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O que é atacarejo e como esse modelo pode ser vantajoso

Imagem ilustrativa de o que é atacarejo

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O atacarejo nada mais é que um negócio que uniu características tanto do atacado quanto do varejo, daí o seu nome. O foco desse modelo de negócios é oferecer preços de atacado, mas com uma maneira de comercialização mais próxima da que é praticada no varejo.

Você já ouviu falar em atacarejo? Resumidamente, é uma maneira moderna de comércio que une características das duas maneiras mais conhecidas e tradicionais de comercialização da atualidade: o atacado e o varejo.

O novo comportamento de compra por parte do público fez com que o atacarejo se popularizasse não só no Brasil, mas como no mundo. Como esse é um dos setores que mais cresce no país nos últimos tempos, neste texto você vai encontrar todas as informações mais relevantes sobre ele. Acompanhe!

O que é atacarejo?

O atacarejo nada mais é que um negócio que uniu características tanto do atacado quanto do varejo, daí o seu nome. O foco desse modelo de negócios é oferecer preços de atacado, mas com uma maneira de comercialização mais próxima da que é praticada no varejo.

Isso significa que no atacarejo as vendas são realizadas para pessoas físicas e jurídicas em um mesmo estabelecimento. Ou seja, o lojista pode vender tanto para pequenos varejistas quanto para o consumidor final. Nessa última, porém, para ter acesso aos preços mais baixos, é preciso comprar uma quantidade mínima do produto.

Qual a origem do atacarejo?

O atacarejo é um conceito antigo e começou a surgir na Alemanha no ano de 1964 por meio do conceito “cash and carry”, uma ideia impulsionada pelo professor Otto Beisheim que uniu de forma estratégica aquilo que funcionava nos dois modelos de gestão que já existiam.

A expressão significa “pagar e levar” em livre tradução. Ou seja, nesse tipo de loja o consumidor contava com um ambiente mais simples — sem muita intermediação de vendedores — o que fazia com que fosse possível encontrar aquilo que precisava de maneira mais objetiva.

Mas, foi nos Estados Unidos da década de 1970 que o conceito tomou mais força e as primeiras lojas da rede Walmart foram abertas, comandadas pela família Walton. No Brasil, a história dos atacarejos começa por volta da mesma época com a criação do Makro.

Diferenças entre atacado e varejo:

Também é importante entender como atacado e varejo se diferenciam, certo? A partir disso, fica mais fácil compreender os benefícios que o atacarejo pode proporcionar para as suas vendas online!

Atacado

  • Público-alvo: o atacado foca principalmente em vendas para outros negócios, como varejistas, indústrias e profissionais que necessitam de grandes quantidades;
  • Quantidade de vendas: as transações no atacado envolvem volumes elevados de produtos. Estas vendas em massa permitem preços mais baixos, beneficiando os compradores que buscam estoque;
  • Preços: devido ao volume elevado de vendas, os preços no atacado são significativamente mais baixos. Isso se deve à economia de escala e ao menor custo por unidade;
  • Relacionamento com o cliente: as relações no atacado são frequentemente de longo prazo, com foco em parcerias comerciais contínuas.

Varejo

  • Público-alvo: o varejo visa atender o consumidor final. São compras individuais ou em pequenas quantidades, adequadas para uso pessoal ou doméstico;
  • Quantidade de vendas: diferente do atacado, o varejo opera com vendas de menor volume. Cada transação geralmente envolve quantidades limitadas, adaptadas às necessidades do consumidor final;
  • Preços: no varejo, os preços são mais altos por unidade em comparação ao atacado. Isso reflete custos adicionais como marketing, armazenamento e apresentação de produtos;

Experiência de compra: o varejo se concentra na experiência do consumidor, oferecendo atendimento personalizado, ambientes de compra atrativos e serviços adicionais como pós-venda e suporte.

Como funciona o atacarejo?

O atacarejo, como dito anteriormente, tem como foco principal os preços baixos típicos de atacado com serviços mais semelhantes aos encontrados no varejo. Nessa modalidade, as vendas são altas — o que acaba compensando os preços mais baixos — e o ponto de distribuição e o de vendas geralmente ficam no mesmo lugar.

