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Conheça as melhores frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp

Frases prontas para atendimento no WhatsApp podem ajudar a manter o contato dinâmico e eficaz. Elas ajudam a economizar tempo e garantem uma resposta mais ágil ao consumidor.

Um dos segredos para bons resultados de vendas online é um atendimento de excelência. Isso envolve agilidade, clareza e uma comunicação amigável com o cliente. É importante também automatizar algumas respostas, garantindo a satisfação do consumidor. Por isso, conhecer algumas frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp faz diferença.

Com a versão business do aplicativo você consegue programar respostas automáticas quando uma pessoa interage com seu contato comercial. Essas frases ajudam a manter o consumidor engajado com o atendimento e funciona como uma resposta rápida para não haver um tempo de espera grande. No entanto, cada momento exige uma resposta específica.

Este post vai trazer para você as principais frases prontas que você pode utilizar no seu atendimento no WhatsApp. Confira as melhores em cada categoria!

As melhores frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp

O atendimento ao cliente é uma base para bom relacionamento com o público e crescimento de marcas no mercado. Com o WhatsApp crescendo cada vez mais como ferramenta de contato com essas pessoas, saber usá-lo da melhor maneira se faz essencial.

Para isso, configurar mensagens automáticas ajuda a economizar tempo e a se comunicar de maneira assertiva. As frases prontas vão cumprir com um excelente trabalho para sua equipe de atendimento. Por isso, selecionamos as melhores para serem usadas nas mais diferentes situações. Conheça e entenda melhor cada uma!

Frases de boas-vindas

Uma saudação educada abrindo qualquer atendimento é de praxe. As frases de boas vindas devem ser o início de qualquer atendimento, vindo logo como uma resposta à primeira mensagem que o consumidor envia para a empresa.

É fundamental que essa mensagem seja educada, esclareça como a pessoa será atendida e, de preferência, seja a mais clara possível. Assim, o consumidor sente segurança de continuar naquele canal e seguir com a interação. Ter um tom assistivo, ou seja, se colocando à disposição, é também muito importante.

Algumas boas sugestões de frases de boas-vindas são:

  • “Bom dia/boa tarde/boa noite! Meu nome é _____. Represento a [nome da empresa]. Como posso auxiliá-lo nesse momento?”
  • “Olá! Aqui é [nome do atendente], tudo bem? Irei fazer seu atendimento hoje. Me conta, como posso ajudar você?”
  • “Boas-vindas a [nome da empresa]! O que eu posso fazer por você hoje?”

Frases de espera

Esperar nem sempre é o que seu consumidor espera, mas não há dúvidas que isso será necessário muitas vezes. Um bom atendimento precisa ser ágil, mas quando não dá para ser instantâneo, o consumidor precisa ter um feedback educado e gentil avisando sobre.

Nessas mensagens, é fundamental pedir que essa pessoa aguarde, possivelmente justificar o motivo e dizer que em breve ela será atendida. Se possível, determine quanto tempo essa pessoa vai esperar, já que isso melhora a credibilidade do atendimento.

O ideal é ter uma espera curta, viabilizando apenas que a pessoa responsável se prepare para a tarefa. Sendo assim, você pode usar as seguintes opções de frases prontas:

  • “Por favor, aguarde enquanto processamos sua solicitação.”
  • “Você será atendido em breve.”
  • “Estou resolvendo seu problema. Por favor, aguarde alguns minutos”.
  • “Obrigado! Estamos checando sua solicitação. Aguarde um pouco, por favor.”

Frases de ausência

Nem sempre você poderá atender seu cliente na hora que ele precisar. Por mais que isso possa ser frustrante para essa pessoa, todos merecem descanso. Muitos atendimentos funcionam apenas em uma faixa de horário e, certamente, esse também é o seu caso.

Nesses momentos, é importante deixar claro que o atendimento não poderá ser feito naquela hora. Em hipótese alguma, nesses casos, deixe de dizer a razão pela qual não poderá haver o contato. Assim, sua empresa deixa claro o motivo e direciona o cliente para o atendimento em outro horário.

Se essa comunicação é feita de maneira clara, gentil e informativa, sua marca não sofre nenhum tipo de dano na imagem. Por isso, use frases prontas do tipo:

  • “Nosso atendimento fica disponível de segunda a sexta, de _h às _h. Por favor, retorne nesse período para continuar sua solicitação. Obrigado!’
  • “Não poderemos atender você agora. Tente novamente de segunda a sexta, de _h às _h. Obrigado!”
  • “No momento, todos os nossos atendentes estão ocupados. Por favor, aguarde para ser atendido em breve”.

