Produtos e Nichos

Conheça as 7 melhores receitas de sais de banho para vender muito!

Imagem ilustrativa de sais de banho

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os sais de banho são excelentes produtos para vender, com a crescente busca por itens de autocuidado no mercado, você pode abusar dessa tendência. Conheça 7 receitas de sais de banho para venda e aproveite! 

Você conhece os sais de banho? Não? Então está perdendo uma grande oportunidade de negócios, porque o mercado de itens de autocuidado e relaxamento está cada vez mais em alta! 

Se você é comerciante e atua vendendo pela internet, com certeza já sabe que o meio de vendas online é bem flutuante e que alguns nichos são mais promissores que outros. 

Justamente por isso, ficar atento às tendências e aos melhores produtos para revender pode ajudar os seus negócios a crescer e prosperar! Então, é importante saber que os sais de banho estão entre esses itens. 

Segundo um estudo do Instituto Segmenta, em 2021, 43% dos consumidores entrevistados enxergaram na pandemia uma oportunidade de rever o autocuidado. 

O uso de aromas e fragrâncias teve um crescimento de 14%, enquanto as rotinas de skincare aumentaram 43,8%. E os sais de banho definitivamente fazem parte dessa lista! 

Por isso, nós te explicamos tudo o que você precisa saber para lucrar com esses produtos. Confira:

O que são e para que servem os sais de banho?

Os sais de banho são produtos de autocuidado e relaxamento, compostos por um tipo de sal, aromas, flores, frutas, óleos essenciais e outros itens que proporcionam relaxamento e bem-estar. 

Eles servem para diversos tipos de situações, mas, basicamente, contribuem para proporcionar conforto e aconchego ao usuário. Entre as possibilidades, estão os relaxantes, energizantes, românticos, etc. 

Os sais de banho são excelentes para usar após um dia estressante! Alguns possuem propriedades variando conforme a necessidade do consumidor, além de ter funções extras sem ser proporcionar calma. 

Um exemplo são aqueles utilizados como esfoliantes, hidratantes ou para cuidados com pelos encravados e feridas na pele. Essa variedade é muito interessante para lojistas, porque o público interessado amplia com ela. 

O nicho de mercado de beleza e autocuidado está crescente, portanto você deve aproveitar a oportunidade para aderir a esses produtos e vender ainda mais! 

Como os sais de banho são usados?

Os usos para sais de banho são diversos, segundo o desejo e criatividade do cliente. É possível trabalhar com receitas mais genéricas, que possibilitem essa experiência diferente ou itens mais específicos. 

E você pode (e deve) aproveitar essa variedade para criar os seus produtos e oferecer o melhor para os consumidores. Entre as possibilidades estão: 

  • Esfoliação: os sais de banho podem ser usados para esfoliação, no tratamento da pele. Geralmente essas receitas utilizam sais mais finos e produtos hidratantes, que cuidam da pele. 
  • Banhos revigorantes: essa é uma das formas mais comuns de uso para sais de banho. Após o banho higiênico, utiliza-se os sais diluídos em água para potencializar o cuidado. 
  • Escalda-pés: esse modo de uso é muito interessante para pessoas que ficam muito tempo sentadas, em pé ou andando. Você pode aproveitar e criar receitas que tratem dos pés do cliente! 

Essas práticas são algumas das mais empregadas, contudo é possível que o consumidor seja criativo e aplique os sais de banho em outras situações! 

Assim, você deve criar itens que sejam tanto ‘genéricos’ quanto multibenefícios. Aproveite a tendência e trabalhe com material de boa qualidade para criar os seus sais. 

Quais os benefícios dos sais de banho?

Os sais de banho são ótimos tanto para o consumidor, quanto para o lojista. Ao trabalhar com itens de autocuidado e produtos caseiros, é possível criar uma ótima trilha de experiência de compra para o cliente

Além disso, os sais de banho podem ser desenvolvidos com propriedades medicinais, que proporcionam mais do que simples benefícios estéticos aos  consumidores. 

Você pode criar sais tranquilizantes e calmantes, hidratantes e esfoliantes e também alguns para tratar problemas! Use as receitas e seja criativo, isso é o que abre as portas para vender esses produtos

Quem não precisa de uma energia ou fôlego extra ocasionalmente? Você pode criar um item específico para essas ocasiões. Pesquise as necessidades dos clientes e produza segundo os seus desejos. 

