Gestão

Qual o horário de funcionamento dos correios?

Imagem ilustrativa de horário de funcionamento dos correios

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O horário de funcionamento dos Correios é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, em todo o Brasil, com funcionamento definido pela sede da empresa em Brasília.

Os Correios, em todo território brasileiro, costumam ter o seu funcionamento definido pela sede da empresa em Brasília, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Os serviços dos correios possuem uma estrutura de funcionamento delimitada, a qual opera de maneira eficaz por todo território nacional e, inclusive, internacional, sendo estes responsáveis por administrar a logística de cartas, encomendas, diversos produtos e serviços. Normalmente o seu funcionamento, definido pela sede da empresa em Brasília, consiste no horário de atendimento de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h.

Nas agências dos correios, inclusive nas agências franqueadas, o horário pode mudar de localidade para localidade. Geralmente o atendimento das agências é das 09:00 às 17:00. Em algumas dessas agências  franqueadas, o horário é de segunda a sexta das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00. 

Caso você queira saber mais sobre os correios e demais serviços oferecidos por eles, a Bagy te convida a ler esse post. Vem com a gente!

O que são os correios?

Os Correios são responsáveis por dinamizar e disponibilizar os serviços de qualidade que correspondam às expectativas de seus clientes de um jeito muito mais simplificado.

Os serviços dos correios possuem uma estrutura de funcionamento delimitada, a qual opera de maneira eficaz por todo território nacional e, inclusive, internacional, sendo estes responsáveis por administrar a logística de cartas, encomendas, diversos produtos e serviços. Normalmente o seu funcionamento, definido pela sede da empresa em Brasília, consiste no horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Nas agências dos correios, inclusive nas agências franqueadas, o horário pode mudar de localidade para localidade. Geralmente o atendimento das agências é das 09:00 às 17:00. Em algumas dessas agências  franqueadas, o horário é de segunda a sexta das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00. Basicamente, o funcionamento das agências de correios espalhadas por todo país costumam funcionar conforme a rotina da sua própria região, mas, caso surja alguma dúvida, recomendamos que você acesse o site do próprio correio para checar sobre a atividade da agência na sua área de domicílio. 

Como funcionam as entregas dos Correios?

Políticas de prazos e entrega dos Correios: o que você precisa saber

Os prazos de entrega dos Correios variam conforme a modalidade de frete escolhida pelo remetente. Aqui estão os principais serviços de envio dos Correios e respectivos prazos, que você pode escolher conforme a sua necessidade:

  • SEDEX Hoje: entrega no mesmo dia da postagem. Está disponível de segunda a segunda, para pacotes de até 70 cm de comprimento e até 10 kg, e pode realizar até 2 tentativas de entrega. Oferece rastreamento em tempo real da entrega.
  • SEDEX 10: entrega até às 10h do dia útil seguinte. Está disponível em dias úteis e aos sábados, para pacotes de até 100 cm de comprimento e até 10 kg, e pode realizar até 3 tentativas de entrega.
  • SEDEX 12: entrega até às 12h do dia útil seguinte. Está disponível em dias úteis e aos sábados, para pacotes de até 100 cm de comprimento e até 10 kg, e pode realizar até 3 tentativas de entrega.
  • SEDEX: entrega em até 1 dia útil. Está disponível em dias úteis e aos sábados, em todo o território nacional, para pacotes de até 100 cm de comprimento e até 30 kg, e pode realizar até 3 tentativas de entrega.
  • PAC: entrega em até 10 dias úteis. Está disponível apenas em dias úteis, em todo o território nacional, para pacotes de até 100 cm de comprimento e até 30 kg (ou 50 kg para clientes com contrato), e pode realizar até 2 tentativas de entrega.
  • Correios Mini Envios: entrega em até 12 dias úteis. Está disponível apenas em dias úteis, em todo o território nacional, para objetos de até 24 cm x 16 cm x 4 cm e até 300 g, e pode realizar apenas 1 tentativa de entrega. Exclusivo para clientes com contrato.

