Saber como fazer enquete no Instagram é importante para quem está à frente de redes sociais de marcas. Esse recurso ajuda a entender mais sobre o consumidor e gerar ótimas oportunidades de interação e engajamento.
Estratégias de engajamento nas redes sociais ajudam marcas a se conectarem com seus público e gerarem interações de maneira natural. As pessoas amam participar de ações, desde que elas sejam realmente interessantes. Atualmente, saber como fazer enquete no Instagram se tornou uma necessidade para quem gerencia essa plataforma de comunicação.
As enquetes são poderosas ferramentas de engajamento porque demandam resposta por parte do público. E para o seguidor da marca, responder a essas perguntas é divertido e, em muitos casos, é uma forma de mostrar opinião que pode retornar em forma de produtos e serviços melhorados.
Cabe a cada marca saber como fazer enquete no Instagram e captar os melhores resultados a partir desse recurso. Mostramos ao longo deste post como criar uma e de que maneira essa ação pode ser valiosa para a presença da sua marca nas redes sociais. Acompanhe!
Quais as vantagens das enquetes no Instagram?
Enquanto consumidor, você certamente já respondeu a alguma enquete no Instagram. Não há um tema específico que precisa ser abordado. Cada marca utiliza o recurso como bem entender, o que o torna ainda mais valioso.
O que é igual para todas empresas é a resposta a nível de desempenho que as enquetes trazem. Se são interessantes, o consumidor vai demonstrar interesse em respondê-las, o que gera uma série de consequências positivas para a marca. Mostramos a seguir quais são e como podem ser úteis.
Engajamento
Engajamento é a palavra de ordem quando tratamos sobre gestão de marcas em redes sociais. No Instagram, a quantidade de recursos que permitem potencializar o engajamento é grande, sendo a enquete um dos principais. A ideia é simples: dar ao seguidor a oportunidade de opinar, votar ou escolher uma opção que preferir.
Essa possibilidade de dar voz ao consumidor é vista como uma ótima oportunidade por parte dessas pessoas, ainda que não se trate de nada muito sério. O que importa, no fim das contas, é despertar o desejo e o interesse em participar, opinar e ter voz. Para o consumidor moderno, isso conta muito e gera o envolvimento, ou seja, o engajamento.
Interação
Se falamos de engajamento, precisamos citar um dos principais mecanismos que fazem o Instagram entender que determinada página é relevante ao seguidor, a interação. Quanto maior é o número de interações, mais bem avaliada é uma página. Isso fará com que alcance melhores resultados em alcance, se tornando uma referência para o seguidor.
As enquetes nada mais são do que oportunidades de interação propostas a quem segue o perfil. Um story, por exemplo, pode gerar comentários, curtidas ou simplesmente uma visualização simples. Entretanto, uma enquete gera possibilidades muito maiores de interação, afinal, esse é o propósito. Consequentemente, as respostas acontecem e isso influencia no engajamento e alcance da página.
Feedback
Além de ser mecanismo de aumento de interações e engajamento, as enquetes podem também ser utilizadas como recurso de pesquisa de opinião e entendimento do perfil do consumidor da marca. É possível fazer uma enquete para que as pessoas votem por uma opção de peça de roupa que mais gostam, por exemplo.
Essa fórmula pode ser replicada infinitamente sempre que a marca achar necessário buscar a opinião do consumidor. O feedback coletado por meio das enquetes pode ser um indicador muito preciso para mostrar o que as pessoas querem. A partir disso, fica mais fácil ter dados precisos para otimizar e adaptar o que for necessário.
Como funcionam as enquetes?
As enquetes são muito simples. Basicamente, o usuário do Instagram pode votar na opção que preferir entre as alternativas apresentadas. Diante dessa votação, o Instagram vai computar os votos e mostrar os percentuais de escolha entre cada opção. Isso pode ser visto tanto pelo seguidor que interage quanto por quem gerencia a página.
Muitas marcas constroem um fluxo de interações a partir das enquetes. Por exemplo, uma determinada questão é proposta e, após o fim do período da enquete, a resposta mais votada será tema de outras ações. Essa opção mais votada pode gerar uma caixa de perguntas para que os seguidores continuem opinando sobre o assunto ou tirando dúvidas.
