Produtos e Nichos

Fornecedores de bebidas: 9 dicas para encontrar fornecedores e montar sua loja de bebidas online

Imagem ilustrativa de fornecedores de bebidas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para encontrar bons fornecedores de bebidas você pode usar de processos como pesquisa online, encontrar fornecedores locais, feiras de nicho de mercado, catálogos e portais online, fabricantes, analisar preços, pesquisar embalagens, mercados fixos e capacidade de fornecimento.

Você quer criar uma loja de bebidas online mas ainda não sabe onde encontrar bons fornecedores de bebidas? Pois saiba que você não está sozinho nessa.

Encontrar fornecedores de confiança e que ofereçam um bom produto é uma tarefa difícil para qualquer mercado, desde o de bebidas até o de bijuterias. Mas, com as práticas certas sendo colocadas em ação, você pode achar os fornecedores ideias para o seu negócio!

Por isso, neste artigo separamos para você diversas dicas imperdíveis para encontrar bons fornecedores de bebidas. Você saberá os lugares certos para ir buscá-los e como avaliar cada fornecedor antes de fechar o negócio. Confira!

Quais perguntas fazer para encontrar os fornecedores ideais?

Na hora de buscar pelos fornecedores de bebidas ideais para sua loja online, é comum focar apenas em encontrar nomes, dados de contato e os produtos que os fornecedores oferecem.

No entanto, antes mesmo de iniciar a sua busca, é fundamental que você saiba o que estará procurando desses fornecedores. Por conta disso, é interessante que você se pergunte:

  • Quais marcas de bebidas você precisa para compor seu catálogo?
  • Em quais quantidades cada uma delas deve ter?
  • Qual é o prazo que você precisa receber os produtos?
  • Quanto dinheiro você pode investir nessa compra?

Ao responder essas simples perguntas, você já terá uma noção melhor do que busca e poderá encontrar os fornecedores que realmente atendem às suas necessidades.

Além disso, ao ter essas respostas, fica mais fácil de conversar e negociar preços junto ao fornecedor.

Quais são as bebidas mais procuradas no atacado?

Para começar uma loja de bebidas com o pé direito é preciso saber quais bebidas você vai adicionar no seu catálogo. Para isso, nada melhor do que conferir as principais bebidas que o público costuma consumir.

Ao ter essa informação em mãos, já é possível saber as bebidas mais procuradas nos fornecedores de bebidas, já que eles vendem de acordo com a demanda do público final.

Sendo assim, segundo uma pesquisa realizada pela Mind Miners, os brasileiros podem ter a tendência de escolher entre quatro bebidas específicas em momentos de festividades,

Imagem com fundo rosa com oa dados das bebidas favoritas para festividades.

Depois dessas opções é que o público costuma pedir um energético, uma água de coco ou até um suco de frutas. Isso já pode te dar uma ideia de como pode ser o resultado de vendas de algumas bebidas que você pensa em adicionar no catálogo.

Confira 9 dicas para encontrar bons fornecedores

Hoje em dia existem diversas formas diferentes de você encontrar bons fornecedores de bebidas. Você pode desde fazer uma simples pesquisa online até olhar a embalagem de bebidas para encontrar o nome do fornecedor.

Mas, além de encontrá-lo, também é importante que você saiba como escolher o fornecedor ideal e conheça as principais características que devem ser analisadas. Para isso, você só precisa conferir as dicas que separamos para você a seguir!

1. Pesquisa online

A forma mais comum de se encontrar qualquer coisa hoje em dia é “dando um Google”, não é mesmo? Mas aqui é importante conhecer alguns macetes para fazer uma boa pesquisa.

Em primeiro lugar, você precisa considerar que a maioria dos fornecedores de bebidas não possuem um bom marketing. Por conta disso, pode ser necessário que você vá além da primeira página de resultados e acesse as demais para assim encontrar mais opções.

E na hora de fazer a busca, tente usar também termos como “distribuidoras de bebidas”, “atacado de bebidas” e até “revendedor de bebidas” para encontrar mais fornecedores.

Por fim, não estranhe se em um primeiro momento o site do fornecedor não possuir um layout intuitivo e tiver uma aparência estranha. Nessa pesquisa, o fundamental é que você encontre o nome e dados de contato do fornecedor para assim conhecê-los melhor.

2. Procure fornecedores locais

Se você quer entregar agilidade nos pedidos dos seus clientes, pode ser interessante contar com fornecedores de bebidas locais, que são aqueles que estão mais próximos de você.

