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Redes Sociais

Loja no TikTok: como usar o app para vender mais no seu negócio

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de loja do Tiktok

Divulgar a loja no TikTok tem sido uma estratégia adotada por empresas de vários segmentos, inclusive as lojas online. O aplicativo de vídeos curtos tem se mostrado uma ótima maneira de transformar seguidores em clientes.

Já pensou em divulgar a sua loja no TikTok e usar o aplicativo para vender mais? Com o grande crescimento dessa plataforma nos últimos anos, diversas empresas passaram a enxergá-la como um poderoso canal de publicidade para atrair novos clientes e potencializar as vendas.

Se você deseja aproveitar essa tendência e se aventurar no mundo dos vídeos curtos, este post é para você. Nele, explicaremos mais sobre o funcionamento da plataforma e como você pode utilizá-la para divulgar a sua loja. Confira!

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo que é utilizado para criar e compartilhar vídeos. Muitos deles, aliás, tendem a ter como foco a música — em que os criadores aproveitam o catálogo extenso de efeitos sonoros, trechos de músicas e filtros do próprio app para gravar clipes curtos em que dublam e dançam. Mas, existe um número muito grande de vídeos com temas diferentes.

Dentro da plataforma, por exemplo, é possível encontrar vídeos de montagem de móveis, de artesanato em geral, esquetes de humor e até de lojistas embrulhando seus produtos para envio. O TikTok em geral tem um ar mais informal e descontraído, o que gera muita proximidade entre o criador dos vídeos e os seus seguidores.

Antes de chegar à forma em que se encontra hoje, o aplicativo se chamava Musical.ly, lançado em 2014 por dois empresários chineses. Em 2017, a ByteDance adquiriu essa primeira versão e após um ano incorporou a funcionalidade central desse serviço — assim como toda a base de usuários — em seu próprio aplicativo, o TikTok.

Hoje, o app conta com mais de um bilhão de usuários ativos mensais a nível global — desses, 63% têm entre 10 e 29 anos. Com a sua popularidade, a ByteDance é considerada como uma das startups mais valiosas do mundo. O Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo — perde somente para a China.

Quais são as principais características desse aplicativo?

Uma das principais características do TikTok é o fato de que os usuários podem filmar vídeos de si mesmos dançando, atuando em esquetes ou até mesmo dublando as músicas do momento. Esses vídeos podem ter até 15 segundos de duração, mas é possível conectar vários clipes que cheguem até a 60 segundos de gravação total.

Recentemente, o aplicativo social expandiu o limite de tempo de gravação para até 3 minutos para a maioria dos usuários. Também foi liberada a possibilidade de enviar vídeos mais longos que foram gravados fora do app — como na câmera principal do dispositivo móvel.

Outra característica interessante é que o aplicativo oferece ferramentas de edição e personalização de vídeos. Assim, os usuários têm acesso a uma extensa biblioteca de efeitos, filtros, músicas e frases de efeito que podem ser adicionados às suas criações. Eles também podem fazer uma espécie de dueto com outros usuários como resposta a outro vídeo — esse efeito cria uma tela dividida e podem ser feitas reações infinitas.

Quais são as maiores vantagens em utilizar o TikTok?

O TikTok está longe de ser só mais uma rede social e existem diversas vantagens em utilizar esse aplicativo para a sua loja. A seguir, conheça algumas delas.

Algoritmo inteligente

O algoritmo do TikTok funciona de maneira bastante inteligente e privilegia os conteúdos que são produzidos próximo ao usuário e relacionados aos assuntos que o interessam. Assim que é publicado, passa por três etapas de visibilidade para verificar a sua qualidade:

  • a primeira etapa é mostrada para, no máximo, 500 pessoas e se for aprovado passa para a etapa seguinte;
  • a segunda etapa é exibida para até 50 mil pessoas e o critério de aprovação é o mesmo;
  • na última etapa, ele é mostrado para até 500 mil pessoas.

Se ele continuar gerando interesse no público, é automaticamente considerado como um viral e passa a ser mostrado para todos os usuários do aplicativo. Isso significa que qualquer vídeo compartilhado na plataforma tem potencial para alcançar muitas pessoas — independentemente do número de seguidores do usuário.

Público bem segmentado

De acordo com várias pesquisas, incluindo a realizada pela GWI, os usuários do TitTok têm características bem específicas. Como a maioria dos vídeos conta com um tom de humor, por exemplo, o público que os consome são compostos pela maioria por adolescentes e jovens.

