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Nomes para loja de artesanato: 100 sugestões para o seu negócio!

Imagem ilustrativa para nomes para lojas de artesanato

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Escolher nomes para loja de artesanato não é tão difícil quanto parece. Para que ela se torne ainda mais simples, é preciso levar em conta alguns fatores, como o nicho de atuação, o público-alvo e o universo da marca.

Você tem habilidades manuais, quer começar um novo negócio, mas ainda está em dúvida sobre quais nomes para loja de artesanato escolher? Para criar um novo empreendimento, é muito importante escolher bem o nome que vai representá-lo com muita criatividade e personalidade.

O artesanato tem sido uma boa opção para quem deseja uma renda extra ou mesmo para ser a principal fonte de renda. Desde que haja muita dedicação, é possível conquistar bons rendimentos nesse mercado, mas para começar com o pé direito, a escolha do nome da loja é uma etapa fundamental.

Se você ainda tem dúvida sobre como escolher o seu ou se busca inspiração, está no lugar certo! Neste post, listamos algumas sugestões e várias dicas de como criar um com sucesso. Acompanhe!

100 sugestões de nomes para loja de artesanato

Para criar nomes para lojas de artesanato, você tem duas opções: utilizar uma ferramenta geradora de nomes ou criar o seu do zero. Caso escolha a segunda opção, confira a seguir algumas escolhas que podem inspirar esse processo.

Nomes para loja de artesanato e ateliê de crochê

  1. Fio e Magia
  2. Cozy Crochet Corner
  3. Linha & Agulha
  4. Magic Yarn Boutique
  5. Laços e Laçadas
  6. Stitch and Craft Studio
  7. Fios Mágicos
  8. Mãos de Fada
  9. Knotted Wonders
  10. Ateliê das Linhas
  11. Woolen Whimsy
  12. Knit Knot Nook
  13. Crochê Encantado
  14. Handmade Harmony
  15. Yarn Dreams Studio
  16. Cantinho do Crochê
  17. The Crafty Crochet
  18. Tramas & Fios
  19. Encantos de Lã
  20. Creative Crochet & Crafts

Nomes para loja de artesanato em resina

  1. Magia em Resina
  2. Encantos Translúcidos
  3. Resina & Luz
  4. Epoxy Elegance
  5. Crystal Clear Creations
  6. Resin Reverie
  7. Atelier de Cristal
  8. Arte Translúcida
  9. Resin Wonders
  10. Resina Criativa
  11. Oficina de Cristal
  12. Transparência & Art
  13. Enchanted Epoxy
  14. Resin Reflection Studio
  15. Epoxy Extravaganza
  16. Liquid Crystal Art Co.
  17. Resina dos Deuses
  18. Universo da Resina
  19. Atelier Translúcido
  20. Arte & Reflexos

Nomes para loja de artesanato hippie

  1. Casa Boho
  2. Arte Estelar
  3. Mystic Moon Creations
  4. Fogo Criativo
  5. Hippie Craft
  6. Soulful Strings
  7. Karma Craft Co.
  8. Om Estúdio
  9. Zen Vibes
  10. Violeta Produções
  11. Earthy Arts Co.
  12. Santa Gaia Criações
  13. Flower Child Designs
  14. Ventos Criativos
  15. Wanderlust Creations
  16. Tecendo Sonhos
  17. Sunshine & Serenity
  18. Mãos Floridas
  19. Quatro Elementos Artesanato
  20. Loving Hands Craft

Nomes para loja de artesanato vintage

  1. Arte Antiga
  2. Tesouros do Tempo
  3. Heranças Artesanais
  4. Vintage Charm Studio
  5. Rustic Relics
  6. Charme Vintage
  7. Relíquias do Tempo
  8. Old-Fashioned Findse
  9. Encanto Vintage
  10. Retro Renaissance
  11. Classic Crafts Co.
  12. Nostalgia Nook
  13. Vitrine Vintage
  14. Coisinhas Antigas
  15. Mercado da Memória
  16. Relíquias Retrô
  17. Achadinhos Antigos
  18. Fios de Ontem
  19. Rustic Revival
  20. Yesterday’s Craft

Nome para atelier de artesanatos

  1. Elegance Artesanato
  2. Galeria do Artesão
  3. Noble Creations Studio
  4. Arte Fina Studio
  5. The Craft Parlour
  6. Artful Atelier
  7. The Fine Craft Studio
  8. Artisan Elegance
  9. Refúgio Artesanal
  10. Premier Art Studio
  11. Tramas & Arts
  12. Regal Artistry
  13. Handcraft Haven
  14. The Craft Couture
  15. Elite Artisan
  16. Atelier Dourado
  17. Atelier das Artes
  18. The Gilded Atelier
  19. Elegant Endeavors
  20. Lavish Handcrafts

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Como criar um nome ideal de loja de artesanatos?

