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Marketing

Tráfego pago ou orgânico: o que é, as diferenças e qual é o melhor?

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Descubra tudo tráfego orgânico ou pago

Saber quais são as diferenças entre tráfego pago e orgânico é fundamental para o sucesso do seu e-commerce e, por isso, detalhamos todas as características dessas estratégias de divulgação ao longo deste artigo.

Quando se fala em Marketing Digital para e-commerce, o principal benefício é a variedade de estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para a divulgação dos seus produtos, não é mesmo? Mas essa quantidade de opções muitas vezes pode parecer um tanto quanto confusa, certo? E uma das dúvidas mais comuns está na hora de definir os investimentos em tráfego pago ou orgânico.

Cada um com as suas vantagens e características, é muito natural não entender qual é a melhor opção para o seu negócio no momento ou até mesmo como ter um equilíbrio entre as duas estratégias. Para acabar com esses questionamentos e começar a divulgar a sua loja virtual com maior eficiência e precisão, nada melhor do que conhecer tudo sobre o que é tráfego pago e orgânico.

Como queremos ajudar você a alcançar sempre os melhores resultados, preparamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema: quais são as vantagens de cada estratégia, as características de cada uma, o que analisar ao definir o planejamento e até como utilizá-los em conjunto. Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas!

Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Para entender a diferença entre tráfego orgânico e pago, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre cada estratégia, certo?

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico se trata de uma estratégia de divulgação a partir de canais gratuitos para atração de clientes em potencial. As plataformas utilizadas em sua maioria são mecanismos de busca, como o Bing, Google ou Yahoo. A ideia é conseguir atrair mais consumidores utilizando conteúdos relevantes para essa audiência, sem exigir tantos investimentos financeiros.

A estratégia é voltada para o médio e longo prazo, já que as mudanças não surtem efeito de um dia para o outro. Para conseguir um melhor rankeamento dentro do Google, por exemplo, é preciso investir em estratégias como SEO (Search Engine Optimization) e produzir conteúdos interessantes para o seu público, o que vai ajudar a divulgar a sua marca nesses canais.

O que é tráfego pago?

Já o tráfego pago é uma estratégia que utiliza a mídia paga para a divulgação de um negócio. Ou seja, uma loja virtual precisa pagar para ter os seus anúncios exibidos em uma determinada página. Tudo é feito de maneira segmentada, permitindo que você consiga direcionar os seus esforços para impactar o público que realmente pode se interessar pelo seu portfólio.

Apesar de exigir um investimento mais alto no momento inicial, o tráfego pago possibilita que os resultados apareçam mais rapidamente, já que são veiculados no momento em que são criados. E mais importante: são direcionados exatamente para onde a sua estratégia definir. Isso aumenta consideravelmente as suas chances de ter um retorno mais rápido.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Mas, então, por que utilizar o tráfego orgânico nas suas estratégias de divulgação?

Melhor custo-benefício

Não precisar fazer grandes investimentos é, sem dúvidas, o grande atrativo de investir em tráfego orgânico, que se torna ainda melhor por conta dos resultados que podem ser obtidos com a estratégia certa. Sendo assim, o custo-benefício é algo a ser aproveitado justamente para conseguir bons retornos para os seus investimentos mesmo sem tanto dinheiro.

Fortalecimento da marca

Como não se trata de uma estratégia de curto prazo e a ideia é conseguir criar laços mais duradouros com o seu público, investir em ações que fortaleçam o seu tráfego orgânico também ajuda a estabelecer a sua marca dentro do segmento. Para saber outras formas eficientes de se fazer a divulgação da sua loja, você pode conferir um vídeo em nosso canal:

Fidelização de clientes

A estratégia de se comunicar regularmente com a sua audiência e sempre de maneira relevante ajuda a construir um relacionamento natural com os clientes, o que ajuda no trabalho de fidelização. Para quem não quer resultados apenas no curto prazo, o tráfego orgânico deve ser considerado um caminho importante para as estratégias de comunicação.

Quais são as vantagens do tráfego pago?

E quais são os motivos para investir em ações de tráfego pago?

Resultados rápidos

O principal benefício de investir em tráfego pago é a possibilidade de conseguir bons resultados sem esperar tanto tempo. Para uma loja que está começando ou planeja fazer uma ação específica para um período do ano, essa opção pode ser fundamental. Assim, de maneira direta, é possível impactar a sua audiência e conseguir os resultados esperados em vendas.

Precisão na mensagem

Tudo isso só é possível pela capacidade de segmentação dos seus anúncios em mídia paga. Enquanto o tráfego orgânico você vai conquistando e atraindo aos poucos por ser uma estratégia mais ampla de comunicação, o tráfego pago é obtido a partir de ferramentas que ajudam a aumentar a precisão das suas ações e garantir que os seus retornos também sejam maiores.

