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E-commerce

Metaverso no e-commerce: como aproveitar na sua loja virtual?

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O metaverso é um universo virtual que visa reproduzir a realidade por meio de tecnologias como a realidade aumentada e a realidade virtual. Dentro dele, que é um espaço virtual coletivo, é possível que cada pessoa crie um avatar para conversar com outras pessoas, compre itens virtuais, jogue online e aproveite muitas outras possibilidades.

Você já ouviu falar no metaverso? Essa palavrinha ficou bastante famosa nos últimos tempos, mas, mesmo assim, ainda é um termo que muitas pessoas ou não conhecem ou não entendem o seu conceito na totalidade. Para outras, é uma realidade distante digna de filmes de ficção científica.

Ao mesmo tempo, é visto por muitos como uma promessa de futuro e, por esse motivo, é importante começar a entender mais sobre ele e como será o seu impacto na vida das pessoas — e principalmente nas empresas e lojas de e-commerce.

Como o metaverso na prática representa uma nova fase de virtualização, neste post nós trataremos sobre esse assunto e explicaremos em detalhes o que ele é, como funciona, quais as vantagens ele oferece para você como pessoa física e lojista e muito mais. Confira!

O que é metaverso?

O metaverso é um universo virtual que tem como objetivo reproduzir a realidade por meio de tecnologias como a realidade aumentada e a realidade virtual. Dentro dele, que é um espaço virtual coletivo, é possível que cada pessoa crie um avatar — ou seja, uma representação virtual de si mesmo — para poder conversar com outras pessoas, comprar itens virtuais, jogar online e muitas outras possibilidades.

A ideia dessa tecnologia é unir o mundo real e o virtual para trazer novas possibilidades para os usuários interagirem entre si de maneira online. Para utilizá-la, é preciso usar dispositivos próprios para esse fim — como os óculos de realidade virtual — que ficam posicionados em frente aos olhos do usuário para que ele possa acessar o ambiente.

Esse conceito não é novo, mas ganhou bastante destaque no ano de 2021 quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua famosa empresa de Facebook Inc. para Meta. Na ocasião, lançou o primeiro metaverso da empresa, chamado de Horizon Worlds.

Como os usuários do metaverso podem comprar itens dentro desse ambiente virtual, o mercado de e-commerce passou a ter grande interesse nessa tecnologia, já que é possível que as lojas vendam seus produtos virtualmente. É possível, por exemplo, que um consumidor compre uma peça de roupa ou um tênis virtual para eu o seu avatar use dentro do metaverso.

Esse ambiente virtual também pode ser um local propício para o marketing. Isso porque dentro dele, as empresas podem comprar ou alugar espaços como se fossem outdoors virtuais para divulgar produtos ou promoções.

Como o metaverso funciona?

Como dissemos anteriormente, o metaverso é baseado na ideia de realidade virtual e realidade aumentada. Todas as simulações que acontecem dentro dele são cruciais para gerar um mundo novo, completamente virtualizado, mas que seja gerenciado com recursos reais — ou seja, dinheiro real — e por pessoas reais.

O acesso ao metaverso só é feito por meio de óculos de realidade virtual ou outras ferramentas, como sensores que registram movimentos físicos e expressões faciais. A ideia por trás da utilização desses acessórios é aumentar ainda mais a imersão no mundo virtual.

Esses universos virtualizados do metaverso também contam com redes sociais próprias para que os usuários possam interagir entre si e alguns deles contam com as suas próprias moedas — geralmente um tipo de criptomoeda que é utilizada somente dentro deles.

O foco do metaverso é gerar uma experiência completa muito próxima da que vivemos na vida real. Dessa maneira, as pessoas passarão ainda mais tempo na internet e conseguirão resolver mais problemas e poderão interagir com pessoas do mundo todo.

Como é possível explorar o metaverso no e-commerce?

Depois de entender o conceito de metaverso e aprender como ele funciona na prática, nós sabemos que você está querendo saber de uma vez por todas como explorá-lo no seu e-commerce, não é mesmo? Então confira algumas dicas de como é possível fazer isso a seguir.

Estude os seus clientes

O primeiro passo para explorar o que o metaverso pode contribuir para o seu e-commerce é estudar os seus clientes para que, assim, você possa compreender todas as expectativas e principalmente as necessidades deles.

Para fazer isso, você pode, por exemplo, realizar pesquisas de mercado e estudar o comportamento dos seus clientes e do seu público nas redes sociais. Assim, será possível identificar como eles estão aderindo ao metaverso — e quais são as preferências de interação.

