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Empreendedorismo

Diferencial competitivo: o que é, qual importância e como definir o do seu negócio

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda tudo sobre diferencial competitivo para o seu negócio

O que é uma vantagem competitiva? A vantagem competitiva refere-se a fatores que permitem a uma empresa produzir bens ou serviços melhores ou mais baratos do que seus concorrentes. Estes fatores permitem que o negócio gere mais vendas ou margens de lucros superiores em comparação à concorrência no mercado.

Enquanto alguns anos atrás poucas empresas dominavam o mercado, hoje em dia existe um número muito maior de empreendimentos existentes, inclusive atuando no mesmo nicho, de forma que é cada vez mais importante possuir um diferencial competitivo.

Ao mesmo tempo em que se tornou mais fácil abrir um negócio, é mais difícil obter um retorno positivo e se destacar em meio a tantas opções disponíveis, principalmente para os pequenos empreendedores.

Nesse contexto, muitos empresários enfrentam dificuldades para manter um fluxo de vendas com uma precificação justa pois acabam precisando reduzir os valores cobrados ou criar promoções para motivar a compra.

Sabendo de tudo isso, vamos te explicar não só o que é um diferencial competitivo e sua importância como também a diferenciar o seu negócio, além de trazermos dez dicas para te ajudar a definir seu diferencial. Vamos lá?

O que é diferencial competitivo?

O diferencial competitivo faz parte do plano de negócios e é aquilo que torna a sua empresa única no mercado, ou seja, é o que faz com que você consiga se diferenciar da concorrência e conquistar o consumidor no momento da compra.

Assim, o diferencial competitivo poderia ser definido como todas as características do seu negócio que fazem com que o seu cliente escolha comprar com você e não em outros comércios.

Uma das principais características de uma empresa com um forte diferencial é a capacidade de transmitir originalidade. Um exemplo é quando a marca é vista como uma opção superior às demais, mesmo que existam semelhanças entre os produtos e/ou serviços oferecidos.

Nos últimos anos, muitas organizações vêm investindo em práticas de sustentabilidade e adoção de novas tecnologias como forma de se diferenciar das concorrentes ao mesmo tempo em que causam um impacto social positivo e otimizam seus processos com inteligência.

Qual a importância de ter um diferencial competitivo?

Como falamos no início deste artigo, o diferencial competitivo é importante justamente porque permite que a empresa seja percebida como superior à concorrência, o que consequentemente resulta em mais vendas.

É somente por meio da diferenciação que vamos não somente atrair mais clientes como clientes que sejam fiéis à nossa marca. Isso porque quando uma marca é forte há uma grande tendência de que os próprios consumidores divulguem-na boca a boca e defendam o propósito corporativo.

E, claro, o diferencial competitivo não ajuda apenas na atração de novos consumidores mas também na retenção dos clientes atuais. Com isso, as chances de que o negócio cresça são ainda maiores.

Como definir o seu diferencial competitivo?

O primeiro passo para definir seu diferencial competitivo é identificar o que você pode entregar ao consumidor que ainda não esteja sendo executado. O que a sua empresa faz que a concorrência não consiga fazer?

Para ter sucesso, é necessário que você entenda seu público-alvo com profundidade, pois somente assim você vai saber quais ofertas serão atrativas para essas pessoas e de que forma você pode conquistá-las. 

Em geral, os diferenciais competitivos de uma empresa são vantagens ou benefícios exclusivos que são oferecidos aos clientes. Um estabelecimento pode, por exemplo, cobrar mais caro pelos produtos simplesmente por oferecer um excelente serviço de atendimento ou trazer uma experiência de consumo personalizada.

Como aumentar o diferencial competitivo?

Para aumentar um diferencial competitivo já existente em uma empresa, uma dica é buscar por tecnologias de qualidade que possam melhorar a execução das tarefas que são realizadas.

Há uma gama de softwares extremamente eficientes e intuitivos capazes de transformar uma organização e que podem ser contratados para as mais diversas funcionalidades. E, embora muitos serviços sejam pagos, é possível encontrar opções gratuitas.

Aqui, sugerimos que você fique de olho nas principais tendências que vêm surgindo, pois assim você consegue se preparar para eventuais mudanças que possam ocorrer no futuro corporativo.

