O Instagram Insights nos permite analisar as características e o comportamento do público nas postagens do Instagram. Por meio de métricas, como cliques, compartilhamentos, alcance e impressões, conseguimos descobrir se nossas ações estão dando resultado e como melhorá-las.
Quer saber se a sua estratégia no Instagram está dando resultado ou ter mais ideias para melhorar a sua divulgação e conseguir mais seguidores? Você precisa conhecer o Instagram Insights!
Quem já tem uma conta comercial na rede social, provavelmente deve ter notado o recurso no menu do aplicativo e nas postagens. A ferramenta está logo ali, a um clique de distância, mas muita gente não nota ou se assusta com os números e gráficos. Parece complicado, não é? Mas não é!
Na realidade, o Instagram Insights é muito simples de usar. Você só precisa entender as métricas básicas que ele apresenta para começar a analisar o desempenho da sua marca na rede social, e neste artigo te ensinamos a analisar todas elas!
Com esse conhecimento, você poderá aprimorar as suas ações de divulgação, aumentar o engajamento das suas postagens, obter mais retorno nos seus anúncios e fazer a sua marca crescer de verdade na internet.
Continue conosco e saiba tudo sobre o Instagram Insights!
O que é o Instagram Insights?
Antes de te ensinar como ver os insights do Instagram e como analisá-los, é importante que você entenda o que esse recurso é, principalmente se ainda não está habituada com as tecnologias do Marketing Digital.
O Instagram Insights é o que chamamos de ferramenta de web analytics. O nome parece sugerir algo muito complexo, mas, na verdade, o objetivo dessas plataformas é justamente simplificar as informações e torná-las fáceis de visualizar e entender.
Tal como outras ferramentas da categoria, o Instagram coleta uma enorme quantidade de dados em cada conteúdo postado, e analisar todo esse volume de informações sem nenhum filtro seria algo extremamente difícil e exaustivo.
É aí que entram os analytics, serviços que organizam esses dados em categorias, ou métricas, e os apresentam de uma forma didática, geralmente com símbolos, ilustrações e gráficos.
O objetivo do Instagram Insights, especificamente, é ajudar os perfis comerciais do Instagram a crescerem na rede social. Sendo assim, todas as informações reunidas na ferramenta são relacionadas a marketing, vendas e relacionamento.
Você poderá conhecer melhor o perfil da sua audiência (como gênero, idade e localização), bem como analisar o comportamento dessas pessoas ao interagirem com o seu conteúdo.
De maneira geral, a ferramenta é um suporte informativo para melhorar as suas decisões em relação ao seu negócio dentro do Instagram, embora os dados também beneficiem suas ações fora da rede social.
O que é preciso para usar a ferramenta?
O Instagram Insights é um recurso dentro da plataforma do Instagram e, assim como todos os demais serviços da rede social, é totalmente gratuito. Outro ponto importante é que a ferramenta só está disponível nos apps da empresa, não há como ver os insights do Instagram no desktop.
Além do aplicativo oficial, você também pode acessar o serviço usando o Facebook Business Suite, o app de gerenciamento de anúncios do Meta (o novo nome da corporação do Facebook) feito para iniciantes. Se já cria anúncios por lá, poderá acompanhar os resultados da sua estratégia no mesmo lugar.
O único pré-requisito para acesso ao Instagram Insights é ter uma conta comercial, afinal, o objetivo da ferramenta é ajudar negócios digitais, lembra?
Se ainda não tem, precisará criar um perfil business para sua marca. Só não vale misturar sua conta pessoal com a profissional, tá bom? A não ser que deseje se promover como uma influenciadora, o ideal é ter uma conta separada para o seu negócio.
Como usar o Instagram Insights?
Acessar o Instagram Insights não poderia ser mais fácil. Basta acessar o seu perfil no aplicativo do Instagram, clicar em menu (três barrinhas no canto superior da tela) e selecionar Insights.
Para quem usa o Facebook Business Suite, o processo é o mesmo, basta clicar em menu (que nesse app fica no canto inferior da tela) e depois em Insights.
Observe que, por padrão, a ferramenta exibe as estatísticas dos últimos 7 dias e estima o seu desempenho comparando esses dados com os da semana anterior. Na visão geral, estão em destaque:
- número de contas alcançadas (pessoas que viram seu conteúdo);
- número de contas com engajamento (pessoas que viram e interagiram com seu conteúdo);
- total de seguidores: crescimento da sua audiência no tempo analisado.
