O naming é um processo fundamental para a identidade da sua marca, ele define como ela será lembrada e ajuda a orientar seu branding. Confira a importância e melhores estratégias para definir o seu!
Criar um nome para a sua empresa não é uma tarefa simples. Para fazer isso de maneira bem sucedida, é importante agregar e conciliar pontos como o branding, identidade visual, características do negócio, etc.
Esse processo criativo é chamado de naming. Basicamente, significa definir o nome da sua empresa.
Porém, para desenvolvê-lo da melhor forma, existem etapas fundamentais, que envolvem a gestão e o posicionamento de marca, a relação com os clientes e muito mais.
Entenda melhor a importância do naming, como fazê-lo e seus processos relacionados:
O que é Naming?
Naming é o processo de criação do nome da sua marca, negócio, produtos, serviços e ideias.
O termo vem do inglês e, traduzido para o português, significa “nomear”. Essa etapa do negócio pode parecer simples, mas é necessário considerar diversos fatores para ser bem desenvolvida.
O naming inclui etapas criativas, de marketing e gestão de negócio ao elaborar o nome da sua marca. Ele será a sua assinatura e deve trazer características da marca.
Isso porque o nome da sua empresa forma um retrato na mente dos clientes, portanto é fundamental que esse retrato expresse a sua missão, valores, ideais e características da sua loja.
Para isso, não é necessário que o nome seja grande ou detalhado, mas sim que sejam empregadas estratégias para que o naming possa englobar tudo o que você deseja expressar nesse retrato mental dos clientes.
Dar nome a sua marca é um dos passos mais importantes para consolidá-la no mercado e se posicionar frente aos consumidores e concorrentes.
Assim, você se aproxima do seu público e pode elaborar os detalhes da sua empresa conforme a orientação vinda do processo criativo e executivo do naming.
Como acontece esse processo?
O processo criativo do naming deve considerar como você deseja ser representado no mundo dos negócios.
Com isso, você pode aliar as estratégias de branding ao processo criativo e construir um nome que entregue as suas características e se conecte às estratégias de marketing escolhidas para a sua empresa.
O naming pode ser o divisor de águas entre uma empresa icônica e bem sucedida e uma empresa que não se faz presente na memória dos consumidores.
O processo do naming pode ser baseado em alguns passos:
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Impressão
O nome da sua empresa deve provocar uma boa impressão nos consumidores, repercutindo positivamente na visão deles sobre a sua marca.
Esse é o primeiro passo para que você se torne referência na área em que trabalha.
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Precisão
É importante que o nome da sua empresa seja preciso, entregando a ideia que vende, ou o produto/serviço com que você trabalha logo de cara.
Dessa forma, você alia o impacto à entrega do caráter do seu negócio e cria uma imagem precisa sobre a sua empresa na mente dos clientes.
Outro ponto importante incluído na precisão é criar um nome simples e conciso.
Nomes mais curtos tendem a gerar um efeito positivo na memória dos clientes, além de ser mais fácil criar uma identidade visual para eles.
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Posicionamento e profundidade
Ao desenvolver o processo criativo de naming, você precisa pensar em entregar o posicionamento da marca no nome.
Como a sua marca deseja se posicionar no mercado? Como aplicar isso ao nome da marca? Quais detalhes podem ser incluídos para trazer esse ponto à tona?
Ao pensar em posicionamento e profundidade, você visualiza quais significados e associações o nome traz para a sua marca.
É importante que ele se alinhe às práticas e valores do seu negócio. Um bom exemplo é a rede de academias Smart Fit.
Apesar de conter um estrangeirismo, o nome deixa claro que se trata de uma empresa que lida com imagem, corpo e peso.
Além disso, está conectado aos valores de inovação, tecnologia e autocuidado, norteadores do trabalho da empresa.
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Aparência
Outro ponto interessante a se considerar ao desenvolver o naming é a aparência. O nome ficaria legal no formato visual? Como seria a logomarca?
Esses detalhes fazem parte do processo criativo e devem ser considerados, porque após escolher o nome você certamente precisará construir a identidade visual da marca.
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Memorização
O nome da sua empresa deve ser fácil de memorizar, porque sempre que for buscar por ela é importante que o cliente se lembre dele.
Mesmo que seja um nome grande, se ele for impactante e de fácil memorização, o cliente vai se lembrar dela.
Imagine que você trabalha com roupas íntimas e escolhe um nome de difícil memorização.
Ao buscar a sua loja, o cliente não se lembra do nome dela e pesquisa por “loja de roupas íntimas”… quantos resultados ele pode encontrar? Diversos! E ali terá contato com a sua concorrência.
Portanto, escolha um nome marcante para evitar esse tipo de problema e se manter conectado aos seu público-alvo.
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Significado
O nome da sua marca deve trazer o significado da mesma, transmitindo sua mensagem e ideal.
