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Redes Sociais

Como ganhar dinheiro no TikTok: descubra os segredos para lucrar com seus vídeos

Por Marina Correa

4 meses atrás
Imagem ilustrativa para como ganhar dinheiro no tiktok

Desde a criação de conteúdo original até a venda de produtos e patrocínios de marcas, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no TikTok. Por isso, essa plataforma tem chamado a atenção de empreendedores e influenciadores.

Você, dono de marca ou criador de conteúdo, já se perguntou como ganhar dinheiro no TikTok? A plataforma se tornou o principal canal de marketing de influência da atualidade, superando o Instagram pela primeira vez e liderando também em relação ao Facebook e YouTube.Além de ser uma plataforma de entretenimento, é possível utilizar o TikTok para marcas e para criar conteúdo no geral, já que ele oferece significativas oportunidades para os usuários gerarem receita. Quer saber como? Então continue a leitura!

É possível ganhar dinheiro com o TikTok?

Tanto os criadores de conteúdo quanto usuários comuns contam com a oportunidade de ganhar dinheiro no TikTok e conseguir lucros com essa plataforma. O objetivo desse incentivo financeiro é manter o público engajado e ativo por mais tempo no aplicativo.

É fundamental, no entanto, entender que as diretrizes para monetizar no TikTok podem diferir conforme o país. Isso acontece porque a função de monetização ainda não está disponível em muitos lugares — mas no Brasil ela já está liberada.

Como ganhar dinheiro no TikTok?

Existem maneiras diferentes de ganhar dinheiro no TikTok. A seguir, separamos as principais. Confira cada uma delas para escolher as que mais fazem sentido para você!

TikTok Bônus

O TikTok Bônus é uma campanha de recompensas oferecida pela plataforma de entretenimento. O objetivo é incentivar novos usuários a conhecerem o aplicativo e engajar pessoas que já conhecem a continuarem utilizando.

Por meio do TikTok Bônus, os usuários realizam determinadas tarefas que, ao final, são recompensadas com pontos. Cada uma dessas missões valem um determinado número de pontos que podem ser trocados por dinheiro. Dentro da plataforma, para você ter uma ideia, 10 mil rubis equivalem a R$ 1.

Para ganhar dinheiro no TikTok por meio de pontos, no entanto, é preciso:

  • cumprir as tarefas;
  • resgatar o saldo de pontos até 30 dias após o último login;
  • ter mais de 18 anos.

Existem diversas missões dentro do TikTok que geram recompensas, como dissemos anteriormente. Existem duas, no entanto, que são mais utilizadas. Explicaremos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

Missões diárias

Uma das possibilidades de ganhar dinheiro no TikTok é assistindo os vídeos da plataforma. Essa modalidade faz parte das missões diárias que a própria plataforma propõe aos usuários, nas quais é preciso cumprir alguns desafios para ganhar moedas.

Outras tarefas também podem valer pontos, como assistir anúncios, publicar vídeos com sons recomendados ou utilizar os cupons obtidos no aplicativo. Essas missões, no entanto, não ficam disponíveis o tempo todo, então é necessário checar a aba dos TikTok Bônus com frequência para não perder novas oportunidades de ganhar dinheiro.

Códigos de convite

Os códigos de convite para novos usuários são considerados como a maneira mais simples de lucrar dentro do TikTok. Todo usuário consegue gerar um código próprio e exclusivo que é transformado em um link que pode ser enviado para amigos por diversas ferramentas de mensagens, como o WhatsApp ou o Messenger.

Se você enviar um link com seu código e a pessoa se cadastrar, ambos recebem pontos. Se o novo usuário usar o TikTok e assistir 30 minutos de vídeo por dia durante 10 dias, essa recompensa pode chegar a R$ 150 — de acordo com os dados da plataforma em julho de 2024.

Aqui, é importante frisar que o link gerado tem validade de 10 dias. Outro ponto importante é que a plataforma cria promoções relâmpago que oferecem um valor ainda maior pela indicação, então é sempre bom ficar de olho no aplicativo.

Presentes virtuais em lives

As transmissões ao vivo, as famosas lives, fazem o maior sucesso dentro do TikTok e são uma das maneiras de monetizar na plataforma. Enquanto elas acontecem, os espectadores podem enviar presentes para quem estiver fazendo a transmissão como uma maneira de demonstrar o quanto estão gostando do conteúdo e o quanto apoiam o criador.