Se precisar, você pode analisar informações de períodos anteriores. Basta clicar no menu de opções de datas (que para você deve estar como “Últimos 7 dias”) e selecionar o período que deseja analisar no calendário.
O Instagram também permite conferir dados básicos (como número de curtidas, comentários, compartilhamentos e visitas ao perfil) diretamente na postagem. Basta acessar o conteúdo que deseja analisar e clicar em Insights.
Se você criou ou migrou para um perfil comercial recentemente, saiba que o Instagram Insights só exibirá os dados a partir da data que a conta empresarial foi criada. Ou seja, publicações anteriores feitas com a sua conta pessoal, mesmo que pública, não entrarão nos relatórios da ferramenta.
Quem está começando pode não ter nenhum dado disponível ou pouquíssimos, não tem problema. O Instagram só exibe dados demográficos quanto, no mínimo, 100 pessoas interagem com o seu conteúdo.
A medida que fizer novas publicações e lives, mais dados serão integrados ao seu Insights e mais ricas e precisas serão as suas análises. Sendo assim, capriche na produção de conteúdo!
Como usar o Instagram Insights?
Certo, você já sabe o que é Instagram Insights e como acessar a ferramenta. Agora é hora de entender exatamente o que as informações exibidas nele representam. Vamos lá?
Métricas básicas do Instagram Insights
A melhor forma de entender as métricas do Instagram é analisando quais delas são indicadas para cada tipo de conteúdo, mas, antes disso, é importante entender as bases dessa análise. No Insights, as medições se baseiam, principalmente, em três pilares:
- Alcance: o alcance é o número de pessoas que o seu conteúdo alcançou, o que te permite descobrir a repercussão das suas postagens, bem como os tipos e horários que fazem com que sua marca chegue mais longe;
- Público: como dito, o Instagram Insights revela características gerais das pessoas alcançadas em suas publicações, como idade, gênero, horários de maior atividade na rede social, quais delas se tornaram seguidoras ou interagiram com suas postagens etc;
- Conversão: em marketing digital, a conversão acontece toda vez que o usuário faz aquilo que gostaríamos que ele fizesse, como acessar o seu perfil, se tornar um seguidor, acessar o seu site ou fazer uma compra em sua loja virtual.
Entendidos esses pilares na análise de dados, fica mais fácil entender as informações coletadas sobre cada tipo de conteúdo no Instagram, e é isso que apresentamos nos tópicos a seguir.
Métricas para publicações do feed
Se você tem um site, um blog ou e-commerce, as publicações geralmente são o meio mais utilizado para levar pessoas até eles. O mesmo vale para quem usa o Instagram para vender produtos e deseja que mais pessoas acessem seu perfil para conferir suas ofertas.
No Instagram Insights, você consegue visualizar diversas informações para analisar o desempenho das suas publicações e melhorá-las a fim de obter melhores resultados. Os dados exibidos na ferramenta são:
- Curtidas: total de likes (ou coraçõezinhos) que seus post receberam;
- Comentários: número de comentários feitos em suas postagens;
- Salvamentos: total de pessoas que salvaram a sua publicação em suas contas no aplicativo;
- Compartilhamentos: quantidade de vezes que algum usuário compartilhou seu post (seja no feed, em stories ou por direct);
- Contas alcançadas: número de pessoas que viram a sua publicação (incluindo aquelas que só visualizaram, mas não interagiram);
- Impressões: número de vezes que alguém viu a sua publicação (considerando, nesse caso, que uma única pessoa pode tê-la visualizado mais de uma vez);
- Origem das impressões: número de vezes que sua publicação foi exibida em cada seção do Instagram, como perfil, páginas de hashtags, feed, explorar, notificações e outros;
- Cliques: total de pessoas que clicaram na publicação, no link da sua biografia ou em algum outro botão inserido na sua postagem;
- Visitas ao perfil: número de pessoas que chegaram até o seu perfil por meio da sua publicação.
