Vendas

Como contratar Correios para e-commerce? Um passo a passo para fazer na sua loja

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Se você tem uma loja online sabe o quão importante é oferecer a melhor experiência de envio dos seus produtos para os clientes. Para isso, contratar os serviços dos Correios — uma das empresas de envio mais populares do país — pode ser uma boa opção.

Se você já se perguntou como contratar Correios para e-commerce, saiba que não é o único lojista que tem essa dúvida. Isso porque para quem vende ou pretende fazer vendas online, provavelmente essa empresa é a primeira opção quando o assunto é envio dos produtos.

Uma das principais preocupações de qualquer loja online é oferecer a melhor experiência de envio para os seus clientes. Por esse motivo, conhecer como os Correios funcionam e como fazer a integração dos serviços com o e-commerce é muito importante.

Neste post separamos as informações mais importantes para que você possa fazer isso. Acompanhe!

Quais são os serviços de entrega dos Correios?

Antes mesmo de saber como contratar os Correios para o seu e-commerce, é preciso que você conheça os serviços oferecidos pela empresa para que possa escolher qual deles atenderá o seu negócio da melhor maneira possível. A seguir, separamos um resumo dos mais utilizados.

PAC

O PAC é um serviço de encomendas econômicas oferecido pelos Correios. Sua sigla significa “Prático, Acessível e Confiável” e é uma opção de entrega de encomendas com prazo de entrega mais longo e tarifas mais baixas em comparação com outros serviços expressos dos Correios, como o Sedex.

O objetivo do PAC é oferecer uma opção acessível e conveniente para o envio de encomendas, especialmente para aqueles que não têm urgência na entrega — ou, no caso dos consumidores, urgência no recebimento da compra.

É uma alternativa econômica para o envio de mercadorias em todo o território brasileiro que atende às necessidades de diversos negócios, empreendedores e consumidores que buscam uma solução de envio confiável e com preços mais baixos.

Sedex

O Sedex é outro serviço de entrega expressa oferecido pelos Correios. Uma abreviação de “Serviço de Encomenda Expressa”, é amplamente utilizado para o envio rápido e seguro de documentos, pacotes e mercadorias em todo o país.

Uma das principais vantagens do Sedex é a rapidez na entrega, uma vez que ele possibilita que os itens sejam enviados e recebidos em um curto período. Além disso, assim como o PAC, também oferece rastreamento para que o remetente e o destinatário acompanhem a localização e o status da encomenda.

Sedex 10

O Sedex 10 é mais uma modalidade do serviço de entrega expressa dos Correios. Diferente do serviço tradicional do Sedex, o Sedex 10 garante a entrega das encomendas até as 10 horas da manhã do próximo dia útil após a postagem.

Essa opção é ideal para situações em que a entrega precisa ser feita de forma extremamente rápida e no período da manhã. É bastante utilizada para o envio de documentos urgentes — como contratos, processos judiciais ou materiais para audiências — em que a pontualidade é crucial.

Sedex Hoje

Ao contrário do Sedex convencional e do Sedex 10 — que garantem a entrega da encomenda em prazos específicos —, o Sedex Hoje oferece a entrega dos itens ainda no mesmo dia da postagem.

Essa opção é ideal para situações em que a urgência é extrema e a entrega precisa ser realizada o mais rápido possível. É amplamente utilizada por empresas e por pessoas que precisam de agilidade máxima, como na entrega de documentos importantes, amostras médicas, peças de reposição ou mercadorias urgentes.

Como realizar o cadastro no Portal dos Correios?

O processo para você contratar os Correios para o seu e-commerce é feito por meio do site da empresa. O programa que regula esses contratos é chamado de Correios Fácil e para se cadastrar, basta seguir um passo a passo simples.

Para isso, basta acessar a página do Correios Fácil e preencher todo o formulário de cadastro. Você vai precisar informar alguns dados da sua loja virtual, como:

  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • endereço;
  • CNAE;
  • razão social;
  • nome fantasia.

Depois disso, basta seguir para a contratação dos serviços de entrega dos Correios para a sua loja virtual.

Como contratar os serviços dos Correios para seu e-commerce?

Contratar os serviços dos Correios também não tem segredo e é uma tarefa muito simples de ser realizada. Assim como na etapa de cadastro no site, basta seguir outro passo a passo. Confira a seguir o que você precisa fazer.

Escolha os serviços

Assim que você faz um contrato com os Correios, terá acesso a vários tipos de serviço de entrega — dos mais rápidos, como o Sedex, aos não expressos, como o PAC. Então esse é o momento de escolher qual deles você deseja contratar para o seu negócio.

Para fazer essa escolha, você precisará analisar a sua média de volume de vendas. Isso porque existe um teto mínimo para a contratação de cada serviço. Atualmente, as tarifas são:

  • SEDEX: R$ 123,43;
  • PAC: R$ 127,40;
  • e-SEDEX: R$ 1.142,11.

Se o seu negócio atingir esse valor mínimo com frete em vendas, está elegível para a contratação.