Adapte as suas estratégias

Outro passo importante é adaptar as estratégias que você já utiliza na sua loja virtual para incorporar elementos do metaverso nelas. Nessa etapa, a sua marca pode investir na criação de lojas virtuais dentro desses ambientes para oferecer aos seus clientes a oportunidade de interagir com avatares de vendedores, experimentar e explorar produtos em 3D e até participar de eventos virtuais.

O que você precisará fazer em primeiro lugar para colocar essa dica em prática é ter certa familiaridade com o ambiente virtual em si. Para isso, é extremamente importante que ao menos você já tenha uma loja online bem equipada e que conte com diferentes integrações para que, assim, seja possível oferecer a melhor experiência de compra para o seu público.

Invista na tecnologia

Para explorar todo o potencial do metaverso no e-commerce, é preciso investir em tecnologia. As mais comuns para esse mercado são a realidade aumentada e a realidade virtual, já que elas aprimoram toda a experiência de compra.

Com elas, a sua loja online possibilita que os clientes visualizem detalhes dos produtos em 3D, testem esses itens de maneira virtual e até que eles personalizem as escolhas. Toda essa imersão e interatividade contribuem para que seu negócio ofereça uma experiência de compra muito mais envolvente e satisfatória.

Realize exposições e eventos virtuais

Já pensou que legal seria organizar exposições temáticas ou até mesmo eventos especiais no metaverso para que os seus clientes possam explorar os seus produtos de maneira interativa?

Essa estratégia pode envolver a criação de espaços virtuais exclusivos em que o seu público consegue assistir a demonstrações ao vivo, experimentar seus produtos, interagir com outros participantes e até participar de workshops, palestras e eventos online.

Eventos como esses sempre geram muito entusiasmo em torno da sua marca — o que é ótimo para impulsionar as vendas e atrair mais público.

Crie parcerias que façam sentido para o seu negócio

Uma das maneiras mais positivas de explorar o metaverso é buscar por oportunidades de colaboração e parcerias com outras marcas e empresas de e-commerce ou até mesmo com influenciadores digitais. Mas lembre-se de procurar pelas que fazem sentido para o seu público, ok?

Algo muito interessante que você pode fazer é criar uma parceria com produtoras de jogos para integrar alguns produtos virtuais exclusivos da sua loja dentro desses jogos. Aí é deixar a criatividade rolar: você pode criar itens virtuais desbloqueáveis ou colecionáveis relacionados ao seu negócio que os jogadores podem ganhar ou mesmo adquirir.

É bom sempre ter em mente que esse tipo de parceria pode aumentar a visibilidade da sua marca e, além disso, atrair um novo público para a sua loja. Só não se esqueça de que qualquer colaboração ou parceria precisa fazer sentido para o seu negócio, certo?

Quais são as vantagens do metaverso no e-commerce?

Como você pode imaginar, com tantas possibilidades a serem exploradas, o metaverso oferece diversas vantagens para o e-commerce. Confira a seguir algumas das principais.

Aumento das interações

Dentro de um contexto dos e-commerces, o metaverso é capaz de romper as barreiras físicas e permitir que os negócios alcancem uma audiência até mesmo global sem que haja a necessidade de estabelecer lojas físicas em locais diferentes. Essa vantagem amplia o alcance das lojas online e faz com que elas consigam chegar a consumidores do mundo todo e expandir em um mercado em potencial.

O metaverso é, de fato, um ambiente social que foi desenvolvido para que os seus usuários possam não somente se conectar, mas também interagir de maneira virtual. Isso cria diversas oportunidades para que eles compartilhem opiniões e recomendações de produtos, experiências de compra — o que aumenta o famoso “boca a boca” digital e até mesmo o engajamento dos clientes com o seu negócio.

Personalização da experiência de compra

Com a união do metaverso ao e-commerce, os usuários conseguem explorar as lojas virtuais e, além disso, interagir com os produtos de uma maneira muito mais imersiva e realista por meio de diversas tecnologias, como a realidade aumentada e a virtual.

Todo esse avanço na tecnologia melhora — e muito — a experiência de compra e a deixa muito mais personalizada, já que a partir dele é possível que os clientes possam visualizar os produtos em 3D e até experimentá-los por meio dos chamados provadores virtuais.

Outro ponto interessante é que as lojas virtuais ainda podem oferecer experiências de compra gamificadas. Nelas, avatares dos visitantes podem ser envolvidos em diversos desafios, jornadas de compra interativas e receber recompensas — o que torna todo o processo muito mais envolvente e divertido.

