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Instagram para negócios: o que é e como utilizar o Instagram for Business para destacar a sua empresa

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
Instagram para negócios

O Instagram para negócios, que também é conhecido como Instagram para Empresas, é uma ferramenta voltada especialmente para atender a algumas demandas para que as marcas se destaquem dentro da plataforma.

Por muito tempo, as empresas utilizavam as redes sociais somente para ganhar audiência e para que fosse possível se conectar com o público. Tudo era feito sem muito retorno e as métricas se resumiam somente a comentários e curtidas. Até que em 2016 foi lançado o Instagram para negócios. Você já utiliza no seu perfil?

Hoje em dia, várias marcas já utilizam as ferramentas disponíveis para, mais do que estreitar o relacionamento com os clientes, aumentar as vendas e a exposição da marca no ambiente online. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre o Instagram para empresas, as vantagens e as métricas que ele oferece. Então, continue a leitura!

O que é Instagram for Business ou Instagram para Empresas?

O Instagram for Business, que também é conhecido como Instagram para Empresas, é voltado especialmente para atender a algumas demandas para que as marcas se destaquem dentro da plataforma. Atualmente, é uma das ferramentas de redes sociais mais utilizadas tanto pelos donos de negócios quanto pelos clientes — o que faz com que ela seja benéfica para todas as partes envolvidas.

A versão comercial do aplicativo oferecer diversas vantagens para quem deseja vender na internet, entre elas a visibilidade que a loja pode adquirir. Além disso, oferece diversas métricas de engajamento que ajudam a melhorar as suas estratégias, como os melhores horários para postar e outros detalhes do perfil dos seus seguidores.

Todos esses fatores fazem com que seja possível aumentar as vendas da sua loja, independentemente do tipo de produto que você comercializa. Além disso, permite que você tenha um relacionamento mais próximo com o seu cliente — o que pode fazer com que ele compre mais vezes de você.

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​​Como usar o Instagram para negócios

Se você já tem uma conta da sua loja no Instagram, o primeiro passo é acessar as configurações no aplicativo para começar a personalização do seu perfil. É nessa tela que você encontrará a opção “Mudar para conta comercial” — que aparece em destaque em azul no fim da página.

Mas, se a sua marca é nova no mudo das redes sociais e ainda não tem uma conta, é só acessar o aplicativo e escolher a opção “Cadastrar-se para uma conta comercial”. Depois, é só escolher a opção que mais se aproxima do seu perfil: o de criador de conteúdo ou de empresa.

Independentemente da opção que você escolher, o próximo passo é preencher algumas informações relevantes sobre o seu negócio. Depois disso, será solicitado para “Entrar com o Facebook” e você precisará vincular a sua nova conta com essa outra rede social para que consiga administrar os anúncios que fizer.

Aqui é importante frisar que não é mais preciso integrar a sua página do Facebook automaticamente para que você crie uma conta comercial no Instagram. Você pode criar o seu perfil normalmente e só depois fazer a integração.

O próximo passo é escolher a categoria que a sua conta comercial representa. O próprio Instagram sugere algumas opções, então você só precisa escolher a que melhor define o seu negócio.

Depois que fizer isso, a sua conta comercial já estará criada e pronta para ser utilizada. É importante seguir esse passo a passo porque só assim o Instagram liberará as funcionalidades e as métricas para que você consiga avaliar a sua estratégia de marketing e fazer os devidos ajustes de acordo com os resultados.

A importância do Instagram para negócios

É importante que você tenha uma conta comercial no Instagram porque, além de aproveitar todos os benefícios que ela oferece, você mostrará aos seus seguidores uma postura muito mais profissional. Além disso, segurança, credibilidade e facilidade são fatores essenciais para qualquer negócio e é exatamente isso que essa ferramenta oferece.

Com um Instagram comercial, você também pode escolher como quer que os seus clientes entrem em contato — seja por mensagem, WhatsApp, telefone ou e-mail — por conta do botão dedicado logo abaixo da sua bio que aparece ao lado do botão de seguir. Além disso, quem visitar seu perfil também tem acesso a outras informações, como o endereço da sua loja, caso você também tenha um espaço físico.

