Produtos e Nichos

Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de personalizados

Imagem ilustrativa de loja de personalizados

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma loja de personalizados é um negócio que oferece para o cliente produtos feitos com exclusividade, customizando e criando um item único para seu público.

Já pensou em abrir uma loja de personalizados na internet? Com a nova forma de consumo que está surgindo no mundo todo, o consumidor passou a ser mais atualizado e, por consequência, ainda mais exigente. Como essas pessoas estão cansadas de encontrar mais do mesmo entre os lojistas, elas têm a tendência a dar preferência às marcas que oferecem produtos diferenciados — e essa é uma ótima oportunidade de negócio.

Personalizar e revender produtos se tornou a solução para chamar a atenção desses clientes, já que ela muda completamente a experiência de compra deles. Por esse motivo, neste post falaremos um pouco mais sobre esse assunto e mostraremos como você pode montar a sua loja. Confira!

O que são os produtos personalizados?

A personalização é o ato de tornar um produto único em um sentido que ele se torne exclusivo para uma pessoa. Em uma visão mais abrangente, pode-se dizer que esse item se torne exclusividade para um grupo de pessoas que participaram de uma festa, evento, palestra ou qualquer outro evento semelhante.

No passado, essa personalização acontecia apenas em ocasiões especiais, mas hoje em dia ela já tomou conta do mercado, visto que todos querem algo que possa ser único e exclusivo. Então, quando personalizamos uma caneta, caneca, caderno ou qualquer outro objeto estamos colocando uma identidade de valor nesse item. Com isso, agregamos significado e utilidade no que foi personalizado.

Por que os personalizados se destacam?

Ao criar uma loja de produtos personalizados, não é apenas o seu público que passa por uma experiência exclusiva e única, mas você e o seu negócio também. Isso porque não é sempre que conseguimos nos destacar dos concorrentes com um serviço diferenciado.

Ao embarcar nessa jornada da personalização de produtos, uma loja virtual consegue conquistar um espaço de destaque nesse mercado que, à princípio, pode parecer tão concorrido. Existem diversas outras vantagens em investir nesse segmento, mas falaremos delas mais para a frente.

Vale a pena ter uma loja de personalizados?

Mesmo em momentos de crise econômica, o mercado de personalizados no Brasil se mostrou um bom negócio. Como o valor dos produtos tende a ser um pouco mais acessível, é uma boa maneira do público comprar o item que deseja gastando pouco.

Se você caprichar no planejamento estratégico, por exemplo, conseguirá faturar o ano inteiro. No primeiro semestre, conseguirá aproveitar acontecimentos como a volta as aulas e datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, festas juninas e até as formaturas que acontecem no meio do ano.

Já no segundo semestre, poderá fazer produtos personalizados para o Dia dos Pais e para o fim do ano — época em que as vendas para brindes e lembranças de Natal costumam ficar bem aquecidas. No meio disso, ainda existem diversas feiras, festas e demais ocasiões em que as pessoas querem presentear familiares e amigos.

Para o seu negócio, são ótimas oportunidades para vender sempre e manter a sustentabilidade financeira da loja. Sendo assim, existem diversos motivos que comprovam que vale sim a pena ter uma loja de personalizados. É um investimento que tem altas chances de dar certo!

Qual o segredo da personalização?

Sem muita enrolação, o segredo da personalização é a exclusividade. Mesmo que com tantas ofertas de produtos inovadores surgindo a cada instante, não demora muito para que essas novidades sejam copiadas ou passadas para trás — o que pode deixar o mercado saturado rapidamente.

Mas, se nos colocarmos no lugar do cliente, vamos entender que todos nós gostamos de ter produtos cada vez mais exclusivos que sejam a nossa cara e que estejam de acordo com o nosso modo de se posicionar no mundo e na sociedade. É aí que entra a personalização de produtos.

Essa tendência pode ser uma ótima estratégia tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar os que já existem. Além disso, com ela é possível reforçar a presença online do negócio e o engajamento do cliente, já que uma identificação imediata e gerada e, consequentemente, a fidelização — graças a toda essa interatividade.