Esses fornecedores conseguirão enviar os produtos rapidamente para você, e pode ser possível até conseguir um desconto na entrega dos itens!

3. Frequente feiras do seu nicho de mercado

Além de serem ótimos ambientes para você fazer um bom networking, as feiras também ajudam você a encontrar novos fornecedores!

E a parte mais interessante é que as feiras são ambientes que você precisa pagar para estar lá anunciando os produtos. Isso garante que os possíveis fornecedores que você encontrar lá vão ser pessoas sérias e responsáveis que querem entregar um bom trabalho.

4. Fique de olho nos catálogos e portais online

Outro ponto interessante para você é ficar de olho nos catálogos que as empresas especializadas no seu ramo podem liberar para o público. A partir dele você consegue encontrar nomes de fornecedores interessantes.

Além disso, fique sempre atento às redes sociais de empresas grandes de bebidas ou então em feiras. Você pode entrar no perfil deles e buscar na lista de seguidores possíveis fornecedores de bebidas para o seu negócio.

5. Fale com o fabricante

Uma forma bem interessante de você encontrar fornecedores de confiança é entrando em contato com fabricantes de bebidas.

Geralmente, eles já possuem uma lista de fornecedores que enviam seus produtos para depois eles serem vendidos para diversas lojas.

Para ter acesso a esses nomes, você pode encontrar os telefones de contato de fabricantes e ligar para eles para ver se consegue essa informação.

6. Analise o preço e as formas de pagamento

Para que a sua loja de bebidas online cresça e dê muito lucro, você precisa observar o preço que os fornecedores praticam e quais formas de pagamentos ele oferece.

Para saber isso você pode entrar em contato com alguns fornecedores para entender como funciona a precificação deles e se é possível ter algum desconto ao comprar uma quantidade maior de produtos.

Além disso, se atente às formas de pagamento e, principalmente, aos prazos que eles podem oferecer para analisar se a opção é realmente viável para você.

7. Olhe a embalagem

Outra forma muito comum de encontrar fornecedores de bebidas é olhando a embalagem dos produtos. Você pode ir em lojas físicas e tentar encontrar nos rótulos se tem o nome de algum fornecedor.

Geralmente, é possível encontrar além do nome e também ter o endereço do site, telefones para contato e até o e-mail do fornecedor para você entrar em contato com ele facilmente.

8. Busque mercados fixos

Se você quer criar uma loja de bebidas online, precisa conhecer os principais mercados fixos desse segmento. Os mercados fixos nada mais são do que ambientes onde você pode encontrar diversas lojas de atacado que vendem o produto que você procura.

Um exemplo tradicional de um mercado fixo é o Brás, em São Paulo, que reúne diversas lojas de roupas que vendem em atacado para outros lojistas. Dessa forma, ao encontrar o mercado fixo do seu segmento de bebidas pode ser mais fácil achar bons fornecedores.

9. Analise a capacidade de fornecimento

Por fim, durante a sua busca pelos fornecedores ideais para a sua loja de bebidas online, é interessante também que você analise se as empresas entradas possuem estoque suficiente para suprir a sua demanda.

Afinal, o seu fornecedor precisa ter a seu dispor os produtos que estão no catálogo para que você possa pedi-los com tranquilidade toda vez que acabarem. Sendo assim, sempre pergunte ao fornecedor se eles têm capacidade para o seu catálogo de produtos.

Grandes marcas de fornecedores de bebidas

Na hora de buscar fornecedores, é importante manter o leque de possibilidades bem aberto e trabalhar com mais de uma empresa para manter seu estoque sempre cheio. Para isso, é interessante manter em mente o nome de grandes empresas que fornecem bebidas, como:

  • Ambev;
  • Pepsico;
  • Coca Cola;
  • Schin;
  • Cervejarias Kaiser;
  • Vonpar refrescos.

O interessante de trabalhar com grandes empresas é que elas têm mais experiência de mercado e podem estar preocupadas em oferecer a você uma boa experiência de compra como lojista.

Dessa forma, fica fácil conseguir condições melhores de pagamentos, prazos e entrega dos pedidos, além de ter a certeza de que os produtos vendidos realmente terão qualidade.

Fornecedores de bebidas locais

Além das grandes empresas, também é fundamental ter alguns fornecedores locais para conseguir ter acesso aos produtos de forma mais rápida e com um frete mais barato, dependendo da empresa.

Para isso, separamos abaixo uma lista com 8 fornecedores e as cidades onde eles mantêm suas empresas para você encontrar o mais próximo de você!

