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O que é Close Friends do Instagram e como usá-lo para fidelizar clientes na sua loja

Imagem ilustrativa de Close Friends Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Close Friends é um recurso do Instagram que permite que os usuários compartilhem stories com seguidores específicos.

Se você acredita que o Close Friends do Instagram é um recurso voltado apenas para a sua conta pessoal, saiba que pode estar perdendo uma ótima oportunidade de alavancar a sua loja virtual.

Muitas pessoas podem não conhecer essa ferramenta, ou não saber como ela funciona para perfis comerciais. Nesse caso, podem estar deixando de usar uma função estratégica que ajuda a crescer no Instagram e fidelizar mais clientes.

Contudo, para tirar o máximo proveito desse recurso, é fundamental conhecê-lo em detalhes, e saber quais os diferenciais que essa prática pode trazer.

Pensando nisso, preparamos um guia especial sobre o close friends do Instagram, com tudo que você precisa saber antes de implementá-lo na sua loja e conquistar mais o seu público.

O que é Close Friends do Instagram?

O close friends do Instagram, ou “melhores amigos”, é um recurso gratuito que possibilita o compartilhamento de conteúdos no stories com um seleto grupo de seguidores, definido pelo perfil.

Nesse caso, somente as contas selecionadas na lista poderão visualizar os conteúdos, de maneira exclusiva.

Entretanto, a sua única diferença para os stories convencionais é a visibilidade, uma vez que os conteúdos normais podem ser vistos por qualquer pessoa, enquanto o close friends é voltado apenas para as contas selecionadas previamente.

No mais, ele funciona de maneira parecida com os stories que a maioria das pessoas já estão acostumadas, sendo um conteúdo visual, em foto ou vídeo, que desaparece depois de 24 horas.

Na sua conta, ele aparecerá com um círculo verde, indicando que se trata de uma publicação compartilhada somente com o grupo de seguidores escolhido.

Como surgiu o close friends?

O close friends no Instagram foi lançado em 2018, embora já tenha sido idealizado e anunciado em 2017. Mesmo assim, levou alguns meses até que a sua implementação fosse completa.

O recurso surgiu como uma ferramenta para tornar a plataforma ainda mais interativa, permitindo que as contas tivessem autonomia para compartilhar o que quisessem com um grupo mais reservado de visualizadores.

Desde seu lançamento, o recurso se tornou um dos mais utilizados pelos usuários, por conta da privacidade.

Além disso, também é uma funcionalidade gratuita que se estendeu para todos os tipos de contas, pessoais e também comerciais.

No entanto, ela ainda não se estendeu para o Facebook, rede social integrada que permite compartilhar stories simultaneamente em ambas as plataformas.

Nesse caso, o close friends do Instagram é restrito e exclusivo para o site.

Quais os objetivos do close friends?

A proposta do close friends é ser uma comunidade virtual mais restrita, funcionando como um espaço VIP virtual.

Para as contas pessoais, é uma forma de aumentar a autonomia e privacidade dos usuários, que podem escolher para quem deseja compartilhar determinado story.

No entanto, esse propósito também se estende para outros tipos de contas, como os perfis comerciais, por exemplo.

Nesse caso, o objetivo de usar o close friends do Instagram pode ser uma estratégia para compartilhar conteúdos exclusivos com seguidores selecionados, além de desenvolver condições especiais para atrair e fidelizar um público mais seleto.

Quais os benefícios de usar o Close Friends no perfil da loja?

Antes de mais nada, o close friends no Instagram pode ser uma das melhores estratégias de marketing digital da sua loja.

Isso porque ele permite segmentar o seu público, separando os seguidores que apenas acompanham suas publicações, daqueles que são possíveis clientes ou que podem ser fidelizados.

Na lista de Amigos Próximos, é possível compartilhar diferentes novidades para esse público seleto, além de divulgar, por exemplo, descontos especiais, que podem não ser interessantes para todas as pessoas, somente para algumas.

Além disso, os seguidores que forem inseridos dentro do close friends da sua loja se sentirão importantes, de modo que o recurso é ideal para promover um engajamento maior e mais selecionado.

Finalmente, a lista de melhores amigos no Instagram pode ajudar o seu negócio a ser uma autoridade no mercado, pois permite compartilhar outros tipos de conteúdos relevantes com as pessoas certas, como cursos e artigos institucionais.

Como usar o Close Friends a favor da loja?

Depois de entender o que é o close friends do Instagram e como ele beneficia a sua loja, chegou o momento de aprender como utilizar esse recurso de maneira eficiente no seu perfil.

Veja algumas ideias estratégicas que podem melhorar o seu engajamento:

Conteúdos exclusivos

Uma das principais funcionalidades dos Amigos Próximos do Instagram é, de fato, compartilhar conteúdos exclusivos, que você não deseja que todos os seus seguidores vejam. Isso pode incluir, por exemplo:

  • mensagens especiais;
  • vídeos personalizados;
  • tutoriais de produtos;
  • prévias de lançamentos.