Mesmo que você use uma ideia inovadora, lembre-se que ela deve carregar o significado que sustenta a sua marca e, ainda, entregar isso para o seu público.
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Clareza
O nome da sua empresa deve entregar clareza e evitar interpretações duplas, piadas ou trazer conotações que possam ser interpretadas negativamente.
Lembre-se que você visa propagar a sua marca e seus ideais, portanto um nome claro na fala e escrita pode ser a solução para isso.
Essa proposta pode ser alterada em alguns casos, em que é possível trabalhar com o lúdico e conotações dúbias como estratégia de marketing. Mas, se este não for o caso, evite.
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Ser atemporal
O naming deve ser consolidado com base em um registro atemporal, que se faça presente ao longo do tempo e converse com o desenvolvimento da sua empresa.
Por isso, evite incluir datas no nome, ou quaisquer outros detalhes que, com o passar do tempo, se mostrem obsoletos e possam prejudicar a sua marca.
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Registro disponível
O registro de marca é algo fundamental para manter a sua empresa funcionando conforme o regimento empresarial de nosso país.
Portanto, lembre-se de conferir a disponibilidade do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Isso previne problemas e prejuízos no futuro.
Agora que você entendeu o que é e quais os processos necessários para desenvolver bem o naming da sua empresa, fique por dentro de mais detalhes para desenvolver o melhor processo criativo:
Em que o Naming se baseia?
O naming se baseia em detalhes e características únicas do seu negócio e do meio em que ele vai se inserir.
Para construir um processo criativo que considere completamente a importância do naming você deve avaliar alguns pontos-chave, como:
- Nicho de mercado onde a sua marca se encaixa;
- seu público-alvo;
- estratégias branding;
- sua gestão de negócios;
- seu plano de marketing;
- a identidade da sua marca;
- desejos e buscas dos consumidores.
Ao considerar esses pontos, você pode começar a construir o naming e desenvolver os detalhes da sua marca.
Qual a importância do naming?
A importância do naming está ligada aos objetivos da sua marca e como você quer que ela seja lembrada pelos clientes.
Além disso, o nome da sua marca estabelece o seu posicionamento no mercado.
Analise os fatores internos e externos que vão impactar o seu negócio, identifique em qual ramo do mercado ela se insere e conheça o seu público-alvo.
Dessa forma, você consegue criar um nome original que te diferencie dos demais e proporcione uma boa percepção dos clientes sobre a sua empresa.
Com tudo isso, você diminui erros e problemas que envolvem a identificação dos consumidores com a sua marca e se destaca diante da concorrência.
Quais os tipos de nomes?
Existem diferentes tipos de nomes para marcas. Ao empregar as melhores estratégias do naming, você deve considerar qual é a melhor opção para a sua empresa:
1-Descritivos
Os nomes descritivos, como o próprio nome diz, são aqueles que transmitem o produto e serviço da empresa, literalmente.
Um bom exemplo é o Mercado Livre, que deixa claro qual a sua função e com o que trabalha.
Esse é um dos maiores marketplaces do mundo, que realmente funciona como um mercado livre, onde é possível encontrar uma variedade de itens e produtos.
2-Associativos
Os nomes associativos são aqueles em que se sugere o tipo de produto ou serviço com que a marca atua.
Eles também se alinham ao posicionamento da marca e refletem alguns de seus aspectos.
Como exemplo é possível citar a Natura e O Boticário, em que os consumidores associam o nome da marca ao tipo de produto vendido, no caso são, principalmente, itens de cosmetologia natural e perfumaria.
3-Siglas
Usar siglas para construir o naming pode ser uma boa ideia, especialmente quando se trabalha em um nicho específico ou restrito.
Geralmente, as siglas são a abreviação de um nome descritivo, sendo usadas para facilitar a compreensão do público.
Um exemplo interessante é a PUC, que, na verdade, chama-se Pontifícia Universidade Católica. A empresa usou a abreviatura para simplificar seu nome e trabalhar a sonoridade, além de ser mais memorável.
4-Combinações
Nomes feitos por meio de combinações também são boas opções para o naming.
Você pode combinar o seu produto ou serviço ao seu nome, ou conduzir outras combinações.
O Magazine Luiza, ou Magalu, pode ser citado como exemplo. Ele é a junção do nome da fundadora da empresa, Luiza Trajano, à palavra Magazine.
5-Abstratos
Os nomes abstratos são aqueles inventados, mas que têm um propósito único para a marca.
O Google, Instagram e Twitter usaram essa estratégia e, atualmente, são marcas gigantes e muito lembradas entre os clientes.
Você também pode aliar as estratégias sugeridas aqui para desenvolver um bom processo de naming.
Pense no tipo de legado que deseja construir com a sua marca e trabalhe nisso, em paralelo à análise de concorrência e estratégias de marketing.
