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Contrato com os Correios: como funciona e passo a passo para ter um

Contrato com correios

Veja o que você irá encontrar neste artigo

E-commerces que têm um grande número de pedidos por mês podem realizar um contrato com os Correios para que os envios fiquem mais em conta. Além de contar com o sistema de gestão da empresa, o serviço ainda oferece outros benefícios ao empreendedor, como pagamento mensal e tarifas reduzidas.

Quem trabalha com vendas sabe que um bom sistema logístico é fundamental para que tudo saia conforme o esperado. Ter o estoque em dia, os melhores fornecedores e respeitar o prazo de entrega são apenas alguns exemplos que compõem a logística de um negócio. 

E por falar em entregas, é sempre bom conseguir economizar no frete, especialmente se o transporte for feito pelos Correios, não é mesmo? 

Pensando nisso, no texto de hoje nós vamos te explicar o que é e qual é o passo a passo para você firmar um contrato com os Correios. Com esse serviço, sua entrega será realizada com segurança, agilidade e, é claro, por um preço menor!

Mas antes de entrar no assunto, vamos entender um pouco mais sobre o que é o serviço dos Correios?

A história dos Correios

Surgido no ano de 1663 como Correio-Mor do Rio de Janeiro, os Correios passaram a ser chamados assim apenas em 1969, com a criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Desde seu início, diversos serviços são realizados e, a cada ano que passa, novas demandas são adicionadas ao seu portfólio. Hoje, os Correios são referência quando o assunto é entrega de produtos e logística, principalmente para quem trabalha com e-commerce.

Com diversos benefícios e descontos a quem empreende de maneira online, os Correios oferecem a melhor estrutura em transporte, visto que abrange todo o território nacional.

Como funciona o contrato com os Correios?

Acordo firmado entre uma empresa e a instituição, o contrato com os Correios é uma modalidade em que a sua empresa tem tarifas mais em conta na hora de enviar um pedido. Além disso, com esse contrato, você também consegue fazer uma melhor gestão das suas encomendas.

Ao contrário dos demais envios, quando se tem um contrato com os Correios você não precisa pagar por ele no ato. Na verdade, o pagamento é feito de forma mensal, ajudando, assim, o empreendedor a ter um melhor controle de suas finanças.

Normalmente, e-commerces que possuem encomendas com certa regularidade (acima de 30 por mês) podem realizar o contrato com a estatal. E aí, quando tudo for formalizado, é possível escolher entre dois sistemas:

1. Sistema próprio

Aqui, você terá acesso a um sistema completo dos Correios, onde poderá cadastrar previamente o produto a ser enviado, imprimir a etiqueta, dentre outras ações. Dessa forma, a única coisa que você vai precisar fazer na agência dos Correios é pesar e despachar o pacote.

2. Sistema de retirada de mercadorias

Neste segundo caso, o empreendedor poderá contratar o Disque Coletas, que nada mais é que um serviço de busca de encomendas no endereço do remetente. A vantagem desse sistema é que você não precisará ir até os Correios para fazer o despacho, já que é ele que vai até você.

Vale a pena ter um contrato com os Correios para e-commerce? 

Um dos principais pontos a ser analisado quando se abre um e-commerce é o frete. Muitas vezes, uma loja deixa de fazer vendas pelo fato do frete estar muito caro ou com um tempo de entrega muito longo. Portanto, analisar a melhor maneira de contornar essas questões é muito importante.

Com o contrato com os Correios, você garante uma entrega extremamente eficaz ao seu cliente, visto que a empresa é referência em logística, chegando em lugares que, muitas vezes, uma transportadora particular não chega.

Confira a seguir as principais vantagens quando se firma um contrato com essa empresa pública:

  • Pagamento mensal – e não a cada envio realizado;
  • Descontos de até 12% nas tarifas;
  • Possibilidade de despachar o produto em agências próprias e franqueadas;
  • Logística reversa, ou seja, aquela feita quando há trocas ou devoluções de produtos;
  • Acesso ao SIGEP WEB, que é o sistema de gestão dos Correios;
  • Coleta dos produtos em seu endereço.

Quanto ao último tópico, é importante ressaltar que a coleta é contratada à parte e, para que ela seja possível, alguns pré-requisitos são fundamentais, como faturamento mínimo.

Em quais casos não compensa o contrato com os correios para e-commerce?

Em primeiro lugar, um contrato com os Correios não vale a pena quando o seu produto é muito pesado – lembrando que o limite de peso é de 30kg pelo Sedex e 50kg pelo PAC.

Além disso, a empresa também não realiza entregas quando as cargas são vivas ou perecíveis. Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar uma transportadora que realize esse tipo de frete.

Por fim, é preciso pensar também nas greves que geralmente acontecem. Com elas, suas entregas podem ser prejudicadas, mas apenas com relação aos prazos.

Quais são as formas de envio?

Ao firmar um contrato para fazer suas entregas pelos Correios, existem algumas formas de realizá-las:

  • Sedex;
  • PAC;
  • Telegrama;
  • Mala direta.

Quanto custa ter um contrato com os Correios

Quando uma loja possui um frete muito alto para a entrega, a possibilidade do carrinho ser abandonado pelo cliente é grande. Diante disso, contar com baixos valores para a entrega é imprescindível.

Com os Correios, você irá ter custos aproximados de:

  • PAC: R$ 127,40;
  • Sedex: R$ 123,43;
  • e-Sedex: R$ 1.142,11. 

Caso o seu e-commerce atinja esses valores com frete, o contrato com os Correios já está com meio caminho andado. Agora, se esse valor mínimo não for atingido dentro do mês, você precisará arcar com a diferença.

Como fazer contrato com os Correios

Existem duas formas de você realizar um contrato com os Correios: online ou presencial.

Entenda melhor sobre cada uma abaixo:

Online

Antes de tudo, você precisa ter um cadastro no ID Correios. Normalmente, as principais informações necessárias para se cadastrar são o número de CNPJ da empresa, a inscrição estadual, a CNAE, razão social, nome fantasia e endereço comercial.

Feito isso, um contrato será gerado pelo site, o qual você deverá assinar digitalmente. Junto do contrato, um certificado digital também será disponibilizado.

Depois, basta esperar o seu cartão Correios Fácil para que o serviço contratado possa começar a ser utilizado.

Presencial

Para que o seu contrato seja feito de forma presencial, você precisa ir até uma agência dos Correios (de preferência próxima a sua casa) com os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • Inscrição estadual;
  • RG e CPF dos responsáveis pelo negócio;
  • Relatório de faturamento dos últimos 12 meses.

De toda forma, é sempre bom confirmar se algum outro tipo de documento será necessário. Para isso, você pode entrar em contato pelos telefones: 3003-0800 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 200 0800 (outras localidades).

Agora que você já sabe como funciona o contrato com os Correios, que tal ir atrás disso o quanto antes? Tenha certeza que ele só te trará benefícios no dia a dia – e economia também!

Só não se esqueça que para conseguir essa parceria, é preciso atingir o valor mínimo de frete por mês. E para que isso seja alcançado, mais vendas precisam ser efetuadas. Pensar em estratégias são essenciais para qualquer tipo de negócio, inclusive no e-commerce.

Pense em promoções ou formas de comunicação diferentes para que seu produto seja conhecido entre as pessoas. Pesquise, planeje-se e aproveite as datas comemorativas que têm a ver com seu negócio.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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