Pesquisar
Close this search box.

Instagram

Como atrair clientes no Instagram: 15 métodos para alavancar suas vendas

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Saiba como atrair clientes no Instagram

Entender como atrair clientes no Instagram e transformá-los em vendas não é uma tarefa simples e, por isso, preparamos um passo a passo com dicas para ter sucesso na rede social!

Quem é que não gostaria de descobrir como atrair clientes no Instagram, não é mesmo? Afinal, trata-se de um dos canais mais eficientes para quem quer se destacar no seu segmento e conseguir se comunicar de maneira mais eficiente com a sua audiência. Mas se engana quem pensa que basta criar uma conta comercial e todos os resultados vão aparecer.

Além de planejamento e organização, é muito importante conhecer todos os recursos disponíveis na plataforma e a melhor maneira de explorá-los. Mas qual é o motivo para investir tanto tempo no seu Instagram? Para começar: você sabia que 9 em cada 10 usuários na rede social seguem uma página comercial? E que metade deles se interessa mais por uma marca após serem impactada por anúncios no Instagram?

E se o seu objetivo é ter mais seguidores para vender mais, o Instagram é o espaço ideal para isso: um estudo da Socialbakers mostra que a rede social superou o Facebook é o canal que tem o maior engajamento. Além disso, os usuários passam, em média, uma hora por dia navegando pela plataforma. Como ignorar esses números para o seu negócio?

Para você não fazer feio, separamos algumas dicas que vão ajudar você a entender como atrair clientes no Instagram! Confira!

Crie uma conta comercial

O primeiro passo para quem quer descobrir como atrair clientes no Instagram é criar uma conta comercial. É a partir da profissionalização que você consegue criar estratégias mais eficientes e, consequentemente, vender mais. E sabe o que é melhor? Não precisa pagar nada por isso. Com a versão profissional da rede social, você tem acesso gratuito a inúmeras ferramentas e recursos.

O principal motivo para fazer isso? O número de informações: o Instagram for Business mostra inúmeros indicadores e métricas sobre o desempenho da sua página, o que facilita o entendimento sobre o que deve ser feito para vender mais, por exemplo. No Marketing Digital, dados e informações são essenciais e podem fazer toda a diferença na hora de atrair clientes em potencial.

Domine o algoritmo do Instagram

Conhecer as regras do jogo é fundamental dentro de qualquer plataforma que você coloque a sua loja, certo? E não é diferente quando falamos no Instagram, o que reforça a importância de entender e dominar o algoritmo da rede social. Por muito tempo, a divulgação dos conteúdos era feita unicamente por ordem cronológica, mas tudo isso mudou em 2016.

Desde então, o foco da rede social está na relevância dos conteúdos apresentados aos usuários. Mas como isso pode ser determinado? Para começar, o Instagram analisa o comportamento de cada uma das pessoas na plataforma e a maneira como interagem no aplicativo. É justamente por isso que cada feed é diferente e único, totalmente segmentado para cada conta.

Mas quais são os pontos que você deve se preocupar se o seu objetivo é transformar seguidores em clientes no Instagram?

  • interesse: a partir de estudos com machine learning e inteligência artificial, o Instagram identifica quais são os interesses dos usuários e passam a recomendar publicações similares;
  • atualidade: outro ponto importante no algoritmo do Instagram é a atualidade, ou seja, a frequência de publicações de uma página, o que dificulta que um post muito antigo apareça no feed de um usuário, mesmo que seja relevante para ele;
  • relacionamento: lembra que falamos sobre engajamento mais acima? O Instagram considera o relacionamento do usuário com as páginas e outras contas, o que reforça a importância de investir na relação com os seus seguidores.

Defina uma linha editorial

Como a sua loja virtual vai se comportar e se relacionar com os seus seguidores? Quais são os tipos de conteúdo que vão fazer parte do seu feed? A ideia aqui é definir qual vai ser a linha editorial das suas publicações. Desde as cores e tamanhos das imagens até mesmo o estilo que vai ser exibido para os seus seguidores, tudo para criar uma maior identificação com a sua audiência. O exemplo do Nubank é excelente:

Aprenda a definir a linha editorial das suas publicações

Essa linha editorial também é o que vai definir como a sua loja vai se comunicar com os seguidores. Qual é o tom de voz ideal para criar essa relação próxima e mais natural com os seus seguidores? O que deixa os usuários mais confortáveis e que os estimula a engajarem com a sua marca? Tudo isso passa pela escolha de um caminho a ser seguido.

Consiga a sacolinha do Instagram

Um dos recursos mais eficientes do Instagram quando o assunto transformar seguidores em clientes é a sacolinha. Isso mesmo, o ícone da sacolinha é uma das maneiras mais práticas de estimular a compra dentro da rede social. Quando o seu perfil é comercial, essa funcionalidade é liberada e muito simples de ser ativada:

  • acesse a sua conta e clique nos três pontos no canto superior direito da tela;
  • selecione a opção “Configurações”;
  • em seguida escolha “Negócios”;
  • depois selecione “Compras”;
  • ao escolher “Continuar”, você deve conectar o seu catálogo de produtos.