Esses materiais podem ajudar a fidelizar o seu público, especialmente aqueles que foram inseridos na sua lista e já acompanham seu perfil de maneira mais próxima.

Além disso, conteúdos diferenciados, disponíveis somente no close friends do Instagram, se tornam mais disputados, o que aumenta o seu engajamento.

Ofereça descontos

Outra sugestão interessante para movimentar a sua lista de melhores amigos é oferecer descontos e outras recompensas exclusivas.

Em alguns momentos, campanhas como essas podem não ser atrativas para todos os seguidores. Por outro lado, se direcionadas para um público específico, podem apresentar maior conversão e resultados mais positivos.

Além disso, essa funcionalidade também pode ser útil para compartilhar promoções, cupons de desconto, acesso VIP para determinado evento ou mesmo lançamentos únicos.

Essas recompensas transmitem uma sensação de exclusividade para os seguidores dentro do close friends do Instagram, e estimula o engajamento, além de promover um maior consumo.

Relacionamento com clientes

Sendo um recurso de interação, essa ferramenta também é ideal para trabalhar o seu relacionamento com os clientes.

Dentro dessa área, existe uma maior liberdade para promover conteúdos de engajamento, conversas e até mesmo interações mais próximas.

Além disso, por apresentar um número menor de pessoas visualizando, existe a possibilidade de respondê-las com maior dedicação, trazendo uma sensação de exclusividade.

Ainda, o público se sentirá mais valorizado, pois poderá ser ouvido em feedbacks ou ter suas dúvidas atendidas.

Cursos e consultorias parceiras

Enquanto isso, o close friends do Instagram também é uma ótima ferramenta para trabalhar com parcerias exclusivas, que beneficiem o seu público a partir de outros conteúdos.

Por exemplo, você pode oferecer cursos e consultorias de outras agências ou lojas, realizando a manutenção das suas relações comerciais, enquanto premia os seus seguidores.

Além disso, muitas vezes essas campanhas não estão disponíveis para muitas pessoas, e anunciá-las dentro da sua lista de Melhores Amigos pode ser uma boa estratégia para selecionar os contemplados de maneira simples.

Qual o passo a passo para usar o Close Friends?

Por fim, o passo a passo para usar o close friends no Instagram da sua loja é simples. Veja quais as etapas necessárias:

Selecione os seus Amigos Próximos

Assim como em uma conta pessoal, é necessário inserir os seguidores na lista de melhores amigos.

Para isso, basta acessar o menu de configurações, localizado na lateral superior direita da sua tela, e encontrar a opção “Amigos Próximos”.

Em seguida, clique no sinal de adicionar (+) e veja a lista de todos os seus seguidores na rede. Não é preciso que você siga eles de volta para incluir o perfil no grupo.

Por fim, basta clicar sobre o seguidor que deseja incluir, ou pesquisar o user na barra localizada acima da lista geral.

Para confirmar a seleção, clique em “Adicionar”, e todas as contas já estarão dentro da sua lista exclusiva.

Crie conteúdos normalmente

Depois de finalizar esta etapa, basta voltar para o seu feed e criar os seus conteúdos normalmente.

Muitas pessoas realizam o planejamento das mídias para stories e fazem o upload da galeria, ou optam por gravar e fotografar na hora.

Nesse caso, a escolha não interfere na postagem, e pode ser feita como você estiver acostumado.

Publique nos melhores amigos

Por fim, a diferença está na hora de publicar o seu conteúdo. Depois de escolher o que deseja postar nos stories, fique atento para as opções que aparecem na barra inferior.

Em vez de selecionar “Publicar”, clique no botão “Amigos Próximos”, que fica do lado.

É com isso que você estará postando conteúdos diretamente para o seu close friends no Instagram, em vez de aberto para todos os usuários.

Posteriormente, será possível confirmar se o conteúdo foi publicado da forma correta por meio do círculo verde que fica em volta da postagem, indicando que é um story para os melhores amigos.

Como escolher os clientes da lista?

Por fim, depois de conhecer as vantagens do close friends do Instagram para a sua loja virtual, é importante escolher bem os clientes da sua lista. Afinal, ela é exclusiva e mais restrita.

Nesse caso, existem alguns critérios que você pode adotar, como seguidores que mais comentam e interagem, ou clientes que compraram com você por meio da rede.

Além disso, é possível realizar campanhas para inserir os seguidores dentro dos Amigos Próximos, como uma ação para seguir e compartilhar, ou para entrar em contato por meio de outro canal.

Essa estratégia, inclusive, permite unir mais de uma plataforma, ampliando ainda mais o seu alcance.

Seja como for, é recomendável ter um critério estratégico, para impulsionar a sua loja do jeito certo. Mas, depois que você conseguir montar o seu close friends no Instagram da loja, poderá aproveitar muitos benefícios incríveis dessa ferramenta.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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