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Gestão

Descubra como calcular preço de venda de um produto e lucrar ainda mais

Por Jessica Azevedo

10 meses atrás
Como calcular o preço de venda de um produto

Não é uma tarefa tão simples entender como calcular o preço de venda de um produto. Apesar disso, é fundamental para que a sua loja não tenha resultados positivos apenas por um curto período. Neste artigo, apresentamos algumas dicas para definir o valor do seu portfólio.

Para quem está procurando por estratégias sobre como vender online, é muito comum pensar em ações de Marketing, não é mesmo? Mas além de saber como fazer a divulgação mais eficiente da sua loja virtual, por exemplo, é preciso construir um negócio que realmente dê lucro, certo? Afinal, quem quer vender e ainda sair no prejuízo? Para isso, você precisa entender como calcular o preço de venda de um produto.

Essa é uma das tarefas mais importantes para quem planeja vender online. Sem uma organização e uma definição precisa dos valores a serem cobrados por cada produto, o seu negócio pode até conseguir alguns bons números de vendas, mas será que vai durar por muito tempo? Como encontrar o meio termo e conseguir atrair clientes com preços atrativos, mas não prejudicar as suas finanças?

Para começar a responder essas perguntas, você precisa antes conhecer alguns conceitos que podem até parecer complicados, mas que detalhamos de uma forma muito simples e prática neste artigo. Que tal, então, descobrir como calcular o preço de venda de um produto e, é claro, conferir algumas estratégias e práticas que vão ajudar a sua loja a aumentar a sua margem de lucro?

Continue a leitura deste conteúdo e prepare a sua loja online!

O que é preço de venda de um produto?

Mas, afinal, o que é o preço de venda de um produto? Em sua definição lógica, é o valor em dinheiro que um cliente precisa desembolsar para ter o direito de adquirir um item ou serviço. É importante entender que esse número final é diferente de outro conceito similar: o preço do produto, ou seja, quanto o lojista pagou para poder disponibilizar o item em seu negócio.

Para entender melhor essa lógica, nada melhor do que um exemplo, certo? Imagine que você decidiu vender roupas na internet. Como você não tem estrutura para ter uma fábrica, a sua solução é comprar as peças de um fornecedor por um valor de, por exemplo, R$ 10,00 o item. Isso não significa que esse vai ser o mesmo valor que o consumidor final poderá adquirir a blusa.

Afinal, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como a personalização que você vai fazer em cada peça, o transporte, os gastos com anúncio, enfim, uma série de informações que devem fazer parte do seu cálculo. Com todos esses números em mãos, se torna muito mais fácil definir um preço final que corresponda ao investimento que foi realizado pelo lojista até a sua venda.

O que é custo, despesa e lucro?

Os fatores que falamos acima são muitos e, por isso, você deve se familiarizar com três conceitos principais: custo, despesa e lucro. Mas o que significa cada um deles?

Custo

O custo é um dos conceitos mais importantes de serem entendidos. Se trata do valor gasto com bens e serviços para produzir os produtos e itens que você vai vender na sua loja virtual. Lembra do exemplo da sua loja de roupas na internet? Custo, portanto, é tudo aquilo que você precisa comprar para, depois, poder vender, como a camisa sem a personalização que vai ser feita.

Despesa

Apesar de ser bastante confundido com o item anterior, a despesa não pode ser colocada na mesma balança que os custos. Na prática, é o valor gasto com certa regularidade para manter a sua loja funcionando. Hospedagem, acesso à internet, contratos com fornecedores, enfim, tudo aquilo que é necessário para fazer o negócio funcionar com a qualidade necessária.

Lucro

Com as duas informações em mãos, fica mais fácil descobrir qual foi o lucro da sua venda. Ou seja, quanto realmente vai sobrar para a sua loja após fechar uma venda. Para identificar quanto lucrou com uma negociação, o cálculo deve ser a subtração da receita total (tudo o que o seu e-commerce recebeu em um período determinado) pelos custos ao longo do processo.

O mais importante, porém, é identificar qual é a sua margem de lucro com cada operação e, para isso, é preciso fazer uma conta um pouco maior:

Margem de lucro = Lucro / Receita total x 100.

Calma, vamos esclarecer esse cálculo com um exemplo prático, tudo bem? Imagine que o seu e-commerce faturou R$ 2 mil no mês de setembro e teve custos de R$ 800,00. Ou seja, o seu lucro no período foi de R$ 1,2 mil, certo? Utilizando a fórmula acima, você consegue chegar na margem de lucro, também conhecida como lucratividade:

R$ 2.000,00 – R$ 800,00 = Lucro

Lucro = R$ 1.200,00.

Margem de lucro = Lucro / Receita total x 100.

Margem de lucro = R$ 1.200,00 / R$ 2.000,00 x 100.

Margem de lucro = 60%.

Como calcular o preço de venda?

Com o entendimento desses conceitos, agora você consegue entender todo o processo necessário para calcular o preço de venda dos seus produtos, certo? Mas o que deve ser feito na prática? Quais são os itens e fatores que devem ser levados em consideração na hora de definir o valor final a ser repassado? Confira as nossas dicas e esclareça essas respostas!

Defina uma margem de lucro

Viu o cálculo que fizemos acima? Definir uma margem de lucro é essencial para saber quanto precisa cobrar em cada produto. O ideal é encontrar o balanço entre os ganhos necessários para manter (e desenvolver) a sua loja, mas sem espantar a clientela. Afinal, não adianta querer uma margem de lucro de 100% se isso significa oferecer um valor muito maior do que os seus concorrentes.

