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Cross Docking: como funciona e quais são os benefícios para a sua loja online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O cross docking é um sistema de logística com foco no fluxo de mercadorias e não na armazenagem delas em si. É por meio dele que seus produtos são recebidos em um centro de distribuição especializado e logo em seguida são preparados para serem despachados e entregues para o seu cliente.

Você já ouviu falar no cross docking? Seja você um lojista experiente no mundo das vendas online ou alguém que ainda esteja se familiarizando com as operações logísticas de um negócio, esse termo pode não ser tão familiar. Mas não precisa se preocupar!

O cross docking é uma estratégia que pode simplificar — e muito — o processo de distribuição das suas mercadorias e deixá-lo mais ágil e eficiente. Por esse motivo, neste post vamos falar um pouco mais sobre ele, mostrar como ele funciona e quais são as vantagens que ele oferece. Acompanhe!

O que é cross docking?

O cross docking é um sistema de logística. O seu foco está no fluxo de mercadorias e não na armazenagem delas em si. É por meio desse método que as encomendas são recebidas em um centro de distribuição especializado e logo na sequência são preparadas para serem despachadas e entregues para o seu cliente.

O principal objetivo do cross docking é receber mercadorias em um armazém ou centro de distribuição e despachá-las com o menor tempo possível para que sejam transportadas em direção ao cliente final — ou seja, quem fez a compra na sua loja.

Tipos de cross docking

Atualmente, existem três tipos de cross docking. Confira, a seguir, um pouco sobre cada um deles.

Movimentação contínua

Nesse tipo de cross docking, tudo precisa funcionar como um relógio. O centro de distribuição recebe as mercadorias e as despacha o mais rápido possível para evitar acumular produtos no estoque. É a maneira mais utilizada para realizar esse sistema de entregas.

Movimentação híbrida ou consolidada

Na movimentação híbrida, as mercadorias também são recebidas pelo centro de distribuição, mas podem ter destinos diferentes. Assim como na movimentação contínua, alguns itens podem ser direcionados ao cliente final.

Outros, no entanto, podem ser direcionados a um estoque anexo. Lá, são combinados com vários produtos para formar pedidos completos e, aí sim, serem redirecionados. É um método comum quando uma mesma empresa tem produtos de alto giro com baixo valor agregado e outros de alto valor agregado e baixo giro.

Movimentação de distribuição

Esse tipo de cross docking é muito utilizado para entregas B2B — ou seja, de empresas para empresas. Nessa modalidade, os produtos são recebidos no centro de distribuição e separados para serem distribuídos em cargas para os clientes.

Benefícios do cross docking

Como você pode imaginar, o método de cross docking pode oferecer alguns benefícios para o seu negócio. Acompanhe a seguir alguns deles.

Agiliza a entrega e o cumprimento de prazos

Um centro de distribuição que atende o cross docking prepara e reenvia a mercadoria recebida o mais rápido possível para o endereço de destino. Quando tudo acontece da maneira correta o cliente sai ganhando — já que receberá o seu pedido em um prazo muito mais curto.

Auxilia na redução de custos com estoque

Como o gasto com infraestrutura necessária para manter um estoque de produtos não existe no sistema de cross docking, as despesas da sua loja diminuem drasticamente.

Melhora o aproveitamento dos veículos de entrega

Outro grande benefício do cross docking é o aproveitamento dos veículos de entrega. Isso porque as mercadorias são preparadas rapidamente de acordo com as rotas mais rápidas — e econômicas — que eles devem percorrer para chegar aos endereços de destino.

Reduz furtos de mercadorias

Pense que quanto mais uma mercadoria ficar parada no centro de distribuição, maior é a chance dela sofrer algum dano ou até mesmo desaparecer. Com o cross docking essa preocupação é diminuída, já que todos os itens são recebidos e preparados para a saída automaticamente.

Melhora o seu relacionamento com o seu fornecedor

No cross docking, o fornecedor acaba adquirindo mais responsabilidades — já que é ele quem embala e classifica os pedidos, além de fazer o envio para o centro de distribuição. Todos esses processos demandam um contato mais frequente com você como lojista, o que acaba criando uma parceria firme entre as duas pontas.

