Produtos e Nichos

Conheça 16 produtos faça e venda para você ganhar dinheiro online

Imagem ilustrativa de faça e venda

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os produtos faça e venda são itens feitos a mão em que você mesmo produz e realiza a venda. Esse nicho está em alta, conheça as melhores ideias de produtos!

Os produtos do tipo faça e venda estão cada vez mais em alta no mercado. Itens personalizados, produtos de decoração, artesanato e bem-estar vem conquistando o gosto dos consumidores. 

Por isso, você pode aproveitar para lucrar ao oferecer os itens que fazem parte dos nichos que mais vendem na web. Sejam peças mais simples ou produtos mais elaborados, o mercado faça e venda tem espaço para você. Confira: 

Quais as vantagens de fazer e vender os próprios produtos?

Itens de artesanato são produtos conhecidos por sua possibilidade de personalização e exclusividade. Essa é uma boa vantagem do mercado faça e venda, porque você pode se alinhar às expectativas dos clientes. 

O número de consumidores buscando produtos originais na internet está crescendo dia a dia. Segundo pesquisa da Dassault Systèmes, 83% dos consumidores esperam que os produtos ou serviços comprados possam se adaptar às suas necessidades.

Por isso, aproveitar as oportunidades do mercado faça e venda pode ser muito rentável para empreendedores que estão buscando crescimento e lucratividade para os seus negócios. 

Fazer artesanato para vender pode ser vantajoso, especialmente porque o mercado está em constante expansão. Por isso, o momento é ideal para se inserir neste meio.

Segundo uma pesquisa do Senai, o mercado do artesanato fatura, em média, R$ 28 bilhões por ano, emprega 8 milhões de pessoas e vem apresentando um expressivo crescimento anual.

Assim, essa é uma oportunidade para quem deseja começar a vender na web. Além disso, o investimento para produzir os itens costuma ser baixo, se comparado a outros produtos que são tendência do e-commerce

Você pode produzir em seu próprio ritmo, exercitar a sua criatividade, oferecer um toque pessoal aos itens e trabalhar em casa. Com isso, o trabalho pode ser divertido e leve.

Essas são vantagens do mercado faça e venda, que oferece uma infinidade de produtos e serviços a serem prestados pelo lojista. 

Para decidir o que produzir, é interessante que você se mantenha conectado aos desejos do público. Fique atento aos produtos em alta no mercado para oferecer exatamente o que os clientes procuram.

Desse modo, você consegue manter as suas vendas e conquistar os clientes. 

Ideias de produtos para você mesmo fazer e vender

Para decidir como será o seu catálogo de produtos faça e venda, é importante conhecer suas possibilidades de investimento. Com essa informação, você pode analisar os custos de cada segmento e escolher em qual atuar. 

Também é interessante que você trabalhe com produtos que sabe produzir, ou busque se capacitar para isso. O mercado é grande e os clientes podem ser exigentes, por isso priorize qualidade. 

É possível encontrar muito conteúdo educativo na internet para aprender a produzir itens artesanais. E se você ainda não sabe por onde começar, confira algumas dicas de produtos faça e venda abaixo: 

  • Bijuterias

Bijuterias podem ser uma ótima alternativa de produto para venda online. Você pode criar itens personalizados, de fácil fabricação e produzidos com diferentes materiais, cores e formatos. 

É possível conhecer muito sobre a arte de fabricação de bijuterias com algumas aulas e cursos, que estão disponíveis gratuitamente na web. Faça criações que tenham um diferencial, seja ousado!

  • Capas de celular personalizadas

O celular é um artigo utilizado por praticamente todas as pessoas, por isso ele é uma boa forma de monetizar as suas produções. Capinhas personalizadas podem ser vendidas para diversos clientes. 

Outras empresas podem desejar estampar as capinhas de smartphone com suas logomarcas, pessoas podem querer estampar as capinhas com fotos de momentos importantes… as possibilidades são infinitas! 

É possível aprender a fazer as capinhas gratuitamente, facilitando o processo e reduzindo seus custos com capacitação. 

  • Caixinhas de MDF

Caixinhas de MDF são ótimos itens faça e venda, por serem bastante personalizáveis. Existe muito conteúdo gratuito disponível na internet para aprender a produzir esse artesanato. 

Esses itens oferecem possibilidades para você trabalhar com diversos consumidores. Você pode incluir temáticas para vendas sazonais, infantil, adulto, festas, etc. Além disso, é possível aumentar o valor agregado ao fabricá-las de forma mais elaborada. 

  • Bordados feitos à mão

Os bordados são parte da tradição e história de nosso país, por isso é possível encontrar muito conhecimento gratuito na web sobre como produzi-los.

Além disso, você pode criar sob encomenda e aplicá-los sobre diversos materiais. Assim, não ficará com produtos acumulados em estoque e agrada os clientes com itens sob medida.  