Quais os benefícios de vender personalizados?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o que são os produtos personalizados e até mesmo quais são os segredos da personalização, precisa descobrir os benefícios de vender esse tipo de produto. Confira alguns deles a seguir.

Satisfação dos clientes

Um dos maiores objetivos de qualquer empresa é a satisfação do cliente, certo? Ao dar a ele a opção de personalizar um produto e, além disso, oferecer também o poder de escolher os recursos para ter uma experiência de compra completa é, sem dúvida, um diferencial. Isso vai além do atendimento e passa a ter relação direta no relacionamento que você constrói entre o seu negócio e o público — o que gera muito mais engajamento e fidelização.

Experiência diferenciada

A inovação nunca esteve tão em alta e, como o consumidor anda cada vez mais exigente, não se satisfaz com o que não trouxer novidades para ele e que não apresente o que já foi oferecido em oportunidades passadas. Um produto personalizado não só atende a esse quesito, como oferece também uma sensação de produção feita sob medida.

Alta demanda

Existem várias opções de produtos personalizados que você pode vender com um preço bastante acessível. Então, ao saber escolher quais deles vender para o seu público, você pode atingir muitas pessoas diferentes e criar uma alta demanda para a sua loja.

Lembre-se que você pode vender para alguém que quer comprar um presente para uma pessoa querida, para uma pessoa que queira ter um produto diferenciado ou que deseja oferecer uma lembrança única em uma festa. Por outro lado, existem as empresas que costumam oferecer brindes aos próprios clientes e colaboradores como uma maneira de valorização.

Mesmo que sejam públicos diferentes, ambos podem ser úteis para o seu negócio. Por esse motivo, você pode se especializar em um deles ou atender ambos para ter ainda mais demanda — tudo vai depender do seu planejamento.

Aumento das vendas

Quem compra um produto personalizado uma vez e fica satisfeito com a experiência que foi entregue junto ao produto é um potencial cliente de futuras personalizações. Além disso, esse tipo de negócio tende a ter altas vendas porque é comum que as pessoas peçam indicações e ouçam diversas opiniões de outros clientes que já co-criaram o seu próprio produto. Essa também é mais uma oportunidade de venda.

Implementação de baixo custo

Uma das maiores vantagens dos produtos personalizados é que o dia a dia do negócio não exige uma estrutura muito robusta. É possível comportar toda a produção com um baixo investimento financeiro e com um modelo de negócio de pequeno porte.

Basicamente, o valor de investimento fica geralmente baixo porque são adquiridos apenas os equipamentos para a personalização — que, geralmente, são impressoras — e uma plataforma digital para ofertar esses produtos e gerir o fluxo de vendas.

Quais os melhores produtos para vender em uma loja de personalizados?

No mercado, existem muitos produtos que podem ser personalizados. A seguir, fizemos uma lista com os mais comercializados. Confira!

Copos

Os copos — e até mesmo as taças — são ótimos produtos para vender em uma loja de personalizados. Geralmente, a personalização costuma fazer muito sucesso nesses itens pelas grandes possibilidades de utilização.

Nessa categoria, existem diversos produtos diferentes que podem ser customizados, como:

  • copo térmico para bebidas quentes;
  • copos long-drink para festas;
  • taças de champagne para eventos ou casamentos;
  • copo para água;
  • copo de whisky.

Como você pôde perceber, são muitas possibilidades de personalização para várias situações diferentes. Ou seja, vale a pena considerar ter esses itens disponíveis na sua loja online.

Camisetas

As camisetas são um clássico da personalização de produtos que nunca sai de moda. Independentemente da arte personalizada — se é composta por frases ou imagens —, as pessoas gostam muito de andar por aí com um item único estampado no peito.

Mesmo que já existam diversas opções de camisetas personalizadas no mercado, se você usar a sua criatividade e estiver por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo, além de oferecer um produto de qualidade ainda pode muito bem se destacar nesse nicho tão concorrido.

Boné

Muito mais do que apenas proteger o rosto das pessoas do sol, os bonés fazem parte do estilo pessoal de cada um. Muitos até fazem coleções desse item, então, nesse mercado existem grandes possibilidades — seja para abrir uma loja focada em bonés personalizados ou para incluí-los no seu negócio que já vende outros produtos na mesma pegada.

