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Contador de seguidores do Instagram: conheça 4 ferramentas para acompanhar em tempo real

Por Jessica Azevedo

6 meses atrás
Imagem ilustrativa de contador de seguidores instagram

O contador de seguidores para Instagram é uma ferramenta que informa as pessoas que acompanham, e deixaram de acompanhar, a sua conta. Com ele, é possível conferir dados em tempo real sobre seu engajamento e alcance. Além disso, existem várias opções gratuitas. 

Muitas pessoas não sabem, mas o contador de seguidores do Instagram pode ser uma poderosa ferramenta para o seu negócio online.

A era das redes sociais trouxe uma série de possibilidades para quem possui uma loja virtual e quer se aproximar do público.

Recursos gratuitos, estratégias orgânicas e um maior alcance de clientes são apenas algumas das vantagens de usar essas plataformas para impulsionar o seu empreendimento.

Por outro lado, nem todas as pessoas estão acostumadas a usar as redes como canal de vendas, e por ficar confusas com a quantidade de ferramentas disponíveis, como o close friends do Instragram ou métricas de engajamento.

Nesse caso, o primeiro passo para potencializar os seus resultados é aprender sobre um dos instrumentos de verificação mais úteis da plataforma de imagens.

Confira o que é o contador de seguidores do Instagram e entenda porque ele é um aliado para as estratégias do seu negócio.

O que é o contador de seguidores do Instagram?

O contador de seguidores do Instagram é uma ferramenta que permite ao gestor acompanhar o número de pessoas que acompanham, ou deixaram de acompanhar, a sua conta na rede social.

Com esse recurso, é possível entender mais sobre a movimentação do seu volume de inscritos, e, com base nisso, montar estratégias de alcance que sejam mais assertivas.

A maioria das pessoas tem o costume de verificar apenas os números padrões do seu perfil, por meio do próprio Instagram.

No entanto, alguns sites e aplicativos desenvolveram seus próprios indicadores para realizar uma análise detalhada do seu engajamento.

Com ele, é possível monitorar, em tempo real, os seguidores que chegaram ou que deixaram de seguir a sua conta, além de outros gráficos que podem ser elaborados com base nessas informações.

Algumas das informações que podem ser acompanhadas são:

  • Interações com conteúdos;
  • Data que as pessoas deixaram de seguir;
  • Quais contas possuem o maior engajamento;
  • Variação de follows e unfollows.

Além disso, um contador de seguidores do Instagram também permite compartilhar dados com outras redes sociais, como Facebook e Twitter, permitindo uma rede completa de informações sobre os seus clientes.

Aprenda como usar o contador de seguidores

É simples utilizar o contador de seguidores no Instagram.

Em um primeiro momento, você deverá escolher a sua ferramenta preferida. Existem diversas opções disponíveis no mercado, e muitas são gratuitas.

Além disso, deverá deixar o seu perfil aberto. Se você já tiver uma loja virtual há muito tempo, provavelmente sua conta nas redes sociais já será pública.

No entanto, perfis iniciantes podem ter o acesso restrito, e isso impedirá o contador de verificar todos os dados.

Por fim, depois de escolher seu indicador preferido, é só realizar o login na plataforma e começar a busca.

Algumas opções gratuitas podem ter restrições de período ou número de visitas que o perfil pode fazer por dia. No entanto, se quiser recursos ilimitados, pode considerar investir na ferramenta premium.

Para quem está começando, os principais contadores já oferecem recursos interessantes para avaliar, com atualização em tempo real.

Outro benefício do contador de seguidores do Instagram é a praticidade, pois ele permite utilização pelo desktop, sem ter que instalar nada no seu dispositivo.

Quais são as vantagens em usar o contador de seguidores?

Usar o contador de seguidores do Instagram na sua conta pode trazer vários benefícios para a sua loja e também para as suas estratégias de vendas.

Confira alguns dos benefícios que se destacam:

Acompanhamento da performance do seu perfil

Um dos principais objetivos de ter uma conta comercial nas redes sociais é melhorar seu desempenho e alcance.