Qual o melhor tipo para o meu negócio?

Mas, afinal, como descobrir qual é a melhor estratégia para o seu negócio? Para aumentar as suas chances de fazer a escolha certa, você precisa analisar alguns fatores.

Objetivo

A primeira pergunta que você deve responder é: qual é o seu objetivo no momento? A partir desse questionamento, torna- se muito mais fácil definir todos os outros aspectos do seu planejamento estratégico. Vamos imaginar que a sua loja online está começando agora e precisa atrair clientes, então é preciso conseguir os resultados mais rapidamente, certo? O tráfego pago deve ser a melhor opção.

Já se a ideia é aumentar a fidelização dos seus clientes, uma estratégia de tráfego orgânico, como o Marketing de Conteúdo, pode ser uma alternativa relevante, construindo uma relação de confiança com a sua audiência por meio de conteúdos interessantes e fortalecendo a presença digital da sua marca. Assim, é mais provável que o consumidor retorne mais e mais vezes para comprar com você.

Público-alvo

Toda loja precisa ter uma persona, um perfil semi ficcional do seu cliente ideal, para orientar as suas estratégias, não é mesmo? E não é diferente quando se fala na divulgação e promoção dos seus produtos: é preciso considerar as características e demandas do seu público-alvo. Afinal, são esses consumidores que vão ser impactados e eles precisam estar confortáveis com o canal escolhido.

Imagine que a característica da sua persona é fazer compras por impulso, sem pensar tantas vezes antes de tomar uma decisão. Criar uma estratégia para maior aproximação no longo prazo, portanto, não parece uma decisão tão eficiente. Neste caso, o ideal seria investir em campanhas de tráfego pago, com mensagens que estimulem o cliente a fazer uma compra naquele momento.

Orçamento disponível

Mas também não adianta prejudicar as finanças da sua loja para conseguir alguns clientes a mais em um período. É preciso levar em consideração qual é o orçamento disponível para investir em campanhas de divulgação. Como o nome indica, o tráfego pago exige uma quantia mais elevada de investimentos para cada ação, o que nem sempre pode caber no seu bolso.

Caso você já tenha uma base de clientes, mas queira expandir ainda mais sem ter tantos recursos disponíveis, talvez seja melhor construir uma estratégia com foco em tráfego orgânico. Desde uma divulgação e interação mais forte em canais em que a sua audiência está presente, como nas redes sociais, até mesmo na criação de conteúdo relevante para o longo prazo.

Disponibilidade para gestão das ações

Para quem está administrando uma loja virtual, é comum assumir uma série de responsabilidades, como negociação com fornecedores, atendimento ao cliente e uma série de outras tarefas, certo? Sendo assim, você também deve considerar a sua disponibilidade — e da sua equipe — para lidar com a gestão das ações e campanhas de divulgação.

Uma campanha de tráfego pago é voltada para o curto prazo e depende menos do anunciante para ter bons resultados. Se o tempo é curto na sua rotina, talvez seja uma opção mais interessante. Ao mesmo tempo, conseguir gerar tráfego orgânico qualificado exige mais paciência e análises, o que nem sempre pode ser possível para uma equipe pequena ou um negócio ainda em seu início.

Dicas para usar tráfego pago e orgânico em conjunto

Ainda não se decidiu na escolha entre tráfego pago ou orgânico? Sem problemas, até porque o ideal nas suas estratégias de Marketing Digital é apostar sempre no equilíbrio. Quando as táticas são integradas, torna- se muito mais fácil conseguir resultados consistentes, permitindo que a sua loja virtual siga relevante e com bons retornos por um longo período, mas sem precisar aguardar tanto.

Mesclando uma estratégia de tráfego pago para atrair clientes para o universo da sua loja e uma tática de tráfego orgânico em que esse usuário se encante ainda mais com a sua marca é o cenário ideal. Quanto mais integradas, maiores são as probabilidades de fechar vendas no curto, médio e longo prazos. E o melhor: sempre ajustando de acordo com os seus objetivos no momento para um crescimento saudável e sustentável da sua loja.

Sempre de acordo com os seus objetivos e levando em consideração as características do seu negócio, a estratégia de divulgação da sua loja virtual deve sempre apostar em estratégias para ter bons resultados. O equilíbrio é a palavra-chave na hora de escolher entre tráfego pago ou orgânico, fundamental para quem quer se destacar no ambiente digital.

Mas saber as diferenças e os benefícios entre tráfego pago e orgânico é apenas o primeiro passo para potencializar o alcance do seu e-commerce. O que acha de se aprofundar ainda mais nas estratégias de promoção do seu negócio? Então confira o nosso guia prático sobre como divulgar a sua loja virtual!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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