Um dos aspectos mais interessantes dos bonés é que eles são fabricados em vários materiais diferentes — como o tactel e o brim — e em modelos diversos, como os lisos e os com tela. São muitas opções que podem ser personalizadas de acordo com as preferências do seu público!

Moletom

Mesmo que a blusa de moletom seja um produto mais sazonal e não tenha tanta demanda fora do período do inverno, é um ótimo produto para alavancar as vendas na época de frio. Assim como as camisetas, também oferecem diversas possibilidades de personalização de estampas.

Ecobag

O mundo está em constante mudança e os hábitos de consumo também mudaram. A cada dia mais, as ecobags — que já eram bastante utilizadas — se tornam as estrelas daquela ida rápida ao mercado no dia a dia. Em muitos lugares, por exemplo, já não distribuem mais sacolas plásticas gratuitamente para guardar as compras e, por isso, muitas pessoas utilizam as sacolas reutilizáveis.

Esse tipo de bolsa é uma opção ecologicamente correta — outra tendência mundial —, porque é feita de material resistente e é lavável. A boa notícia é que não é só para o supermercado que ela é utilizada, já que quando ela é personalizada, se torna até mesmo um item fashion e pode ser usada em qualquer outra atividade.

Cases de celular

Já faz muito tempo que os clientes compravam a capinha de celular apenas para proteger o aparelho. Hoje em dia, já existem tantas opções de personalização para esse acessório que, além de manter a segurança do smartphone, também deixa ele muito mais estiloso.

É possível personalizar cores, frases, imagens — sejam elas predefinidas, como uma arte já pronta, ou personalizadas — inserir nomes e diversas outras opções. Como existem diversos modelos de aparelhos no mercado atualmente, público é o que não vai faltar para o seu negócio!

Almofadas

Por conta do isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, muitas pessoas passaram a ficar em casa por mais tempo e, com isso, começaram a olhar mais para a decoração do próprio lar.

Com isso, a procura por almofadas personalizadas aumentou muito e é um nicho que só tem a crescer — já que as possibilidades de personalização são muitas. Elas são ótimas para utilizar na sala, no quarto e em qualquer outro ambiente para deixá-los mais aconchegantes e com a cara da pessoa — muitas vezes até literalmente.

Adesivos

Os adesivos são produtos que podem ser utilizados de muitas maneiras — já que podem ser colados em portas, paredes, no teto e em objetos no geral — e, por isso, costumam atrair um público mais amplo. Podem ser disponibilizados em modelos foscos, brilhantes, opacos, jateados e até transparentes.

Como as possibilidades de uso são várias, a personalização desse tipo de produto costuma ser ampla também. Você pode comercializá-los em diferentes tamanhos, formas, cores, por diferentes temas e deixá-los exatamente como o seu cliente quiser.

Brindes

Muitas empresas investem na produção de brindes personalizados para presentear clientes e colaboradores em datas especiais. Por isso, esse pode ser um nicho de mercado que vale a pena explorar — já que você poderá ter pedidos durante o ano todo.

Geralmente, a única personalização que essas empresas pedem nos brindes são o próprio logo. Mas, você pode ir além e oferecer outras opções, como uma frase nos produtos ou até mesmo um meme ou algo mais descontraído, mas só se fizer sentido com a identidade de marca do seu cliente.

Canecas

Independentemente da bebida que vai ser inserida na caneca — a mais comum com certeza é o cafezinho de todo dia —, esse item já se tornou atemporal e se mantém em alta nas vendas. Toda pessoa tem a sua caneca de estimação, então porque não ter uma personalizada, certo?

Personalizar canecas é, sem sombra de dúvidas, uma excelente oportunidade para usar toda a sua criatividade e, ainda por cima, conquistar muitos clientes. Isso porque as possibilidades de personalização são muito grandes. Você pode estampar frases, nomes, memes, letras de música, símbolos da astrologia e muitas outras coisas!

