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E-commerce

Passo a passo: aprenda como abrir um pet shop online e ganhar dinheiro

Por Jessica Azevedo

1 ano atrás
Imagem ilustrativa de como abrir um pet shop

Para abrir um pet shop online, não é mais obrigatório obter registros especiais ou contratar veterinários. Entretanto, é preciso se planejar com cautela e ficar de olho nas obrigações previstas para cada categoria de negócio.

Desde 2018, os pet shops brasileiros que atuam exclusivamente com banho e tosa ou comércio de produtos não são mais obrigados a fazer registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), nem contratar um médico veterinário como responsável técnico.

A mudança na legislação expandiu as fronteiras do mercado e criou oportunidades para pequenos e médios lojistas, especialmente na internet. Ferramentas como o Google Meu Negócio ajudam pequenos comerciantes a serem encontrados em sua região, assim como plataformas de e-commerce facilitam a divulgação e a venda de itens online.

Neste artigo, focamos no segundo grupo e trazemos dados, orientações e dicas para você abrir o seu próprio pet shop online. Confira!

Por que devo abrir um pet shop online? 

O Brasil é um país que ama animais de estimação. Sempre vistos em ruas, praças e locais de convivência com seus donos, os pets são um ícone do cotidiano urbano do país, e não é atoa que a demanda por produtos e serviços voltados para a nutrição, higiene e cuidado para os bichinhos cresce tanto.

Se antes o setor já representava uma grande oportunidade para empreendedores de todos os tipos, agora, com a desvinculação das clínicas dos comércios e dos estabelecimentos focados em banho e tosa, as opções ficaram ainda mais interessantes para pequenos e médios negócios na internet.

Entre as diversas vantagens que o setor oferece, a que mais se destaca para quem está pensando em abrir um pet shop online é a enorme variedade de nichos disponíveis. Segmentando a sua atuação, os custos iniciais são reduzidos e você pode desenvolver um trabalho de alta qualidade, focando em uma área específica.

Alguns exemplos são:

  • rações, sachês e petiscos;
  • produtos de higiene;
  • acessórios para passeio;
  • camas, roupas e brinquedos pet.

Para quem pode incluir assistência técnica veterinária, podemos incluir:

  • venda de rações medicamentosas e especiais;
  • venda de medicamentos.
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Qual a realidade do mercado no Brasil?

De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), existem cerca de 144,3 milhões de animais de companhia nos lares brasileiros. Entre eles, 55,9 milhões são cães e 25,6 milhões são gatos. 

O mesmo levantamento também revelou que o mercado pet cresceu 27% em 2021, totalizando um faturamento de R$51,7 bilhões. Para 2022, a expectativa é que o setor cresça 14% em relação ao ano anterior, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB).

Esses números acompanham a presença cada vez mais notável de produtos do setor nos marketplaces do país, assim como a de lojas que produzem conteúdos relacionados nas redes sociais.

Um ponto importante que deve ser destacado é que, embora o comércio eletrônico ainda represente uma fatia pequena do mercado, essa é a modalidade que mais cresce. Isso significa que este é, provavelmente, o melhor momento para investir em um pet shop online.

Só não vale fazer tudo com pressa e sem planejamento, tá bom? O sucesso depende de muito estudo e de uma boa estratégia. É isso que ensinamos no próximo tópico.

Aprenda, passo a passo, a abrir um pet shop online!

A melhor maneira de tirar um negócio do papel é criando um plano de negócios. Este documento serve para estruturar todas as peças do seu futuro empreendimento e transformar a sua ideia em um projeto concreto.

Confira, a seguir, o passo a passo para abrir um pet shop online com todos os elementos que não podem faltar na sua documentação! 

1. Estude o mercado

Embora a vontade de pular na piscina de uma vez seja grande, é bom dar uma conferida em quem já está nadando para saber se a profundidade e a temperatura te atendem, e se há um bom espaço para você nadar.