Para quem gerencia a página, é muito importante ter a percepção se o público realmente demonstrou interesse na enquete. Geralmente, faz mais sentido continuar com esse fluxo de interações se a primeira ação foi realmente um sucesso. Quando isso acontece, há um indicativo claro de que o público está engajado com o assunto e vai continuar interagindo.
Quais os tipos de perguntas?
O Instagram permite que as marcas determinem como farão as perguntas ao seguidor. Isso permite que haja um detalhamento maior, não limitando as interações a um nível inicial. Basicamente, são dois modelos de enquetes que podem ser feitas, com base em estruturas de perguntas diferentes.
Sim x Não
Modelo mais simples, nesta enquete você pode propor uma pergunta simples para o consumidor e dar a opção de responder “Sim” ou “Não”. Por exemplo, você deseja adicionar um novo produto ao seu mix, mas não sabe se há procura. Neste caso, basta postar uma foto do item e fazer a enquete perguntando o que seu seguidor acha.
Com alternativas
As enquetes de alternativas ampliam a possibilidade de escolha do seguidor. Basicamente, neste tipo as pessoas podem votar em uma opção entre várias possíveis. É realmente importante optar por esse modelo somente quando fizer sentido. Assim, você pode monitorar os resultados e ranquear as respostas de acordo com os votos.
Como fazer enquete no Instagram?
Quem não tem tanta experiência na gestão de mídias sociais ou nunca usou o recurso deve ficar se perguntando como fazer enquete no Instagram. Na verdade, é bem fácil, quase como postar um story normal na sua página. Acompanhe o passo a passo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o processo!
Entre na parte dos stories
Começa simples: vá na página da sua marca no Instagram e abra a ferramenta de publicação dos stories. É lá que ficam todos os recursos que você vai precisar para criar o seu conteúdo e também inserir sua enquete.
Crie o conteúdo base
Agora, faça a base do conteúdo da maneira que preferir. Aqui, você pode usar uma imagem de fundo para ilustrar sua enquete (muito importante quando é uma pesquisa de opinião de produto) ou simplesmente usar um plano de fundo.
Lembre-se de que sua enquete, por si só, nem sempre será capaz de chamar a atenção. Então, se você já usa um template de publicações para sua marca, aplique-o neste story. É importante ter a identidade da sua marca neste tipo de estratégia.
Adicione o recurso de enquete
Depois de adicionar a foto ou plano de fundo que será utilizada, o Instagram vai mostrar a tradicional barra de edições e recursos do story na parte superior da tela. Você vai selecionar a opção onde estão GIFs, músicas e outras possibilidades. Lá você encontrará a opção de enquetes sem dificuldades.
Ao clicar, você abrirá as opções de configurações das enquetes, em que poderá aplicar sua ideia da maneira que preferir.
Defina a pergunta
A pergunta é parte essencial da enquete, afinal, é ela que vai despertar o interesse nas pessoas para que participem do que você está propondo. Lembre-se de ser bastante claro nessa questão e de adaptá-la de acordo com as respostas. Se você quer saber apenas “Sim” ou “Não”, por exemplo, a pergunta deve ser bem definida e clara.
Coloque as respostas
Suas respostas podem ser mais simples, no caso do “Sim” ou “Não”, ou um pouco mais elaboradas se for o caso de oferecer opções. Pense nas respostas que vão permitir que o seguidor ofereça sua opinião de maneira mais precisa, mas sem se estender muito.
Publique a enquete
Tudo pronto? Hora de publicar sua enquete e monitorar os resultados. A pergunta fica disponível como um story normal, ou seja, durante 24 horas. Nesse tempo você pode acompanhar a parcial das votações e já entender o que o público pensa sobre o que foi perguntado.
Um bom desempenho a nível de volume de interações também está ligado ao dia e à faixa de horário em que a enquete é publicada. Uma pesquisa do site Sprout Social apontou alguns momentos da semana como os com maior índice de engajamento. São estes:
- Segunda-feira: das 11h às 12h;
- Terça-feira: das 11h às 14h;
- Quarta-feira: das 11h às 12h;
- Quinta-feira: às 11h;
- Sexta-feira: das 11h às 12h;
- Sábado: das 10h às 12h;
- Domingo: das 9h às 15h.
