Como personalizar minha loja na Bagy é uma pergunta comum para quem está chegando à nossa plataforma. A Bagy oferece várias possibilidades de customização para deixar a sua loja virtual com a identidade da sua marca.
A personalização da loja virtual é fundamental para a comunicação visual do seu negócio. Por isso, muitos lojistas querem customizar o layout e os templates do seu site na Bagy. Agora, se você está se perguntando “como personalizar minha loja na Bagy”, vamos te ajudar!
Existem várias possibilidades para personalizar sua loja na nossa plataforma. Temos temas e templates prontos, que você pode customizar com a identidade da sua marca. E o melhor de tudo é que é muito simples: bastam alguns cliques para escolher as cores, incluir as imagens e posicionar os elementos como você quiser. Nossas ferramentas facilitam essa tarefa!
Neste artigo, vamos falar da importância de personalizar uma loja virtual e mostrar o passo a passo de como fazer isso na Bagy! Fique conosco para tirar as suas dúvidas!
Por que personalizar sua loja virtual?
Quando você faz compras em lojas físicas, observa desde as vitrines, o letreiro da loja, depois passa para o atendimento, a organização interna, a disposição dos produtos, a limpeza do espaço, até o momento do pagamento e finalização da compra. Todos esses elementos compõem as suas impressões sobre a loja e a experiência de compra.
Já no e-commerce, todas essas impressões acontecem na loja virtual. Você entra em um site e observa o layout da página inicial, a disposição dos elementos, a organização das categorias, as informações nas páginas de produtos, até a finalização da compra na página de pagamento.
Para isso, não precisa ser expert em design — esses elementos geram percepções sobre a loja até mesmo inconscientemente. É por isso que a personalização de uma loja virtual é tão importante: o consumidor tem uma série de percepções que afetam a sua experiência online.
Por meio da personalização, você pode criar identificação com os consumidores. Cores, fontes, ícones e outros elementos que evidenciam a identidade da sua marca são capazes de aproximar os clientes. Eles se sentem mais bem recebidos e interagem melhor com o site.
Dessa maneira, você também consegue fortalecer a marca. A lembrança da sua identidade se torna mais forte para os consumidores, que passam a reconhecer mais facilmente a marca. Isso se torna também uma forma de diferenciação no mercado: com uma identidade única e forte, sua marca ocupa um espaço diferenciado na mente dos consumidores.
Ao final das contas, tudo o que você deseja é vender mais, não é mesmo? Então, é isto que acontece ao personalizar a sua loja: todo esse engajamento, fortalecimento da marca e diferenciação no mercado se transformam em vendas e clientes fidelizados.
Quais páginas posso personalizar na Bagy?
Então, vamos começar a falar sobre a personalização das lojas virtuais. Na Bagy, você pode construir diferentes tipos de páginas, conforme as necessidades do seu negócio, do seu tipo de produto e da relação que tem com o seu público.
Existem algumas páginas que são fundamentais para um e-commerce e que você pode personalizar na Bagy. São estas:
- Página inicial (home);
- Páginas de categoria;
- Páginas de produto;
- Landing pages.
As páginas inicial, da categoria e de produto são estruturais para a sua loja virtual. Além delas, as landing pages podem ser usadas em campanhas pontuais, como em um período de Black Friday ou lançamento de coleções. De toda forma, é importante que todas sigam uma mesma linguagem visual.
Existem ainda páginas que são importantes para prestar informações claras aos clientes sobre como a empresa funciona. São elas:
- FAQ (Perguntas frequentes);
- Página de trocas e devoluções;
- Página de Política de Privacidade;
- Página de contato.
Essas páginas oferecem transparência aos clientes e respondem dúvidas comuns. Da mesma forma que falamos antes, é importante que essas páginas sigam uma linguagem visual padronizada, mesmo que tratem de informações específicas.
Conhecendo os layouts e temas da Bagy
A Bagy oferece um tema padrão na plataforma, que já vem instalado quando você cria a sua loja virtual, além de outras opções de temas que podem atender melhor às suas necessidades.
Mesmo no Tema Padrão, você pode configurar diversos elementos, como o logo no Cabeçalho, o Texto de Alerta (que aparece na barra superior do site), os Banners em Carrossel, a Vitrine de Produtos, as informações no Rodapé, entre outros.
Já na Loja de Temas, você pode navegar por outras opções pagas, voltadas para vários segmentos de e-commerce, como moda, acessórios, decoração, eletrodomésticos etc. Veja alguns templates de vendas da Bagy que você pode explorar.
Um exemplo é o tema Amico, que foi desenvolvido com um layout moderno e divertido voltado para pet shops. Conheça aqui mais detalhes deste tema.
A instalação do tema é super simples, mas você pode contar com a ajuda da nossa equipe de atendimento para fazer esse procedimento. É possível instalar quantos temas você desejar.
A partir da compra do tema, você pode utilizá-lo por quanto tempo quiser! O tema é seu, e você pode personalizar a aparência e o layout conforme as suas preferências. Em todos os temas, o Editor Visual do seu painel de controle permite customizar vários elementos. Mais adiante você vai ver quais são as principais opções de personalização.
Como selecionar um tema na minha loja?
Lembre-se de que o Tema Padrão já vem instalado na sua loja — para personalizar, basta fazer as configurações que você achar necessárias.