Além disso, procure investir na realização de pesquisas de mercado para compreender como sua empresa e seus concorrentes são percebidos pelo público e gerar insights para aumentar o diferencial competitivo.

10 dicas para te ajudar a definir o diferencial competitivo do seu negócio

Que tal conferir algumas dicas para te ajudar a definir o diferencial competitivo do seu negócio?

Conheça bem o seu público

A primeira dica que vai te ajudar a definir um diferencial competitivo é conhecer seu público. Para isso, o ideal seria elaborar pesquisas e promover entrevistas capazes de nos fornecer insights sobre quem queremos atingir.

Caso não seja possível realizar uma pesquisa independente, você pode buscar informações em dados divulgados pelo próprio governo brasileiro e institutos de pesquisa existentes aqui no país, assim como organizações do exterior, caso os dados façam sentido para o seu negócio.

Assim que você souber exatamente quem é seu público, tente criar uma persona, ou seja, um personagem fictício mas embasado em dados reais e que consiga representar sua audiência com fidelidade.

Conte com uma equipe qualificada

Uma equipe qualificada é indispensável para qualquer organização que almeja obter sucesso em sua área de atuação. Isso porque de nada adianta um excelente produto ou ideia sem uma equipe capaz de executar tudo o que deve ser feito.

Um ponto que precisa ser levado em consideração é que profissionais bem qualificados e capacitados são mais caros para serem mantidos, pois esperam um bom salário e benefícios atrativos. 

Não adianta nada contratar colaboradores por uma remuneração mais baixa se eles não vão fazer entregas equivalentes e não conseguirão alcançar as metas propostas pela empresa.

Uma sugestão é investir no treinamento e capacitação dos colaboradores com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas e garantir um padrão dentro da equipe. Essa atitude também mostra aos funcionários que há uma preocupação da empresa com o crescimento deles, o que ajuda a aumentar a motivação no dia a dia.

Ofereça facilidade de compra

Tradicionalmente, comprar muitas vezes era um processo demorado e nada prático. Entretanto, com o crescimento das vendas online, os clientes esperam mais facilidade de compra quando estão adquirindo um produto

Sua plataforma tem opções de filtro para os produtos? Por quantas etapas seu cliente precisa passar para efetuar uma compra? Quais dados ele deve informar para realizar todo o procedimento?

Mesmo no ambiente digital, nem todas as empresas conseguem garantir a facilidade de compra pois em alguns casos não há uma boa usabilidade (UX) e muitas vezes as lojas virtuais propiciam uma experiência negativa aos clientes.

Construa bons relacionamentos 

Manter bons relacionamentos com os clientes é primordial, seja em uma loja física ou online. São os relacionamentos que vão criar uma relação mais forte com os consumidores e fazer com que eles queiram voltar a comprar com você.

Um exemplo é quando vamos a um estabelecimento e somos muito bem atendidos pelo colaborador da empresa. Posteriormente, quando queremos comprar algo semelhante, logo voltamos ao mesmo lugar.

O foco é justamente em fidelizar o cliente, criando um vínculo que seja a longo prazo. Para pequenos empreendedores, é mais fácil manter esse relacionamento porque há um contato mais próximo com os consumidores.

Já para as empresas com um número maior de clientes, existem softwares de gestão de relacionamento, os famosos CRM (Customer Relationship Management), que são usados para reunir os dados dos clientes. 

Seja inovador

O conceito de inovação vem sendo muito debatido com o passar dos anos, principalmente pelas grandes organizações. As pequenas empresas, por outro lado, já perceberam a importância de inovar e vêm buscando novas soluções para seus negócios.

Mas o que é ser inovador? Inovar não necessariamente é criar algo novo, mas também melhorar o que já existe. Para o Manual de Oslo, umas das principais referências em inovação, podemos inovar em quatro áreas: produto, processo, marketing e organizacional.

Poderíamos dizer, de uma maneira bem simplória, que inovar é procurar por novas formas de executar as coisas

Observe os concorrentes

Já que você está buscando diferenciar o seu negócio, é indispensável que você observe seus concorrentes para saber exatamente o que está sendo feito pelas outras empresas e descobrir o que você pode fazer de diferente.

Uma boa ferramenta para isso é a análise SWOT, muito usada por profissionais da administração pois permite analisar as ameaças e oportunidades externas, comparando-as com as forças e fraquezas internas da organização.