Isso tornará o seu produto necessário e praticamente infalível! Se você tiver uma receita de sais de banho para vender segundo as buscas dos clientes, você se torna a solução de um problema. 

É aí que moram os gatilhos para a venda! Aproveite as tendências, utilize boas matérias-primas, seja criativo e inovador… com isso, os seus sais de banho vão ser super interessantes. 

Outra observação sobre os sais de banho é que, por serem produtos criativos e artesanais, você consegue elaborar embalagens diferentes, rústicas e interativas

Ou seja, tudo pode ser desenvolvido segundo as características do produto. Conheça o mercado, isso vai te proporcionar os melhores insights sobre o processo de criação e venda de sais de banho

Além disso, é possível personalizar os produtos segundo o desejo e interesse dos clientes! Você pode criar sais para determinadas ocasiões, itens presenteáveis, entre outros… as possibilidades são inúmeras! 

Vale a pena vender sais de banho?

Os sais de banho são ótimas opções de produtos faça e venda porque permitem uma criação com baixos custos e boa margem de lucro. Além disso, estão em alta entre as tendências do mercado de autocuidado. 

As perspectivas de crescimento do segmento de vendas de produtos para banho estão boas. Em 2020, foram os produtos para banho, com 18,5%, e os produtos de skincare, com 13%, que registraram as maiores elevações nas vendas. 

Outro ponto importante, é o crescimento do mercado de cosmetologia em nosso país. O Brasil conquistou o terceiro lugar mundial no ranking de gastos com cosméticos e produtos similares. 

A pesquisa divulgada pelo SEBRAE  mostra que o brasileiro tem uma grande atenção e interesse com a beleza e os cuidados pessoais, além de demonstrar como essa área traz oportunidades ao empreendedor.

Portanto, definitivamente os sais de banho e itens de autocuidado são excelentes opções de investimento para começar a vender e desenvolver o seu e-commerce

Logo, você pode abusar dessas oportunidades para criar a sua loja de sais de banho para venda! E nós vamos te ajudar nessa missão, conheça algumas receitas para começar:

Receitas de sais de banho

Existem inúmeras receitas de sais de banho disponíveis na web, algumas mais simples e práticas e outras mais elaboradas. Você pode começar com a simplicidade que funciona, até adquirir mais experiência e confiança. 

Lembre-se de traçar um bom plano de negócios ao começar a sua empresa de sais de banho. Assim, você saberá o quanto pode investir e usar na produção e quais rumos tomar com sua marca. 

Escolha bons sais, segundo as propriedades específicas de cada um dos disponíveis no mercado. Busque também óleos essenciais e fragrâncias acolhedoras, que tenham propriedades medicinais. 

É interessante trabalhar com produtos que podem ser usados de várias formas por diversos tipos de clientes. Por isso, apresentamos algumas ótimas receitas para você aprender como fazer sais de banho para vender:

1. Sais de banho exóticos

Os sais de banho exóticos são aqueles que usam produtos diferentes ou importados, que não são encontrados facilmente em nosso país. Você pode usar flores, óleos e itens inovadores em sua fabricação. 

Esse tipo de item transmite a sensação de exclusividade, por isso costuma ser mais caro e possuir um maior valor agregado. 

Como fazer sais de banho exóticos: 

Ingredientes:

  • Óleo essencial de Patchouli 
  • 100g de bicarbonato de sódio 
  • Óleo essencial de Sálvia-esclarea 
  • 300g de sal do tipo ‘rosa do himalaia’
  • Óleo essencial de sândalo 
  • Óleo essencial de rosa-vermelha 
  • 50g de Pétalas de rosa-vermelha desidratadas

Preparo:

Misture 50g de bicarbonato de 150g de sal rosa, pingue 10 gotas de cada um dos óleos essenciais sobre a mistura e acrescente o restante do sal e bicarbonato. Agite bem a combinação, acrescente as pétalas de rosa desidratadas e guarde em um pote. 

