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Gestão

Saiba como fazer o rastreamento dos Correios para seu negócio

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de rastreamento dos correios

O rastreamento dos Correios serve para monitorar as entregas de pedidos e encomendas. No e-commerce, é um recurso importante para transmitir mais segurança ao cliente, além de permitir maior controle ao lojista.

Quem faz vendas online sabe como é importante caprichar na entrega dos produtos aos clientes. Eles querem receber os pedidos no prazo, sem avarias e sem enganos. Então, nessa etapa de entrega dos pedidos, o rastreamento dos Correios é um aliado da sua loja virtual.

Por meio desse serviço, você pode monitorar se está tudo ocorrendo bem no processo de envio dos produtos. Além disso, enquanto monitoram os passos da entrega, os clientes podem amenizar a ansiedade de receber logo as suas compras. E quem tem o costume de comprar pela internet sabe como a ansiedade é grande, não é?

Agora, vamos entender melhor o que é o rastreamento dos Correios, como funciona esse serviço e por que ele é importante no e-commerce. Siga conosco e tire suas dúvidas!

O que é o rastreamento dos Correios?

O rastreamento dos Correios é o serviço gratuito oferecido pela empresa estatal para monitorar o processo de entrega de encomendas, desde a postagem até o destino final. Qualquer pessoa ou empresa que faz um envio pode solicitar esse serviço.

O rastreamento é feito por meio de um código (ex.: AA123456789BR), que o remetente ou o destinatário podem inserir no sistema de consulta dos Correios. Esse código guarda informações sobre o andamento da entrega, com registro dos pontos pelos quais a encomenda está passando até o seu destino.

No comércio eletrônico, o serviço de rastreamento de objetos dos Correios pode ser usado pelos lojistas para controlar os envios de pedidos. Além disso, as lojas virtuais podem informar o código de rastreio aos clientes para que eles monitorem a chegada das suas compras.

Quais as vantagens do rastreamento de entregas no e-commerce?

O rastreamento dos Correios é um serviço bastante utilizado pelas lojas virtuais que trabalham com essa transportadora. A seguir, vamos entender melhor quais são as vantagens de utilizar o serviço de rastreio no seu e-commerce.

Satisfação dos clientes

Uma das principais vantagens do serviço de rastreamento de entregas é aumentar a satisfação dos clientes. Eles podem segurar a ansiedade enquanto acompanham o percurso do objeto e se sentem mais seguros com a compra quando veem que ela está a caminho.

Controle das entregas

Para o próprio lojista, ter o código de rastreamento em mãos também é uma vantagem por aumentar o controle sobre as entregas. Você pode monitorar se as encomendas estão a caminho ou se aconteceu algum problema.

Agilidade na solução de problemas

Se houver algum problema no processo de entrega, você pode identificar com agilidade em que etapa isso ocorreu e agir rapidamente. Caso você identifique algum erro ou atraso, procure entrar em contato com os Correios e avisar ao cliente que a entrega pode demorar mais que o esperado.

Prevenção de reentregas

Se o cliente acompanha o processo, ele pode se preparar para receber o pedido quando o objeto sair para entrega. Isso evita que os Correios tenham que fazer mais tentativas de entrega, o que atrasa a entrega do pedido.

Dúvidas sobre rastreamento dos Correios

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o serviço de rastreamento dos Correios.

Como funciona na prática?

O serviço de rastreamento de objetos dos Correios monitora e registra as principais etapas do processo de entrega de uma encomenda, desde a postagem até o endereço final.

Quando os objetos são postados, passam pelas unidades de distribuição e são entregues ao destinatário, o sistema dos Correios registra todos esses passos, associados ao código do objeto. Então, por meio desse código, o usuário pode consultar o andamento da entrega.

Quais os tipos de frete dos Correios?

Estes são os principais tipos de frete dos Correios, que você pode utilizar também na sua loja virtual:

·        PAC: modalidade de envio mais econômica (Prático, Acessível e Confiável). Existe ainda uma modalidade mais econômica para pequenos objetos, chamada de PAC Mini.

·        SEDEX: modalidade de entrega mais rápida. É possível escolher entre o SEDEX padrão, o SEDEX 12 (entregas em até 12h), o SEDEX 10 (entregas em até 10h) e o SEDEX Hoje (entregas no mesmo dia da postagem).

Como é um código de rastreamento?

O código de rastreio dos Correios é formado por 13 dígitos, sendo 9 números e 4 letras. Ele tem o seguinte modelo: AA123456789BR.

As duas letras iniciais informam o tipo de envio: Sedex (identificado por letras como DF, DG, DJ, DL, DM, DN etc.) ou PAC (identificado por letras como PB, PC, PD, PE, PI, PJ etc.). Já as suas letras finais informam o país de origem — se os objetos forem postados no Brasil, por exemplo, a sigla BR é usada. Já os números são aleatórios.