Cada presente equivale a uma quantidade de moedas da plataforma. O influenciador pode acumular esses presentes e, depois, trocá-los por dinheiro real. As seguintes regras, no entanto, precisam ser cumpridas para que seja possível realizar uma live:

  • o usuário precisa ter acima de 16 anos;
  • o perfil precisa ter mais de 1 mil seguidores.

Produtos próprios

Para quem é empreendedor ou lojista que vende produtos, o TikTok pode ser uma boa plataforma de vendas. Isso porque ele pode ajudar a ampliar ainda mais o alcance da marca e aumentar as vendas a partir da divulgação por meio da criação de conteúdo.

Trabalhar com influenciadores ou outros criadores de conteúdo também é uma ótima maneira de promover os seus produtos. Essas parcerias podem ajudar a aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua marca.

Sem contar que realizar transmissões ao vivo no TikTok para mostrar seus produtos em tempo real permite que os clientes vejam os itens em detalhes e façam perguntas diretamente a você, o que pode aumentar as chances de conversão.

O que você precisa ter em mente, porém, é que é preciso ter uma estratégia de marketing bem definida para aumentar as suas vendas no TikTok. Não basta somente postar um vídeo e esperar que ele faça milagres sozinho.

Definir um calendário de postagens e manter uma frequência regular ajuda a manter o público engajado e interessado nos seus produtos. Interagir com os seguidores ao responder aos comentários e mensagens, por sua vez, cria um senso de comunidade e confiança, o que pode aumentar a probabilidade de conversão.

Outro ponto importante é ter um site confiável e bem estruturado para não depender de vendas apenas pelas redes sociais. Uma loja online profissional ajuda a quebrar as objeções mais comuns dos clientes, como a falta de confiança na segurança da compra ou dúvidas sobre a entrega dos produtos.

Informações claras sobre políticas de devolução, pagamento seguro e avaliações de clientes são essenciais e precisam estar disponíveis com clareza para os clientes. Nesse contexto, a Bagy é uma excelente opção para quem deseja vender produtos online. Ela oferece uma interface fácil de usar, diversas opções de pagamento e integrações — o que facilita bastante a gestão das suas vendas.

Conteúdo patrocinado

Quem se destaca dentro do TikTok tem grandes chances de conseguir criar conteúdo patrocinado junto a grandes marcas. Se você tem alguns seguidores e já nota um bom engajamento no seu conteúdo, pode começar a monetizar dentro da plataforma com as publicidades, as famosas “publis”.

As parcerias entre criadores e marcas mais comuns no TikTok são feitas em vídeos únicos e identificadas com uma tag de promoção paga. A própria plataforma pode patrocinar os usuários que criam conteúdo por meio dos chamados challenges de campanhas oficiais.

Os criadores, nesse caso, navegam pela lista de desafios propostos pelo TikTok e podem conferir as orientações, os critérios e todas as possibilidades de recompensa. Depois, basta enviar o conteúdo e, caso seja aprovado pela equipe da plataforma, o usuário consegue ter acesso a informações como status de participação, estatísticas de engajamento, além de conseguir checar os ganhos mensais.

Uma das grandes vantagens dos conteúdos patrocinados é o fato de que não é preciso ser um influenciador grande para começar a monetizar no TikTok. O forte da plataforma é a guia “Para Você” (ou For You, em inglês), onde o número de seguidores não é importante para o algoritmo entregar o conteúdo.

Sendo assim, é possível conseguir parcerias ao manter um cronograma frequente de postagens. Isso vai garantir que o conteúdo vai aparecer mais vezes nessa guia e, consequentemente, o criador vai conseguir o mínimo de visualizações — e engajamento — nos vídeos.

Presentes virtuais em vídeos

De uma maneira bastante parecida com o que acontece com as lives, também é possível enviar presentes nos vídeos dos criadores. A diferença, nesse caso, é que em vez de enviar presentes, os usuários enviam moedas.

Existem algumas regras, porém, para contar com essa funcionalidade. A primeira delas é que é preciso que a conta em questão tenha pelo menos 100 mil seguidores. Além disso, o perfil do criador de conteúdo precisa ter sido criado há, pelo menos, um mês e o último vídeo ter sido publicado nos últimos 30 dias.

Link de afiliados

Outra opção para quem deseja ganhar dinheiro no TikTok é por meio dos links de afiliados. Nessa opção, o usuário divulga produtos ou serviços de outras empresas e ganha uma comissão por cada venda realizada pelo link ou código oferecido por ele.

