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Conheça o MailChimp e saiba como usá-lo no seu negócio

Imagem ilustrativa de mailchimp

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O MailChimp é uma plataforma de marketing que permite a automação do envio de e-mail marketing para todos os seus contatos. Além disso, essa ferramenta também permite que você crie formulários de cadastro de clientes, mensure resultados de campanhas e muito mais!

Você precisa de uma ferramenta de e-mail marketing que seja eficiente, fácil de usar e que apresente um bom custo-benefício? Então precisa conhecer o MailChimp!

Quem já precisou criar um e-mail para utilizar em alguma estratégia de marketing sabe que em um momento esse processo pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com essa solução todas as etapas ficam muito mais simples e intuitivas.

Se você ainda não conhece o MailChimp e quer entender melhor como ele funciona, está no lugar certo! Neste post vamos mostrar como utilizar essa ferramenta e todas as suas particularidades. Confira!

O que é MailChimp?

O MailChimp é uma plataforma de marketing que permite a automação do envio de e-mail marketing para todos os seus contatos. Além disso, essa ferramenta também permite que você crie formulários de cadastro de clientes, mensure resultados de campanhas e segmente diversas listas de e-mail.

Ele foi criado em 2001 nos Estados Unidos como uma alternativa aos outros softwares de automatização de e-mail da época, que eram muito complexos. Atualmente, a marca se posiciona no mercado como uma plataforma de marketing completa para negócios que estão em crescimento e é bastante simples de usar.

Para que serve?

A principal funcionalidade do MailChimp, como dito anteriormente, é automatizar as campanhas de e-mail marketing, só que ele não faz só isso. Com ele, também é possível gerenciar listas de contatos de e-mail, criar landing pages — que é uma página de destino que tem como principal objetivo a conversão de visitantes — e até administrar publicações nas redes sociais.

Como a ferramenta funciona?

O MailChimp funciona em um modelo considerado all-in-one (ou tudo-em-um em livre tradução) em que todas as funcionalidades podem ser integradas. Mas o que isso significa?

Significa que você pode acompanhar o nível de engajamento dos seus disparos de e-mail, acompanhar os resultados das campanhas e conferir os detalhes de cada pessoa inscrita na sua lista de contatos em um só lugar: na plataforma do MailChimp.

Além disso, a ferramenta em si é muito intuitiva, amigável e fácil de mexer mesmo para as pessoas que não entendem de programação ou design. Com tudo o que é oferecido, a plataforma funciona como uma impulsionadora para qualquer negócio crescer.

Quais os planos?

Existem alguns planos diferentes no MailChimp — que vão de gratuitos até os pagos — e cada um deles conta com funcionalidades diferentes. Confira, a seguir, quais são eles.

Free

O plano Free, que é gratuito e ideal para iniciantes, oferece até 2.500 envios por mês para, no máximo, 500 contatos cadastrados. Além disso, você tem acesso ao criador de e-mails, formulários e páginas de destino, assistente criativo, CRM de marketing e um criador de sites e domínio do próprio MailChimp.

Essentials

O valor inicial do plano Essentials tem um custo de R$ 55 por mês. Ele oferece envio de 5 mil mensagens por mês para um número máximo de 500 contatos. A partir desse plano, quando esse limite é excedido o valor aumenta 4,99 dólares para cada 150 endereços de e-mail adicionais.

O Essential inclui todas as funcionalidades do Free, além de outras funções como acompanhamento de funil de vendas, testes A/B, suporte por e-mail e chat a qualquer momento e marca personalizada.

Standard

O plano Standard, por sua vez, custa inicialmente R$ 85 por mês para aqueles que têm uma lista de até 500 contatos cadastrados e o envio máximo é de 6 mil e-mails. O plano inclui todas as funcionalidades do Essencials — incluindo a cobrança adicional nos mesmos moldes — e outras ferramentas, como: otimização do horário de envio, modelos de e-mail personalizados e segmentação por comportamento do público.

Premium

O Premium tem um custo inicial de R$ 1.670 por mês. Com ele, você pode enviar até 150 mil mensagens sem limite de contatos cadastrados. Ele dá acesso a todas as funcionalidades do Standard e inclui serviços como segmentação avançada, suporte por telefone em inglês, testes multivariados e relatórios comparativos.

Quais as funcionalidades do MailChimp?

O MailChimp oferece diversas funcionalidades além do envio de e-mails para o seu público. A seguir, separamos as principais.

Ferramenta de CRM

O MailChimp funciona como uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente em livre tradução. Isso significa que ela é uma plataforma online que facilita o contato entre a sua loja e os seus clientes. A ferramenta também permite organizar os contatos e armazenar as informações importantes de cada um deles — o que facilita o contato e a sua personalização.

Segmentação das listas de contato

Com o MailChimp, é possível utilizar o seu público e as informações dos contatos para filtrar e segmentá-los em diversas listas. As opções da ferramenta são bastante abrangentes e é possível escolher apenas uma condição ou combinar até cinco — com relacionamentos positivos e negativos — para segmentar os e-mails certos para cada campanha.