Métricas para Stories
Analisar o Insight para Story do Instagram é um pouco diferente, mas a lógica geral dos dados é a mesma. Como você sabe, as características desse tipo de conteúdo são um pouco diferentes, por isso algumas métricas específicas entram na análise além das usuais. As informações coletadas são:
- Impressões: número de vezes que o conteúdo foi visualizado, tal como no feed;
- Compartilhamentos: total de vezes que o seu story foi compartilhado;
- Respostas: número de vezes que alguém interagiu com a sua postagem, seja com uma mensagem, seja com um emoji;
- Visitas ao perfil: total de vezes que alguém clicou na foto do perfil ou nome de usuário no story para acessar o seu perfil;
- Contas alcançadas: número de pessoas que viram o seu story;
- Seguidores: total de contas que começaram a seguir o seu perfil depois de visualizar o seu story;
- Avançar: número de vezes que alguém clicou na tela para ver o próximo story;
- Voltar: número de vezes que alguém clicou para ver o story anterior;
- Próximo story: número de vezes que alguém deslizou a tela para ver o próximo story do feed (de outro perfil);
- Saídas: número de vezes que alguém clicou para sair do seu story, retornando para o feed ou para a página inicial do Instagram.
Vale destacar que mesmo após o seu story desaparecer, os dados da publicação são mantidos em seu painel no Instagram Insights.
Métricas para Reels e Lives
Em meados de 2021, o Instagram passou a exibir métricas também para Lives (transmissões ao vivo) e Reels, a nova seção de vídeos curtos da plataforma na qual o conteúdo não desaparece (se postado no perfil) e pode ser criado com arquivos da galeria do seu smartphone.
As principais métricas para Reels são:
- Reproduções: total de vezes que o vídeo foi reproduzido, tal como as impressões nos outros conteúdos;
- Contas alcançadas: número de contas que visualizaram o seu Reels;
- Curtidas: total de curtidas no seu vídeo;
- Comentários: número de comentários postados no seu Reels;
- Compartilhamentos: total de vezes que seu vídeo foi compartilhado em qualquer seção do Instagram;
- Salvamentos: número de vezes que alguém salvou o Reels em sua conta.
Nas transmissões ao vivo, além das métricas de alcance, público e conversões gerais, o Instagram Insights exibe uma seção para as “Interações ao vivo”. São elas:
- Comentários: total de comentários feitos durante a live;
- Compartilhamento: total de compartilhamentos durante a live.
Tal como nos stories, os dados permanecem no app mesmo se o conteúdo desaparecer. E nas transmissões ao vivo que ficam disponíveis no seu perfil, novos dados são integrados à análise com as pessoas que acessam a live posteriormente.
Atenção: só saber as métricas não adianta!
Como você pôde perceber, as métricas do Instagram são muito intuitivas. Entretanto, apesar de serem fáceis de entender, apenas esses dados não são suficientes para direcionar as nossas ações de marketing.
Intuitivamente, compreendemos que quanto mais curtidas, compartilhamentos ou comentários, por exemplo, melhor. No entanto, isso nem sempre é verdade. Se o seu principal objetivo é conseguir mais seguidores, por exemplo, de nada adianta criar um conteúdo viral se as pessoas só interagirem e não começarem a seguir o seu perfil.
O mesmo vale para quem deseja fazer mais vendas em sua loja, mas cria conteúdos muito genéricos. O resultado disso são muitos acessos, mas poucas ou nenhuma venda.
Quando uma métrica parece ser algo bom, mas agrega muito pouco ou nada ao nosso negócio, a chamamos de “métrica de vaidade”. Precisamos tomar muito cuidado com elas!
Voltamos, mais uma vez, ao objetivo dessas análises, que é melhorar os resultados do seu negócio. Mas que objetivos são esses, afinal?
Um influenciador ou empresa pode crescer de várias maneiras no Instagram. Na maioria das vezes, o que eles buscam é:
- Crescer a audiência: aumentar o número de seguidores ou usar a rede social para obter mais acessos em outro canal, como uma loja online;
- Construir autoridade: tornar-se uma marca que as pessoas consideram forte e confiável;
- Aumentar as vendas: transformar seguidores em clientes por meio de ações de atração e divulgação;
- Fidelizar clientes: criar relacionamento com seguidores e clientes para que continuem acompanhando seu conteúdo, interagindo e comprando.
Essas são sugestões gerais. Você pode criar objetivos e metas específicas para o seu negócio. O importante é saber onde pretende chegar e desenvolver uma estratégia para chegar lá.
É aí que as métricas do Instagram Insights passarão a fazer sentido, pois poderá identificar quais delas são realmente relevantes e quais não fazem sentido na sua divulgação.
Quais são os benefícios dessa ferramenta?
Por fim, não poderíamos deixar de citar as vantagens que o Instagram Insights oferece ao seu negócio. Abaixo, você confere os principais benefícios de usar a ferramenta!