Pronto, agora você tem a sacolinha do Instagram disponibilizada para que os seus seguidores encontrem ainda mais facilidade para fazer a compra. Alguém que gostou de um produto, por exemplo, pode tocar no ícone e é automaticamente redirecionado para a página em que ele pode finalizar a compra.

Faça parcerias

Você sabia que 83% dos usuários encontram produtos novos e conhecem marcas diferentes ao navegarem pelo Instagram? Um número excelente, certo? Mas o que pode ser feito para aproveitar essa tendência? Uma das possibilidades mais eficientes é buscar por parcerias. Que tal buscar por influenciadores que tenham uma penetração na sua audiência e combinem com os produtos da sua loja?

Além de ser uma forma eficiente de atrair um público que muitas vezes ainda não conhecia os seus produtos, as parcerias fortalecem a reputação e a relevância da sua marca no ambiente online. Quando um influenciador utiliza um produto ou faz uma parceria, ele está validando a qualidade da sua marca, o que ajuda diretamente na busca por transformar seguidores em clientes.

Faça mídia paga

Saber como atrair clientes no Instagram de forma orgânica é muito importante, mas também é preciso investir em eficiência e precisão, especialmente para ter um aumento significativo nas vendas mais rapidamente. Por isso, investir em mídia paga é essencial para a sua loja conseguir ter um impacto sem precisar esperar por muito tempo.

Com o recurso do Instagram Ads, você consegue segmentar ainda mais os perfis que vão ser impactados pelas suas publicações. Por mais que signifique gastar um dinheiro um pouco maior, precisa ser visto como um investimento, já que as chances de conseguir transformar seguidores em clientes no Instagram são muito maiores quando isso é feito de forma segmentada.

Crie o conteúdo para o seu público

Você pode até conseguir aumentar o número de seguidores na sua página, mas eles não vão se transformar em clientes se não forem impactados por conteúdos que sejam relevantes para eles. Pode ser a apresentação dos seus produtos ou até mesmo o anúncio de uma promoção. É importante variar e criar posts que aumentem o engajamento com a sua audiência.

Quanto mais original e autêntico for o conteúdo — o que pode ser feito com uma linha editorial definida —, maiores são as chances de criar peças que, de fato, sejam relevantes para os seus seguidores. Com conteúdos interessantes no seu feed, maior vai ser a interação e o interesse pelos produtos da sua loja.

Tenha um calendário de publicações

Um dos fatores considerados pelo algoritmo do Instagram é a frequência das publicações, não é mesmo? Então você precisa se planejar para que as demandas e tarefas da sua loja — como lidar com fornecedores ou prestar um atendimento aos seus clientes — não atrapalhem a sua estratégia na rede social. E a melhor forma de se fazer isso é criando um calendário de publicações.

A ideia é justamente se organizar para garantir que você consiga manter uma frequência de publicações dentro do seu Instagram. Lógico que a qualidade dos conteúdos e dos seus produtos são os fatores decisivos, mas estar sempre presente e lembrando os clientes sobre a sua marca é uma maneira eficiente de se destacar e conseguir mais vendas.

Faça Stories com frequência

Um pouco acima falamos sobre a importância de variar os assuntos e os formatos dos conteúdos publicados no seu Instagram e um exemplo disso é utilizar o recurso do Stories com frequência. Você sabia que 500 milhões de usuários da rede social visualizam conteúdos nesse formato diariamente e 1/3 dos Stories mais visualizados são produzidos por empresas e lojas?

Os fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas são muito dinâmicos e servem como um complemento interessante para que a sua loja apresente o seu portfólio sem necessariamente poluir o feed. Precisa fazer uma promoção de última hora? O Stories certamente vai apresentar resultados mais rápidos e melhores, além de estimular a maior interação instantânea com os seguidores.

Outro ponto importante que o Stories pode ajudar para conseguir transformar os seus seguidores em clientes é explorar os recursos de engajamento. Seja para fazer uma enquete, seja para acompanhar as respostas e comentários em cada publicação, ficar de olho nas interações dos usuários é uma forma de receber feedbacks sobre a sua loja e como oferecer uma experiência sempre melhor.

Use o link na bio para o seu site

Você já ouviu falar sobre o CTA, a sigla para Call to Action, ou o chamado para ação? A ideia é direcionar o usuário para o ambiente que você deseja. Um exemplo é falar sobre uma promoção na sua loja e, ao final do texto, indicar o caminho para que ele confira as ofertas. Para fazer isso no Instagram, a melhor forma é usar o link na bio da sua conta para direcionar os seguidores para a loja virtual.

