E-commerce

Leitor de código de barras online: o que é, como funciona e quais vantagens de ter um?

Imagem ilustrativa de leitor de código de barras online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O leitor de código de barras online funciona por meio de um site ou aplicativo que detecta a informação utilizando apenas a câmera do smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel.

As numerações e códigos são essenciais para a gestão do varejo, especialmente nos grandes marketplaces. No Mercado Livre, por exemplo, há um controle rígido de identificação, vendas e devoluções de produtos por meio do código universal, do código de devolução e, também, do código de barras ou QR code dos pacotes.

Esse controle, porém, pode também ser muito útil no dia a dia de pequenos e médios negócios, pois não só torna a administração de itens muito mais eficiente, como reduz significativamente as chances de erros, como entradas duplicadas ou mercadorias esquecidas no estoque.

A boa notícia é que, se antes os lojistas eram obrigados a investir em leitores fixos e portáteis para se beneficiar disso, hoje existem soluções práticas que permitem que a leitura de diferentes tipos de código seja feita pelo celular. Continue a leitura para saber mais! 

Quais são os principais tipos de leitores de código de barras?

Antes de explicarmos exatamente o que é um leitor de código de barras online, é importante conhecermos os diferentes tipos de equipamentos disponíveis para essa função. Veja!

Infravermelho

Este é o leitor, ou scanner, mais comum em empresas e supermercados. Por meio de um feixe de luz infravermelha, o dispositivo consegue realizar a leitura do código analisando o padrão de reflexão das cores. 

A luz é refletida pelos espaços em branco e absorvida pelas barras pretas, e é isso que permite que o dispositivo descubra a sequência binária (compostas de zeros e um’s) do código. A ordem e a sequência desses dois fatores, por sua vez, determinam outros números, concluindo a leitura da informação.

Uma das maiores vantagens desse tipo de leitor é que ele funciona muito bem em ambientes com pouca iluminação, como armazéns e instalações industriais. Além disso, ele não requer muitos ajustes de foco para detectar o código de barras.

Laser

O leitor a laser também faz a leitura por meio da emissão de um feixe de luz, mas não, necessariamente, infravermelha. Nesse caso, a luz é utilizada para identificar o contraste entre as cores branca e preta. 

Este tipo de dispositivo funciona bem em diferentes tipos de iluminação, mas a aplicação de boa parte dos dispositivos é limitada. Muitos modelos não conseguem ler códigos 2D ou fazer leituras em superfícies irregulares.

Imagem

O leitor de imagem, por sua vez, não necessita emitir luz sobre o código. Apenas analisando a imagem, o software do site ou do aplicativo é capaz de identificar a numeração codificada em barras. Esse é o princípio dos leitores de código de barras online, que abordamos em detalhes no tópico a seguir.

O que é um leitor de código de barras online e como ele funciona?

Como dito, o leitor de código de barras online é um leitor de imagem. Por meio de uma foto ou vídeo feito pela câmera do celular ou tablet, um programa de computador analisa a informação e detecta o padrão numérico codificado pelas barras.

A eficácia da tecnologia, porém, depende da resolução da câmera utilizada e da precisão do software utilizado pelo aplicativo ou site que fornece o serviço. De maneira geral, praticamente todos os leitores são capazes de ler códigos 1D ou 2D, bem como realizar a leitura em diferentes ângulos.

O único ponto negativo fica por conta da iluminação, que não pode ser muito fraca, nem muito forte, para permitir que a imagem capturada seja nítida e de fácil processamento. Muitos smartphones, por exemplo, não conseguem captar muita luz em ambientes escuros, assim como o excesso de reflexo pode comprometer a visualização de fotos sob o sol.

De maneira geral, porém, pequenos ajustes no local ou na angulação já são suficientes para corrigir a entrada de luz e viabilizar a leitura do código de barras.

Para que esse tipo de leitor serve e quando investir nele?

O grande diferencial dessa tecnologia é que ela dispensa o investimento em equipamentos específicos para essa função, assim como os custos com manutenção e energia elétrica que eles demandam.

As principais plataformas que disponibilizam esse tipo de leitor para aplicação no varejo permitem que a solução seja usada por qualquer dispositivo móvel com uma câmera embutida. Os smartphones são a opção preferida pelos usuários pela praticidade.