Redução de custos

Ao fazer a integração do metaverso com o e-commerce, a sua loja pode economizar de diferentes maneiras. Uma delas — e talvez a mais importante — é na estrutura física, já que o varejo dentro do ambiente virtual permite que você elimine custos referentes ao aluguel, instalações, mobiliário, e pode alcançar pessoas do mundo todo.

Também é possível contar com economia em logística e armazenamento se você optar por um modelo de negócios baseado no dropshipping. Assim, os produtos da sua loja são enviados diretamente pelos fornecedores para os seus clientes, sem que seu negócio precise ter um estoque físico para vender.

Possibilidade de testar os produtos

Com o uso do metaverso, em vez de precisar investir em testes em locais reais e até mesmo em protótipos físicos, os e-commerces podem criar modelos digitais para medir a aceitação dos clientes e coletar feedbacks preciosos. À medida em que o item é avaliado, a loja pode ou não considerar a sua entrada no catálogo.

Já do ponto de vista do consumidor, essa tecnologia permite contemplar como um produto ficaria em um determinado ambiente ou até em si mesmo. Isso ajuda não somente a experimentar as funcionalidades, mas também a visualizar os detalhes com maior precisão antes mesmo da compra ser finalizada.

Melhora da análise de dados

Dentro do e-commerce, o metaverso pode proporcionar para você uma gama muito ampla de dados vindos da interação dos usuários e clientes com a sua marca. Ele também torna possível analisar todas essas informações em tempo real e oferece capacidades preditivas avançadas.

Tudo isso permite que o seu negócio compreenda ainda mais — e melhor — os seus clientes, identifique boas oportunidades de negócio, personalize ainda mais a experiência do usuário de uma maneira mais eficaz e tome decisões mais acertadas.

Essa análise de dados, aliás, pode impulsionar o crescimento da sua loja online e do setor de e-commerce de um modo geral. Isso porque essa tecnologia pode aprimorar a tomada de decisões estratégicas e aumentar a eficiência operacional — o que leva a resultados mais positivos para o seu negócio.

Permite a exploração de novos modelos de negócios

A união do metaverso ao mercado do e-commerce abre caminho para a exploração de novos modelos de negócio por conta dessa natureza mais interativa e imersiva. Uma dessas possibilidades, por exemplo, é a criação de lojas virtuais dentro dos ambientes digitais.

Nelas, os usuários podem explorar produtos diversos de uma maneira mais envolvente. Isso vai proporcionar uma experiência de compra muito mais atrativa e única — o que pode ampliar ainda mais as possibilidades de vendas.

O metaverso também permite integrar elementos de entretenimento, socialização e gamificação, como pontuamos anteriormente. Ou seja, ele é um ambiente altamente propício para a inovação.

As lojas podem, então, promover eventos, criar experiências virtuais exclusivas, fazer parceria com influenciadores e realizar ações promocionais para promover interações cada vez mais profundas com o propósito de incentivar a fidelização.

Fortalecimento do atendimento ao cliente

Outra vantagem do metaverso no e-commerce é que ele oferece diversas oportunidades para a loja fortalecer o atendimento ao cliente. Por meio de uma interação dentro dos ambientes virtuais, a sua marca pode proporcionar um atendimento mais imersivo e totalmente personalizado. Essa estratégia permite que os consumidores se envolvam de uma maneira muito mais significativa e relevante com os seus produtos.

Os avatares dos clientes podem, por exemplo, receber suporte e orientações em tempo real enquanto são guiados pela loja virtual e têm as suas dúvidas respondidas instantaneamente. Essa interação individualizada — e muito mais próxima — contribui para uma experiência de atendimento muito mais eficiente e satisfatória.

O seu negócio também pode criar comunidades virtuais onde os clientes podem interagir entre si para trocar informações sobre os produtos e compartilhar experiências de compra. Toda essa socialização pode promover um senso de fidelidade e pertencimento à sua marca, além de fortalecer o relacionamento com os consumidores e criar um ambiente de confiança.

Conseguiu entender o que é o metaverso e como ele funciona? Ele pode ser uma ótima ferramenta para você expandir o seu negócio no ambiente virtual e atrair muito mais público para a sua loja, além de fidelizar mais clientes.

Lembre-se de acompanhar as novidades desse ambiente online com frequência para que você esteja por dentro de todas as novidades e não se esqueça de explorar todas as oportunidades que ele oferece para os negócios online.

E por falar em oportunidade, aproveite e crie a sua loja online com a Bagy!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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