Em momentos de estagnação de renda, por exemplo, ou de maior endividamento das famílias e inflação, as pessoas de classes mais baixas não querem deixar de consumir os produtos aos quais se acostumaram com o passar dos anos. Uma forma de tentar driblar esse problema é comprar esses itens com um preço mais baixo no atacarejo.

Como o atacarejo tem se expandido no Brasil?

No Brasil, o atacarejo vem crescendo exponencialmente. De acordo com dados divulgados pelo instituto Nielsen IQ, somente em 2020 esse modelo comercial cresceu 26,7% — o que representa a força do setor no país.

A ABBAS (Associação Brasileira de Atacadistas de Autosserviço) estima que mais de 860 mil famílias façam suas compras exclusivamente em atacarejos. São movidas pela facilidade de encontrar tudo o que precisam em um só lugar e, principalmente pela economia — que pode chegar a 15% em alguns itens em comparação a outros supermercados.

Como funciona o atacarejo online? 

O atacarejo online combina os benefícios do atacado e do varejo, oferecendo produtos em grandes quantidades a preços competitivos para fazer vendas online. Uma tática que permite aos consumidores aproveitarem descontos normalmente reservados apenas para aquelas compras em grandes volumes.

Esse modelo é ideal para empreendedores que desejam montar uma loja virtual, pois oferece uma estrutura flexível, adaptável a diversos tipos de mercadorias, além de uma variedade de segmentos que podem ser explorados. Assim, o empreendedor tem um e-commerce para diferentes públicos.

Os benefícios desse modelo são vários:

  • Economia: para os consumidores, essa opção oferece preços mais baixos em comparação com o varejo tradicional, além de descontos em compras em volume, beneficiando quem está visitando aquela loja de forma recorrente;
  • Custos baixos: já do ponto de vista dos empreendedores, é uma oportunidade de ter uma loja virtual com um custo operacional menor do que se tivesse um estabelecimento físico;
  • Alcance: também para os empreendedores, o maior alcance de mercado, por ser e-commerce, também precisa ser considerado, ampliando ainda mais as chances de aumentar as suas vendas online;
  • Diversidade: tanto para consumidores quanto para empreendedores, a diversidade de produtos que esse modelo proporciona é outro atrativo, seja para quem quer encontrar algum item muito específico, seja para colocar técnicas como o cross-selling em prática.

Quais as características do atacarejo?

Esse modelo de negócios se destaca dos demais por conta de suas características. Saiba quais são elas a seguir.

  • Preço baixo

Quando afirmamos que o preço baixo é uma característica do atacarejo, não significa que estamos dizendo que ele é desleal com a concorrência. O que acontece, na verdade, é que esse tipo de estabelecimento conta com uma estrutura mais simplificada — mais sobre isso a seguir —, processos operacionais um pouco mais enxutos e compras em quantidades maiores, o que acaba refletindo no preço mais competitivo.

  • Autosserviço

Outra grande característica do atacarejo é o autosserviço. O cliente escolhe aquilo que quer com a mínima intervenção de um funcionário. Isso dá mais privacidade e autonomia para o público, mas também permite que o estabelecimento mantenha uma equipe reduzida, o que reflete em custos menores de operação.

  • Estrutura simplificada

A estrutura de um atacarejo geralmente é mais simplificada e essas lojas ficam localizadas em galpões ou armazéns. Além disso, dispõem de um espaço mais amplo para a circulação de máquinas e clientes. Tudo dentro do espaço é mais rústico — o piso, por exemplo, precisa suportar um grande tráfego de volumes e mais volumes de mercadoria.

Quais as vantagens do atacarejo?

Agora que você já sabe o que é atacarejo, as características desse modelo de negócios e como ele funciona, precisa descobrir quais vantagens ele oferece. Confira a seguir quais são elas.

  • Redução de custo com locação

No atacarejo, os produtos são acomodados e comercializados nos próprios galpões de armazenagem. Dessa maneira, os custos com locação desses itens são reduzidos, o que faz com que os preços possam se tornar mais atrativos para os consumidores que buscam mercadorias mais baratas.

