Produtos e Nichos

Desenhos personalizados: confira os melhores sites para comercializar e dicas para começar

Imagem ilustrativa de desenhos personalizados

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para começar a vender seus desenhos personalizados online é preciso expor suas criações em alguma plataforma como a Bagy, Freelancer, Atual Card, Elo7, Zazzle, Colab55, Shutterstock e Adobe Stock.

Você produz desenhos personalizados e quer aprender a como vender eles na internet? Então você precisa ler este artigo!

Ganhar dinheiro com desenho é o sonho de muitos artistas que desejam transformar sua arte em sua profissão. Mas, muita gente pode ficar um pouco perdido sobre onde começar a vender desenhos.

No entanto, não saber por onde começar a vender é algo normal de acontecer em qualquer mercado, desde o de roupas até o de perfumes importados.

Pensando nisso, resolvemos separar neste post 5 dicas essenciais para você aprender a como vender desenhos na internet e de bônus você ainda conhece 8 plataformas que permitem que você ganhe dinheiro com os seus desenhos personalizados! 

É possível ganhar dinheiro vendendo desenhos na internet?

Muitos artistas têm o grande sonho de fazer dinheiro com a sua arte. Inclusive, muitos deles gostariam de poder viver de arte e manter seu sustento diário apenas com seus desenhos e ilustrações.

Porém, as diversas responsabilidades do mundo adulto faz com que muitos desenhistas acabem se afastando desse sonho e se dedicando a outras profissões e estudos.

Mas, apesar disso, ainda assim é possível ganhar dinheiro com a sua arte. Hoje em dia com a internet, se tornou possível sim ganhar dinheiro com desenho. No mundo digital é mais fácil encontrar pessoas que valorizam a arte e estão interessadas em ter uma peça em suas casas.

Por isso que muitos artistas têm buscado vender desenhos online, principalmente os desenhos personalizados, que acabam sendo melhor vendidos no meio digital!

Confira 5 dicas para vender desenhos na internet

Agora que você sabe que é possível ganhar dinheiro com desenho, chegou o momento de realmente aprender a como ganhar dinheiro com desenho na prática.

Para isso, você precisa pensar além do canal que você utilizará para divulgar suas artes, mas sim também considerar a forma que você irá fazer isso. 

Por isso, abaixo selecionamos 5 dicas que podem ajudar você a vender desenhos na internet, em feiras e em muitos outros locais!

1. Desenhe pessoas próximas e reais

Todo mundo adora ver desenhos realistas que representam pessoas reais. Geralmente eles são a reprodução da imagem de alguma celebridade ou pessoa próxima que faz o público ficar na dúvida se é um desenho ou uma foto.

E devido ao nível de complexidade e detalhamento que esses desenhos costumam ter, eles acabam chamando muito a atenção das pessoas, que ficam curiosas para conhecer melhor o trabalho do artista.

Por isso, se você já tem o costume de fazer desenhos bem realistas, pode ser uma boa ideia apostar nesse tipo de produção para tirar fotos e divulgar pela internet!

2. Divulgue os seus desenhos nas redes sociais

As redes sociais estão aí para ajudar qualquer negócio a crescer e, nesse sentido, os desenhos têm um espaço especial nas redes, já que a grande maioria delas é mais visual e foi feita para o compartilhamento de imagens.

Por isso, na sua jornada de ganhar dinheiro com desenhos personalizados, pode ser interessante começar a divulgar seus trabalhos nas principais redes sociais do momento.

Ambientes como o Instagram e TikTok possuem diversos artistas mostrando seus trabalhos e ganhando destaque na rede. Até mesmo no Twitter você consegue ter destaque. Apesar de ser uma rede mais textual, ela permite o envio de fotos, GIFs e vídeos.

E para ter ainda mais destaque, aproveite para criar publicações com hashtags e fazer desenhos especiais para datas comemorativas. Assim, você consegue engajar mais com o seu público e se tornar conhecido na plataforma!