Criação de landing pages

As landing pages são páginas autônomas nas quais os seus contatos — ou os contatos em potencial — chegam depois de clicar em um link compartilhado em um anúncio, em uma publicação em rede social, eu um e-mail ou outro lugar da internet.

Em uma estratégia de marketing elas são utilizadas para atingir objetivos específicos de curto prazo. Você pode, por exemplo, criar uma landing page para divulgar uma oferta da sua loja por tempo limitado ou hospedar nela um formulário de inscrição para uma promoção.

Testes A/B

Outra funcionalidade dentro do MailChimp são os testes A/B. Na prática, eles servem para testar versões diferentes de um mesmo e-mail. O objetivo é saber como pequenas alterações podem gerar impacto nos seus resultados. Você pode escolher o que quer testar — como o conteúdo ou até mesmo o assunto — e depois comparar os resultados para saber o que funciona e o que não funciona para o seu público.

Editor de imagens

O MailChimp facilita não só o carregamento e a adição de imagens em um e-mail ou landing page, mas a edição delas também. Tudo isso para que você possa personalizar a aparência do seu conteúdo de marketing como preferir. O Estúdio dentro da plataforma aceita arquivos de imagem JPG, JPEG, GIF, PNG, BMP e JPE.

Criação de listas de públicos semelhantes

Públicos semelhantes — ou lookalike dentro da plataforma do MailChimp — são uma maneira de alcançar novas pessoas que podem se interessar na sua marca e na sua loja virtual. Esse público é derivado de um público de origem, que já foi personalizado por você na plataforma, e pode vir dos visitantes de uma landing page ou de uma lista de clientes.

Personalização de e-mails

Quando for criar uma campanha de e-mails no MailChimp, você pode começar por um dos modelos personalizados disponíveis na plataforma. É possível escolher entre uma grande variedade de opções que foram criadas para atingir diferentes objetivos e estilo de negócios. Mas, se preferir, pode programar o seu próprio modelo do começo.

Automação dos envios

O recurso de automação de envio de e-mails presente no MailChimp ajuda a simplificar a sua comunicação, além de garantir que os seus contatos recebam as mensagens certas na hora correta. Você pode escolher entre as automações pré-configuradas ou personalizar as suas.

Como usar o MailChimp?

Antes de começar a utilizar a plataforma nas suas estratégias, é preciso frisar que a ferramenta está disponível apenas no idioma inglês. Caso queira utilizá-la em português, será preciso traduzir cada página que for acessar ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer canto da tela e selecionar a função “Traduzir para o português”, ok?

A primeira etapa para usar o MailChimp, então, é criar uma conta. Basta informar um e-mail válido, criar um nome de usuário e uma senha. Depois, basta escolher um plano. Se escolher uma opção paga, precisará cadastrar um método de pagamento — que são cartão de crédito, débito e PayPal.

A etapa seguinte é a da configuração da conta. Basta preencher o e-mail do remetente, ou seja, o endereço que você utilizará para disparar as campanhas. Em seguida, precisará informar outros dados básicos, como o nome e o endereço da empresa, além de fazer upload do logo da sua loja.

É muito importante escolher o seu fuso horário corretamente para que os e-mails sejam disparados no horário desejado, de acordo com a região em que você se encontra.

Como criar as listas de e-mail?

No MailChimp, é possível criar listas de contatos — que dentro da plataforma são chamadas de Audiences — e depois, criar grupos e segmentos a partir dela. No plano Free só é possível criar uma lista, mas para quem está começando já é o suficiente.

Para isso, basta ir, primeiramente, até o menu “Audience”. Você tem diversas opções para criar essa lista de e-mails, como:

  • incluir os contatos manualmente;
  • sincronizar os contatos de outra plataforma, como a de um e-commerce;
  • importar contatos de uma lista externa — como em uma planilha de Excel;
  • criar landing pages e formulários de cadastros.

Com essa audiência criada, você já pode começar a explorar as ferramentas da plataforma!

Como monitorar os resultados da ferramenta?

Depois do envio de um e-mail para o seu público, é extremamente importante analisar os resultados da campanha criada para que você consiga entender, de fato, o quão efetiva ela foi. O MailChimp oferece diversos relatórios com as principais métricas dessa estratégia, como descadastros, conversões, cliques e taxa de abertura.

Para visualizar cada uma delas, basta acessar o menu principal da plataforma e depois selecionar a opção “Reports”. O mais interessante em monitorar esses resultados é colher informações que possam ajudar a otimizar os processos da sua loja para que as próximas campanhas consigam ser ainda mais efetivas que as anteriores.

O MailChimp, como você pôde ver, é uma solução eficiente e com um bom custo-benefício para quem precisa implementar uma estratégia de e-mail marketing no seu negócio. Se esse for o seu caso, considere utilizar essa plataforma!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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