Ou seja, você vai estimular mais visitantes das suas páginas a acessarem o seu e-commerce, aumentando as chances de transformar o seguidor em cliente. Já imaginou se o usuário entra no seu feed, encontra uma promoção interessante, mas não consegue fazer a compra? A missão do Instagram é justamente eliminar as barreiras que impedem as vendas e o link na bio é uma solução para isso, especialmente com uma árvore de links.

Crie enquetes e conheça ainda mais seu público

Conhecer quem você quer transformar em cliente é essencial e o Instagram é o lugar ideal para fazer isso. E sabe o que é melhor? Não é preciso fazer de uma maneira engessada e pouco natural. Os recursos que a rede social oferece ajudam a obter essas informações de uma forma orgânica, muitas vezes sem que o próprio usuário perceba que está sendo “entrevistado”.

Como fazer isso? Utilizando as enquetes, que podem sempre ter um tom mais divertido e leve — mas sempre respeitando a sua linha editorial — e ajudam você a conseguir mais detalhes, por exemplo, sobre as preferências dos seus seguidores em relação aos seus produtos. E você também pode ir direto ao ponto: por que não perguntar sobre o que os seus seguidores melhorariam na sua loja virtual?

Todas essas respostas servem como fonte de aprendizado para você e a sua equipe, que podem utilizar esses insights para melhorar ainda mais a experiência que é proporcionada na sua loja virtual ou nos canais de contato.

Aposte nos Reels para ter um alcance maior

Um dos segredos para atrair mais consumidores em potencial para a sua página no Instagram é explorar os diferentes formatos de conteúdo disponíveis. E um deles que não pode ser ignorado é o Reels. Criado para rivalizar com o TikTok, a proposta dessa funcionalidade é criar vídeos curtos, no máximo 30 segundos, e apostar em efeitos visuais e sonoros para cativar os seguidores.

Quando se fala em conseguir tráfego orgânico para o seu Instagram, esse é um recurso interessante. Utilizando as hashtags certas para se comunicar com o seu público, é possível aumentar ainda mais o alcance das suas publicações. Lembra que o algoritmo da rede social considera interesse como um fator para fazer a recomendação? Se o seu Reels for relevante para a sua audiência, o número de usuários impactados aumenta.

Incentive o compartilhamento dos seus posts

Alguns tópicos acima falamos sobre a importância do CTA, certo? O objetivo é estimular o seguidor a tomar alguma decisão e outro exemplo de chamado para ação que você deve utilizar é o compartilhamento dos seus posts. Quanto mais usuários visualizando e confirmando a relevância do seu conteúdo, maiores são as chances de que novos usuários também sejam impactados pelas suas publicações.

Para isso, além de produzir conteúdos relevantes, é importante sempre reforçar o papel do compartilhamento. Quer um exemplo? Ao fazer uma legenda para o anúncio de uma promoção, finalize o texto lembrando o seu seguidor que ele também pode compartilhar aquela oferta com os seus amigos e familiares, por exemplo, criando uma forma natural de estimular esse engajamento.

Não se esqueça das hashtags

Outro ponto importante para quem quer saber como transformar seguidores em clientes no Instagram é o uso da hashtags. É uma estratégia essencial para segmentar ainda mais os usuários que chegam até a sua página, o que qualifica esse consumidor e aumenta as chances de que ele compre algum dos seus produtos no e-commerce.

A partir do entendimento de quais são os interesses do seu público-alvo, você consegue definir hashtags que ajudem a aumentar o alcance das publicações e possibilitar que quem ainda não conhecesse os seus produtos, passe a conhecer.

Lembre de acompanhar os seus resultados

Depois de todas essas dicas, você provavelmente acha que já é o suficiente, certo? Mas o trabalho de atrair clientes no Instagram nunca acaba! E, por isso, você deve acompanhar de perto todos os seus resultados, métricas e indicadores! Afinal, uma ou outra estratégia do seu planejamento pode não ter o efeito esperado ao longo do tempo e são esses dados que vão ajudar você a melhorar.

Acompanhar as métricas do Instagram ajuda também a aperfeiçoar as suas publicações, como identificar o melhor horário para fazer uma publicação ou até mesmo quais são os conteúdos realmente interessantes para a sua audiência. Tudo isso consegue ser obtido por meio das métricas, que você precisa ficar de olho sempre, inclusive nos períodos em que a sua página estiver em alta.

Entender como atrair clientes no Instagram é um primeiro passo importante para construir uma estratégia mais eficiente de vendas e conseguir número ainda melhores na sua loja. Mas não se esqueça de pensar em toda a experiência do seu cliente e ter ao seu lado ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio para você focar sempre em como vender mais.

Agora que você já sabe como atrair clientes no Instagram, o que acha de aprender ainda mais sobre como vender online? Baixe nosso calendário comercial e descubra quais são as datas mais importantes para vender muito.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual

Última chance de 2024: Sua loja pronta antes do Ano Novo!

Quer ter sua loja feita por especialistas e pronta para vender antes de 2025? Entre para o nosso grupo VIP e saiba como!

Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Comece agora

Tenha um site pronto para sua loja vender!