  • Itens de decoração

Os produtos de decoração são excelentes opções faça e venda, oferecem muitas possibilidades — como luminárias, quadros, vasos, esculturas, etc. — com diversos níveis de dificuldade. 

Você pode produzir sem ter muito conhecimento ou habilidade em artesanato e, conforme for aprendendo, expandir seu catálogo de produtos.

  • Patchwork

O patchwork é um conjunto de retalhos, formando uma composição artística com imagens e padrões. É muito tradicional na cultura nacional, o que valoriza os produtos e facilita o aprendizado gratuito.  

É possível criar diversos itens em patchwork, como colchas, roupas, forros, mochilas, tapetes, etc. Por isso, esse trabalho é interessante para o formato faça e venda. 

  • Sabonetes artesanais

Sabonetes e itens de perfumaria são artigos muito apreciados, especialmente para presente. Por isso o mercado de venda desses itens é grande, assim como o ensino gratuito para aprender a produzi-los.

Esses produtos têm apelo emocional, são fáceis de produzir e podem oferecer uma boa experiência de compra ao cliente, desde o seu unboxing até o uso do produto. Use sua criatividade e inove!    

  • Macramê

O macramê é uma técnica de tessitura tradicional, e é possível criar diversos produtos com ela. As possibilidades vão de itens funcionais — como suportes para plantas — aos decorativos — como painéis. 

Existem diversos cursos gratuitos que ensinam o básico. Assim, você já pode começar a produzir e investir em um conhecimento mais aprofundado. 

  • Velas artesanais

As velas decorativas são interessantes para enriquecer o ambiente doméstico, especialmente quando perfumadas ou terapêuticas. Esses itens estão fazendo bastante sucesso entre os clientes. 

É possível criar muitos produtos, com cores, aromas, tipos e formatos diversos, o que torna esses itens ótimos para o faça e venda. O nível de dificuldade de fabricação não é alto e existem cursos gratuitos disponíveis. 

  • Peças de cerâmica

As peças de cerâmica são bons itens personalizáveis. Elas oferecem diversas possibilidades, desde decoração até itens funcionais, como utensílios domésticos. 

O nível de dificuldade e de investimento para começar a fabricar é um pouco maior, contudo as peças têm mais valor agregado e podem gerar uma boa margem de lucro. 

  • Peças de resina

As peças de resina epóxi são boas opções para iniciantes, existem muitas informações gratuitas sobre como produzi-las. É possível encontrar moldes de silicone para conduzir as criações, e o investimento inicial é baixo. 

Você pode produzir artigos decorativos, pingentes, mobília, entre outros resinados. Busque conhecimento sobre o mercado e as possibilidades desse produto e seja criativo!

  • Agendas e planners personalizados

Produtos de papelaria, como agendas, planners e álbuns fotográficos podem ser personalizados conforme o desejo do cliente, potencializando suas vendas. 

Além disso, o nível de dificuldade de produção é baixo e os itens podem ser criados tanto em meio físico quanto no formato digital. 

  • Crochê e tricô

O crochê e o tricô são artes manuais tradicionais em nossa cultura, isso gera um mercado grande e aquecido desses itens. Além disso, existem boas informações gratuitas para aprender a produzir

Ambos permitem produzir uma infinidade de itens, desde roupas, acessórios, produtos para a casa, entre outros. O investimento é baixo, você precisará custear apenas agulhas e linhas para começar a produzir. 

  • Bonecos de pano

Itens infantis são excelentes opções faça e venda, especialmente quando personalizados. Você pode produzir bonecos de pano usando várias técnicas, como patchwork, crochê, corte e costura, entre outras. 

Pesquise os interesses das crianças, avalie suas habilidades, aprenda mais sobre as diferentes técnicas e coloque a mão na massa. Abuse da imaginação!

  • Chaveiros personalizados

Os chaveiros são itens cotidianos que representam a personalidade dos clientes com suas características. São itens super personalizáveis e podem ser feitos sob encomenda. 

Além disso, é possível produzir esses artigos usando diversas técnicas e materiais — como resina, tecido, metal, entre outros — o que faz com que seu custo de produção e margem de lucro sejam bem variáveis. 

  • Canecas personalizadas

As canecas personalizadas são itens que estão sempre em alta no mercado, elas podem ser customizadas conforme o desejo dos consumidores e a sua criatividade. 

Também são itens interessantes para as pessoas que não são ótimas em artes manuais, pois é possível usar uma máquina para imprimir estampas sobre as mesmas. Caso você tenha habilidade, é possível pintar as canecas com artes exclusivas e aumentar seu valor agregado. 

Aqui você conheceu ótimas sugestões de itens faça e venda, para trabalhar com o grande mercado de produtos artesanais. As possibilidades são infinitas, basta usar a imaginação e criatividade!

E se você quer uma assistência personalizada para viabilizar as suas vendas e bombar os seus negócios, vem conhecer a Bagy que a gente facilita a sua vida e maximiza seus lucros!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.