Se a sua loja já gerencia um estoque de porte médio no qual mercadorias são entregues e retiradas constantemente, os leitores são uma ótima solução de controle que requer pouco treinamento e investimento.

Vale destacar que esse tipo de recurso também tem um enorme apelo sustentável. A expectativa do mercado é que o futuro do varejo seja estrelado por empresas cada vez menos dependentes de plásticos e papéis.

Quais são as maiores vantagens dessa tecnologia?

Os benefícios dos leitores online são óbvios, mas existem pontos positivos na implementação desse recurso que merecem ser destacados. Acompanhe!

Facilidade de uso

Por serem uma solução de uso diário para pagar contas mensais e boletos de compra, a maioria das pessoas já está familiarizada com os leitores de código de barras online. Isso significa que a sua equipe não precisará de muita assistência ao começar a utilizar a tecnologia para os serviços da loja e, além disso, poderá integrá-la aos seus próprios dispositivos.

Controle inteligente de estoque e logística

A principal função dos códigos de barras na gestão do varejo, assim como os QR codes, é o controle de estoque e logística. Isso agregará uma enorme precisão no acompanhamento da movimentação das suas mercadorias, além de gerar dados para análise de desempenho e tomada de decisão.

Integração de informações do negócio

Plataformas de varejo que disponibilizam leitores de código de barra online para gestão interna permitem cruzar esses dados com vários outros setores do negócio, integrando a gestão de diferentes pontos de venda (como e-commerce e loja física), bem como fornecedores e serviços de entrega.

Ganho em eficiência e segurança

Por meio do controle digitalizado, a identificação e o registro de produtos são feitos de uma forma muito mais ágil e confiável. Na prática, isso se traduz em uma operação mais eficiente e menos ocorrência de extravios ou entregas incorretas. Esses dados também auxiliarão a acompanhar, passo a passo, o crescimento do seu negócio.

Como escolher um leitor de código de barras online?

Como dito, a tecnologia dos leitores de códigos de barras online está embarcada em diversas plataformas. De aplicativos simples e gratuitos disponíveis para smartphones à sistemas de varejo robustos que oferecem essa função.

Ao escolher uma ferramenta, a primeira recomendação é que ela seja desenvolvida especialmente para a função em que pretende utilizá-la. No caso, o controle de etiquetas, mercadorias e outros componentes da gestão comercial de uma loja.

Vale se atentar também à confiabilidade da empresa que fornece a tecnologia, sempre dando grande atenção aos dados que são coletados na utilização do serviço e a maneira como essas informações são armazenadas e utilizadas. 

Dê preferência, portanto, a plataformas populares e com boa reputação no mercado. Evite sites e aplicativos avulsos, especialmente entre as opções gratuitas. O ideal é que a tecnologia faça parte de um sistema de e-commerce ou para varejo físico com outras aplicações que também podem ser úteis para o seu negócio.

Quais são as desvantagens e riscos de realizar cadastros manuais?

Os registros manuais estão sendo gradualmente abolidos pelas empresas por uma série de razões. Entre elas, o uso e o arquivamento desnecessário de papel, a vulnerabilidade desse tipo de material ao clima e a eventos diversos, bem como a maior probabilidade de erros e atrasos decorrentes de anotações feitas a punho.

A tecnologia entrega uma enorme precisão e agilidade, muitas vezes a custos mais baixos do que a operação manual. E essa realidade se aplica, inclusive, a pequenos negócios que gerenciam pequenos volumes de produtos, uma vez que plataformas digitais disponibilizam esse tipo de recurso por valores muito acessíveis.

A maior barreira observada em muitas empresas é o desconhecimento sobre a ferramenta e os tradicionais mitos sobre a tecnologia. Há muitas pessoas que ainda acreditam que a implementação e o uso desse tipo de solução pode ser muito cara, complexa ou desnecessária em empreendimentos menores.

Como discutimos ao longo do texto, isso está longe de ser realidade. Os leitores de código de barras online, assim como vários outros recursos digitais que estão ganhando espaço no e-commerce, são facilitadores que simplificam o cotidiano do lojista e aumentam a qualidade e a eficiência das diversas tarefas que envolvem a gestão do negócio.!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.