Isso não quer dizer que você não pode utilizar a ferramenta se o seu público for mais velho. Até porque a previsão é de que mais gerações comecem a utilizar o aplicativo por conta do sucesso que ele está fazendo. Mas, se você quer começar a utilizá-lo agora, o mais interessante seria focar no público com idade de 16 a 24 anos — já que ele corresponde a 41% dos usuários.

Plataforma amplamente testada

Um dos maiores diferenciais do TikTok que acaba sendo uma das suas grandes vantagens é que a rede social já foi amplamente testada no mercado da China antes de ficar tão famosa nos outros países. Isso fez com que erros pudessem ser detectados e corrigidos com inteligência.

Outro ponto que recebeu bastante investimento foi a segurança e a proteção dos usuários contra o uso indevido do aplicativo e assédio. Existem diversos filtros que podem ser utilizados para garantir a privacidade dos dados do perfil e das postagens em si.

Possibilidade de viralizar

O engajamento no TikTok tem índices muito mais altos que em outras redes sociais, já que o usuário não consegue somente rolar o feed — ele precisa passar vídeo por vídeo enquanto interage com o conteúdo.

Somente nos Estados Unidos, por exemplo, a média de tempo que os usuários gastam dentro da plataforma é de 46 minutos por dia. No país, o número de usuários ativos por mês é em média 26 milhões. Então, isso significa que um vídeo no TikTok pode alcançar um grande número de pessoas com um investimento muito baixo — isso se não for de graça.

8 dicas para divulgar a sua loja no TikTok

Divulgar a sua loja online no TikTok não é uma tarefa difícil, mas com algumas dicas esse processo fica mais fácil. Por isso, separamos as melhores para você. Acompanhe a seguir!

1. Divulgue o perfil

Provavelmente a sua loja online tem uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, certo? Então, nada melhor que anunciar a criação do perfil no TikTok nesses outros canais de comunicação. Isso porque é nessas redes que os seguidores da sua marca já estão e já acompanham as suas novidades.

Você pode fazer artes simples — mesmo no Canva — com apenas uma frase do tipo “Estamos no TikTok, nos siga por lá”. Na legenda, você pode indicar o seu usuário para facilitar a pesquisa. Nos stories, você pode repostar alguns trechos de conteúdos criados no TikTok e como CTA usar frases como “Nos siga lá no TikTok para muitas outras novidades!”

2. Faça tutoriais

Uma das maneiras mais simples de divulgar a sua loja no TikTok é fazer tutoriais. Vamos supor que a sua loja venda utensílios domésticos. Uma boa ideia é fazer pequenos vídeos mostrando como é fácil usar esses produtos. Você pode até criar receitas utilizando algumas panelas e mostrando os benefícios de cada uma delas.

Outra ideia é se você tem uma loja virtual que vende roupas. Você pode criar looks com as peças que você vende diariamente. Com isso, é possível criar conteúdo para todos os seus seguidores e para diversos segmentos. É só deixar a criatividade fluir!

3. Mostre os bastidores e novidades

Outra estratégia que costuma dar muito certo no TikTok é utilizar essa rede para mostrar não só os produtos da sua loja, mas os bastidores da sua empresa como um todo. Você também pode aproveitar essa oportunidade para mostrar as novidades — que podem ir de novas contratações até comemorações de metas batidas.

4. Crie conteúdo interativo

Você tem que ter sempre em mente que o TikTok é uma plataforma de vídeos. Então, quanto mais diferentes e criativos forem os que você publicar, maior será a chance de viralizar — e, consequentemente, conseguir mais seguidores que podem ser convertidos em clientes.

Outra ideia interessante é fazer com que o seu conteúdo seja interativo. O ideal é que seus produtos não sejam apenas expostos, mas que seus vídeos façam as pessoas terem curiosidades sobre eles.

Se o seu negócio for um brechó online, por exemplo, você pode fazer um desafio de looks temáticos de algum filme ou série clássica ou que tenha a ver com o seu nicho, porque isso pode atrair a atenção do seu público.

5. Aproveite as tendências

O TikTok é uma plataforma de conteúdo viral. Isso significa que a ideia é que o máximo possível de vídeos viralize e, com eles, as hashtags, termos e sons utilizados. Quando um vídeo viraliza, outras contas podem fazer referência a ele por meio de memes e usando o mesmo áudio que foi utilizado no original.