Assine o termo de contrato

Depois de escolher os serviços, você precisará fazer o download do termo de contrato e assiná-lo com um certificado digital. Isso vai garantir a autenticidade do contrato e comprova que a sua empresa realmente existe e está solicitando o serviço.

Aguarde o recebimento do cartão Correios Fácil

Por fim, depois que enviar o contrato assinado o processo já será finalizado. A partir desse momento, basta aguardar o recebimento do cartão Correios Fácil no endereço que foi cadastrado para começar a utilizar o serviço de entrega na sua loja virtual.

Como fazer a integração dos serviços dos Correios com o seu site?

É possível integrar os serviços dos Correios com o site da sua loja online por meio de uma plataforma de e-commerce. A Bagy, por exemplo, conta com uma integração própria com a empresa de entregas que é disponibilizada para todos os planos.

Isso facilita muito os seus processos de envio, já que essa ferramenta possibilita automatizar o cálculo de frete e a geração de etiquetas para o envio. Sem contar que permite que você faça envios para todo o Brasil, mesmo que ainda esteja começando o seu negócio.

Outro ponto interessante é que caso você já tenha um contrato com os Correios, pode vinculá-lo à sua loja online na Bagy e utilizar as taxas pré-acordadas com a empresa de envios. Ou seja, não será necessário realizar um novo cadastro para aproveitar a integração e as vantagens oferecidas.

Como acompanhar o rastreamento dos pedidos enviados pelos Correios?

Poder acompanhar o processo de entrega é algo muito desejado por todos os clientes e, por esse motivo, o código de rastreamento é uma informação básica e você como lojista precisa fornecê-lo a quem compra da sua loja.

Quando você contrata os serviços dos Correios, tem acesso a uma integração com o chamado Webservice de Rastreamento dos Correios. Lá, será gerado um código que você poderá enviar para o seu cliente por e-mail, notificação de envio ou mensagem de texto para que ele possa acompanhar todo o processo de entrega.

Para isso, basta que ele acesse a página de rastreamento no site dos Correios e insira o código recebido pela sua loja assim que a compra for finalizada.

Uma das maiores vantagens em contar com a disponibilização de um código de rastreamento é poder lidar com possíveis problemas no envio — como atrasos e extravio da entrega — e conseguir realizar o atendimento ao cliente da melhor maneira possível com as melhores soluções para ambos os lados.

Quais são as tarifas dos serviços dos Correios?

Os Correios oferecem alguns pacotes com descontos progressivos que se baseiam no seu modelo de negócios e na quantidade de encomendas que a sua loja envia por mês. Para saber qual deles é o ideal para o seu negócio, basta entrar em contato com a empresa.

Porém, mesmo com essas variações, algumas regras são fixas. Uma delas é que você envia suas encomendas e no final do mês recebe uma fatura para pagar. Aqui, vale lembrar que não existe um limite mínimo de encomendas — o que pode fazer com que a fatura do mês seja zero.

O que existe, na realidade, é um limite máximo do valor dessa fatura. Funciona como se fosse o limite de crédito da sua loja com os Correios e, ao atingir esse limite, será preciso quitar o valor para poder continuar enviando encomendas no mês em que isso acontecer.

Já em relação ao frete, o cálculo é baseado em vários fatores, como peso, dimensões da embalagem, modalidade de envio — Sedex, PAC, etc. —, destino, entre outros. Por esse motivo, o valor sempre pode variar.

Quais são as alternativas aos Correios?

Caso os serviços dos Correios não sejam suficientes ou bons o bastante para a rotina da sua loja e você queira trabalhar com outras opções de envio, é possível fazer a integração do seu negócio com uma plataforma de envio.

Elas fazem o intermédio entre a sua loja online e a transportadora que você deseja utilizar. Entre as alternativas mais populares, é possível citar empresas como:

  • Melhor Envio — uma das plataformas de envio mais populares, com ela é possível comparar preços e prazos de diferentes transportadoras em um único lugar, porém, pode ter restrições em relação aos tipos de produtos ou volumes que podem ser enviados;
  • Frenet — que também conta com ampla integração com diversas transportadoras, mas a disponibilidade de parceiros de entrega e serviços pode variar de acordo com a região do envio e o tipo de contrato estabelecido;
  • Manda Bem — uma plataforma que conta com uma ampla rede de transporte com veículos próprios e parcerias estratégicas;
  • Mandae — empresa com cobertura abrangente e opções de entrega no mesmo dia, mas o custo dos serviços pode ser considerado alto para alguns lojistas.

Viu só como contratar Correios para e-commerce pode ser simples e oferecer diversas vantagens para o seu negócio? Porém, antes de fazer a contratação, analise todos os prós e os contras para que a sua decisão seja positiva para a sua loja e para que você possa vender cada vez mais com a certeza de que os seus produtos serão entregues.

E por falar em vender mais, aproveite e traga a sua loja online para a Bagy! Não perca tempo e conheça nossa plataforma!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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