Analogias à parte, é fundamental conhecer o mercado (ou nicho) e as empresas que já atuam nele para evitar ações precipitadas e obter boas ideias. 

O trabalho de estudar as práticas de outros negócios é conhecido como benchmarking. Com ele, nos antecipamos aos problemas e desafios da área e podemos descobrir oportunidades (como estratégias ou produtos pouco explorados) que nos ajudam a gerar resultados mais rápidos.

2. Conheça o seu público de perto

Além de estudar seus futuros concorrentes e parceiros comerciais, é também imprescindível conhecer o seu público de perto, afinal, são essas pessoas que darão vida ao seu negócio. 

Especialmente quando tratamos de nichos, é muito importante descobrir características específicas da audiência para produzir conteúdos mais engajáveis e oferecer produtos e serviços de maior apelo e aceitação.

Para isso, trabalhamos com as chamadas personas, personagens semi fictícios construídos a partir de dados reais, que representam o cliente ideal do seu negócio. Sua persona deve ser o seu horizonte em tudo o que é desenvolvido pela sua empresa.

3. Fique por dentro das tendências

Em tempos de inovação constante, ficar de olho em tendências é uma ótima forma de se manter atualizado e, quem sabe, apostar em algo inédito.

Dentro das possibilidades envolvidas em um pet shop online, você pode se destacar criando conteúdos diferenciados, oferecendo produtos exclusivos ou abraçando uma causa importante.

Só não vale deixar de lado tendências que já são entendidas como essenciais para o público, como meios de pagamento variado e facilitado, assim como experiência de compra integrada entre redes sociais e e-commerce.

A maioria dessas tecnologias são muito simples de implementar. Com o aplicativo Bagy, por exemplo, você cria uma loja online vinculada ao seu Instagram e aos principais marketplaces rapidinho e gerencia tudo pelo celular.

4. Atente-se à legalização e aos diferentes regimes tributários

Como todo bom negócio, a papelada não vai faltar. Antes de realizar qualquer investimento, é fundamental consultar a documentação e as exigências previstas para o seu tipo específico de atuação.

Observe que você precisará reunir dados, documentos e autorizações para abrir o negócio, mas também terá obrigações mensais a cumprir. Tudo isso deve ser verificado com antecedência para evitar atrasos, multas e até problemas mais graves de regularização.

Quem pretende começar pequeno, porém, tem muito a ganhar sendo MEI, um Microempresário Individual. Além de contar com tributação fixa, essa modalidade não exige a assessoria de um contador, o que torna os custos mensais muito mais baixos.

Vale ressaltar, porém, que o MEI está limitado a um faturamento anual de R$ 81 mil reais (esse limite está em processo de expansão, e a expectativa é que suba para R$ 144 mil em 2023). Caso o valor limite seja estourado, o MEI é migrado automaticamente para a categoria de ME, ou Microempresário, que conta com outro regime tributário.

5. Planeje a sua infraestrutura

As lojas virtuais são apenas a vitrine do negócio. Por trás das plataformas digitais, há uma estrutura e uma rotina muito parecida com um comércio tradicional.

A depender do tipo de produto que pretende comercializar, pode ser necessário investir em um local com condições especiais de preservação, higiene e prevenção de acidentes. 

Nem sempre é permitido utilizar a própria residência como estoque e você pode querer ter um ambiente melhor localizado e que facilite a entrada e a saída de mercadorias. O ideal é consultar as condições previstas no nicho em que pretende atuar.

Outro ponto importante é o pessoal envolvido. Há quem consiga tocar um pequeno negócio sozinho, mas na maioria dos casos, funcionários são necessários para auxiliar em tarefas gerais. Saiba que, como MEI, você pode contratar um colaborador apenas.

6. Estruture o seu atendimento

Não importa se você presta serviços ou se atua apenas com a venda de mercadorias. Oferecer um bom atendimento é fundamental para fazer vendas e fidelizar clientes. Esse é um dos fatores com maior potencial de valorizar uma marca no mercado nos dias de hoje.