Como obter o código de rastreio?

O código de rastreamento dos Correios é informado no comprovante de postagem, que é entregue à pessoa que enviou a encomenda. No comprovante, você pode encontrar o código no item OBJETO, que aparece logo acima do valor pago na postagem.

Como deixar o código de rastreio registrado?

O código de rastreio só fica registrado no comprovante. Se você não quer perder esse número, é importante registrar em alguma planilha ou sistema de controle.

No comércio eletrônico, você pode ter uma integração da plataforma de e-commerce com o site dos Correios. Assim, você pode registrar o código no sistema da plataforma para que o cliente possa acessá-lo e monitorar os seus pedidos.

Se, por acaso, você perder o código de rastreio, é possível utilizar o CPF para consultar o andamento da entrega. Os Correios oferecem essa possibilidade desde 2018. Mas, para isso, é preciso informar o CPF do destinatário ou do remetente no momento da postagem.

Quais as etapas do processo de rastreio dos Correios?

O código de rastreamento dos Correios registra quatro etapas do processo de entrega. São elas:

·        Objeto postado: indica que o lojista postou a encomenda e o objeto já está com os Correios. Em alguns casos, essa etapa demora alguns dias para aparecer no sistema depois da postagem.

·        Objeto em trânsito: indica que o objeto já saiu da agência de postagem e está no caminho para um centro de distribuição mais próximo do endereço de entrega. Essa etapa pode se dividir em vários pontos, quando o objeto passa por diferentes unidades de tratamento e distribuição dos Correios.

·        Objeto saiu para entrega ao destinatário: indica que o produto saiu do centro de distribuição e está a caminho para entrega ao destinatário. Para evitar mais tentativas de entrega, é importante que uma pessoa esteja disponível no endereço para receber a encomenda, como o próprio cliente, um responsável ou a portaria do prédio, quando houver).

·        Objeto entregue ao destinatário: indica que a encomenda foi entregue no endereço do cliente, recebida por algum responsável.

Como acompanhar o rastreamento pelo site dos Correios?

É possível rastrear as encomendas pelo site e pelo app dos Correios.

Verifique se o código está completo, com 4 letras e 9 números. Depois, digite o código de verificação e acione a pesquisa. É possível pesquisar até 20 objetos ao mesmo tempo, usando vírgulas entre os códigos.

Se você não tiver o código de rastreio em mãos, pode utilizar o CPF ou CNPJ do remetente ou do destinatário da encomenda. Nesse caso, é preciso inserir o CPF ou CNPJ na barra de pesquisa, digitar o código de verificação e, na página seguinte, inserir os dados de usuário e senha. O site dos Correios exige esse cadastro por motivo de segurança.

Como acompanhar pelo app?

Pelo aplicativo dos Correios, o rastreamento por meio do código ou do CPF/CNPJ também é simples. Primeiramente, é preciso fazer o download do app na Play Store (Android) ou na App Store (iOS).

Depois de baixar e abrir o aplicativo, abra a opção Rastreamento e digite o código na barra de pesquisa. Caso queira consultar por CPF ou CNPJ, também é necessário fazer o cadastro de usuário e senha.

É possível receber SMS sobre o processo de entrega?

Sim, você pode cadastrar um número de celular para receber as notificações do sistema sobre a movimentação do objeto. Você pode fazer esse cadastro ao consultar o código no site dos Correios. Porém, essas notificações avisam apenas quando o objeto sai para entrega e quando é recebido.

Como adotar o serviço no seu negócio?

Além do site e do app dos Correios, é possível também consultar o rastreamento das encomendas por meio de uma API para e-commerce.

Uma API é um conjunto de códigos de programação que permite a comunicação entre dois sistemas. Então, se você tem uma loja virtual, pode conectar a sua plataforma de e-commerce com o sistema dos Correios.

Então, você pode informar o código de rastreio na área de cada pedido na plataforma. Dessa forma, os clientes podem consultar o percurso do objeto diretamente no site da sua loja virtual. Dependendo do sistema, é possível ativar notificações a cada movimentação da encomenda.

Mas não se preocupe: você não precisa desenvolver códigos por conta própria. As plataformas de e-commerce oferecem esse sistema ou têm integração com aplicativos que se comunicam com os Correios — como o Melhor Envio, disponível para lojistas do Bagy.

Quem vende pela internet precisa adotar formas de controle das vendas. O rastreamento dos Correios é uma forma de monitorar as entregas dos pedidos, além de oferecer um serviço que aumenta a confiança dos clientes e a credibilidade do seu negócio.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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