Depois que os Correios realizam as tentativas de entrega sem sucesso, ou quando o endereço está incorreto ou incompleto, o pacote é encaminhado para a agência dos Correios mais próxima, onde o destinatário deve retirá-lo. O prazo para retirada varia conforme o serviço contratado.

Caso o destinatário não faça a retirada na unidade dos Correios, o pacote entra novamente no fluxo postal para devolução ao remetente. Se a devolução ao remetente não for possível, o pacote fica disponível para retirada por 90 dias corridos. Depois desse prazo, a encomenda é encaminhada para refugo.

Além disso, dependendo das condições de funcionamento dos Correios, como alguma greve de funcionários ou problemas nos modais de transporte, os prazos de entrega podem ser alterados.

Se você tiver problemas com os Correios, como atrasos na entrega ou avarias no objeto, deve entrar em contato com a empresa pelo Fale Conosco.

Os Correios pagam indenizações aos clientes quando ocorrem problemas na entrega — atrasos, entregas indevidas, avarias, extravios etc. — por falha da empresa. Nesses casos, ocorre uma devolução progressiva, conforme o tempo de atraso, dos valores pagos pelo serviço.

O atraso de 1 a 5 dias em uma entrega na modalidade PAC, por exemplo, gera uma indenização de 5% sobre o valor da postagem. Já uma entrega do SEDEX 10 que ocorre após às 10h do dia seguinte ao da postagem gera uma indenização de 100%.

No entanto, os Correios não pagam indenização se o problema na entrega ocorrer por caso fortuito ou força maior (enchentes, fechamento de aeroportos ou roubos, por exemplo), por erro de endereçamento ou mau acondicionamento, entre outros motivos.

Quais são os serviços adicionais dos Correios?

Além dos serviços convencionais dos Correios, você pode contar com uma diversidade de serviços adicionais, que servem para incrementar o envio e atender a necessidades específicas de postagem. Listamos aqui os principais:

Aviso de recebimento

O aviso de recebimento (AR) é uma comprovação, com validade jurídica, de que o pedido chegou ao destinatário. Pode ser solicitado na modalidade física, com a assinatura da pessoa que recebeu, ou digital, disponibilizada no Portal Correios.

Coleta programada e coleta agendada

A coleta programada ou agendada é um serviço em que os Correios pegam o pacote com o remetente em uma data combinada. Na modalidade programada, a coleta é recorrente, em uma frequência estabelecida com os Correios; já na modalidade agendada, não há recorrência. Está disponível apenas para clientes com contrato.

Grandes formatos

No serviço de Grandes formatos, o cliente pode enviar pacotes com dimensões superiores aos padrões convencionais. Nesta modalidade, o pacote deve ter entre 101 cm e 150 cm na sua maior dimensão, e entre 201 cm e 300 cm na soma total das dimensões. Está disponível apenas para pessoas jurídicas que tenham contrato com os Correios.

Manuseio especial

Caso o pacote necessite de manuseio especial, devido ao seu formato ou dimensão, os Correios também prestam esse serviço. Nesse caso, a encomenda deve ter mais de 70 cm na sua maior dimensão ou ter embalagem em formato rolo/cilíndrico ou esférico.

Mão própria

O serviço de Mão Própria garante a entrega da encomenda exclusivamente às pessoas indicadas pelo remetente. Para cada encomenda, podem ser indicadas até 3 pessoas. Assim, o aviso de recebimento (AR) é enviado com essa informação.

Pagamento na entrega

No serviço de Pagamento na entrega, o remetente indica o valor que deve ser cobrado do destinatário no momento do recebimento ou retirada do pacote. Depois, o valor recebido é enviado ao remetente, de forma online ou creditado em conta corrente.

Valor declarado

O serviço de Valor declarado garante a indenização ao remetente, em caso de avaria ou extravio do objeto, proporcional ao dano parcial ou total do conteúdo. Na maior parte das modalidades de envio, o valor do serviço é referente a 2% sobre o valor declarado.