2. Sais de banho de lavanda

Os sais de banho de lavanda são calmantes e renovadores, por isso podem ser ótimos para quem busca tranquilidade. Confira a receita: 

Ingredientes:

  • 500g de sulfato de magnésio 
  • 50g de sal-grosso 
  • 250ml de óleo de amêndoas puro 
  • Óleo essencial de Lavandula angustifolia (lavanda francesa)
  • 50g de Camomila 
  • 50g de Rosas-brancas 

Preparo: 

Misture o óleo de amêndoas puro com 25 gotas do óleo essencial de lavanda. Misture o sulfato de magnésio com a camomila, o sal-grosso e as rosas-brancas. Em seguida junte tudo, agite e guarde em um recipiente. 

3. Sais de banho de erva-doce

Os sais de banho de erva-doce são relaxantes e aliviam dores, por isso são ótimas opções. Conheça a receita: 

Ingredientes:

  • 500g de sulfato de magnésio 
  • 50g de sal-grosso 
  • 250ml de óleo vegetal de semente de uva
  • Óleo essencial de  Pimpinella anisum (erva-doce)
  • Óleo essencial de gerânio 
  • 20g de erva-doce (sementes)

Preparo

Misture o óleo de semente de uva puro com 15 gotas do óleo essencial de erva-doce e 10 gotas de óleo essencial de gerânio. Misture o sulfato de magnésio com as sementes de erva-doce e o sal-grosso. Em seguida junte tudo, agite e guarde em um recipiente. 

4. Sais de banho para esfoliação

Os sais de banho para esfoliação são ótimos para cuidar da pele e relaxar quem está usando. Veja uma boa receitinha: 

Ingredientes: 

  • 150g de sal marinho comum 
  • 50g de sal grosso 
  • óleo vegetal de abacate 
  • óleo essencial de laranja-doce
  • óleo essencial de canela 
  • 50g de canela em pó 
  • 50g de rosas-brancas

Preparo: 

Misture o óleo vegetal de abacate com 15 gotas do óleo essencial de laranja doce e 5 gotas do óleo essencial de canela. Misture a canela em pó, as rosas e o sal grosso e o sal marinho. Junte tudo, agite e guarde em um recipiente. 

5. Sais de banho cromático

Os sais de banho cromáticos utilizam corantes em sua preparação, aplicando técnicas de tratamento com cromoterapia. Confira: 

Ingredientes: 

  • 500g de sal marinho 
  • 250g de sulfato de magnésio 
  • Corante
  • Óleo essencial à sua escolha 
  • Pétalas de flores

Preparo: 

Misture 25 gotas do óleo essencial com 5 gotas do corante, adicione o sal, o sulfato e as pétalas. Agite bem e guarde em um recipiente. 

6. Sais de banho ylang-ylang

O óleo essencial de ylang-ylang é bem energizante e possui propriedades bactericidas e cicatrizantes. Esse é um ótimo exemplo de sais de banho medicinais. Veja o preparo:

Ingredientes:

  • 100g de sulfato de magnésio
  • 100g de sal rosa do himalaia 
  • 10 ml de óleo vegetal de rosa-mosqueta 
  • 50g de pétalas de rosa-vermelha
  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca 
  • 3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

Preparo:

Combine o sal rosa, o sulfato e as pétalas. Misture o óleo vegetal de rosa-mosqueta com o óleo essencial de melaleuca e o de ylang-ylang. Agite tudo e guarde em um recipiente. 

7. Sais de banho de manjerona

A manjerona é ótima para aliviar sintomas de estresse e ansiedade. Veja um bom exemplo de como fazer sais de banho de manjerona: 

Ingredientes: 

  • 100g de sal grosso 
  • 100g de sulfato de magnésio 
  • 100g de bicarbonato de sódio 
  • 30g de manjerona desidratada
  • Óleo essencial de manjerona 
  • Óleo essencial de jurema-branca

Preparo:

Misture o sal, o bicarbonato e o sulfato com a manjerona desidratada. Adicione 6 gotas de óleo essencial de manjerona e 4 gotas de óleo essencial de jurema branca. Agite tudo e guarde em um recipiente.  

Como divulgar a venda dos sais de banho?

Para divulgar a venda dos sais de banho, é interessante que você conheça o  comportamento do consumidor. Faça bom uso das redes sociais, conheça e crie comunidades de dicas de autocuidados. 

Assim, você conhece um pouco melhor e pode obter bons feedbacks de clientes! Tenha parceria com marketplaces e um e-commerce funcional. Com isso, certamente os clientes vão te achar e comprar com você! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.