3. Faça ações com seus desenhos nas ruas

Hoje em dia muitos artistas apostam na criação de desenhos para divulgar nas ruas de sua cidade. Para isso, eles produzem diversos tipos de arte, como o grafite e até o lambe-lambe, que é um tipo de colagem para poder mostrar seu trabalho ao mundo.

E fazer essas ações nas ruas é uma forma bem interessante de você alcançar um público diferenciado que comece a conhecer seu trabalho. Para fazer isso, é interessante que você adicione suas artes nas ruas mais movimentadas da cidade e que sejam em ambientes onde é permitido esse tipo de divulgação.

Além disso, é interessante que sempre deixe o seu nome de usuário nas redes sociais para que assim as pessoas que tiverem interesse possam pesquisar sobre você e conhecer mais sobre seus trabalhos!

4. Participe de feiras

É sempre bom ir em feiras! Elas são espaços bem localizados que juntam um grande público para poder conferir o trabalho de diversos artistas diferentes. E a parte mais interessante é que a maioria das cidades no Brasil possui alguma feira artística!

Dessa forma, você pode conversar com os organizadores das feiras para entender como você consegue estar inserido nelas e assim divulgar as suas artes para o público!

Além disso, nas feiras você pode conhecer e fazer amizades com outros artistas e assim começar a trabalhar no seu networking, que é um elemento muito importante para o seu negócio de desenhos personalizados!

5. Faça peças personalizadas com seus desenhos

Por fim, outra forma interessante para você conseguir ganhar dinheiro com desenho é criando peças personalizadas com as suas artes!

Quem trabalha com desenho tem o privilégio de conseguir adaptar a sua arte facilmente para diferentes formatos. Dessa forma, você não precisa vender seus desenhos somente em uma tela ou papel, mas pode apostar em outros formatos de objetos.

Assim, você pode adaptar os seus desenhos e colocá-los em camisetas, bonés, canecas, panos de pratos, planners, garrafas de água, case para notebook e muitos outros!

Dessa maneira, você consegue dar mais valor para o seu desenho personalizado e oferece algo que o público procura!

8 melhores sites para vender desenhos online

Agora que você já conferiu as principais dicas para você vender seus desenhos online, está na hora de conhecer os melhores sites para você realizar a venda da sua arte!

Separamos abaixo 8 opções de sites que possuem uma boa estrutura e permitem que você realize a venda de seus desenhos personalizados, realistas, ilustrações e qualquer tipo de arte que você produza!

1. Bagy

A Bagy é uma plataforma de criação de loja virtual muito interessante para quem é artista! A partir desse site, você consegue integrar as suas vendas com diferentes canais e assim vender nas redes sociais, Mercado Livre, Shopee e, é claro, pela loja virtual! Assim, você pode gerenciar as vendas feitas em diversos canais em um único lugar!

Além disso, ao criar seu site você não tem limite de produtos, visitas ou vendas concluídas e ainda pode ter seu próprio site totalmente otimizado para realizar a venda dos seus desenhos personalizadas online. Realmente vale a pena conhecer mais sobre a Bagy!

https://www.youtube.com/watch?v=BWWJgnoLsCIu0026t=327s

2. Freelancer

Já a Freelancer é uma grande plataforma online que conecta artistas e demais profissionais com empresas e pessoas que precisam de seus trabalhos. Com ela, você pode se candidatar a diversas propostas de trabalho e ser escolhido para realizá-los!

A plataforma é totalmente gratuita e só cobra uma comissão de 3% quando você recebe por um projeto. Além disso, ela está presente em diversos países, o que permite que você trabalhe com pessoas em qualquer lugar do mundo.

3. Atual Card

A Atual Card é uma gráfica virtual com um serviço bem interessante para quem é artista e deseja vender sua arte em produtos personalizados! 

A partir dela, você consegue enviar seus desenhos e pedir para que eles sejam impressos nos mais variados tipos de produtos, como planner, canecas, baralhos, calendários e muitas outras opções.

Você pode pedir para o envio ser no seu endereço, ou pode enviar o produto diretamente para o seu cliente e assim economizar com logística e estoque!

