Imagem ilustrativa de tendências de Mercado Livre

8 tendências do Mercado Livre para se inspirar e conseguir os melhores resultados em vendas

A sua marca precisa não apenas estar presente no ambiente digital, mas também fazer as coisas certas para se destacar. A melhor ferramenta é o conhecimento e acompanhar as tendências do Mercado Livre é um exemplo de prática que pode ajudar a sua marca a conseguir melhores resultados em vendas na internet.

Você já ouviu falar sobre o código universal do Mercado Livre? Se sim, isso mostra que você está no caminho certo e conhece os mínimos detalhes necessários para se destacar na plataforma. Se não é o seu caso, não precisa se preocupar, ainda dá tempo de aprender e melhorar cada vez mais os seus resultados. E uma forma de se fazer isso é conhecendo as principais tendências do Mercado Livre.

Você sabia, por exemplo, que o frete grátis é uma estratégia cada vez mais necessária para se destacar na plataforma? Ou, então, que os dados disponibilizados pela plataforma podem ser uma ferramenta essencial para o seu negócio? E a sustentabilidade, o que a sua marca já fez em relação ao assunto? Mas ainda existem outros pontos que precisam ser trabalhados no Mercado Livre.

O que acha, então, de tirar as suas dúvidas sobre o assunto e entender um pouco mais sobre as principais tendências do Mercado Livre? Preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para conseguir se destacar — e se preparar — dentro da plataforma. Continue a leitura para saber mais!

Por que utilizar o Mercado Livre?

Antes de entender mais sobre as tendências do Mercado Livre, é preciso conhecer um pouco mais sobre a plataforma e porque é tão importante investir na sua presença nesse canal. Para começar, são mais de 50 milhões de clientes em potencial visitando o site mensalmente, o que significa muita oportunidade para quem está começando a empreender no ambiente digital.

Além disso, por mais que outras plataformas tenham ganhado espaço nos últimos anos — como Shopee ou mesmo redes sociais em geral —, o Mercado Livre ainda é uma referência quando se fala em vendas na internet. Ou seja, os próprios consumidores começam a procurar por produtos ali, sendo um canal que pode ampliar o alcance de uma marca, especialmente para lojas ainda pequenas.

Outro aspecto importante que o Mercado Livre oferece e que deve ser visto como motivo para estar presente ali é o suporte. A plataforma tem uma equipe especializada para ajudar os seus vendedores a alcançarem melhores resultados. Sempre que você tiver algum problema ou dificuldade, de situações complexas as mais simples, o suporte da empresa consegue ajudar a resolver a situação rapidamente.

Mas com uma concorrência cada vez maior no ambiente online, não basta investir na presença no Mercado Livre. É preciso se fazer presente, mas também ter estratégias que ajudem a sua marca a se destacar e se diferenciar dos principais concorrentes. Afinal, o número de consumidores é enorme, mas as marcas ali também estão em grande número, o que exige ficar de olho nas tendências da plataforma.

conteúdo para facilitar a vida de quem vender na internet

Quais são as tendências do Mercado Livre?

O que acha, então, de começar a se preparar para se destacar na plataforma? Separamos as principais tendências do Mercado Livre para você ficar de olho!

Produtos mais procurados

Como falamos anteriormente, o Mercado Livre tem em um dos seus objetivos fornecer maior suporte para os vendedores em sua plataforma. Sendo assim, o próprio canal disponibiliza uma série de informações que podem ser utilizadas para vender mais. Quer um exemplo? A página de Tendências, por exemplo, mostra quais são os produtos mais procurados nas últimas semanas.

Para quem está começando a empreender, essa é uma forma inteligente de se preparar para ter um melhor desempenho em vendas. Afinal, nada melhor do que ter informações sobre o padrão de consumo do seu público, não é mesmo? E o melhor: de forma gratuita e muito simples de ser analisada. Conhecendo esse mecanismo, você pode até mesmo definir ações e campanhas pontuais para a sua loja virtual.

Que tal um exemplo para compreender melhor essa ideia? Imagine que você tenha uma loja de roupas, tudo bem? Olhando a página de Tendências do Mercado Livre, você consegue identificar qual categoria está fazendo mais sucesso nos últimos dias. A partir dessa informação, fica mais fácil definir qual estratégia é a ideal para aumentar as suas chances de venda com os produtos do seu e-commerce.

Naquela semana específica, por exemplo, pode ser mais interessante divulgar um determinado tipo de roupa do que outro. Na prática, isso vai significar uma maior probabilidade de conseguir fechar mais negócios. A ferramenta ainda informa quais são os itens que mais têm crescido nos últimos dias, ou seja, permite um monitoramento daquela tendência para estruturar as suas ações.

Frete grátis

A logística é outra parte relevante entre as tendências do Mercado Livre e se destaca ainda mais o frete grátis. A ideia é estimular que mais lojistas dentro da plataforma utilizem o Mercado Envios e a forma escolhida é disponibilizando frete grátis em algumas vendas. Para isso, é preciso seguir algumas regras, como um valor mínimo, o que vai aumentar as suas chances de venda.