A primeira coisa a fazer é definir os canais de comunicação que serão disponibilizados pela sua empresa. Você deve considerar o comportamento da sua persona, ou seja, os dispositivos e plataformas que ela costuma utilizar quando deseja tirar dúvidas ou precisa de ajuda. 

O seu atendimento também deve englobar o tom de voz e a linguagem da sua marca, de modo que o consumidor os identifique. Além disso, é também fundamental se antecipar a problemas frequentes e ter estratégias de solução preparadas para atender seus clientes com eficiência.

7. Desenvolva uma estratégia de marketing

O marketing está frequentemente atrelado à comunicação, mas sua atenção é muito mais ampla. A definição de produtos e serviços que serão comercializados, por exemplo, é também o papel de muitos profissionais da área, cujo objetivo é alinhar a empresa da melhor forma às características do mercado em que ela atua.

Em relação à comunicação propriamente dita, um pet shop online tem muito a ganhar investindo em diferentes caminhos para obtenção de público. O tráfego pago, que envolve a criação de anúncios em espaços de terceiros, e o tráfego orgânico, que foca na atração de pessoas por meio da publicação de conteúdos em blogs e mídias sociais. 

O mais importante é adotar uma atuação consistente. Sua estratégia de marketing deve moldar os pilares de tudo o que o seu negócio faz e transmite. É isso que permite a criação de laços entre a sua marca e o público, e que também garante um bom volume de vendas frequentes.

8. Invista em boas ferramentas

Como estamos falando em atuar na internet, precisamos citar as ferramentas. Para vender online, várias plataformas são necessárias para divulgar seus produtos e serviços, acompanhar seus resultados e, claro, fazer vendas.

A maneira mais fácil de embarcar a tecnologia no seu negócio, porém, é apostar em soluções “tudo em um”, preferencialmente aquelas desenvolvidas especialmente para o seu tipo ou tamanho de negócio.

O app da Bagy, por exemplo, é focado em pequenas e médias empresas que estão dando seus primeiros passos na web. Com ele, você cria uma loja online em poucos minutos e ela já vem integrada a todas as plataformas que você precisa para vender, anunciar e até realizar a entrega dos seus produtos. Tudo em um só lugar e na palma da sua mão!

Quais são as leis e regulamentos previstos para um pet shop online?

Como dito no início do texto, desde 2018 é possível abrir um pet shop para atuar exclusivamente com comércio e banho e tosa sem a necessidade de licenças especiais ou responsáveis técnicos.

Entretanto, outras liberações continuam sendo obrigatórias para todas as lojas, como:

  • alvará de funcionamento da prefeitura da região;
  • vistoria e liberação do corpo de bombeiros;
  • vistoria e licença da vigilância sanitária.

Empreendimentos que atuam diretamente com animais podem necessitar de licença ambiental. Produtos e ações que envolvem animais silvestres requerem autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Estabelecimentos que atuam exclusivamente com a venda de ração para animais de companhia, não precisam de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse registro só é exigido para empresas que fabricam, manipulam ou importam esse tipo de alimento.

Em relação à atuação na internet, é também preciso destacar que, mesmo você já tendo um estabelecimento físico regularizado, é necessário criar um CNPJ exclusivo para o seu e-commerce.

Podemos concluir que abrir um pet shop online é uma ótima ideia para se apostar nos dias de hoje. O mercado está aquecido, mas ainda é jovem na internet, o que significa que há muito espaço para novos empreendedores. O ideal, porém, é pesquisar bastante, se planejar e também consultar a prefeitura ou um contator da sua região para saber tudo o que deve ser feito para viabilizar o negócio.

Em relação à tecnologia, você sabe que pode contar com a gente! A Bagy é o jeito mais fácil de ativar as suas vendas na internet. Aproveite que chegou até aqui e crie a sua loja virtual com a plataforma que ajudou mais de 23 mil lojistas.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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