Já para escolher outras opções, você deve ir até a Loja de Temas, que se encontra no menu lateral esquerdo do painel de controle da sua loja. Veja um passo a passo simples para escolher e instalar o tema da sua loja virtual da Bagy:
- No painel de controle da sua loja, acesse a opção Loja de Temas;
- Navegue pelas opções ou utilize a busca com filtros;
- Escolha o seu tema preferido e clique no botão Comprar;
- Visualize mais detalhes do tema e clique no botão Comprar Agora;
- Preencha os dados de identificação e pagamento e clique em Finalizar Compra.
Ao finalizar a compra, basta aguardar a confirmação de pagamento, e pronto: o tema já está comprado e instalado! Depois disso, é só fazer as personalizações no layout da sua loja virtual.
Como personalizar minha loja virtual na Bagy?
Os temas que a Bagy disponibiliza são o seu ponto de partida. A partir deles, você pode customizar a loja com uma série de elementos.
De início, você pode começar com uma personalização geral, que define o logo da sua marca e as cores que vão ser usadas em todo o site. Para isso, você deve ir no Editor de temas, no menu lateral esquerdo do painel de controle da sua loja.
Em Cores e logo, você pode definir os aspectos de personalização geral. Primeiramente, faça o upload do logo da sua loja, em duas versões: aplicado em fundo claro e em fundo escuro. Depois, defina as cores do tema: Cor padrão principal, Cor padrão secundária, Cor do botão comprar, Cor padrão de destaque, Cor do texto do botão comprar e Cor das bordas e divisórias.
Ainda na personalização geral, em Cores e logo, você pode definir o Favicon e a imagem de Share.
O Favicon é aquele ícone que aparece antes do nome do seu site na aba do navegador. Geralmente o próprio logo é utilizado, e é importante para identificar a sua marca em meio a outras abas.
Já a imagem de Share é aquela que vai aparecer nos compartilhamentos nas redes sociais. Essa imagem também pode ajudar a identificar a sua marca em meio a tantos conteúdos, além de incentivar o clique na publicação.
Depois, você pode personalizar elementos específicos do tema que o site está utilizando. Para isso, basta ir até o menu do seu painel de controle e clicar em Loja Virtual > Meus temas. Em seguida, vá até o seu tema atual e clique em Personalizar. Ali você vai ter acesso a todos os elementos que pode editar, tudo de maneira simples e rápida.
Estes são alguns exemplos de elementos que você pode personalizar no tema:
- Cabeçalho;
- Banners em carrossel;
- Vitrine de produtos;
- Mini banner com texto;
- Galeria de marcas;
- Últimas do blog;
- Texto com imagem;
- Rodapé.
Você vai ver que o editor do site é muito simples de usar, sem necessidade de conhecimentos avançados em design ou programação. Todas as pessoas podem personalizar sua loja virtual e torná-la mais atrativa!
4 dicas para personalizar o layout da sua loja
Agora que você já sabe os caminhos e possibilidades de personalizar os temas da Bagy, vamos ver algumas dicas para caprichar no layout da sua loja. A intenção é receber bem os seus clientes, proporcionar uma navegação agradável e facilitar que eles encontrem o que desejam.
Vamos às dicas:
1. Faça combinações de cores em harmonia
Na hora de escolher as cores para a sua loja virtual, pense na harmonia entre elas. Devem ser cores que combinam entre si, que fazem contraste com o fundo, que não pesam o layout do site nem causam poluição visual.
Além disso, lembre-se das cores da identidade visual da sua marca. Você não precisa necessariamente seguir as cores da marca, mas deve escolher opções que combinem com elas ou as complementem.
2. Escolha uma tipografia fácil de ler
Outro elemento importante da personalização do site é a escolha da tipografia. É interessante optar por fontes diferentes para se destacar dos outros sites e chamar a atenção dos usuários. Mas cuidado para não exagerar!
As fontes devem ser de fácil leitura — essa é a principal condição da escolha da tipografia. Isso melhora a experiência de navegação e traz mais acessibilidade para o site.
3. Capriche nas imagens do e-commerce
As imagens podem causar bastante impacto nos consumidores e influenciar suas decisões de compra. Elas também ajudam a transmitir a atmosfera da marca. Fotos e elementos gráficos podem tornar o layout mais clean, descontraído, sisudo etc. — e essas escolhas têm a ver com a essência da sua marca.
4. Inclua as informações do negócio com transparência
Ao personalizar sua loja na Bagy, você pode editar informações do negócio no cabeçalho, no rodapé e na página de contato, além da página de trocas e devoluções. Elas são importantes para aumentar a confiabilidade da sua loja.
Então, não deixe de informar esses dados com transparência. Isso passa confiança para os usuários, mas também para o Google, que pode privilegiar suas páginas nas buscas por causa disso e melhorar o SEO do seu e-commerce.
Bom, agora você já sabe como personalizar sua loja na Bagy e torná-la mais atrativa para os seus clientes. A Bagy oferece ainda uma série de funcionalidades para facilitar a gestão do seu negócio na internet e oferecer uma melhor experiência aos seus clientes.Agora, se você ainda não tem uma loja virtual, conheça a Bagy. Você pode aumentar suas vendas online com uma loja fácil de criar e administrar. Conte com a gente!