Garrafas

As garrafas de água personalizadas são ótimos produtos para ter na sua loja, principalmente por conta da variedade de tamanho e volume que elas têm. As mais comuns, por exemplo, são as de 300ml, mas também é possível comercializá-las em capacidade de 550ml, 1 litro e até mais que isso.

Além das garrafas de água você também pode oferecer as térmicas para o seu público. Com ela, as pessoas têm a liberdade de levar café, chá, suco e até mesmo refrigerante para onde elas quiserem. Quando elas podem ser personalizadas, se tornam mais especiais ainda — e ótimas opções para presente.

Quanto custa montar uma loja de personalizados?

O custo total da montagem de uma loja de personalizados é bastante relativo e vai depender diretamente do quanto você está disposto a investir nesse negócio. No caso de uma loja online, por exemplo, esse valor chega a ser muito menor que um comércio físico.

É preciso ter em mente que você precisará de equipamentos, materiais para a impressão, itens que serão personalizados, embalagens, um espaço para estoque — mesmo que seja dentro da sua casa para diminuir os custos — e terá gastos com internet, energia, etc.. A dica é começar com o que você tem e ir reinvestindo tudo o que puder no seu negócio para que ele cresça de maneira sustentável.

Como abrir uma loja de personalizados?

Assim como qualquer outro negócio, para abrir uma loja de personalizados é preciso seguir alguns passos importantes para o sucesso da empresa. Confira, a seguir, quais são eles.

Faça um planejamento

O primeiro passo — e um dos mais importantes, aliás — é fazer um planejamento detalhado do seu negócio. São muitas decisões importantes a serem tomadas nessa fase e antes mesmo de colocar os seus produtos à venda, então tudo tem que estar muito bem planejado.

Então, estudar o mercado de personalizados, o público que costuma consumir esse tipo de produto, criar uma estratégia de como a sua loja chegará até ele são apenas alguns itens que precisam estar nesse planejamento. Não pule essa etapa, ela é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Escolha os produtos

Como você viu anteriormente, existem muitas opções de produtos que você pode personalizar. Mas isso não significa que você deve disponibilizar todos eles na sua loja. Muitas opções podem deixar o seu público confuso e até afastá-los do seu negócio.

Uma dica é fazer uma lista de quais desses itens você pessoalmente considera interessante e comercializar apenas alguns deles. Ou ainda, você pode nichar ainda mais o seu negócio e se especializar em apenas um tipo de mercadoria e personalizá-la de diversas maneiras bem criativas para chamar a atenção do público.

Defina o público-alvo

Outro passo muito importante para abrir uma loja de personalizados é saber quem é seu público. A princípio isso pode até parecer bastante óbvio, mas muitos lojistas deixam de se concentrar em quem realmente vai consumir seus produtos porque acham que perderão clientes em potencial caso não vendam para todo mundo.

Um dos segredos de um bom negócio é fazer análises e pesquisas de mercado, além de conhecer o público-alvo e definir uma persona para conhecer quais são as suas reais demandas. Com essas informações em mãos, é possível moldar uma bela estratégia e todo o formato da sua loja online.

Compreenda as necessidades dos clientes

Depois de definir quem será o seu público-alvo, você precisará entender o que essas pessoas precisam. Isso porque de nada adianta você vender chinelos personalizados na sua loja online se, na verdade, o que os seus clientes realmente precisam são cases de celular.

Esse é um pequeno exemplo só para que você entenda que é muito importante conhecer as necessidades do seu público para conseguir vender o produto certo que vai satisfazer a todos eles da melhor maneira possível. Quanto mais você conhecê-los, maiores serão as chances de venda. Então, só saber quem é o seu público-alvo já não é mais suficiente, você precisa entender do que essas pessoas precisam.

Atente-se às novidades

Mesmo que alguns símbolos da cultura pop ou até mesmo memes sejam sempre atrativos para a personalização de produtos, você precisa entender que as coisas acontecem muito rápido na internet e a todo momento surgem diversas novidades que refletem diretamente no modo de agir e nos gostos do seu público. Isso vale para novos itens de consumo.