Disponível apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores, essa é uma estratégia muito comum. Muitas vezes, a divulgação da marca é feita em vários canais e em diversas redes sociais, como o Facebook e Instagram. No caso do TikTok, ela é feita por meio de links nos posts e na bio do perfil, que leva os seguidores aos e-commerces das marcas.

Programa de Recompensas do Criador

Antes conhecido como Programa Criativo Beta, o Programa de Recompensas do Criador é um programa de monetização criado pelo próprio TikTok. Ele remunera os criadores por visualizações nos vídeos e, em média, chega a pagar 15 centavos de dólar a cada mil visualizações.

O pagamento leva em consideração critérios como autenticidade, região em que o vídeo é exibido, engajamento geral, número de exibição dos vídeos e adesão aos termos de uso e diretrizes do aplicativo.

Para conseguir ganhar dinheiro com o Programa de Recompensas do Criador, é preciso:

  • publicar vídeos com mais de 1 minuto;
  • ter publicado, pelo menos, 3 vídeos nos últimos 30 dias;
  • ter, no mínimo, 100 mil visualizações nesse período;
  • ter mais de 10 mil seguidores;
  • ter mais de 18 anos.

TikTok Creator Marketplace

O TikTok Creator Marketplace é uma ferramenta desenvolvida para fazer a conexão entre os criadores de conteúdo e marcas interessadas em divulgar seus produtos ou serviços. Nesse caso, essas empresas entram em contato com a equipe da plataforma e informam o perfil de influenciadores que precisam.

A equipe de monetização do TikTok, a partir daí, aciona os produtores de conteúdo com mais afinidade com a marca em questão e verifica a disponibilidade para participação em campanhas pagas dessas empresas ou até mesmo permutas.

Por mais que isso remeta ao conteúdo patrocinado normal, a maior diferença entre eles é que, com a ferramenta do TikTok, a própria plataforma faz a conexão entre os influenciadores e as marcas. Já na publicidade mais tradicional, o criador de conteúdo procura a empresa diretamente ou vice-versa.

Dúvidas frequentes sobre como monetizar no TikTok

Ainda ficou com dúvidas sobre como monetizar no Tiktok? Então, a seguir, confira as perguntas mais frequentes e confira se a sua está na lista!

Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro no TikTok?

A quantidade de seguidores necessária para monetizar no TikTok varia conforme o objetivo do criador. Para receber presentes em transmissões ao vivo, por exemplo, é preciso de, no mínimo, 1 mil seguidores. Já para se qualificar para o Fundo de Criadores do TikTok, são necessários pelo menos 10 mil seguidores.

Posso ganhar dinheiro apenas por postar vídeos no TikTok?

Sim, é possível ganhar dinheiro apenas postando vídeos no TikTok através do Programa de Recompensas do Criador, parcerias com marcas, marketing de afiliados e venda de produtos próprios. A receita vem da monetização de visualizações, patrocínios e promoções, sem precisar de outras atividades além de criar conteúdo.

Como monetizar TikTok assistindo vídeos e com curtidas?

Qualquer usuário pode ganhar dinheiro assistindo vídeos no TikTok. Para isso, é só acessar a seção “TikTok Bônus”, conferir as missões diárias e verificar se há campanhas em andamento que remuneram por visualizações.

Quanto o TikTok paga a cada 1.000 visualizações?

O TikTok paga cerca de 15 centavos de dólar a cada 1 mil visualizações por meio do Programa de Recompensas do Criador. Esse valor pode variar conforme o engajamento do público, o nicho do conteúdo e outros fatores, mas a média é aproximadamente essa.

Quando o TikTok começa a pagar?

Os criadores de conteúdo podem começar a receber pela plataforma a partir do momento em que conseguem, pelo menos, 10 mil seguidores e mais de 1 mil visualizações nos vídeos. Já no programa de bônus, o TikTok começa a pagar os usuários quando todas as missões são completadas.

Por fim, é possível ganhar dinheiro no TikTok?

Sim, é possível ganhar dinheiro no TikTok, principalmente se você for um criador de conteúdo. Já se você for um empreendedor ou lojista, poderá encontrar certas limitações ao vender apenas pelas redes sociais, como o alcance limitado e a dependência do algoritmo — que sempre está mudando.O mais indicado para essa situação é integrar a sua estratégia de vendas com uma plataforma de e-commerce profissional. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer a Bagy, uma solução completa que conta com diversas integrações, facilidade de uso, suporte humanizado e o melhor custo-benefício do mercado!

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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