Escolher nomes para loja de artesanato não é tão difícil quanto parece. Para que ela se torne ainda mais simples, é preciso levar em conta alguns fatores, como o nicho de atuação, o público-alvo e o universo da marca. Confira, a seguir, um passo a passo do processo.

Pense no seu público-alvo

Quando for escolher um nome para a sua loja de artesanato, é imprescindível que você entenda quem é o seu público-alvo. Assim, depois de fazer uma boa análise, você conseguirá avaliar qual opção pode — ou não — se conectar com o que os seus clientes procuram.

Todo esse processo, porém, não está ligado apenas aos interesses dos seus consumidores e esse é um ponto que precisa de muita atenção. Também é preciso entender qual é o perfil de consumo dessas pessoas, suas personalidades e até mesmo o grau de conhecimento delas.

Isso porque existem diferentes tipos de público e, algumas pessoas podem se identificar mais com nomes de marcas divertidos enquanto outros podem preferir algo mais sério. Então, é preciso entender se o nome da sua loja combina com quem consome seu conteúdo e seus produtos e, para isso, nada melhor do que traçar o perfil da sua persona.

Faça uma análise da concorrência

Outra etapa fundamental para escolher o nome ideal para loja de artesanato é analisar a sua concorrência. Isso porque, em um mercado tão grande, é preciso pensar em algo inovador que faça a sua empresa se destacar das demais.

É interessante, então, observar os nomes utilizados pelos seus concorrentes e, a partir daí, entender o impacto que eles causam nos consumidores. Sem contar que, ao conhecer as outras lojas do seu nicho, evita que você escolha um nome parecido ou até mesmo igual ao de outro negócio — e acabe sendo processado por isso.

Escolha um nome que seja fácil de ser lembrado

Você não quer passar por esse longo processo de escolha de um nome de loja de artesanato para no fim ninguém conseguir lembrar dele ou pronunciar, certo? Então escolha uma opção que seja fácil de ser lembrada.

Uma boa opção é optar por nomes mais curtos. Lembre-se, porém, de que nomes com poucas letras ou muitas consoantes podem gerar dificuldade na pronúncia e até mesmo na memorização. O mesmo vale para os nomes em outros idiomas ou para combinações pouco comuns. Aqui, o mais simples pode acabar sendo a melhor opção.

Motivos para criar sua loja de artesanato

Criar um negócio vai muito além apenas da possibilidade de ganhar dinheiro com aquilo. A seguir, confira alguns motivos para criar a sua loja de artesanato.

Expressão da criatividade

Criar uma loja de artesanato é uma das maiores oportunidades que você pode ter para expressar a sua criatividade de uma maneira autêntica e, acima de tudo, gratificante. Isso porque desde a escolha cuidadosa do material até a concepção de peças únicas, cada etapa desse processo permite que você deixe a sua marca pessoal e artística no mundo.

Ao explorar diferentes estilos e técnicas, por exemplo, você poderá descobrir novas formas de expressão e, assim, desenvolver o seu próprio vocabulário visual. Por meio do artesanato também é possível transformar as ideias que estão na sua cabeça em objetos que as outras pessoas podem tocar, o que cria um elo entre a sua mente e as suas mãos.

Geração de renda extra

Além de ser uma ótima maneira de se expressar artisticamente, uma loja de artesanato pode se tornar uma grande fonte de renda extra para você. Pense que à medida em que o seu negócio se desenvolve e ganha reconhecimento, as suas criações podem atrair um público cada vez maior e isso gerar vendas regulares e consistentes.

O artesanato, seja ele de qual nicho for, oferece uma extensa variedade de produtos que podem atender a diferentes necessidades e gostos — e isso vai desde itens de decoração de interiores até presentes com produtos personalizados. Então, com bastante dedicação e empenho, é possível transformar a sua paixão em um empreendimento lucrativo que proporciona independência e estabilidade financeira.

Chances de alcançar reconhecimento no mercado

Com a criação de uma loja de artesanato, você terá a oportunidade de construir a sua marca e alcançar reconhecimento no mercado competitivo de produtos artesanais. Com a originalidade e qualidade das suas criações, será possível conquistar a confiança dos clientes e se diferenciar da concorrência.

Lembre-se, então, que investir na apresentação visual e na identidade da sua marca pode ajudar a atrair a atenção do seu público e a criar essa imagem sólida e memorável. Com persistência e muita dedicação, é possível consolidar a sua posição no mercado e se tornar uma referência bastante respeitada no mundo do artesanato.