Então, se prepare para sempre oferecer aos clientes o que existe de mais novo no mercado. Isso vai chamar a atenção das pessoas na hora de escolher a sua loja online para comprar o que deseja. Lembre-se também de sempre pensar fora da caixa e oferecer opções criativas e ousadas que não se vê muito em outros lugares.

Monte um portfólio

Todo e qualquer estudo que você fizer previamente o ajudará a desenvolver a sua linha de produtos personalizados. Quando você define o diferencial da sua marca, é como se a criatividade tomasse conta do seu negócio. Por isso, crie produtos que chamem a atenção por serem diferentes de todos os outros que já existem, mas que ao mesmo tempo estejam de acordo com as tendências de mercado e com o modo de pensar dos seus clientes.

Depois disso, é muito importante ter uma espécie de vitrine online com descrições detalhadas dos produtos e exemplos ilustrativos dos produtos que estão disponíveis para personalização — já que toda a interação entre o seu negócio e seus clientes acontecerá no ambiente digital.

Lembre-se também de que é extremamente importante que o seu público tenha fácil acesso ao seu portfólio online. Para isso, considere divulgá-los nas redes sociais, em marketplaces ou na sua própria loja online.

Aposte na diversidade de produtos

Para ter muito sucesso no ramo de personalizados e não ficar atrás da concorrência, você precisará investir na variedade dos produtos que vai comercializar. Quanto maior for o portfólio, maiores serão as possibilidades de realizar boas vendas.

Um cliente que procura por um produto personalizado deseja ter uma experiência de compra única. Então, aproveite para oferecer a ele uma boa variedade de mercadorias e de métodos de personalização.

Como escolher o nome da loja de personalizados?

Escolher o nome da sua loja pode parecer difícil, já que são muitas possibilidades e várias escolhas podem ser feitas, mas você não quer errar justamente nessa etapa, não é mesmo? Então, você pode fazer essa escolha seguindo 3 passos bem simples. Confira, a seguir, quais são eles.

1. Dê preferência por nomes fáceis

Quanto mais a sua loja de personalizados for lembrada, mais o seu público vai optar por ela e não pela concorrência. Por esse motivo, o ideal é escolher um nome marcante, mas que seja fácil de ser lembrado.

Outra dica é que ele seja curto. Nada contra nomes longos, mas quanto menor ele for, mais fácil de ser memorizado. Lembre-se de que o nome da loja deve estar sempre na ponta da língua do seu cliente para que ele consiga localizar seu site, suas redes sociais e para que ele possa indicar para outras pessoas sem maiores dificuldades.

2. Mostre o que você oferece

Qualquer produto personalizado é único e essa já é uma forte característica da sua marca. Então, você pode aproveitar para transmitir o quão exclusivos são os itens que você produz já no nome da sua loja.

Mostre ao seu cliente que ele vai encontrar exclusividade na sua loja e em nenhuma outra vai achar o que você vende. Deixe isso bem evidente no nome porque já a partir daí é possível conquistar uma boa relação com o seu público.

3. Se inspire em nomes, sobrenomes e apelidos

Por se tratar de uma empresa de personalizados, você pode aproveitar essa oportunidade para brincar com o seu nome — ou apelido — direto no nome da loja e deixar nele uma marca única. Isso porque como ela é tão pessoal e única, pode ser que ela desperte o interesse em clientes que buscam justamente por isso: produtos tão únicos quanto o seu negócio.

Se você já for conhecido na sua região ou até mesmo na internet, poderá usar isso como vantagem e já se colocar a um passo à frente de outras lojas. Faça dessa uma tarefa prazerosa para que ela seja produtiva.

Exemplos de nomes para loja de personalizados

Com todas as dicas acima, você conseguirá criar um nome único, de muito impacto e que consiga ser lembrado facilmente pelo seu público. Mas, se ainda sentir que está precisando de ajuda ou de um pouco mais de inspiração, separamos alguns exemplos que podem ajudar:

  • Creativitá;
  • ExclusivArt;
  • Cria & ReCria Personalizados;
  • BelArt;
  • Feito à Mão;
  • Cantinho D’Arte;
  • Personalizei & Amei;
  • Fora da Caixa;
  • Inventado Personalizados.