Conhecer a sua audiência
Essa é, sem dúvidas, a maior vantagem que um serviço analytics pode oferecer a um negócio. Conhecendo melhor o seu público, você pode descobrir o que realmente o interessa, o que ele busca e quais problemas ele deseja resolver.
Com esse conhecimento, conseguimos criar personas, personagens baseados em informações reais da sua audiência que descrevem com uma enorme precisão o cliente ideal do seu negócio.
Essa persona deve ser a sua principal referência na definição da linguagem e das ações de divulgação da sua marca. Além disso, elas são excelentes parâmetros para a sua produção de conteúdo, pois podem tornar a sua comunicação muito mais verdadeira e próxima nas redes sociais.
Analisar e expandir a sua audiência
Trabalhar com dados é identificar padrões, isto é, encontrar características que se destacam ou parecem exercer influência nos seus resultados. Se o seu objetivo é aumentar a sua audiência sem investir em anúncios, por exemplo, você pode usar o Instagram Insights para descobrir quais tipos de publicações e horários mais geram compartilhamentos.
Dessa forma, basta estudar esses conteúdos e criar outros semelhantes para multiplicar seus resultados. O mesmo processo pode ser feito para as publicações que geram poucos compartilhamentos, só que, nesse caso, você deve identificar o que está dando errado para não cometer o mesmo erro nas postagens seguintes.
Entender como seu público se comporta
Além do alcance, podemos descobrir o que as pessoas mais gostam ou o que não gostam em nosso conteúdo. O Instagram é uma rede social focada em engajamento e, por isso, são aqueles conteúdos com maior número de interações, os que costumam indicar maior interesse das pessoas.
Nesse tópico, porém, entra o cuidado com as métricas de vaidade. Nem sempre a publicação que tem mais sucesso é aquela que dá o melhor resultado. Você deve sempre focar nos seus objetivos.
Se a sua intenção for ganhar mais seguidores, por exemplo, seu parâmetro deve ser o crescimento do número de seguidores no seu perfil.
Entender se sua marca está sendo reconhecida
De nada valerá o seus esforços produzindo e criando conteúdo se a sua marca não estiver sendo reconhecida, não é mesmo?
Essa é mais uma vantagem do Instagram Insights, que nos permite entender se o nosso marketing na rede social está indo na direção certa, bem como identificar meios de colocá-lo “nos trilhos” novamente, caso seja necessário.
Observe que essa é também uma forma de evitar prejuízos, afinal, produzir conteúdo dá trabalho, é um investimento de tempo e dinheiro do seu negócio. Somente com uma estratégia bem planejada e estruturada que conseguimos garantir que os nossos esforços realmente serão convertidos em resultados.
Aumentar o retorno dos seus anúncios
Anunciar no Instagram é quase sempre essencial para crescer na plataforma, principalmente se ainda não tem uma audiência sólida na rede social. Os anúncios permitem um resultado imediato, mas exige consistência nos investimentos.
Assim como nas suas publicações normais, os dados gerados pelos seus conteúdos patrocinados devem ser analisados com cautela de modo que você consiga obter o melhor retorno possível desse tipo de divulgação, sobretudo por ela exigir pagamento direto.
Nesse caso específico, são as métricas de conversão (como cliques no post, no perfil ou em uma página do seu site) que mais merecem a sua atenção.
Melhorar a sua produção de conteúdo
Como dito, os Insights nos permitem entender quais temas geram interesse no seu público e essa é uma ótima forma de obter novas ideias de conteúdo. Muitos empreendedores têm dificuldade para definir quais postagens fazer, como fazer ou quantos posts publicar, e os dados podem nos ajudar a montar uma linha editorial eficaz no Instagram.
Entenda, porém, que fazer marketing nas redes sociais é um processo muito dinâmico. O comportamento do seu público muda de acordo com os acontecimentos da sociedade e as transformações do mercado.
Por isso é importante não interromper as suas análises jamais. Esse trabalho deve fazer parte da rotina do empreendedor, que deve se esforçar para acompanhar essas mudanças e incorporá-las na sua empresa.
O Instagram Insights é uma ferramenta de marketing que pode te ajudar muito nessa tarefa com uma enorme variedade de dados que te permitem entender o seu público e aprimorar as suas ações de divulgação. E o melhor, tudo isso de graça e na palma da sua mão!
E já que estamos falando em crescer e melhorar os resultados nessa rede social, que tal conferir mais um conteúdo sobre assunto? Continue no nosso blog e descubra agora como aumentar o engajamento no Instagram!