Elimina a necessidade da sua loja ter um estoque

Nesse processo, o estoque é substituído pelo centro de distribuição. Os produtos, como dito anteriormente, saem diretamente dos fornecedores e são encaminhados para o local. Lá, por sua vez, são preparados e encaminhados novamente, mas dessa vez para o destino final – ou seja, para o endereço do seu cliente.

Como funciona o cross docking?

De uma maneira bem simples, durante o processo de cross docking as mercadorias são enviadas pelo fornecedor diretamente para o centro de distribuição sem passar pelas mãos do lojista. Já no centro de distribuição, os produtos raramente ficam parados por mais de três dias — já que a agilidade na entrega é o principal objetivo desse método de envio.

O centro de distribuição, nesse caso, nada mais é que uma área de transição em que as encomendas são transferidas de um transporte ao outro. Elas chegam no veículo de entrada — também chamado de inbound — e saem no veículo de saída, que é chamado de outbound.

O processo de cross docking

O cross docking é derivado do Just In Time, um sistema de logística e otimização de produção que tem como objetivo reduzir o desperdício sem que a qualidade dos produtos seja prejudicada.

No cross docking, os produtos que são recebidos são direcionados para uma doca de entrada. Nesse local, essas mercadorias passam por um processo — rápido — de descarregamento e triagem para fins de controle e identificação dos seus respectivos destinos.

Depois dessa triagem, os itens seguem para o terminal de embarque — onde são carregados no meio de transporte correspondente e encaminhadas aos destinatários. Assim, é possível evitar a necessidade de armazenar os produtos para uma triagem e expedição posterior, o que acelera o processo da cadeia de abastecimento significantemente.

Por fim, para que o processo de cross docking aconteça sem nenhum problema, é preciso ter um sistema eficaz que una todas as pontas — desde o fornecedor dos produtos até o centro de distribuição que será o responsável pelo envio final.

O fornecedor, por exemplo, deve estar pronto para enviar a mercadoria instantaneamente depois do pedido feito para que a sua empresa não precise gastar muito tempo com o manuseio ou com o processamento da ordem.

Já o centro de distribuição, por sua vez, necessita de um bom sistema de direcionamento. Algumas funcionalidades, como etiquetas de radiofrequência (RFID) e códigos de barras costumam ser bastante úteis nesse processo.

Etapas do cross docking

Na prática, é possível definir as etapas do cross docking da seguinte maneira:

  1. O pedido é feito pelo cliente na sua loja virtual;
  2. Você verifica o pagamento e, como não tem o produto em estoque, faz a solicitação dele para o fornecedor;
  3. A mercadoria é separada pelo fornecedor e enviada para o centro de distribuição;
  4. O item é repassado do veículo de entrada — o que fez a entrega no centro de distribuição — para o veículo de saída e é transportado para o cliente que comprou na sua loja.

Exemplos práticos do funcionamento do cross docking

Um exemplo prático do funcionamento do cross docking é como a Americanas.com começou a fazer a venda de calçados sem que o e-commerce tivesse sequer um par no seu estoque. Tudo era comercializado por meio da loja da Netshoes com a garantia de estoque da própria Netshoes.

A Americanas.com passava o pedido de compra para a Netshoes, que separava a mercadoria, enviava o faturamento para a Americanas e enviava a mercadoria para o centro de distribuição do e-commerce. O WMS da Americanas, então, fazia a conferência da mercadoria e, sem precisar armazená-la, fazia o envio para a expedição.

Qual a diferença entre armazenagem e cross docking?

Muitas pessoas acham que os dois métodos são iguais, mas a principal diferença entre o cross docking e a armazenagem é que no primeiro caso não há a necessidade de que os produtos sejam mantidos em estoque por longos períodos.

Além disso, a armazenagem tradicional envolve a manutenção de um estoque de itens em um armazém — ou depósito — por um período geralmente mais longo. O objetivo, nesse caso, está em gerenciar o estoque e garantir que exista suprimento adequado para atender às demandas dos clientes.

Então, isso significa que uma das grandes diferenças entre a armazenagem tradicional e o cross docking não é apenas a falta de imobilização de produtos no estoque, mas também o objetivo central de cada método.

O cross docking, por exemplo, se concentra na agilidade e na velocidade na distribuição dos produtos. A armazenagem, por sua vez, tem uma ênfase maior no gerenciamento e na manutenção do estoque.

Qual a diferença entre cross docking e transit point?

Assim como acontece com a armazenagem, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o cross docking e o transit point — chegando até a achar que os dois são a mesma coisa.