O ideal é que a sua empresa consiga oferecer o que a concorrência já oferece e, mais que isso, ir além do que está sendo feito, sempre pensando em como atender os clientes da melhor maneira possível.

A observação dos concorrentes não serve para copiar os negócios do seu ramo, mas sim para assegurar que seu empreendimento tem capacidade competitiva para sobreviver ao mercado.

Pense de forma estratégica

Posicionar uma empresa como única não é fácil, ainda mais se for um negócio novo. Por isso, a estratégia deve caminhar lado a lado com o processo de definição do diferencial competitivo.

A estratégia está relacionada com todo o planejamento do negócio, sua visão e metas. E o diferencial competitivo impacta diretamente em todos esses aspectos, o que demanda um pensamento estratégico por parte do gestor do negócio.

Escolher o diferencial competitivo do seu negócio vai demandar um olhar analítico que possa compreender o todo para então entender seus pontos fortes e como a empresa pode se destacar.

Melhore o atendimento

Ainda que seja algo básico, o atendimento ao cliente é uma grande dificuldade de muitas empresas, principalmente porque é difícil padronizar os contatos quando há muitas pessoas assumindo o atendimento.

Mesmo em corporações maiores, nem sempre o bom atendimento é garantido e, consequentemente, isso prejudica a imagem da marca. É comum, inclusive, vermos clientes deixando de comprar em certos negócios e dando preferência para a concorrência por não terem sido tão bem atendidos.

Quando compramos online, por exemplo, esperamos uma resposta rápida caso tenhamos qualquer tipo de dúvida ou problema. Se uma empresa demora demais a responder, é provável que ele compre em outra loja virtual. 

Para prestar o melhor atendimento possível, a primeira ação que deve ser tomada é solicitar que os atuais clientes forneçam feedbacks, de preferência de maneira anônima, para identificar pontos de melhoria.

Também é importante darmos atenção especial às críticas e reclamações feitas pelos clientes, pois em uma situação de insatisfação o atendimento ruim pode piorar ainda mais o ocorrido.

Monitore indicadores

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPI (Key Performance Indicators), são as métricas que usamos para quantificar as diferentes áreas de uma empresa, identificando o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Por exemplo, um e-commerce vai acompanhar, principalmente, os indicadores:

  • Número de vendas – quantidade de vendas realizadas em determinado período
  • Taxa de conversão – número de visitas convertidas em vendas
  • Ticket médio – valor médio do gasto de cada cliente na loja
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC) – o custo que a empresa tem para alcançar novos clientes
  • Retorno sobre o investimento (ROI) – o retorno que a empresa teve com base no total investido

Uma boa prática seria possuir pelo menos entre dois e três indicadores para cada setor do negócio com o objetivo de acompanhar a produtividade da organização.

Conte com a ajuda da tecnologia

No mais, use e abuse da tecnologia! A cada dia surgem novas ferramentas voltadas para empresas e já existem muitos softwares criados para facilitar o dia a dia dos negócios. Por isso, acompanhe sempre o que há de novo no mercado e estude bastante sobre as novidades para conseguir implementá-las no seu empreendimento.

Quais erros devem ser evitados?

Um grande erro que muitas empresas cometem é se portar como uma solução milagrosa e muito superior às concorrentes. Isso pode ser bastante prejudicial, pois caso os clientes não tenham uma experiência satisfatória eles provavelmente vão se decepcionar com a marca, o que pode levar a reclamações e críticas.

Outro ponto é que alguns empresários optam por usar o preço como estratégia de diferenciação. Embora alguns consumidores realmente prefiram valores mais baixos, geralmente é mais difícil manter um padrão de qualidade quando essa é a estratégia utilizada.

Por fim, um erro bem frequente é priorizar a atração de novos clientes e esquecer de prestar um bom atendimento para quem já é cliente há mais tempo. Em muitos casos, a empresa sequer mantém um relacionamento com os consumidores atuais, mas permanece na busca incessável por mais compradores.

Neste artigo, vimos o que é um diferencial competitivo, qual a sua importância e como podemos diferenciar nosso negócio da concorrência. Além disso, trouxemos dez dicas para te ajudar a definir seu diferencial competitivo. Agora que você aprendeu a definir o diferencial competitivo do seu negócio e se destacar perante a concorrência, aprenda como criar um site de vendas para comercializar seus produtos online!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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