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Empreendedorismo

8 dicas para criar sua loja de chocolate e vender pela internet

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de loja de chocolate.

Criar uma loja de chocolate depende de uma série de critérios, e é fundamental conhecer seu negócio antes de iniciar as atividades. Para isso, vale a pena conferir dicas para determinar seu produto e o perfil de clientes, como investir em divulgação e como promover suas ofertas em cada momento.

Se você deseja ter uma loja de chocolate bem-sucedida, precisa conhecer algumas dicas para vender esse tipo de produto na internet.

Embora pareça uma área complexa de atuar, existem recomendações que tornarão seu trabalho mais simples e ajudarão a consolidar a sua marca no mercado.

Muitas pessoas têm interesse no empreendedorismo digital, especialmente no ramo dos alimentos. No entanto, isso aumentou a concorrência na área.

Além disso, também existem critérios importantes para definir antes de começar um negócio nesse nicho, caso esteja em busca de resultados mais positivos.

Confira 8 dicas especiais que preparamos para montar sua loja de chocolate com mais facilidade e conquistar os clientes na internet:

Determine seus produtos

Antes de começar uma loja de chocolate, é fundamental determinais quais serão os seus produtos principais.

Afinal, existe uma diversidade de formatos, estilos e receitas que podem atingir diferentes públicos no momento de divulgar.

Deixar a escolha em aberto pode impactar no posicionamento da sua marca, além de influenciar nos seus objetivos de vendas e nas campanhas posteriores.

Por isso, defina quais os produtos da sua loja, os modelos mais importantes e, consequentemente, como será a construção do seu empreendimento em torno desses itens.

É uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o mercado, saber quais os chocolates mais vendidos no Brasil e no mundo, por exemplo, e ter ideias de chocolate para vender.

Defina os preços

Em seguida, montar uma loja de chocolate com mais chances de sucesso também depende da definição dos preços dos seus produtos.

É fundamental considerar uma série de fatores, como mão de obra, custos de fabricação e despesas adicionais.

Muitas pessoas podem optar por fornecer mercadorias mais acessíveis, com um preço mais baixo do que o praticado no ramo.

Por outro lado, alguns confeiteiros desenvolvem produtos gourmet, e, por isso, elevam o valor final para compensar todos os custos.

Além disso, é essencial considerar que existem valores como custos das embalagens e envio dos pedidos para outras localidades.

Ainda, se você deseja ter uma loja de chocolate profissional, é fundamental investir em recursos como uma plataforma de e-commerce e campanhas de marketing. Esses também são gastos que influenciam no preço final.

Escolha uma plataforma de e-commerce

E por falar em plataforma de e-commerce, vale a pena escolher uma alternativa no início das suas atividades.

Dessa forma, terá mais organização na exposição dos seus produtos e na administração dos pedidos.

Além disso, existem soluções completas, como a Bagy, que oferecem ferramentas para potencializar seus resultados, otimizando o tempo e reduzindo custos.

A ferramenta conta com mais de 30 temas personalizáveis, automação do processo de vendas e fácil edição visual, mesmo para iniciantes.

Também inclui integração com outras ferramentas e redes sociais, com a possibilidade de limitar as vendas por região, para quem está começando e deseja ter uma atuação mais local.

Ter uma plataforma de e-commerce é interessante para construir rotinas mais eficientes, com menos gastos.

Divulgue sua loja

Após escolher os produtos, os preços e a sua plataforma e e-commerce, chegou o momento de divulgar sua loja de chocolate.

É fundamental que empreendedores iniciantes também foquem nessa área, embora demande alguns investimentos.

Gastos com marketing podem trazer retornos, como campanhas direcionadas e práticas que gerem tráfego para o seu site.

Além disso, também é uma maneira de alcançar novos públicos, especialmente no início das atividades, sem ter um público base consolidado.

No entanto, é preciso ter um conhecimento detalhado sobre o perfil do seu público, para ser ainda mais assertivo.

Nesse caso, faça pesquisas de mercado e identifique quem são seus potenciais clientes, unindo estratégias de tráfego orgânico também, que são ideais a longo prazo.

Essas divulgações podem ser realizadas em diversos canais, principalmente nas redes sociais, onde estão reunidos a maioria dos concorrentes.

Segundo o Social Commerce Research, estudo da empresa de consultoria Stastita, o mercado digital, que inclui as redes sociais, movimentou U$727.63 bilhões em 2022. Além disso, a previsão de movimentação é de U$913,90 bilhões para 2023.

Apenas no Brasil, o faturamento foi de R$169.59 bilhões e expectativa de alcançar R$185 bilhões no próximo ano, mostrando a força das vendas online.

Tenha bons fornecedores

Para ter uma loja de chocolate, é essencial encontrar bons fornecedores, pois eles contribuirão diretamente com a produção e com as vendas.