No transit point, todos os produtos que chegam já têm destinos fixos e são alocados para serem entregues ao cliente. Já no cross docking, essa mercadoria precisa ser enviada para o centro de distribuição antes de ser entregue para o consumidor final.

Essa diferença acontece basicamente quando os produtos são fornecidos de diferentes locais, o que pode gerar uma espera para que os veículos de transporte completem todo o trajeto.

Aqui, é importante pontuar que ambas as modalidades podem apresentar benefícios para o processo logístico de uma loja online. Cabe a você identificar qual delas oferece mais vantagens operacionais e implementar a que escolher.

Se o seu negócio comercializa produtos somente de forma local, por exemplo, talvez o transit point seja a melhor opção. Caso a sua loja venda produtos para todo o Brasil, a melhor alternativa pode ser o cross docking.

Como fazer cross docking?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o cross docking, precisa descobrir como implementar esse sistema na sua loja online. Confira, a seguir, um pequeno passo a passo.

Faça um bom planejamento

Um dos pilares do cross docking é a agilidade nas entregas e, para que você consiga fazer esse processo com rapidez, precisa começar fazendo um ótimo planejamento. A primeira pergunta a se fazer, então, é se a sua loja virtual está preparada para atender às expectativas desse sistema.

A partir daí, avalie com cuidado tudo o que o cross docking vai demandar, ou seja: softwares, mão de obra, contrato com um centro de distribuição, acordos com fornecedores e muito mais.

Contrate um centro de distribuição

O próximo passo é contratar um centro de distribuição, já que os produtos que você vende precisarão parar em um desses locais — mesmo que seja por alguns minutos ou horas.

Lembre-se de avaliar os locais disponíveis, se a área em que eles estão localizados é estratégica para os fornecedores — e até mesmo para os consumidores — e estude também a capacidade do local para operar em períodos de baixa e alta demanda.

Negocie com seus fornecedores

Outro ponto — muito — importante para implantar o cross docking na sua loja online é manter um bom relacionamento para fechar acordo com os fornecedores dos produtos que você vende.

Quando você faz bons acordos, os clientes do seu negócio não são prejudicados com atrasos ou demora na entrega e todo o processo funciona conforme o planejado.

Ofereça um ótimo atendimento aos seus clientes

Assim que o seu cliente faz uma compra no seu site, imediatamente espera receber informações precisas do produto. Hoje em dia já existem diversas ferramentas que exibem o status da mercadoria a partir das ocorrências que o motorista insere no sistema e investir em uma delas é uma ótima maneira de manter o seu consumidor informado.

Tenha sempre em mente que o feedback dos seus clientes é um dos principais medidores do sucesso do seu negócio. Dar a devida atenção a quem compra de você e valorizar as avaliações é fundamental para aplicar as mudanças necessárias — principalmente se o seu objetivo é fidelizar essas pessoas.

Invista em tecnologia

Investir em um sistema de gestão de logística é fundamental para o desempenho de qualquer negócio que esteja envolvido com o transporte de mercadorias — inclusive para a sua loja online.

Por esse motivo, um WMS — que é um sistema específico para armazéns e centros de distribuição — vai garantir o bom fluxo de mercadorias por conta da sua sincronização mais eficiente. Além disso, você terá em mãos todas as informações necessárias para assegurar o bom andamento do seu negócio.

Qual é a importância do cross docking?

De uma maneira geral, o cross docking é importante para uma loja online porque garante maior agilidade ao processo de entrega de produtos aos clientes. Dessa maneira, a marca que utiliza esse método de envio fortalece a sua reputação no mercado e se torna mais competitiva.

Além disso, esse processo também é importante porque otimiza o fluxo de tarefas que você como lojista precisa realizar no dia a dia da sua loja e pode utilizar esse tempo para investir em outras estratégias importantes, como no seu relacionamento com os clientes — que já estarão mais satisfeitos com a entrega mais rápidas e mais dispostos a se tornarem defensores da sua marca na internet.

Como você pôde perceber, o cross docking é um processo que pode ser muito benéfico para a sua loja online. Ele oferece diversas vantagens que precisam ser levadas em consideração no momento em que você for optar pelo sistema de envios que irá implementar no seu negócio. Lembre-se que com o tempo que você economizará com a otimização da entrega, poderá investir em estratégias para vender mais!

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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