Passo a passo para registrar o nome da sua loja de artesanato

Para realizar esse processo de registro do nome da loja, é preciso passar por algumas etapas. São elas:

  1. Realizar o cadastro no site do INPI;
  2. Sinalizar a natureza da marca — ou o setor em que ela atua —, que pode ser produtos, serviços ou cooperativa;
  3. Escolher como será a apresentação e representação da marca, que pode ser nominativa, que é quando ela é formada apenas por palavras, figurativa — somente por símbolos — ou mista, que inclui as duas representações anteriores;
  4. Pagar as taxas exigidas para o registro ao emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União);
  5. Realizar o pedido oficial de registro da marca no portal e-Marcas;
  6. Monitorar o andamento da solicitação na RPI (Revista da Propriedade Industrial).

Aqui, é preciso frisar que não é necessário registrar a marca da sua loja de artesanato para que o seu negócio funcione, de fato. O recomendado, porém, é ter esse registro para que você consiga manter a exclusividade da sua escolha caso alguém surja com o mesmo nome e queira usar depois em outra empresa.

Como fazer sua loja de artesanato ter sucesso?

O mercado de artesanato pode, como dissemos anteriormente, ser muito gratificante e lucrativo. Para garantir o sucesso da sua loja, porém, é essencial adotar estratégias bem planejadas e eficientes. A seguir, você confere algumas delas.

Crie objetivos de curto e longo prazo

Para o sucesso da sua loja, é preciso ter uma estratégia bem definida que contemple objetivos de curto e longo prazo. De imediato, foque, então, em aumentar o tráfego do site, em incrementar as vendas mensais e em diversificar o catálogo de produtos. Pense também em oferecer promoções e utilizar SEO para atrair mais visitantes.

No longo prazo, o objetivo precisa ser buscar a fidelização dos clientes. Você pode fazer isso por meio de programas de fidelidade, ao trabalhar no reconhecimento da marca — seja participando de eventos ou colaborando com influenciadores do setor, por exemplo — e pense em como você pode expandir a loja ainda mais.

Fortaleça a sua presença online

Uma presença online forte e consistente é crucial para o sucesso da sua loja. Para isso, invista em criar um site atraente e funcional com um bom design responsivo e, nele, utilize fotos dos produtos em alta qualidade.

Outro ponto importante nessa etapa é oferecer uma experiência de compra segura com opções de pagamento confiáveis e com um certificado SSL. Essas medidas, junto com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, não apenas melhorarão a visibilidade do seu negócio nos motores de busca, como o Google, mas garantirão também que os seus clientes consigam ter uma experiência positiva ao comprar seus produtos artesanais.

Utilize as redes sociais

Já não é novidade que as redes sociais se tornaram essenciais para promover qualquer negócio e fazer com que os lojistas se conectem com os clientes. Para o seu negócio você pode, por exemplo, escolher as plataformas que são mais visuais e ideais para artesanato, como o Instagram e o Pinterest, além do TikTok para atrair um público mais jovem e antenado e o Facebook para construir uma comunidade e gerenciar seus anúncios.

Também é interessante publicar regularmente e interagir com os seus seguidores ao responder aos comentários e mensagens. Além disso, uma boa dica é variar o seu conteúdo entre posts dos produtos, tutoriais, feedbacks de clientes e bastidores para manter o engajamento. Toda essa presença mais ativa e diversificada vai ajudar a aumentar a visibilidade da sua loja e a fortalecer a conexão com o seu público.

Escolha uma boa plataforma de e-commerce

A escolha de uma plataforma de e-commerce adequada é crucial para o sucesso da sua loja online de artesanato. Por isso, escolha uma que ofereça facilidade de uso, integração com outras ferramentas, personalização e um bom custo-benefício, como a Bagy.

É preciso verificar também se a opção escolhida oferece temas responsivos, funcionalidades de SEO e integração com gateways de pagamento. Uma plataforma robusta e flexível permitirá que você gerencie o seu negócio com muito mais eficiência e proporcionará uma experiência de compra muito mais agradável para os seus clientes.

E então, conseguiu aprender como criar nomes para loja de artesanato? Pense que o nome é apenas uma parte do processo de montar um negócio, mas com as dicas deste post você conseguirá montar o seu com sucesso e vender ainda mais!E por falar em vender ainda mais, para que a sua loja online seja ainda mais bem sucedida você precisa conhecer a Bagy, uma plataforma de e-commerce de confiança que oferece suporte humanizado, integração com diversos marketplaces e muito mais!

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

Tenha um site pronto para sua loja vender!