em seguida, o de compensação que o banco ou a plataforma intermediadora determina. Na maioria dos casos, esse período acaba sendo menor do que o de um cartão de crédito. Isso representa um ganho estratégico importante às empresas de menor porte.

Aumento das vendas

Empresas que oferecem o boleto bancário têm como grande vantagem captar os consumidores que não têm cartão de crédito, estão sem limite ou que simplesmente preferem pagar pelo documento. O mais importante aqui é que o boleto seja uma opção a mais junto de todas as outras possíveis, incluindo pix, cartão, entre outras.

Consequentemente, o maior número de métodos de pagamento possibilita que todo consumidor que queira comprar na sua loja faça isso da maneira que pode. São mais vendas sendo geradas, já que você reduz o abandono de carrinho causado pela falta de um método de pagamento favorito do cliente.

Conveniência ao consumidor

Consumidores dão mais valor às empresas que facilitam sua vida em todas as etapas da jornada de compra. Sem dúvidas, uma das fases mais importantes é o checkout, ou seja, a hora de pagar pelo pedido. Nesse momento, poder escolher a maneira de pagar é uma comodidade muito valorizada e que deve ser compreendida pelo varejista.

Portanto, aqui trata-se de uma questão de conveniência. O cliente vai escolher o método que mais o convém, de acordo com suas possibilidades e limitações. Oferecer o boleto bancário é uma forma de mostrar ao seu cliente que ele pode escolher o método de pagamento que desejar.

Como escolher a melhor plataforma para gerar seus boletos?

Você pode escolher uma plataforma para gestão dos seus boletos se entender que essa é a melhor opção para seu negócio. Atualmente, há uma boa quantidade de empresas do tipo oferecendo seus serviços no mercado. Logo, você precisará escolher a melhor opção entre o rol de concorrentes existentes.

Por isso, listamos alguns pontos para observar na hora de decidir qual serviço contratar. Veja!

Avalie os recursos de segurança

Segurança é fundamental nas operações bancárias e isso não exclui aquelas feitas com boleto. É fundamental ter segurança garantida em todas as informações, principalmente em relação aos dados dos consumidores.

Na hora de escolher uma plataforma, certifique-se de que as opções avaliadas contam com recursos que realmente protejam esses dados. Isso vai evitar fraudes e maiores problemas para sua empresa.

Busque referências

Antes de contratar uma solução é importante se certificar sobre o que outros clientes dessas plataformas estão dizendo sobre o serviço. Nada melhor do que buscar a opinião e avaliação de quem tem feito o uso do recurso há algum tempo.

Uma rápida pesquisa permitirá checar isso em sites como o Google, redes sociais e até mesmo no Reclame Aqui. Tente entender possíveis problemas relatados e, a partir disso, decidir qual plataforma parece ser a melhor para a sua empresa.

Avalie o custo-benefício

O custo sempre terá um peso importante na contratação de qualquer serviço. Quando falamos em custo-benefício, trata-se de balancear o que você paga com o que você terá em troca a nível de serviço.

Não é necessário contratar a plataforma mais cara do mercado, uma vez que isso não garante que é a melhor opção. Sua busca deve ser a partir do budget disponível e, dentro dessa faixa, encontrar aquela empresa que consegue oferecer o melhor serviço.

Como gerar boletos dentro da Bagy?

A Bagy é uma das melhores opções de sites para lojas virtuais no mercado atualmente. Com ele, você tem as principais funcionalidades que precisa para vender rapidamente, sem nenhum tipo de complexidade ou configuração mais difícil de ser feita.

Entre os recursos para colocar sua marca na internet e começar a vender estão as opções de pagamento. O boleto bancário é uma delas e, para começar a usá-lo, basta solicitar a habilitação da função junto da nossa equipe de atendimento, pelo chat do aplicativo.

O processo é bem simples e você não precisa se preocupar com o tempo de habilitação, já que tudo acontece bem rapidamente. Recentemente, a Bagy ampliou a equipe de suporte para atender a todos os clientes com a eficácia e agilidade que merecem.

Viu como gerar boletos é bem mais simples do que parece? Tudo que você precisa é ter uma conta PJ e escolher se vai fazer isso diretamente com um banco ou com uma plataforma intermediadora.
Aproveite e acesse o site da Bagy para começar a montar seu site agora mesmo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.