O valor do conteúdo deve ser declarado no momento da postagem, mas não pode exceder o valor real do objeto indicado na nota fiscal ou no formulário de Declaração de Conteúdo.

Transcrição em braile

Os Correios também prestam o serviço de transcrição em braile. Em todas as agências dos Correios no Brasil, é possível transcrever cartas manuscritas ou digitadas para o braile, um recurso de acessibilidade para leitura por pessoas cegas. A transcrição é feita no prazo de até 2 dias úteis e tem um limite de duas páginas ou uma folha frente e verso.

Como funcionam as opções de envio expresso e econômico?

Frete expresso e econômico são as opções de envio que geralmente aparecem quando um cliente compra no comércio eletrônico. As transportadoras, inclusive os Correios no e-commerce, costumam oferecer opções em cada uma dessas modalidades.

Em geral, as opções de envio expresso entregam em prazos mais curtos, mas cobram mais caro por isso. As entregas podem ocorrer por meio de modais de transporte mais ágeis, e muitas vezes acontecem inclusive em sábados, domingos e feriados. Nos Correios, os serviços do SEDEX se enquadram como opções de envio expresso.

Já o frete econômico é mais barato, mas geralmente demora mais para entregar o produto. Costuma funcionar apenas em dias úteis e utiliza o transporte mais econômico para os deslocamentos. No funcionamento dos Correios, o PAC e o Mini Envios são exemplos de serviços de frete econômico.

Se você tem um e-commerce, é importante oferecer diferentes opções de frete expresso e econômico para que o consumidor escolha o que lhe convém. Alguns podem ter pressa para receber e se dispõem a pagar mais por isso, enquanto outros preferem economizar, mesmo recebendo o produto em um prazo mais estendido.

Com mais opções, você tende a diminuir as desistências e cancelamentos de compra, bem como a taxa de abandono de carrinho, que muitas vezes é motivado pelo alto valor do frete.

Qual o horário de funcionamento dos correios?

Anteriormente, já mencionamos que os correios costumam funcionar das 8h às 17h, sendo este horário sujeito a mudança a depender da região ou da agência franqueada. 

Para saber mais sobre o horário de entrega de correspondências de sua região ou do seu bairro, entre em contato com os Correios (3003-0100, contato de atendimento ao cliente dos correios) e saiba como receber uma correspondência de acordo com o horário de serviço prestado pelos correios.

Os correios abrem sábados, domingos e feriados? 

O funcionamento dos correios também costuma acontecer em dias e escalas específicas. Segundo o site do próprio correio, aos domingos e aos feriados não há expediente, nem para entregas nem para atendimento ao público. Logo, caso você queira ter acesso a esses serviços em tais dias, entenda que deverá verificar os outros momentos de funcionamento da empresa. 

Como divulgado, as agências de correio pelo país costumam funcionar de segunda a sexta das 8h às 17h e no sábado das 8h às 12h, podendo este horário estar sujeito a alteração por conta de regime especial definido por cada unidade mediante acordo firmado por gerente responsável de cada regional em seus territórios brasileiros. Com isso, te aconselhamos a não deixar entregas importantes para serem feitas nesses dois dias específicos em que o serviço postal não estará em funcionamento.

Como descobrir o horário de funcionamento na sua cidade? 

Para saber mais sobre o horário de entrega de correspondências de sua região ou do seu bairro, entre em contato com os Correios e saiba como receber uma correspondência de acordo com o horário de serviço prestado pelos correios. Caso você tenha ficado em dúvida, preparamos uma série de passos simples a serem seguidos para facilitarmos mais ainda essa busca para você.

  • Primeiro passo – Acessar o site dos correios;
  • Segundo passo – Selecione o seu estado para verificar como funciona a atuação do correio na sua região;
  • Terceiro passo – Selecione a sua cidade;
  • Quarto passo – Selecione a agência que deseja para conferir o endereço;
  • Quinto passo – Verifique os horários de funcionamento que estarão disponíveis para acesso do público. 