Como inovar ao criar enquetes para o Instagram?
Saber como fazer enquete no Instagram não é a parte mais difícil do trabalho. O grande desafio é conseguir utilizar esse recurso de interação de maneira destacada. Hoje, com tantas marcas fazendo as enquetes, pode ser um desafio fazer algo diferente, inovador e que realmente gere nas pessoas o desejo de responder.
Temos algumas boas sugestões para ajudar você a criar conteúdos mais aprofundados e que sejam ponto de partida para uma sequência de interações. Veja como fazer!
Use como base para conteúdo educativo
Muitas marcas gostam de contar histórias e isso tem um motivo: as pessoas gostam deste tipo de conteúdo e se sentem parte das narrativas contadas. Muitas vezes, essas histórias ajudam a contar mais sobre o que a marca faz, seu mercado e outros temas interessantes. Conteúdos do tipo estreitam laços com o público e geram engajamento.
Portanto, use uma enquete para perguntar às pessoas se elas conhecem a origem de um determinado produto ou até mesmo de uma matéria-prima, como um tecido. Depois dessa resposta, desenvolva melhor o assunto por meio de uma série de stories. Esse tipo de conteúdo tem grande capacidade de envolver o seguidor e entregar algo relevante.
Estimule interações sobre assuntos interessantes
Lembre-se sempre de que o seu público tem interesses muito específicos que estão diretamente relacionados ao que você vende. Se sua loja vende roupas, você pode mostrar alguns looks de influenciadoras e pedir para que seu público vote no que mais gostou. Uma espécie de batalha de looks é algo divertido e que gera interações!
Você também pode contar histórias sobre determinado produto, ou personalidade influenciadora que faça sentido ao seu público, e no meio disso fazer perguntas. Essas enquetes podem servir para medir o nível de interesse das pessoas no assunto, saber se elas entendem sobre os temas abordados e, claro, gerar mais interações no conteúdo.
Dê ao seguidor o poder de escolha
Em mercados cada vez mais direcionados ao consumidor, oferecer produtos mais personalizados e feitos sob medida para o público é algo muito interessante. Se as pessoas souberem que depende delas ter algo mais ajustado às suas preferências, certamente não hesitarão em dedicar tempo a mostrarem como gostariam que esse produto fosse.
Portanto, as enquetes podem ser ferramentas de captação dessa preferência do seu seguidor, que também é seu consumidor, ou cliente em potencial. Então, faz todo sentido perguntar a essas pessoas o que elas desejam, como elas preferem determinado produto e quais melhorias propostas poderiam fazer diferença positiva na experiência de consumo.
Como usar os dados coletados?
Aqui está um ponto fundamental, tão importante quanto saber como fazer enquete no Instagram. Toda oportunidade de interação deve ser vista como uma chance de mensurar o que seu consumidor pensa sobre determinado assunto, produto ou até mesmo sobre sua marca. Por isso, os resultados da enquete vale ouro para sua marca!
Para extrair boas percepções, saiba interpretar o que as pessoas escolhem nessas enquetes. Entenda quais opiniões são mais recorrentes, o que geralmente o seu seguidor não gosta, quais assuntos mais geram interesses e quais outros temas recebem pouco engajamento. Tudo isso tem muito valor para a sua estratégia futura no Instagram.
As enquetes vão sempre trazer opiniões e percepções importantes que mostram quem são essas pessoas e o que elas gostam. Gradativamente, os resultados das enquetes vão permitir entender mais detalhes sobre o público, novas opiniões e, a longo prazo, o que o consumidor passa ou simplesmente deixa de gostar.
Saber como fazer enquete no Instagram é importante, uma vez que esse recurso é um dos que mais geram possibilidades de engajamento e de captar opinião e preferências do público. O que parece um recurso simples é, na verdade, uma grande ferramenta de entendimento do seu consumidor.
Conhecer sobre o consumidor é importante, mas sua marca também precisa estar atenta às oportunidades de mercado geradas pelas datas comerciais mais estratégicas.