Aqui, também é importante pontuar que quando a sua marca atingir um certo nível de relevância, as pessoas comentarão sobre ela — e a maioria vai utilizar o Instagram para isso. Então, se você já tiver uma conta comercial nessa rede social, já saberá de antemão quem são essas pessoas, o que elas estão falando sobre a sua loja e, a partir daí é possível fazer parte dessa conversa.

Com isso, você toma a narrativa para si ao invés de deixar os outros falarem em nome da sua marca. Você pode argumentar e construir uma relação direta com os seus seguidores. Por esse motivo, é melhor que já se prepare para quando isso acontecer.

Quais são as principais vantagens do uso do Instagram para negócios?

Existem várias vantagens em usar o Instagram de maneira profissional. Confira as que nós selecionamos a seguir.

Link nos Stories

Os Stories são uma das melhores ferramentas do Instagram para gerar conteúdo porque o seu formato é rápido e interativo, o que combina muito com a proposta dessa rede social. Os Stories são divertidos e na sua maioria bem recebidos por quem os visualiza. E, dentro dele, existe uma função mais interessante ainda: a de inserir links externos.

Antes, essa funcionalidade só estava disponível para perfis que tinham mais de 10 mil seguidores, mas em uma atualização mais recente ela foi disponibilizada para todas as contas. Então, ficou ainda mais fácil fazer um Story sobre um produto ou uma nova coleção da sua loja e colocar o link direto para o seu público ser redirecionado diretamente para ele.

Visibilidade

Atualmente, as vendas online passaram a ser grande parte dos lucros das mais diferentes lojas — sejam elas de grande porte ou até menores. A tendência, aliás, é que os novos negócios passem a ser criados com foco exclusivo no ambiente digital. Sendo assim, ter um perfil comercial no Instagram fará com a visibilidade do seu negócio aumente consideravelmente.

Além disso, por meio do Instagram e das ferramentas que ele próprio oferece, é possível atingir clientes de localidades que você talvez nunca conseguiria se utilizasse apenas lojas físicas. Dependendo da sua estratégia, aliás, é possível comercializar seus produtos até para outros países.

Compreensão sobre o seu público

Um perfil comercial no Instagram permite que você entenda mais sobre as pessoas que consomem o conteúdo que você cria nessa rede social. Com isso, fica mais fácil ainda direcionar os seus produtos e as suas estratégias de venda para que elas atendam as vontades — e as necessidades — do seu público-alvo.

Para isso, é só verificar qual é a faixa etária das pessoas que visitam o seu perfil, a porcentagem entre homens e mulheres que seguem a sua loja por lá e a localização deles. Também é possível descobrir o número de vezes que seus conteúdos foram compartilhados, quais são os melhores dias e horários para postar e várias outras informações importantes.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade muito útil para as marcas dentro da rede social, já que facilita o processo de compra de um produto. Ela é a famosa sacolinha do Instagram que muitos lojistas desejam ter em seus perfis.

Por meio dessa função, é possível que a pessoa que visita a sua loja no Instagram toque na imagem do produto e acesse as principais informações relacionadas à compra. Para ter acesso a ela, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter um produto elegível pela plataforma e um domínio próprio para realizar as vendas. Nesse caso, a rede social funcionará como uma vitrine.

Criação de conteúdo

Por meio do Instagram — independentemente do tipo de perfil que você utiliza — é possível criar conteúdo em diversos formatos. Você pode criar posts no feed, que podem ser com uma única imagem ou em um carrossel como até 10 delas, pode utilizar Stories para criar fotos ou vídeos curtos que desaparecem depois de 24 horas, fazer lives e Reels (os famosos vídeos de até 30 segundos).

Em um Instagram comercial também é possível criar por todos esses formatos, mas a plataforma disponibiliza outras ferramentas voltadas para negócios. Com isso, você consegue agradar todos os tipos de público enquanto divulga a sua loja de uma maneira que poderá trazer ainda mais resultados positivos.