Com isso, certamente você conseguirá construir um nome forte e que tenha a sua assinatura para a sua marca.
Como saber o que a marca deseja transmitir?
Saber qual mensagem a sua marca deseja transmitir é uma etapa relevante para o processo de naming.
Se você entendeu a importância do naming, certamente notou que os seus ideais são o ponto-chave para desenvolver o nome da marca e estabelecer uma boa relação com os clientes.
Para saber o que a marca deseja transmitir, você deve realizar uma análise da empresa.
Com essa ferramenta, você conseguirá conhecer melhor o seu próprio negócio e desenvolver o naming com base em suas características únicas.
Você precisa se perguntar: o que a sua empresa vai comunicar ao público? Como será feita essa comunicação?
Dessa forma, você pode criar uma breve descrição do seu negócio, pensando nos valores, ideais, missão e objetivos a curto e médio prazo.
Para nortear a sua análise, você precisa estudar o seu público-alvo. Conheça as dores e desejos dos seus clientes para, então, desenvolver um meio de se apresentar como solução.
Estude os seus concorrentes, avalie os nomes das marcas e pense qual deles é o melhor, e por qual razão você considera isso.
Como escolher o nome da marca?
Para escolher o nome da marca, você deve trabalhar nas etapas criativas e práticas do processo de naming.
Conhecer o seu negócio é fundamental para nomeá-lo. Você precisa ter valores, ideais, missão e objetivos bem consolidados antes de partir para a prática.
Para facilitar, você também pode seguir esses passos:
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Alinhe as estratégias
Quando for desenvolver o naming, lembre-se de aliar as suas estratégias de marketing e branding à análise da empresa.
Com isso, você conseguirá criar o melhor nome, conforme as características da sua empresa e o projeto que deseja empregar e construir para o seu negócio.
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Considere o seu público-alvo
Você precisa considerar o seu público-alvo, porque o naming é desenvolvido para criar uma imagem da sua empresa na mente dos seus consumidores.
E para fazer isso da melhor forma, é importante que você conheça os seus clientes, se necessário faça uma pesquisa de mercado.
Você também precisa entender a diferença entre público-alvo e persona, para trabalhar de maneira mais específica com cada um deles.
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Pense em causar impacto
Os nomes de marcas devem causar impacto, sempre focando no lado positivo.
Assim, ele se destaca na mente dos clientes, que vão sempre se lembrar da sua empresa ao buscar produtos e serviços em determinados segmentos.
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Considere a facilidade de escrita e pronúncia
Nomes mais simples de escrever e pronunciar são mais fáceis de lembrar e divulgar. Portanto, evite estrangeirismos e complicações!
Imagine que você está vendendo um produto de uso cotidiano, que chega para pessoas de baixa e média escolaridade… faz sentido colocar um nome em outro idioma, que seja difícil de entender e pronunciar? Não.
Nem sempre nomes grandes e complexos causam impacto positivo, que é exatamente o que você está buscando.
Tente se ater aos nomes que são fáceis de pronunciar e escrever. E se decidir optar por estrangeirismos, avalie se eles se encaixam nessa proposta.
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Inove
A importância do naming envolve criar o nome com inovação e inteligência.
Por isso, nada de copiar ou imitar nomes de outras empresas, especialmente dos concorrentes!
Você precisa construir a identidade da sua marca de uma forma única, que será bem específica e característica.
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Analise se o som é agradável
Investir em um nome cuja pronúncia seja leve, agradável de falar e ouvir é uma ótima estratégia.
Você pode aliar essa ideia aos detalhes da sua marca, para identificá-la com um nome que produza um som agradável aos ouvidos e se mostre descomplicado.
Pense nos gigantes do mercado: Amazon, Shopee, AliExpress, Mercado Livre… são nomes fáceis de lembrar e agradáveis de ler e ouvir.
Outro bom exemplo, novamente, é o Magazine Luiza, que pode ser um nome complicado de falar.
Ao perceber isso e aplicar estratégias de naming, a marca se atualizou e criou o mote “Pra você é Magalu!”, que aproxima a empresa do público com uma sonoridade mais agradável e simples.
Como uma escolha de nome ruim pode atrapalhar a empresa?
Como já pontuamos, a importância do naming envolve o posicionamento e como a sua empresa será lembrada pelos consumidores.
Assim, escolher um nome ruim pode afetar diversos aspectos do seu negócio. A sua marca pode ser apenas mais uma, sem destaque no mercado.
Ou, ainda, pode acontecer de você não transmitir a imagem e os ideais da sua empresa.
Tudo isso pode ser prejudicial a curto ou longo prazo, definindo se a sua empresa será, ou não, bem sucedida.
Portanto, faça um bom processo de naming, associado às estratégias de marketing e branding, sempre buscando aprimorar o trabalho e as características do seu empreendimento!