4. Elo7

O Elo7 é um grande marketplace feito para vender itens de artesanatos. Lá você consegue encontrar pessoas que vendem produtos feitos desde crochê até uma ilustração personalizada em um produto legal!

Essa plataforma é muito conhecida e, por trabalhar com a venda de produtos artesanais fica mais fácil para você encontrar o seu público ideal lá e realizar muitas vendas!

5. Zazzle

Se você gostou da opção do Atual Card, com certeza gostará da Zazzle! Ela se trata de uma mistura de gráfica online com plataforma de loja virtual. 

Assim você pode enviar seus desenhos e ver eles estampados em bolsas, almofadas, aventais e outros itens dentro de uma vitrine virtual onde todos os visitantes podem conferir e comprar seus produtos!

6. Colab55

Já a Colab55 tem a mesma pegada da Zazzle, a diferença é que ela tem um foco maior na sustentabilidade e produz os itens que você solicita sob demanda para evitar gerar mais desperdícios.

Mas, a partir desta plataforma, você consegue ver seus desenhos personalizados estampados em cadernos, camisetas, quadros, chinelos e diversas outras opções que ficam disponíveis no portal para você vender.

7. Shutterstock

O Shutterstock é um dos bancos de imagens mais utilizados na internet. Por lá você consegue encontrar diversas imagens e vídeos variados que as pessoas compram a licença para poder usar em seus próprios materiais, como posts nas redes sociais ou em banners.

Para conseguir ganhar dinheiro com desenhos nesse site você só precisa subir suas produções para que o público realize a compra da mesma. Para aumentar as suas chances de venda, pode ser interessante pesquisar as imagens mais procuradas na plataforma para poder criar artes que realmente vendem!

8. Adobe Stock

Por fim, temos a Adobe Stock que é um site que funciona na mesma pegada da Shutterstock. Ele é um grande banco de imagens que muitas pessoas recorrem para conseguir produzir seus materiais.

Assim, para vender seus desenhos por aqui, você pode subir eles na plataforma e esperar até que as pessoas o comprem!

Entenda a importância do portfólio para quem desenha

Designers, ilustradores e artistas no geral sempre possuem um portfólio. É nesse material que eles mostram para o mundo o que conseguem fazer ao divulgar seus trabalhos anteriores.

Mas, para entender a importância desse material, pode ser interessante que você se coloque no papel de um cliente.

Imagine que você está buscando uma pessoa que faça móveis planejados. Você entra no site de um profissional que encontrou, mas não acha nenhuma imagem do trabalho dele ou dela. Apenas textos e mais textos destacando os benefícios desse serviço.

Você contrataria essa pessoa sem ter nenhuma prova do que ela ou ele consegue fazer? 

As chances da sua resposta ser um sonoro “não” são muito grandes. Agora imagine que uma pessoa está buscando seus serviços mas não faz a menor ideia de como eles são? Ela também ficaria com um pé atrás para te contratar.

Por causa disso, as pessoas que desenham precisam ter um bom portfólio. A partir dele elas conseguem mostrar ao mundo o que conseguem fazer. E é a partir do portfólio que o público verá valor no seu trabalho e até aceitará pagar mais caro quando verem que tem qualidade.

Profissionalize o seu negócio

Até aqui você pôde aprender a como ganhar dinheiro com desenho online e viu que existem diversas formas diferentes de você fazer isso. É possível ganhar dinheiro com desenhos personalizados, vendendo fotos em bancos de imagens e até em feiras da sua cidade!

E com os diversos sites diferentes para vender a sua artes, se tornou possível viver disso e fazer com que o seu hobby vire uma boa fonte de renda para você!

Mas, para fazer isso acontecer, é interessante que você busque aprender sempre sobre como funcionam as vendas online para assim conseguir vender cada vez mais desenhos personalizados!

E para isso, a Bagy pode te ajudar! Nós enviamos semanalmente um guia com as principais dicas de vendas para você aprender a vender cada vez mais e melhor! 

Para acessá-lo, é só você se inscrever na nossa lista e receber diversas dicas de vendas toda semana!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.