Sem parcerias confiáveis, o lojista pode perder os prazos ou ter problemas na fabricação dos seus itens conforme a demanda.

Além disso, fornecedores de qualidade garantem materiais de trabalho que estejam a altura da sua oferta.

Por esse motivo, vale a pena se atentar para as propostas e empresas com as quais fechará negócio, com maior segurança no recebimento de matéria-prima de qualidade para a sua loja de chocolate.

Aproveite as datas comemorativas

Se você visa ter uma loja de chocolate bem-sucedida, vale a pena aproveitar as datas comemorativas do mercado.

Muitos podem associar esse produto somente com a Páscoa, mas são uma ótima escolha de presentes em diversos momentos e celebrações ao longo do ano.

Por exemplo, Dia dos Namorados e aniversários são momentos onde a venda de chocolates pode aumentar, além de Dia das Mães e outras datas de presentes.

Investir nessas ocasiões pode ajudar nas vendas e no faturamento, além de consolidar sua marca entre opções para o público.

Nesse caso, vale a pena investir em campanhas de divulgação sazonal, e promover ofertas especiais para atrair os compradores, como descontos, marketing temático e propostas personalizadas.

Tire boas fotos dos produtos

Quando o assunto é vender chocolate online, as fotos são as principais aliadas da sua loja, e é fundamental ter bons registros das suas criações.

Isso porque será o primeiro contato do cliente com as suas ofertas, além de comporem sua vitrine virtual na plataforma e nas redes sociais.

Sem fotos e vídeos de qualidade, que captem suas produções adequadamente, pode ser mais difícil atrair a atenção de potenciais clientes.

Além disso, como são produtos consumíveis, onde não é possível experimentar antes, as fotos devem contribuir para incentivar a compra, com bons ângulos e valorizando a composição.

Assim, vale a pena ter uma atenção especial para seus registros fotográficos, com uma câmera de qualidade e em um fundo claro, para focar somente no assunto principal.

Quando possível, edite as fotos para acrescentar luz e brilho, evitando registros escuros ou que não valorizem os produtos.

Isso aumentará as chances do cliente se interessar pela compra, mesmo sem conhecer seu produto.

Cuidados com o produto

Ter uma loja de chocolate significa lidar com produtos frágeis, especialmente se você trabalhar com receitas e composições mais elaboradas.

Nesse caso, para não ter prejuízos no dia a dia ou comprometer a qualidade final da mercadoria, vale a pena ter alguns cuidados na hora de entregar para os clientes.

Veja como cuidar dos produtos e reduzir as chances de incidentes:

Refrigere o chocolate antes de enviar

A princípio, considere refrigerar o produto após terminar a receita. Dessa forma, será possível mantê-lo mais firme durante o transporte.

O chocolate se torna mais sólido em temperaturas baixas, e pode derreter no ambiente mais quente. Nesse caso, mantenha em local fresco caso precise sair da geladeira.

Além disso, existe a possibilidade de sofrer com alterações no momento do envio, e é fundamental garantir que ele esteja devidamente refrigerado para não ter mudanças no caminho.

Embale em papel alumínio

Considerando manter seus produtos firmes, vale a pena adotar o embrulho em papel alumínio na sua loja de chocolate.

Dessa forma, o item estará protegido, reduzindo a troca de calor com o ambiente e, consequentemente, a perda da estrutura.

Assim, ele poderá chegar resfriado para o cliente, de forma higiênica e mais garantida. Ainda, vale a pena considerar o papel alumínio também para a caixa de transporte, mantendo a temperatura tão baixa quanto possível.

Sinalize que o produto é frágil

Além dos cuidados na sua loja de chocolate, é fundamental sinalizar ao cliente e aos entregadores que se trata de um produto frágil.

Caso contrário, pode ter discrepâncias na comunicação, prejudicando a experiência do público e a qualidade do seu trabalho.

Quando enviar, indique na caixa que se trata de um item refrigerado e deve ser mantido assim. Ainda, oriente quanto ao consumo, especialmente para evitar ficar em temperaturas quentes.

Cada receita e composição pode demandar cuidados específicos de consumo, e vale a pena investir nesse cuidado no seu negócio.

Trabalhe com entrega expressa

Por fim, para evitar a insatisfação do cliente e manter seus chocolates em bom estado de conservação, trabalhe com entrega expressa.

Existem diversas empresas que disponibilizam colaboradores para isso, e mesmo que o custo seja mais elevado, ele mantém o produto refrigerado e em perfeitas condições.

Caso não seja possível atuar somente com expresso, pode ser interessante disponibilizar a opção com outras formas de transporte.

Desse modo, o cliente poderá escolher o que melhor atende suas necessidades, ciente de que se trata de um produto frágil.

Para administrar essas e outras demandas da sua loja de chocolate, vale a pena ter uma plataforma de e-commerce completa para automatizar e auxiliar nas tarefas.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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