Interação com os visitantes do perfil

Quando você utiliza o Instagram corretamente, é possível criar uma relação mais próxima e genuína com o seu público. Além disso, você pode conquistá-los cada vez mais por meio de um atendimento humanizado e de qualidade.

Com essa interação, também é possível mostrar aos visitantes do seu perfil qual é a essência da sua marca, assim como os valores reais dela. Esse movimento fará com que só as pessoas eu ressoem com eles permaneçam como seus seguidores, o que tornará o processo de se aproximar deles ainda mais fácil.

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Quais são as métricas para empresas no Instagram?

Agora que você já descobriu os maiores benefícios de utilizar o Instagram para negócios, precisa conhecer quais são as métricas mais utilizadas para medir o sucesso da sua estratégia de comunicação. A seguir, confira algumas delas.

Cliques no site

Como você vai usar a sua conta no Instagram para negócios, gerar tráfego externo — principalmente para a sua loja online — é muito importante. Por isso, estar de olho no número de cliques no site é extremamente relevante.

Essa métrica você consegue visualizar na aba Atividade logo abaixo de “Visitas ao perfil”. Lá, você encontra a quantidade de pessoas que clicaram no link da sua bio. O Instagram oferece um comparativo entre os 7 dias passados e esses números podem indicar quais conteúdos direcionaram melhor os usuários para o endereço que está fixado no seu perfil. Por isso é extremamente importante caprichar na sua bio!

Impressões

A métrica de impressões mostra quantas vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas — independentemente se elas estão vendo pela primeira ou pela décima vez. Ela é muito confundida com a métrica de alcance, que mostra a quantidade de perfis únicos que visualizaram seus posts durante o período que você for analisar.

É por isso que a quantidade de impressões sempre será maior que a de alcances. Aqui, é interessante pontuar que ambas são um bom ponto de partida para comparar quais dos seus conteúdos estão atingindo mais pessoas — ou seja, contas únicas — e quais posts estão sendo mostrados para os mesmos usuários mais de uma vez.

Alcances nas publicações

Como já mencionamos no item acima, o alcance nas publicações mostra a quantidade de contas únicas que visualizaram uma publicação, mas não é só isso. Além de revelar quais são os melhores conteúdos da sua conta — já que ele também é relacionado com o total de compartilhamentos, o que gera novas visitas — esse dado também mostra quais hashtags, marcações de perfis e localizações funcionam melhor.

Uma característica interessante dessa métrica é que, além de ser visualizada em modo comparativo no menu do seu perfil, é possível visualizá-la de forma única em cada publicação. Para isso, é só selecionar um post e clicar em “Ver Informações”.

Na nova tela, é possível ter acesso um dado bem interessante, que é o alcance de contas que visualizaram o post, mas que não seguem o perfil. Com essa informação em mãos, você pode pensar em estratégias para que essas pessoas passem a seguir o perfil da sua loja.

Visualizações do perfil

O número de visualizações é a métrica que apresenta a quantidade de visitas que o seu perfil recebeu dentro do período analisado. Uma boa característica dessa funcionalidade é que é possível comparar os dados com períodos anteriores de forma bastante simples.

Além disso, também é possível avaliar as estratégias utilizadas para atrair mais visualizações para a conta. Consequentemente, com isso você pode determinar de que maneira esses resultados podem ser aprimorados.

Aqui, é importante pontuar que a frequência de postagens faz muita diferença para receber mais visitas no perfil e para que você consiga analisar os dados com mais clareza. Isso porque se a sua conta ficar muito tempo sem publicar nada, poucas pessoas vão conhecer o seu perfil e ter interesse em visitá-lo.

Como você pôde perceber, o Instagram para negócios é uma ótima ferramenta que oferece diversos benefícios para os lojistas. Com as informações deste post, você já conseguirá mudar o seu perfil para comercial e já saberá analisar todas as métricas mais importantes para ter ainda mais resultados positivos no seu negócio.

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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