Então, é fundamental que você aproveite essas tendências de maneira estratégica para divulgar a sua loja online. Com um conteúdo interessante, criativo, divertido e compartilhável, é provável que o seu vídeo seja visto por muito mais pessoas.

6. Sincronize música e vídeo

Dentro do TikTok um tipo de conteúdo que é bastante consumido são os vídeos de dublagem ou os que os movimentos da dancinha seguem o ritmo da música. Por esse motivo, é muito importante que você aprenda a sincronizar a música e o vídeo para que o resultado fique perfeito.

Um vídeo bem sincronizado é sinal de conteúdo bem-feito, o que aumenta as suas chances de viralizar no aplicativo. Essa sincronização pode ser feita diretamente no TikTok ou, se você preferir, em um outro aplicativo. A dica é treinar bastante para que a edição se torne um processo cada vez mais fácil de ser feito.

7. Faça uso de efeitos visuais

Um dos maiores diferenciais do TikTok são os efeitos visuais e filtros que o aplicativo oferece. Os efeitos ficam na parte inferior e divertem o público com acessórios, carinhas de animais e desafios — ou challenges — personalizados.

Já os filtros estão disponíveis em categorias, como:

  • populares;
  • novos;
  • divertidos;
  • edição;
  • emoções;
  • beleza;
  • acessórios;
  • RA — ou realidade aumentada.

O criador de conteúdo pode salvar os efeitos que mais gostar para utilizá-los mais tarde. Alguns filtros deixam o vídeo bem diferente com pontos iluminados, como o “Bling”. Já o “Tela verde” simula um chroma key real e permite que o usuário use qualquer foto ou imagem como fundo.

8. Busque por parcerias

Nas estratégias de marketing para as redes sociais, o marketing de influência é uma das mais utilizadas pelas empresas atualmente. É uma maneira bastante simples de expor os seus produtos para o público de outra pessoa — o que também costuma funcionar bastante como prova social.

Como o TikTok é uma plataforma que prioriza a criação de conteúdo, esse tipo de estratégia é ótimo para viralizar. A lógica para escolher influenciadores digitais para promover os seus produtos é a mesma de outras, como o Instagram: escolha o TikToker que consumiria o seu conteúdo e compraria o que você vende.

Uma dica é deixar a criação do conteúdo em si na mão dos influenciadores, já que eles sabem do que os seguidores gostam. Além disso, é melhor que o conteúdo seja autêntico e, por isso, não se preocupe se o vídeo parecer amador demais. Os usuários dessa rede não estão interessados em conteúdos super produzidos — na verdade, a preferência é por vídeos que sejam criativos e entretenham.

O que esperar para o futuro do TikTok dentro do contexto do varejo?

Na China, o TikTok acumulou mais de 26 bilhões de dólares apenas em seu primeiro ano de operação por meio de transações no e-commerce. Devido a esse sucesso junto com o crescimento do Social Commerce como um todo, o aplicativo pretende replicar essa estratégia no restante do mundo.

Os testes já começaram na Europa e devem intensificar a competição com o Grupo Meta — dono de redes sociais como Instagram e Facebook. Por enquanto, esse protótipo está disponível apenas para alguns participantes pré-selecionados e ainda não se sabe muitos detalhes sobre isso, só que eles serão revelados quando o lançamento oficial acontecer.

Então, isso significa que é questão de tempo para o TikTok dar mais um passo em direção ao Social Commerce. Com isso, ele passará a ser mais um canal de vendas promissor para os lojistas mais atentos à tecnologia.

Além disso, o TikTok anunciou integração com plataformas de e-commerce. Desde o lançamento do TikTok Ads Manager no Brasil, as empresas passaram a ampliar ainda mais o seu engajamento na plataforma e se conectar de maneira mais próxima com a comunidade a partir de soluções mais simples e inovadoras.

Com o TikTok Ads, a plataforma transforma a criação de anúncios em um processo fácil, eficiente e bastante simples para qualquer negócio. Ao mesmo tempo, ajuda as empresas a abraçar novas tendências, ideias e percepções de uma maneira escalável — que ressoa com a comunidade e causa um impacto bastante positivo e bem duradouro.

Como você pôde perceber, divulgar a sua loja no TikTok é uma ótima estratégia. Com o crescimento e a popularização desse aplicativo, as chances de ter um vídeo viralizado por lá são muito grandes e, com um bom conteúdo, é possível transformar seus seguidores em clientes e aumentar as vendas.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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