Lembre-se de que essas são apenas algumas ideias para você se inspirar. Nada impede que você crie os seus próprios nomes ou personalize ainda mais alguma das opções acima. Mas, se caso ainda não tenha conseguido pensar em um nome que te agrade, pode contratar um profissional para criar essa etapa para você. Um especialista em naming com certeza conseguirá encontrar a melhor alternativa nesse caso.

Como produzir produtos personalizados de qualidade?

Para produzir os seus produtos personalizados com qualidade, você precisa contar com bons fornecedores de matéria-prima. Para escolher os melhores, é preciso levar em consideração alguns fatores como a qualidade dos materiais, o preço e o prazo de entrega — para que você não tenha que lidar com atrasos nos envios da sua loja.

Além disso, você precisará contar com máquinas de impressão de ótima qualidade. É preciso levar em conta que cada um dos métodos de impressão tem um produto específico para o qual é mais adequado. Então, dependendo do nicho que você escolher para trabalhar, vai precisar de uma impressora ou mais.

Uma outra boa solução é fechar parcerias com gráficas, já que existem as que são especializadas na produção de personalizados em massa. Caso você opte por uma dessas, só precisará se preocupar em administrar as artes dos pedidos durante o processo de confecção. Além disso, pode ser interessante tentar fechar uma parceria e conseguir preços exclusivos.

Como se destacar da concorrência?

A melhor maneira de se destacar da concorrência é ao oferecer uma experiência diferenciada para o cliente. Não precisa ser nada extraordinariamente diferente de tudo o que já vem sendo feito, mas seria muito especial se você desse um toque a mais de cuidado nos pedidos de personalizados para cativar ainda mais o seu público.

Uma maneira simples de fazer isso é ao caprichar na entrega do produto personalizado. Invista em uma embalagem de envio diferente, nem que seja com a estampa de um carimbo com o seu logo ou uma frase de efeito. Você também pode enviar um mimo junto com o item que o cliente comprou ou até mesmo uma cartinha escrita à mão. Esses detalhes do unboxing fazem toda a diferença.

Como oferecer uma boa experiência aos clientes?

Uma das melhores maneiras de oferecer uma boa experiência de compra aos clientes é dar a eles diversas opções. Pense em desenvolver recursos que permitam que ele brinque com todas as possibilidades de personalização.

Quando o seu cliente consegue escolher cores, tamanhos e qualquer outro detalhe interessante e importante em um produto customizado, a tendência é que ele permaneça muito mais tempo navegando na sua loja online em busca de ainda mais experiências satisfatórias. Como consequência, o ticket médio do seu negócio aumenta ainda mais.

Outra maneira de oferecer uma boa experiência para os clientes é se aproximar deles no pós-venda. Enviar uma simples mensagem para saber se correu tudo bem com o envio, por exemplo, pode fazer uma grande diferença em como o público se relacionará com a sua marca a partir desse contato.

Como aumentar a visibilidade da sua marca?

Esse é um dos maiores desafios de qualquer lojista, principalmente por conta da concorrência forte, mas não deve ser um motivo de desânimo. Não existe uma receita pronta para fazer sucesso, mas existem alguns fatores que podem ajudar você a alavancar a sua marca, como:

Por que vender produtos personalizados online?

Um dos maiores motivos pelos quais vale a pena vender produtos personalizados de forma online é poder cativar o público com o seu trabalho e melhorar a experiência do usuário. Quando um produto é personalizado, passa a ter muito mais valor e significado.

Outro ponto interessante é o baixo custo de investimento, já que para vender esses produtos online, você pode começar a divulgação deles nas redes sociais. Outra possibilidade — que vai fazer seu negócio parecer ainda mais profissional, aliás — é utilizar uma plataforma de e-commerce especializada. Existem muitas opções muito boas no mercado com um ótimo custo-benefício. Vale a pena fazer esse investimento! Conte com a Bagy para isso!

Viu só como é possível montar uma loja de produtos personalizados? Lembre-se de escolher a opção certa que fará o seu público desejar comprar e coloque em prática as dicas deste post para que o seu negócio se destaque da concorrência e fidelize muitos clientes..

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!