Primeiras posições

Além da qualidade do que está sendo vendido na sua loja, outro aspecto você precisa levar em consideração ao estruturar os seus anúncios: conseguir um lugar nas primeiras posições de busca. Assim como isso é relevante na hora de posicionar a sua marca no Google, por exemplo, também faz muita diferença para se destacar dentro do Mercado Livre. Mas como alcançar melhores posições? A plataforma tem algumas dicas:

  • Títulos adequados: coloque no título exatamente o que está vendendo, sem invenções ou muitas palavras, a ideia é ser objetivo nesse espaço;
  • Tenha fotos de qualidade: as imagens também são fundamentais para uma experiência positiva de vendas e, por isso, tenha fotos de qualidade;
  • Preencha a ficha técnica: o Mercado Livre disponibiliza uma ficha técnica e ela deve ser preenchida ao máximo para aumentar o destaque do anúncio;
  • Escolha a categoria certa: a divisão por categorias tem o objetivo de facilitar a experiência do consumidor e essa escolha afeta o posicionamento;
  • Invista em reputação: tenha um relacionamento positivo com o seu público para garantir uma maior reputação e se posicionar ainda melhor.

Uso das redes sociais como auxílio

Por maior que seja o número de visitantes mensais no Mercado Livre, isso não significa que estar presente nesse canal seja o suficiente. É preciso utilizar todos os meios disponíveis para se conectar com o seu público e as redes sociais devem ser ferramentas de auxílio. A audiência orgânica no Mercado Livre é ótima, mas será que não é possível aumentar o alcance da sua marca utilizando esses outros canais.

O Instagram, por exemplo, pode ser excelente para fidelizar e encantar o seu público, apresentando para eles regularmente mais informações e detalhes sobre o que é novidade na sua loja, novas formas de pagamentos, promoções, enfim, manter a audiência bem informada e engajada. Por que não utilizar também as outras opções, como Facebook, TikTok e até mesmo o WhatsApp como auxílio para a sua loja no Mercado Livre?

São estratégias simples de serem implementadas que podem aumentar ainda mais o alcance das suas ofertas, produtos e serviços. Isso vai fazer com que você tenha não apenas o contato com visitantes regulares do Mercado Livre, mas sim de clientes encantados com os seus produtos. Na prática, isso significa uma eficiência ainda maior quando se fala em conseguir conversões para a sua loja.

Datas no ano que a sua loja pode vender mais

Uso de dados para definir estratégias

Empreender nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? São muitas responsabilidades no dia a dia e não é simples encontrar tempo para fazer tudo o que precisa ser feito para se destacar. Mas entre as suas muitas tarefas na rotina de trabalho, uma das mais fundamentais que precisam ser priorizar é o uso de dados para definir as suas estratégias de negócio.

Esqueça as tomadas de decisão baseadas em achismos, é preciso entender, de fato, o que está acontecendo com o seu negócio e como ele pode melhorar. E isso é feito a partir da análise de dados. Mas como conseguir essas informações? Não precisa se desesperar: o próprio Mercado Livre disponibiliza uma série de dados e informações de performance sobre a sua loja e também sobre o seu público.

É preciso, então, transformar esse cuidado em uma prática frequente dentro do seu negócio. Quer começar a vender um outro tipo de produto? Tudo bem, mas faça depois de analisar o cenário e entender se, de fato, faz sentido para o seu modelo de negócio. O seu público vai se interessar? Existem fornecedores que podem ajudar a suprir essa demanda? Tudo isso passa pela análise do mercado a partir de dados.

Outro aspecto importante em que os dados podem ser muito úteis é no entendimento das preferências do seu público. Quais são as principais demandas? E os produtos que mais fazem sucesso? E como identificar o melhor momento do ano para fazer uma promoção? O que estimula mais uma compra: um preço mais baixo ou o frete gratuito? Todas essas respostas podem ser alcançadas a partir da análise das informações.

Observação da concorrência

Outra prática fundamental para quem quer se destacar em qualquer plataforma é ficar de olho na concorrência. Isso significa não apenas seguir tendências como as listadas neste artigo, mas também identificar quais são as estratégias utilizadas por outras marcas para vender mais no Mercado Livre. A partir da análise, fica mais fácil adequar e preparar o seu negócio para melhorar os resultados.

Mas a observação da concorrência não deve ser utilizada para entender os pontos positivos: é preciso procurar por falhas e possíveis oportunidades para o seu negócio. Como a sua marca pode se diferenciar dessas outras empresas? Quais tendências eles não estão colocando em prática e que são relevantes para o seu público-alvo? Com esses dados em mãos, fica mais fácil criar ações e campanhas mais eficientes.