Por isso, você não apenas deve investir no seu perfil, mas também utilizar uma ferramenta que permite acompanhar a performance que ele desenvolve.

Com o contador de seguidores, será possível verificar seu nível de engajamento e quantas pessoas estão te seguindo a cada dia.

Além disso, muitos recursos também trazem análises adicionais interessantes para a sua avaliação, como número de clientes que deixaram de te acompanhar após determinado post.

Essas informações são fundamentais para que você acompanhe a verdadeira performance do seu perfil, e não se baseie apenas nos retornos que a plataforma te dá como notificações.

Possibilidade de analisar a concorrência

Com o contador de seguidores do Instagram você poderá analisar a concorrência do seu nicho de forma mais detalhada.

Afinal, você poderá comparar os seus indicadores com os números de outros negócios, como número de seguidores e curtidas.

Essa ferramenta também é importante para você conhecer o seu empreendimento e como ele se comporta, sem fazer comparações pouco embasadas.

Isso porque os concorrentes podem ter um número considerável de clientes, mas suas postagens possuem pouco engajamento.

Com o contador, você poderá entender como seus seguidores se comportam, e ver que nem sempre uma métrica isolada deve ser levada como base das suas avaliações.

Maior economia de tempo

Ainda, vale a pena mencionar que o contador de seguidores do Instagram é uma ferramenta ideal para economizar tempo no seu dia a dia.

Em vez de acompanhar sua conta manualmente, conferindo as notificações de novos clientes ou conferindo que foram as pessoas que deixaram de seguir, basta usar o recurso para isso.

Com apenas alguns cliques, ele irá emitir todas as informações necessárias para a sua análise, reunindo-as em uma só plataforma.

Inclusive, alguns sites mais aprimorados permitem que você faça o download dos relatórios em forma de gráficos, para facilitar a visualização.

Essa facilidade tornará sua gestão de redes mais prática e simples de ser feita, direcionando sua atenção para outras atividades mais complexas ao longo do dia.

Como otimizar estratégias a partir desse recurso?

Além dos principais benefícios que acompanham o contador de seguidores do Instagram, esse recurso também te ajuda a otimizar as suas estratégias.

Veja as principais formas de fazer isso na sua loja virtual:

1. Acompanhe os números periodicamente 

Antes de mais nada, não é possível elaborar uma estratégia verdadeiramente eficiente sem ter uma base de dados consolidada.

Por isso, procure acompanhar os números periodicamente, reunindo uma quantidade considerável de dados para elaborar suas campanhas.

Dessa forma, você terá certeza sobre a movimentação da sua conta, sem se deixar influenciar por algum período atípico, que não reflete, necessariamente, o comportamento dos seus seguidores.

Além disso, depois de montar uma estratégia para melhorar seu alcance, por exemplo, é acompanhando o contador de seguidores no Instagram que você perceberá se a ideia deu certo.

Assim, esta não é uma atividade para ser feita apenas uma vez, mas sim se tornar parte da sua rotina de monitoramento das redes sociais.

Análise outras métricas além do número de seguidores

É importante ter em mente que apenas monitorar o número de seguidores da sua conta não é suficiente para ter uma visão real da sua conta comercial.

Isso porque nem sempre essa métrica reflete o seu verdadeiro alcance e potencial.

Afinal, muitas contas podem ter milhares de seguidores, mas não possuir um engajamento de reflete essa posição.

Enquanto isso, você pode ter poucas pessoas acompanhando seu e-commerce, mas contar com um número de interações considerável.

Por exemplo, uma conta pode ter 100 seguidores, mas obter 80 curtidas em uma publicação. Isso é mais vantajoso do que um perfil possuir 10 mil follows, mas as mesmas 80 interações.

Nesse caso, é essencial que você monitore outros indicadores, além das pessoas que te seguem. Apenas desas forma será possível entender a posição da sua loja na rede e como criar estratégias que melhorem isso.

Compartilhe conteúdo de qualidade

Nas redes sociais, é importante entender que o número de seguidores não é a única coisa que importa.