  1. Muller Bebidas – Porto Alegre/RS
  2. Distribuidora Hideal – São Paulo /SP
  3. HS Distribuidora de Bebidas – Santo André/SP
  4. Portal Bebidas – Rio De Janeiro/RJ
  5. Sto Atacadista – Brasília/DF
  6. Atacadista Betel – Sorocaba/SP
  7. B&A Comercial – João Pessoa/PB
  8. MUF’S – Curitiba/PR

Todos os fornecedores listados possuem sites onde você pode conferir os produtos que são vendidos e os telefones para contato.

Como montar uma loja de bebidas online?

Agora que você já conhece tudo sobre como encontrar fornecedores de bebidas, chegou o momento de aprender a montar a sua loja de bebidas online!

Para isso, é preciso pensar em algumas características principais do seu negócio e fazer um bom planejamento inicial para que assim você consiga investir seu tempo, dinheiro e esforço no lugar certo!

E para ajudar você com isso, separamos abaixo tudo o que você precisa fazer para montar uma loja online de bebidas!

Estude o mercado e a concorrência

O mercado de bebidas costuma ter um alto volume de vendas e os mais variados tipos de públicos de diversas regiões do mundo. Por isso, vale a pena pesquisar um pouco sobre ele para conseguir montar o seu negócio.

Para isso, você pode começar observando o comportamento das demais lojas de bebidas online e assim tentar entender as estratégias utilizadas, os produtos vendidos e como eles atendem os clientes.

Isso já vai dar uma ideia a você de como o mercado funciona na prática para que você consiga criar uma loja virtual de forma mais estratégica.

Prepare uma boa infraestrutura

Aqui é preciso pensar na estrutura física e virtual que a sua loja terá. Por mais que ela seja online, será preciso ter um espaço físico para servir de estoque e assim armazenar os produtos.

Mas, caso você não tenha espaço físico para isso, pode optar por outros modelos de logística de envio, como o crossdocking, que permite que você tenha uma loja virtual sem estoque.

Além disso, também é preciso pensar na infraestrutura da sua loja virtual e encontrar uma boa plataforma para montar seu site e começar a vender. Nesse quesito, sempre busque por plataformas com sistema de pagamento integrados e que permitam que você faça vendas pelas redes sociais com facilidade!

Escolha um nicho de mercado

Vender bebidas online é um bom negócio, mas que pode ficar ainda melhor quando você escolhe um nicho de mercado para atuar. Ainda mais porque o mercado de bebidas oferece diversas categorias diferentes para você nichar.

Você pode criar uma loja que só vende bebidas alcoólicas ou uma que seja especializada na venda de sucos naturais ou refrigerantes. Ao fazer isso, você consegue virar referência para um público específico e assim conseguir fazer mais vendas recorrentes!

E ter um nicho é ainda mais fácil quando se trabalha com uma loja virtual, onde você pode alcançar facilmente diversas pessoas e assim encontrar o seu público!

Adote uma estratégia de vendas

Se você estudou o seu mercado e definiu um nicho, já pode começar a criar estratégias de vendas e marketing para assim conseguir vender bastante e atingir seus objetivos com a loja de bebidas online!

Para isso, também é interessante conhecer bem o seu público e entender qual é o seu comportamento de compra para criar estratégias de vendas mais objetivas.

Monte uma logística adequada

Por fim, você já pode começar a pensar na logística que o seu negócio terá para receber os produtos e enviá-los para os clientes.

Aqui é fundamental dar uma atenção especial à embalagem de envio. A maioria das bebidas pode vir em garrafas de vidro ou em locais que podem furar e deixar a bebida escorrer.

Por isso, se atente a embalagem utilizada e garanta que ela proteja o produto durante todo o trajeto até o endereço do cliente.

Além da embalagem, também é preciso pensar na forma de envio, se será por transportadora ou Correios, e como você vai precificar o frete para seus clientes.

Criar uma loja de bebidas pode exigir muito planejamento, mas no final traz um bom retorno para você, principalmente se trabalhar ao lado de fornecedores de bebidas sérios e profissionais!

Por isso, se dedique muito na busca pelos fornecedores ideais e sempre mantenha em mãos várias opções de empresas para nunca ficar com o estoque vazio. Procure mesclar os grandes fornecedores com os locais para ter mais opções e condições diferenciadas de pagamento.

Além disso tudo, não esqueça de investir em um bom marketing para o seu negócio e sempre aplique estratégias de vendas!

E se você quer aplicar nossas dicas agora mesmo no seu negócio, aproveite e crie agora mesmo sua loja virtual com a nossa plataforma!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.