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Vendas

O que é Google Merchant Center e como essa ferramenta pode te ajudar a alcançar mais pessoas

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Entenda o que é o Google Merchant Center e como ele pode ajudar seu negócio

O Google Merchant Center é uma ferramenta que permite que você gerencie quais produtos da sua loja física ou online irão aparecer nos resultados do Google. Esta solução te ajuda a alcançar milhares de pessoas que buscam produtos similares ao seu.

Com cada vez mais pessoas comprando online, as vendas digitais acabaram evoluindo e hoje contam com diversas plataformas e recursos que ajudam o lojista a ir mais longe e crescer o seu negócio de forma escalável.

Mas, com uma quantidade enorme de ferramentas por aí, algumas delas acabam não sendo tão conhecidas, mesmo fazendo uma grande diferença nos resultados de vendas de diversos negócios.

Uma dessas ferramentas é o Google Merchant Center, que ajuda a destacar os produtos das lojas virtuais e fazer com que elas consigam aumentar suas vendas e crescer online. Neste artigo você vai conhecer mais sobre essa plataforma, suas principais vantagens e como se cadastrar para começar a usufruir seus recursos!

O que é o Google Merchant Center?

Quem trabalha com uma loja virtual com certeza quer aproveitar todas as possibilidades que a internet oferece para alcançar mais público para sua loja. A maioria dos lojistas sempre aposta nas redes sociais, mas é importante conhecer outras formas como, melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google.

Para isso, os comerciantes podem aproveitar uma ferramenta específica que a gigante das buscas criou para destacar os produtos nos resultados de pesquisa: o Google Shopping, que permite que seus produtos apareçam em uma seção destacada nos resultados de pesquisa.

Mas, para fazer com que seus produtos apareçam no Google Shopping, você precisa realizar o cadastro de todos eles, e isso é feito na ferramenta do Google Merchant Center. Ele é um painel único onde os lojistas podem gerenciar os produtos que aparecem no Google e realizar as alterações necessárias para melhorar as vendas!

Para que serve a ferramenta Google Merchant Center?

A principal função que o Google Merchant Center oferece aos lojistas, é a possibilidade de carregar na plataforma todas as informações do seu produto — como fotos, descrição, avaliação de clientes e preços — para que eles apareçam nos resultados da página do Google Shopping.

Como o Google Merchant Center é uma ferramenta que mexe muito com dados, ela também consegue oferecer outras funcionalidades interessantes para os lojistas na parte da publicidade, onde ele consegue criar campanhas de marketing com dados do seu produto e direcioná-las para o público ideal de pessoas que tem interesse em comprar.

Além das campanhas, a ferramenta também consegue ser integrada com outros serviços da companhia, como o Google Ads, que é utilizado para criar anúncios pagos nos resultados de buscas, e o Google Analytics, ferramenta que permite analisar métricas de site, como número de visitantes e páginas mais clicadas.

Quais as vantagens de usar essa ferramenta?

Por mais que Google Merchant Center não seja a ferramenta mais comentada quando o assunto é fazer o marketing digital da loja, ele ainda assim oferece diversos benefícios para o lojista, que consegue melhorar a visibilidade do seu negócio, realizar mais vendas e aumentar seus clientes.

Mas tem outras vantagens que o seu negócio consegue ganhar ao investir no cadastro de produtos no Google Merchant Center. A seguir mostramos as mais importantes para o seu negócio.

Maior visibilidade nas pesquisas orgânicas

Antes de realizar uma compra, os clientes sempre fazem uma pesquisa rápida no Google, para comparar preços e qualidade. Nesses tipos de busca, os produtos do Google Shopping ganham destaque e sempre aparecem no início da página.

Ao utilizar o Google Merchant Center para cadastrar seus produtos, eles podem ter mais chances de aparecer para o seu cliente, que pode escolher comprar na sua loja virtual!

Menor custo e maior rentabilidade

No Google, existem várias formas de se criar anúncios pagos, mas geralmente os anúncios feitos no Google Shopping que ajudam a destacar os produtos, conseguem ter um retorno de investimento maior do que anúncios feitos em texto, por exemplo.

Isso acontece porque os anúncios criados no Google Merchant Center possuem recursos como imagem, preço e título do produto que ajudam a chamar a atenção de possíveis compradores. E também temos que considerar que muitas vezes, o custo desses anúncios podem sair mais baratos do que os de texto, desenvolvidos no Google Adwords.

Remarketing dinâmico

Um grande benefício que o Google Merchant Center fornece aos lojistas, é a possibilidade de utilizar o recurso do remarketing dinâmico. Ele consegue fazer com que seus clientes vejam o mesmo produto procurado no Google Shopping em outros canais para estimular a compra.

Dessa forma, além do seu negócio ter mais chances de realizar uma venda, você consegue fazer isso por um custo menor e utilizar um recurso que possui ótimas taxas de conversão!