Para vender mais e consolidar sua marca de verdade no mercado, é imprescindível que você compartilhe conteúdos de qualidade com seus clientes.

O engajamento é fundamental para mostrar que seus objetivos estão sendo alcançados e o público está interagindo com você.

Por isso, tenha um planejamento eficiente de conteúdos, e não se concentre apenas em publicar produtos, por exemplo.

Traga curiosidades e informações de valor, promova interações e sorteios, responda os comentários e use mais de um canal de publicação.

Dessa forma, seu perfil terá uma diversidade considerável de conteúdo, e os seguidores sentirão que estão recebendo algo em troca do follow, e não sendo mais um número no seu perfil.

Além disso, bons conteúdos reduzem a incidência de desistências e unfollows, e você poderá acompanhar isso no seu contador de seguidores do Instagram.

4 ferramentas para acompanhar seguidores em tempo real

Depois de entender a importância de ter um contador de seguidores para Instagram, vale a pena conhecer algumas ferramentas que podem ser úteis para o seu perfil.

Confira 5 recomendações para acompanhar seus números em tempo real:

Blast Up

O site Blast Up é uma das ferramentas mais simples com essa função.

Basta entrar no site e inserir o nome do perfil sem o ‘@’ para que o indicador mostre o número de seguidores em tempo real, além da quantidade de fotos publicadas.

A plataforma também traz a possibilidade de investir em curtidas, seguidores e visualizações em vídeos, se estiver em busca de tráfego pago. Mas tenha cuidado para não violar as políticas do Instagram.

Embora os índices sejam mais simples, o Blast Up é uma opção mais simples para quem está começando.

InstaFollowers

Enquanto isso, o InstaFollowers oferece uma série de ferramentas para contas comerciais nas redes sociais, incluindo um contador de seguidores no Instagram. 

Para utilizá-lo, basta acessar o site, logar com o seu perfil e seguir para a checagem. A análise é um pouco lenta, em comparação a outras ferramentas, mas traz dados completos sobre seguidores, pessoas que deixaram de acompanhar e os posts.

Ainda, é possível avaliar essas métricas de outras redes, como Twitter.

Famoid

O Famoid é um contador de seguidores de Instagram mais simples, mas exibe os números ao vivo, além de informar quando ocorreu um unfollow.

Embora não apresente dados sobre as postagens, essa ferramenta é gratuita, e pode ser útil para que o usuário acompanhe quando alguém deixa de seguir o perfil.

Ele também exige login com a sua conta, mas não solicite nenhum pagamento para disponibilizar as informações.

Social Stats

Por fim, o Social Stats está entre as ferramentas mais completas entre os recursos desse nicho.

Ele fornece estatísticas detalhadas sobre o desempenho em redes sociais, e não apenas Instagram, mas também YouTube e Facebook.

O perfil deve vincular sua conta, mas recebe os gráficos rapidamente após a análise, e pode verificar números como seguidores, publicações e até mesmo taxa de engajamento.

No entanto, o relatório completo só é disponibilizado mediante investimento, com valores a partir de $3 euros, ou R$21,99, na conversão atual.

Por outro lado, os documentos são mais completos, com avaliação da concorrência, sugestão de hashtags estratégicas e formas de aumentar o engajamento automático.

Saiba como ver o engajamento de outros perfis do Instagram

O contador de seguidores do Instagram é útil para conferir o seu perfil, mas também para verificar o engajamento da concorrência.

A maioria das ferramentas de contagem possibilitam a avaliação somente da própria conta, uma vez que exige login com senha.

No entanto, existem alguns sites que disponibiliza os dados principais de maneira gratuita, desde que a conta seja pública.

Dessa forma, para ver o engajamento de outros perfis no instagram, vale a pena procurar essas alternativas.

Isso ajudará nas suas estratégias de postagem, e também para entender como está o mercado que você pretende conquistar.

Assim, você terá mais confiança na hora de administrar seu perfil, e seus clientes, nessa rede social.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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