Ainda ficou alguma pergunta sobre? Basta só você buscar os meios de contato da agência de correio da sua região, os quais devem estar presentes na tela de início ou ao final do site que mandamos, para entrar em comunicação e saber mais sobre o quer que tenha ainda restado de dúvida.

Como calcular o prazo de entrega e o valor do frete de uma encomenda pelos Correios

Calcular o prazo de entrega e o valor do frete pelos Correios permite que você planeje melhor o envio, além de poder comparar com outras transportadoras. No site dos Correios, você pode simular o frete e ter uma ideia melhor de preços e prazos do envio.

Você deve preencher o formulário de Cálculo de preços e prazos de entrega dos Correios, com os principais fatores que afetam a entrega:

  • Data da postagem;
  • CEPs de origem e de destino;
  • Tipo de envio;
  • Embalagem dos Correios (também é possível usar embalagem própria);
  • Peso estimado do pacote;
  • Dimensões (em caso de embalagem própria)

Com essas informações, o sistema dos Correios pode calcular o prazo de entrega previsto e os valores estimados para diferentes tipos de serviço, além de informar quais estão disponíveis para a sua necessidade.

No entanto, entenda essa informação apenas como uma estimativa. O valor do envio e o prazo de entrega de uma encomenda são confirmados apenas no ato da postagem.

Documentação necessária para postagem nos Correios

Para realizar a postagem nos Correios, você precisa apresentar alguns dados e documentos à agência.

Primeiramente, é preciso endereçar e etiquetar corretamente o pacote. Na etiqueta, devem constar os dados do remetente e do destinatário: nome, endereço completo, cidade, estado e CEP. Desde setembro de 2022, os Correios exigem também que o CPF do remetente e do destinatário estejam identificados na embalagem.

No e-commerce, além da etiquetagem do pacote, é preciso também anexar a nota fiscal do produto à parte externa da embalagem. Isso é uma exigência dos órgãos de fiscalização desde 2018, a fim de garantir a procedência do produto.

Se a empresa não emite notas fiscais ou se o envio é feito por pessoa física, é necessário preencher o formulário de Declaração de Conteúdo.

Nesse documento, devem constar a identificação dos bens (conteúdo, quantidade e valor), além dos dados do remetente e do destinatário. Por meio desse documento, o remetente declara que não realiza operações de comércio nem está enviando produtos inflamáveis, explosivos, tóxicos, entre outras proibições e restrições dos Correios.

Existem ainda algumas mercadorias que exigem documentação específica, pois têm seu envio restrito pelos Correios. O envio de joias e pedras preciosas para o exterior, por exemplo, deve estar acompanhado de documentação que comprove a origem da mercadoria, além da especificação técnica do material e respectiva gramatura afixada à embalagem.

Dicas para agilizar o envio de encomendas pelos Correios

Cumprir o prazo de envio que a sua loja virtual prometeu é fundamental para a satisfação do cliente. Mas melhor ainda é superar as expectativas e entregar antes do prometido — os consumidores vão ficar mais encantados com a experiência de compra.

Você não pode reduzir o prazo que os Correios pedem para fazer a entrega, mas é possível agilizar o envio das encomendas e evitar problemas que podem atrasar a entrega. A seguir, reunimos algumas dicas para agilizar o envio dos pedidos do e-commerce e surpreender os seus clientes. Confira:

Embale corretamente os pacotes

Os Correios oferecem uma série de recomendações para as embalagens das encomendas, de maneira que elas proporcionem segurança, proteção e integridade ao conteúdo, desde a postagem até a entrega. A empresa também disponibiliza embalagens nos modelos recomendados para envio.

Se você utilizar embalagens fora do padrão, deve se certificar de que os Correios aceitam o seu uso. Caso contrário, você pode ter atrasos no momento da postagem, além de gastos não previstos.