Nesse modelo, os itens são vendidos em quantidades maiores, o que significa que o retorno financeiro é bem interessante para os empreendedores que investem nesse negócio — independentemente do mercado e do nicho de produtos escolhido.

  • Praticidade do fluxo logístico

Nesse modo de comércio, o fluxo logístico se torna mais prático — além de mais barato. Isso porque o atacarejo diminui justamente as etapas relacionadas ao transporte. Por conta disso, os comerciantes economizam dinheiro e o tempo dos colaboradores envolvidos no processo de logística.

  • Diminuição de gastos com transporte

A redução dos gastos com o transporte é uma vantagem — assim como uma consequência — desse tipo de empreendimento. Isso porque os produtos são comercializados no mesmo local em que ficam estocados.

Isso significa que não há nenhum gasto com a movimentação dos itens que permanecem no estoque até que sejam de fato vendidos para o público direto — que envolve os lojistas, fornecedores de outros negócios e os consumidores finais.

Qual o perfil do consumidor do atacarejo?

Como agora você já sabe o que é um atacarejo e como esse tipo de comércio funciona, fica mais fácil visualizar o perfil dos consumidores. Em geral, o público-alvo é dividido em dois grupos.

O primeiro deles são as pessoas jurídicas, ou seja, comércios locais e pequenas empresas que aproveitam os descontos oferecidos. O segundo são os consumidores finais que vão em busca de preços mais baixos nesses estabelecimentos.

Como criar uma loja virtual de atacarejo com a Bagy?

Mas nem sempre é fácil criar uma loja nesse modelo, apesar de todos os benefícios. Por isso, pode ser interessante contar com o suporte de uma plataforma dedicada para isso, como a Bagy. No plano Prime, você tem acesso a tudo o que precisa para criar a sua loja virtual de atacarejo:

  • Grupo de clientes: venda atacado e varejo no mesmo lugar;
  • Compre & ganhe: ofereça brindes e mimos aos seus clientes;
  • Kit de produtos: venda kits de produto e aumente seu ticket médio;
  • Relatórios completos: tenha relatório de venda, marketing, produto e clientes em um só lugar.

Além disso, você conta com um atendimento diferenciado com um gerente de contas exclusivo para o seu negócio. O suporte pode ser pelo WhatsApp, o que garante agilidade para você focar no que realmente importa, além de taxas especiais, menores que as praticadas pelo mercado.

4 tendências para se destacar no atacarejo

Todo empreendedor que abre um negócio deseja se destacar no mercado e com um atacarejo não é diferente, certo? Então, confira a seguir 4 tendências para que você alcance esse objetivo!

1. Experiência de compra

O consumidor precisa abrir mão de facilidades, como menos diversidade de marcas e opções de pagamento mais restritas, para comprar no atacarejo. Então, diversificar os serviços com entregas e ter uma boa presença online são algumas maneiras de melhorar a experiência de compra do cliente.

2. Fidelização do cliente

A relação com o seu cliente precisa oferecer muito mais do que apenas um bom custo-benefício para que o seu atacarejo alcance uma vantagem em cima da concorrência e seja priorizado pelo público. Pensar tanto na integração de canais por meio de atendimento omnichannel quanto em programas associados a essa conexão podem ser a melhor alternativa.

3. ESG

Colocar em prática critérios de ESG (Enviromental, Social and Governance), ou de meio ambiente, sociais e de governança em livre tradução, é outro direcionamento relevante para encontrar diferenciais para a empresa. Os consumidores já sabem, por exemplo, que atacarejos disponibilizam embalagem mais econômicas em alguns produtos. Esse já é um ponto a favor nesse quesito.

4. Transformação digital

Uma das bases para os menores preços que o atacarejo pratica é a estrutura de negócio mais enxuta. Então, apostar em soluções para a digitalização dos processos e equilibrar investimentos abre caminho para que os donos dessas empresas alcancem bons resultados financeiros que possibilitem inovações.

O atacarejo, como você pôde perceber, é um modelo de negócios bastante interessante e inovador. Com as suas características únicas, ele pode ajudar um empreendedor a aumentar o faturamento do negócio se for aplicado de maneira correta.

E por falar em aumentar o faturamento, conheça a Bagy tenha sua transforme o seu negócio construindo uma loja online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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