Frases de agradecimento

Em diversos momentos, você precisará agradecer seu consumidor. Portanto, as frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp serão importantes. Elas ajudarão, principalmente, a tornar o contato mais amigável e estreitar laços com as pessoas.

O agradecimento pode ocorrer nos mais variados momentos. É importante agradecer pelo contato, por uma compra, pela paciência de ter aguardado o atendimento, entre outras oportunidades. Sendo assim, nunca deixe de configurar uma mensagem respeitosa e educada.

Algumas sugestões que podem ser úteis ao seu negócio são as seguintes:

  • “Obrigado por aguardar.”
  • “Obrigado pelo seu contato. Em que podemos ajudar?”
  • Obrigado pela sua compra. Deseja algo mais?”
  • Obrigado pela confiança no nosso negócio. Você é muito importante para nós!”

Frases para resolução de problemas

Não tem como fugir: os atendimentos sempre vão trazer problemas. Na maioria das vezes, eles são o motivo pelo qual o consumidor entrou em contato com seu negócio. Nessas horas, é preciso manter a calma, serenidade e mostrar a seu consumidor que você resolverá a situação.

É importante sempre considerar que do outro lado há uma pessoa chateada, frustrada e, em algumas vezes, até mesmo nervosa. Então, essa comunicação precisa ser bastante cuidadosa, com um tom compreensivo e mostrando que tudo será solucionado.

Opte sempre por um tom sério, mas tenha cuidado para não parecer rude ou muito frio. Boas opções de frases prontas para essas ocasiões são:

  • “Compreendemos seu problema. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível. Assim que tivermos uma resposta entraremos em contato.”
  • “Sentimos muito pelo ocorrido. Vamos trabalhar na sua solicitação e retornaremos o contato com uma solução e até _dias úteis.”
  • “Pedimos desculpas pela experiência ruim. Seu caso será analisado pela equipe responsável e você terá uma resposta em até _dias.”

Frases para vendas

Uma boa propaganda é a alma do negócio, sem dúvidas! Parte dessa estratégia para potencializar as vendas passa também por frases de impacto. O mesmo vale para um atendimento que deseja direcionar o consumidor para a melhor experiência na hora de fechar uma compra.

Portanto, você precisará de uma comunicação de vendas antes, durante e após concluir um negócio. É importante saber que essa interação faz diferença para que o seu público enxergue sua empresa de maneira diferente, com um atendimento que se destaca.

Se você não deseja deixar seu consumidor sozinho e quer ajudar essas pessoas a comprarem o que desejam, então utilize estas frases:

  • “Bom/boa dia/tarde/noite. Como vai? Já sabe o que deseja ou quer uma ajuda para escolher seu produto?”
  • “Você escolheu o produto ______. Que legal! Quer dar uma olhada também em _______. Achamos que você vai curtir essa oferta.”
  • “O que achou do seu produto? Esperamos que tenha gostado. Estamos à disposição caso queira tirar qualquer dúvida.”

Frases de feedback

Coletar feedbacks ajuda sua empresa a compreender qual nível de atendimento é oferecido aos seus clientes. Portanto, faz todo sentido perguntar a essas pessoas o que elas estão achando das interações que houve entre s partes recentemente.

Os feedbacks também são úteis para saber a opinião do seu consumidor sobre o produto que você está vendendo, sobre a experiência de compra no site, entre outros pontos. Tudo que você precisar pode ser devidamente perguntado, desde que da maneira mais adequada.

Estas frases podem ajudar nesse momento:

  • “Conta pra gente: o que você achou do produto_______ que comprou da última vez no nosso site?”
  • Como foi nosso atendimento? Conte o que achou e nos diga onde podemos melhorar.”
  • O que achou do nosso site? Queremos saber para continuar oferecendo a melhor experiência de compra possível.
  • Nos diga: você recomendaria nossa loja para um amigo ou familiar?”.

Frases de cobrança

Muitos consideram uma parte chata e desagradável do trabalho, mas incontestavelmente é também necessária. Afinal, a inadimplência pode causar problemas financeiros sérios ao negócio. Sobreviver no mercado, muitas vezes, vai depender de como você cobra as pessoas que estão devendo sua empresa.