Avaliações de produtos online

Um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra do seu cliente, é a experiência que outras pessoas tiveram ao comprar na sua loja. Elas sempre vão pesquisar para saber se a sua loja é confiável, se enviam o produto dentro do prazo, se os itens têm qualidade, entre outros atributos.

Por isso, quando você faz o cadastro dos seus produtos pelo Google Merchant Center, você consegue trazer junto as avaliações de clientes antigos. E como seus produtos ficam destacados nos resultados de buscas, você consegue ajudar para que o cliente tome a decisão de comprar no seu negócio.

Tem algum custo?

O Google Merchant Center é totalmente gratuito para você configurar e utilizar para carregar os principais dados dos seus produtos, de forma que eles sejam exibidos em destaque nas pesquisas.

Agora, para utilizar os recursos de publicidade, como os anúncios destinados a página do Google Shopping, o lojista precisa arcar com o custo desse anúncio, que pode ser cobrado toda vez que um usuário clica nele, ou quando ele engaja — como visualizá-lo por mais de 10 segundos ou expandir um anúncio recolhido.

Como configurar o Google Merchant Center na sua loja BagyPro?

Para que o lojista BagyPro se inscreva no Google Merchant, ele precisa fazer uma inscrição simples na plataforma, composta de apenas 3 passos. Quando isso é realizado, ele pode começar a usufruir de todos os benefícios que a ferramenta oferece.

Antes de realizar a inscrição, é preciso já ter uma conta criada no Google. Caso você não tenha, pode realizar o cadastro rapidamente e depois seguir com a inscrição do Google Merchant Center.

Para concluir a verificação do seu site de vendas você precisará da metatag do Google. Consiga essas informações fazendo o passo a passo abaixo:

1º passo: Acesse o painel do Google Merchant Center.

2º passo: Clique em engrenagem de configuração > Informações Comerciais > aba Website.

3º passo: Clique em Adicionar uma tag HTML ou fazer upload de um arquivo desse formato no seu site

4º passo: Desça a tela e copie a HTML gerada para o site:

5º passo: Acesse o painel do BagyPro > Loja Virtual > Scripts > Adicionar script para incluir a metatag.

Como verificar o domínio da sua loja BagyPro no GMC?

Para verificar o domínio da sua loja, siga :

Cabeçalho > Todas as páginas > Essencial > Script

Caso tenha dúvida no cadastro do Script, saiba como inserir scripts de terceiros.

Copie e insira a tag painel do BagyPro, volte até o painel do Google Merchant e clique em “Verificar o site”.

Como gerar o XML dos produtos

Para enviar os produtos do seu site de vendas ao Google Shopping você vai precisar gerar o arquivo XML. Siga o passo a passo abaixo:

1º passo: Acesse o menu Aplicativos > Minhas Integrações.

2º passo: Escolha o aplicativo do Google Merchant Center e clique em instalar sem custo adicional.

3º passo: O aplicativo vai gerar a URL que você precisará para inserir no Google Merchant Center. Se você precisa de mais informações sobre como fazer a conexão, acesse os tutoriais do Google.

4º passo: Configure o aplicativo conforme orientações abaixo:

É importante lembrar que para que o arquivo de XML seja atualizado no seu painel do Google Merchant Center e, consequentemente, no seu catálogo também, é necessário que ele esteja atualizado por um período mínimo de 24h no BagyPro.

Se você forçar uma atualização de XML manualmente, é necessário aguardar o período de 24h do arquivo atualizado para que estas informações sejam atualizadas no Google também

Como otimizar o uso do Google Merchant Center?

Quando lidamos com ferramentas digitais, sempre tem alguma configuração ou prática que podemos aplicar que ajuda a otimizar os nossos resultados com ela. Com o Google Merchant Center não é diferente. A seguir você conhece algumas ações que podem ser implementadas e melhorar seus resultados.

Amplie sua lista de atributos

Quando for preparar a planilha com as informações sobre seus produtos, tente adicionar somente as características mais relevantes deles, como cor, material e tamanho. Veja os atributos que os seus clientes mais procuram no seu produto, e adicione-os na planilha para que apareçam de forma destacada nos resultados.

Invista na escalabilidade

Por mais óbvio que pareça, sempre tente organizar suas planilhas de produto de forma que seja possível escalar para cima. Isso vai facilitar quando você for adicionar mais produtos para carregar na plataforma.

Adicione código de barras

Por fim, sempre adicione o código de barras nos seus produtos carregados no Google Merchant Center. Muitas vezes, a falta desse dado pode provocar alguns erros na sua conta na plataforma, então sempre adicione o código de cada produto.

Para um negócio online ter bastante sucesso, é necessário que o lojista busque se informar sobre as diversas plataformas e recursos que existem pela internet, para que seja possível expandir suas possibilidades de realizar vendas, e não ficar tão dependente das redes sociais para ter bons resultados.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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