Uma forma de se fazer isso é mantendo um relacionamento próximo com seus clientes, buscando, por exemplo, informações relevantes sobre os motivos que eles enxergam para comprar na concorrência. Ao mesmo tempo, você pode utilizar técnicas de vendas mais conhecidas, como o cliente oculto, em que você se passa por um consumidor para conhecer a jornada do cliente dentro daquele negócio.

Com essa estratégia em prática, você consegue identificar, por exemplo, que o atendimento é falho. Com isso, pode ser o caminho para o seu negócio fazer mais investimentos em ferramentas que otimizem o atendimento, como o WhatsApp ou mesmo Instagram. A ideia dessa observação da concorrência é encontrar pontos em que a sua loja pode se diferenciar para fazer mais vendas.

Ferramentas de marketing digital

O preço mais baixo de um produto ou a qualidade do material do que está sendo vendido, por exemplo, são fatores importantes em uma decisão de compra, mas não são os mais relevantes. É preciso, então, fazer com que a sua mensagem chegue ao destino final e a melhor maneira de se fazer isso é investindo em ações e estratégias de marketing digital.

Pode ser a partir do uso das redes sociais, como falamos mais acima, ou com outras ferramentas, como o e-mail marketing, marketing de conteúdo, remarketing, enfim, existem inúmeras alternativas que podem contribuir para o sucesso do seu e-commerce. O mais importante, porém, é entender que essas ações não vão gerar o resultado esperado sem um planejamento.

Não é porque o seu concorrente está utilizando uma determinada rede social que, necessariamente, a sua loja precisa estar presente também. Lembra que mais acima falamos da importância em usar dados para basear as suas decisões? Esse é mais um exemplo disso, garantindo que você faça escolhas com maiores chances de renderem os resultados esperados de vendas.

A boa notícia é que existem inúmeras ferramentas de marketing digital que podem ajudar. Desde o WhatsApp Business até mesmo soluções de monitoramento das redes sociais. E o melhor: algumas delas são gratuitas e muito simples de serem utilizadas. Para quem está empreendendo, o marketing digital deve ser visto como um aliado fundamental para um desempenho melhor em vendas.

Sustentabilidade em ascensão

Por fim, as tendências do Mercado Livre também têm uma relação com o que está acontecendo na sociedade, não é mesmo? Pensando nisso, alguns temas têm se tornado importante, como a sustentabilidade. Antes de mais nada, é preciso pensar em como transformar o seu processo de venda mais sustentável, isso passa, por exemplo, pela escolha de fornecedores mais próximos da região em que você tem seu estoque.

Ao mesmo tempo, pode significar um planejamento estratégico mais amplo, encontrando formas de reduzir seus custos e seu impacto no meio ambiente, com pontos estratégicos espalhados por diferentes regiões do país. Além de ações mais complexas, a busca por embalagens mais sustentáveis já é um primeiro passo relevante para investir em sustentabilidade, reduzir seu impacto e conseguir mais vendas.

Como aplicar essas tendências no seu negócio?

Todos esses pontos listados acima são fundamentais para o sucesso do seu negócio, mas como aplicar cada uma dessas tendências na prática? Afinal, nem tudo é ideal para o seu negócio nesse momento, certo? Sendo assim, o primeiro passo é entender quais dessas estratégias já estão sendo executadas. O que está sendo feito que já está gerando resultados para a sua marca no Mercado Livre?

Depois disso, é hora de procurar pelos pontos que estão sendo pouco trabalhados na sua loja. Quer um exemplo? Falta mais cuidado com a sustentabilidade? O que acha de procurar por fornecedores que ajudem a tornar as suas embalagens mais eficientes? Ou encontrar formas de tornar o seu produto mais limpo e menos poluente, utilizando menos materiais para enviar aos seus clientes?

Identificou que o que falta mesmo é utilizar dados para definir as estratégias? Então explore as ferramentas do Mercado Livre para conseguir mais destaque dentro desse canal, crie hábitos de análise de informações e coloque ações e campanhas em prática a partir desses conceitos. O mais importante, porém, é entender que esse deve ser um trabalho constante.

Os resultados da sua loja estão excelentes? Isso é ótimo, mas a concorrência aumenta cada vez mais e os consumidores estão mais exigentes. Ou seja, é preciso se manter competitivo e a melhor forma de se fazer isso é acompanhando os seus resultados de perto. Sempre monitore as suas ações e estratégias para não só seguir as tendências do momento, mas conseguir identificar quais são os próximos passos.

Conhecer as principais tendências do Mercado Livre é apenas um passo importante entre muitos desafios que devem ser superados para se destacar dentro de um ambiente tão concorrido. Sendo assim, você deve analisar a lista que apresentamos acima e identificar quais são os pontos que estão faltando e como a sua loja pode melhorar em outros aspectos para conseguir cada vez mais os seus resultados na plataforma.

Como falamos, a presença digital deve ser feita de maneira estratégica e isso significa utilizar diferentes canais também. O que acha, então, de conhecer mais sobre outra plataforma interessante para o seu negócio?

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