Diferentemente do que se pode pensar, a cobrança não precisa ser um problema e nem mesmo vai afastar seu cliente. Afinal, essa pessoa sabe que precisa arcar com o compromisso feito. Muitas vezes, essa cobrança vai ser em relação a um boleto que precisa ser pago antes do envio do produto, então é ainda mais tranquilo emitir o comunicado.

Boas frases prontas para cobranças são:

  • “Olá, você ainda não pagou seu boleto no valor de R$______. Pague até o dia __ para sua compra ser confirmada.”
  • “Olá, [nome do cliente]. Ainda não identificamos seu pagamento. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.”
  • “Olá, [nome do cliente]. Seu boleto no valor de R$_____ venceu. Gostaria que enviássemos um novo?”.

Frases de despedida

Encerrar uma comunicação é também parte importante das interações com o consumidor. Por isso, é necessário não só finalizar, mas também tentar entender se tudo aconteceu como o esperado. Há boas formas de fazer isso com ajuda de algumas frases prontas.

A despedida acontece depois de uma compra, de um atendimento qualquer e em muitas outras oportunidades. Esse cenário se configura quando uma ação foi concluída pelo consumidor ou pela equipe de atendimento.

Portanto, se você precisar de uma boa frase de despedida para seu consumidor, estas opções podem ajudar.

  • “Ajudamos em algo mais?”.
  • “Sua compra foi finalizada e você receberá seu produto no endereço informado dentro do prazo estipulado no seu frete. Podemos ajudar em algo mais?”.
  • “Obrigado por entrar em contato com nosso atendimento. Sempre que precisar, estaremos aqui. Até a próxima!”

Quais erros evitar na hora de usar suas frases prontas no atendimento?

Um mau atendimento pode colocar em risco a reputação até mesmo das maiores marcas. Isso porque o consumidor espera o melhor nível de interação possível quando está se relacionando com uma empresa que gosta, segue e consome. Logo, é necessário fugir de qualquer tipo de ação que possa gerar decepção nessas pessoas.

Ao longo dos anos, alguns erros clássicos são cometidos por empresas que não dominam, ou não executam, boas práticas de atendimento. Listamos a seguir as principais e mostramos porque não fazer!

Mensagens sem autorização

Você só pode abordar seu consumidor pelo WhatsApp se tiver a certeza que essa pessoa autorizou essa forma de contato. Por isso, sempre que usar formulários para captar informações, lembre-se de inserir uma caixa de marcação para que essa pessoa indique se deseja ou não falar pelo WhatsApp. Assim, sua marca evita uma postura inconveniente.

Horários e dias inadequados

É preciso ter muita atenção na hora de automatizar mensagens no WhatsApp. É ótimo poder alcançar um número amplo de pessoas simultaneamente, mas isso tem que ser feito no dia e horário certo. Portanto, evite a qualquer custo disparar mensagens aos finais de semana e na parte da noite. Se possível, mantenha a comunicação no horário comercial,

Descuido com a comunicação e falta de personalização

Uma comunicação ruim, com a escolha errada do tom e das palavras, pode gerar uma percepção muito ruim no consumidor. Outro problema recorrente e que também causa danos é fazer contatos sem personalização, não tratando o cliente pelo nome. Em ambos os casos, não vai pegar nada bem e sua marca vai sair com a imagem arranhada.

Conteúdo inconveniente

Seu consumidor não quer receber vídeos, mensagens de áudio ou memes de marcas, afinal, a relação não precisa e nem deve ir para esse caminho. Certifique-se sempre de que o conteúdo dos contatos é o mais breve, objetivo e adequado possível. A ideia é transmitir a mensagem com precisão e discrição, sem incomodar seu cliente.

Erros de escrita

É sempre bom comunicar suas ideias de maneira correta, neste caso, do ponto de vista ortográfico e gramatical. Erros de escrita podem passar a imagem de descuido e falta de profissionalismo, duas coisas que você não deseja para sua marca. Portanto, sempre revise qualquer comunicação antes de disparar para seus clientes.

As frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp são importantes, mas devem ser sempre um recurso de apoio. Lembre-se de que, em alguns casos, somente a interação com um humano será suficiente para resolver problemas e satisfazer o consumidor.

Curtiu o assunto? Se sim, certamente você também vai gostar de saber sobre como funcionam os bots de atendimento do WhatsApp!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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