Analise a concorrência

Por falar neles, ficar de olho nas lojas que atuam no mesmo segmento que o seu para entender o quão competitivo são os seus preços. Isso não significa que você deve apenas replicar o que eles estão cobrando ou abaixar mais do que você pode. Nunca se esqueça do equilíbrio. A análise dos concorrentes deve servir para definir parâmetros e entender qual é a melhor faixa de preço a ser definida.

Leve em conta custos e despesas

Nunca é demais repetir: o preço de um produto deve ser atrativo, mas não pode prejudicar a saúde financeira da sua loja. Pensando nisso, você precisa levar em consideração os custos e despesas envolvidos na hora de formular os seus preços. Caso contrário, dificilmente o seu e-commerce vai durar por muito tempo, já que o dinheiro vai acabar eventualmente e não vai ter recursos para novos investimentos.

Como aumentar a margem de lucro?

Excelente, você já se familiarizou com alguns dos termos e conceitos mais importantes para definir o valor dos produtos da sua loja e, agora, é o momento de ter resultados ainda melhores, certo? Então confira algumas das dicas que separamos para você conseguir aumentar a margem de lucro do seu e-commerce!

Tenha um bom planejamento financeiro

Segundo informações de um relatório feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas no Brasil fecham após cinco anos em atividade. Esse número mostra como não é simples administrar um negócio. Isso mostra como o planejamento e a organização financeira são essenciais para que a sua loja tenha uma longevidade ainda maior.

Mais acima falamos sobre a importância em definir uma margem de lucro, analisar os custos e as despesas. São tarefas como essas que devem fazer parte da sua rotina para garantir resultados melhores. Além disso, pode ser interessante criar hábitos de organização, como anotar todas as despesas, controlar todas as vendas, enfim, conseguir criar números para poder realizar análises e tomar decisões melhores.

O mapeamento das receitas e despesas é fundamental para um planejamento financeiro eficiente. É o que vai fornecer uma visão mais ampla da saúde financeira da empresa. Faturamento, impostos, despesas, prazos de pagamento, prazos de recebimento, enfim, aprofundar ao máximo para enriquecer a sua análise e facilitar a tomada de decisão

A gestão financeira eficiente garante uma maior proteção para o seu negócio. Dessa forma, as fraquezas e ameaças são reduzidas, e as chances de conseguir ter números satisfatórios de vendas aumentam. A organização interna ajuda a construir uma estrutura mais sólida para a sua loja, que tende a resistir com mais eficiência, por exemplo, a uma crise financeira ou à entrada de novos concorrentes.

Escolha bons fornecedores 

Outro ponto importante no seu planejamento deve ser a escolha dos seus fornecedores. Afinal, o custo-benefício dos produtos que você compra com os seus parceiros pode ajudar bastante na hora de aumentar o seu lucro. Imagine que você consegue um fornecedor de qualidade e com um preço mais baixo do que seus concorrentes? Essa diferença pode servir para realizar, por exemplo, mais promoções pontuais ou preços mais baixos.

Uma dica muito relevante é procurar por referências, ou seja, outras empresas que validam o trabalho desse fornecedor. E, mesmo após essa indicação, você deve realizar alguns testes antes de fechar um contrato mais longo, por exemplo. É uma forma de validar, na prática, a qualidade dos produtos e até mesmo o nível de comprometimento do seu parceiro em relação aos prazos e outros acordos.

Ainda mais relevante para quem quer aumentar a sua margem de lucro é ter um relacionamento saudável com esses fornecedores. A comunicação e também a transparência são características essenciais para quem deseja ter parcerias duradouras. E quanto maior for a confiança entre as partes, melhor é a negociação, o que pode se refletir em preços ainda mais competitivos para o seu e-commerce.

Sempre busque reduzir os custos

A partir do mapeamento de todas as movimentações financeiras da sua loja, você também pode identificar custos e gastos que são desnecessários ao longo do processo. Como descobrir o que pode ser cortado se você nem mesmo sabia que aquela despesa existia? O planejamento financeiro centraliza tudo o que entra e o que sai do seu e-commerce e, assim, torna mais fácil realizar cortes e mudanças.

Não misture finanças pessoais e profissionais

Um erro muito comum de quem está começando a empreender é misturar o seu dinheiro pessoal com as responsabilidades da sua loja. É preciso tratar como duas coisas diferentes. Quanto mais separados esses dois cenários, menores são as chances de confusão. É o caminho ideal para quem planeja se destacar no mercado por um longo período.

Acompanhe algumas métricas

Um dos indicadores mais importantes do e-commerce é o ROI, sigla em inglês para Retorno sobre Investimento. Ou seja, quais foram os ganhos concretos após todos os investimentos realizados? A ideia é entender se as estratégias são ou não sustentáveis a longo prazo, e, para isso, é preciso considerar tudo que foi gasto para conseguir realizar as vendas.

Afinal, de que adianta ter muitas vendas todos os meses, mas não conseguir um lucro suficiente? Isso pode ser um indicativo de que os custos para atrair novos clientes está muito elevado. Uma das razões pode ser a dificuldade em fidelizar os consumidores. A consequência disso é a necessidade de seguir indo ao mercado em busca de mais compradores.

Ao entender como calcular o preço de venda de um produto, você começa a sua loja virtual com o pé direito. Afinal, a chance de definir um valor que seja atrativo e, ao mesmo tempo, não prejudique as finanças do seu negócio é muito maior. Para quem planeja ter um e-commerce de sucesso por um logo período, toda a jornada começa com a definição dos preços certos do seu portfólio.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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