Se a embalagem não for adequada para a segurança da encomenda, você também pode ter problemas como avarias no produto que podem gerar pedidos de devolução da compra.

Certifique-se de que o endereço está correto

Se o endereço do destinatário não estiver correto, o objeto não poderá ser entregue. Nesse caso, o carteiro identifica o motivo da baixa como “Não existe o número indicado” e “Endereço Insuficiente”.

Quando isso acontece, o objeto é encaminhado para a agência mais próxima dos Correios para retirada pelo destinatário. Portanto, verifique com cuidado se o endereço na etiqueta está correto, para evitar esse motivo de atraso na entrega.

Faça o endereçamento e etiquetagem adequados

Os Correios também oferecem um guia completo de endereçamento para identificar corretamente a sua encomenda.

Completar a etiqueta com os dados corretos contribui diretamente para a efetividade e agilidade das entregas, mas também ajuda a agilizar o despacho das encomendas, já que os Correios não precisam refazer a etiquetagem. Além disso, o sistema automatizado dos Correios pode identificar facilmente os endereços e enviar ao destinatário com mais agilidade.

Para isso, é importante não apenas verificar se os endereços estão corretos, mas também utilizar os padrões de endereçamento e utilizar corretamente os códigos de barras e informações adicionais.

Utilize o aplicativo dos Correios

Os Correios disponibilizam um app para celular que permite fazer um pré-atendimento. No aplicativo, o remetente já pode preencher os dados de envio, selecionar a modalidade de frete e já imprimir o rótulo de endereçamento, bem como a Declaração de Conteúdo.

Depois disso, a postagem deve ser feita em até 3 dias úteis. Mas o preenchimento prévio dos dados já agiliza a postagem, principalmente se você fizer o envio de várias mercadorias em uma mesma ida à agência dos Correios.

Ofereça opções mais ágeis de frete dos Correios

O PAC é a modalidade padrão de envio dos Correios, com preços mais em conta, mas com prazos mais estendidos (10 dias úteis). No entanto, existem diferentes opções no funcionamento dos Correios que oferecem mais agilidade.

No seu e-commerce, você pode oferecer as opções de SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e SEDEX para agilizar as entregas do seu e-commerce. Assim, o cliente pode escolher a modalidade que melhor atende às suas necessidades.

A entrega cada vez mais rápida — no dia seguinte, no mesmo dia ou até mesmo em algumas horas — é uma tendência no comércio eletrônico. Quanto mais rápido você conseguir entregar o pedido ao cliente, melhor!

Como rastrear uma encomenda nos correios? 

O serviço de rastreamento dos correios funciona de forma simples e eficaz. Basta acessar o próprio serviço de rastreamento fornecido pelos correios para buscar informações acerca da sua encomenda. Além disso, separamos para vocês algumas informações importantes que podem ser levadas em conta para se verificar onde sua encomenda está. Segue o fio.

  • Já fez o rastreamento do pedido?
  • Já verificou se o seu cep foi informado corretamente? (no site do vendedor);
  • Já verificou se o seu endereço foi informado de forma correta? (no site do vendedor);
  • Você está aguardando um produto de uma dessas lojas? (costuma demorar muito no Aliexpress;
  • esmo);
    • Wish;
    • Outros similares;
  • O site onde você fez a compra é confiável? Veja nossa lista de sites confiáveis:
    • Sites de compras confiáveis internacionais;
    • Sites de compra confiáveis da china.

Esperamos que tenhamos ajudado você leitor que estava buscando entender mais o funcionamento dos correios, em especial, a sua rotina de horários e informações base sobre essa linha. Viu que é muito simples?

Caso você ainda queira conferir mais notícias sobre, como de serviços de entrega que são oferecidos pelos correios, leia nosso site que te ensinaremos tudo para que você saiba muito bem quais opções de entrega você pode escolher e qual te atende melhor.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.