O Facebook comercial é a melhor opção para marcas que querem ter bons resultados na rede social. Em vez de uma conta pessoal, você pode — e deve — criar um perfil de negócios para aproveitar os recursos que o Facebook oferece. Saiba agora como criar a sua conta profissional.
Que o Facebook é um gigante da internet, você já sabe, não é? O site que começou como uma rede social para universitários se tornou uma grande plataforma de negócios, em que as marcas gerenciam suas páginas para alcançar os seus consumidores e interagir com eles.
Criar um Facebook comercial é uma grande oportunidade de divulgar o seu negócio, atrair clientes e se relacionar com seu público. Você não precisa nem pagar para ter uma página na rede social. Porém, algumas empresas criam um perfil pessoal para a sua marca em vez de uma página e acabam deixando de lado recursos valiosos para negócios no Facebook.
Mas você não quer ser mais uma dessas empresas, certo? Por isso, vamos mostrar agora como criar um Facebook comercial e aproveitar todos os recursos para potencializar seus resultados. Acompanhe para saber tudo!
O que é o Facebook comercial?
Facebook comercial é uma página de negócio na rede social, que pode ser de artistas, figuras públicas, empresas, marcas, organizações e organizações sem fins lucrativos.
As páginas comerciais servem para compartilhar conteúdos e novidades, responder dúvidas e comentários, criar eventos, fazer anúncios de publicidade — tudo isso para atrair o público e conectar-se com consumidores e potenciais clientes no Facebook.
As páginas de negócios foram criadas pelo Facebook para diferenciar esse tipo de conta dos perfis pessoais, que têm recursos e layout diferentes. Nessas páginas, você pode explorar diversas ferramentas de marketing digital que não são disponibilizadas às contas pessoais.
De acordo com o Facebook, mais de 200 milhões de negócios utilizam as ferramentas gratuitas da plataforma para se conectar com seus clientes. Além disso, existem mais de 10 milhões de anunciantes ativos, principalmente pequenas e médias empresas.
Então, se você quer ser um deles, precisa criar um Facebook comercial. A seguir, vamos explicar como fazer isso.
Como criar um Facebook comercial: passo a passo completo
Criar um Facebook comercial é simples. A rede social criou um procedimento super fácil de seguir, de maneira bastante intuitiva. Você vai ver agora o passo a passo para criar uma conta comercial. Confira:
Como criar um Facebook comercial
Para criar um Facebook comercial, você deve primeiramente ter um perfil pessoal na rede social. É com esse perfil que você vai administrar a página. Depois, você pode adicionar outros administradores. Então, comece o passo a passo fazendo o login na sua conta pessoal.
Depois, siga estas etapas, que vamos ver em detalhes logo mais:
- Crie a página
- Adicione fotos de perfil e capa
- Crie um nome de usuário
- Insira os dados da empresa
- Crie um post de boas-vindas
- Convide amigos
1º Passo: Crie a página
Acesse este link: www.facebook.com/pages/create/. Essa é a página que o Facebook criou para facilitar a vida dos usuários na hora de criar uma conta comercial.
Então, comece a preencher os campos que a página solicita. Inicialmente, defina um nome para a página, que represente o seu negócio. Pode ser o nome da empresa ou o que as pessoas provavelmente vão buscar para encontrá-la.
Depois, defina até três categorias para a sua empresa. Isso é essencial para liberar recursos para a página e facilitar que as pessoas encontrem seu negócio.
Por fim, crie uma bio para a sua página. Essa é a descrição, de até 101 caracteres, que deve apresentar a empresa, falar o que ela faz, o que vende e algum outro destaque interessante.
Depois de preencher esses dados, clique em “Criar página”. Mais adiante, você vai poder inserir outras informações, imagens e conteúdos.
2º Passo: Adicione fotos de perfil e capa
Depois de criar a página, o Facebook já libera a opção de inserir uma foto de perfil e uma foto de capa. Elas são opcionais, mas sugerimos que você providencie logo essas imagens para que a página já comece a ter a cara do seu negócio.
A foto de perfil deve ser um logotipo ou uma imagem que identifique a sua empresa, de maneira que os usuários a reconheçam facilmente. Essa foto acompanha o nome do perfil em todas as publicações, nos resultados das buscas dos usuários e na própria página. A foto de perfil deve ter 170 x 170 pixels.
Já a foto de capa pode trazer uma foto dos produtos ou algo que represente a sua empresa. Essa imagem tem dimensões maiores (1640 x 850 pixels) — é o grande destaque da página. Então, você pode explorar aí uma imagem bem bonita para encantar os visitantes!
3º Passo: Crie um nome de usuário
Agora você já tem uma página no Facebook. Mas ainda precisa fazer diversas configurações para poder divulgá-la.
Uma delas é criar o nome de usuário, que é igual ao endereço da sua página. Quando você definir um nome de usuário, também vai personalizar a URL da página (facebook.com/exemplo). Isso facilita a sua divulgação e memorização pelos usuários, já que substitui um endereço cheio de códigos e números por palavras que representam a página.
Para fazer isso, você deve ir até as configurações da página. No desktop, clique na sua foto de perfil, lá no canto superior direito da tela. Depois, selecione Configurações e Privacidade > Configurações.
Logo você vai cair nas “Configurações gerais da Página”, onde pode editar o nome da página e o nome de usuário, como mostra a imagem abaixo.
4º Passo: Insira os dados da empresa
Você já deve estar a fim de divulgar logo a sua página, não é? Mas, antes disso, é importante preencher as informações mais relevantes. Vai que, por exemplo, alguém acessa a sua página para visitar a sua loja virtual, mas não encontra o link…
Por isso, é hora de preencher as suas informações comerciais, especialmente os dados de contato e vendas, para não perder nenhum cliente.
Na sua página do Facebook comercial, clique em “Gerenciar”. Então, na visão geral do Painel Profissional, você vai ver as sugestões do Facebook para “Configurar sua Página para o sucesso”. Ali você vai ver os passos que faltam para preencher os dados mais importantes.
Aqui, clique em “Fornecer informações e preferências”. Então, preencha os seguintes dados:
- Site da empresa
- Localização (endereço comercial ou área de atendimento)
- Horário de funcionamento
- Número de telefone
- Contato pelo WhatsApp
- Botão de ação
Vale a pena destacar o papel do botão de ação. Ele determina uma chamada para ação, ou seja, o que você mais deseja que o usuário faça ao visitar a sua página. Pode ser, por exemplo, visitar a sua loja virtual, enviar mensagem pelo WhatsApp ou assistir a um vídeo. Então, não deixe de criar um botão para gerar as conversões que você deseja.
5º Passo: Crie um post de boas-vindas
Se você já configurou as principais informações da página, já pode fazer sua primeira publicação. O Facebook sugere que você crie uma publicação de boas-vindas. Nesse post, mostre aos usuários por que vale a pena curtir a sua página!
Para fazer isso, vá novamente à seção “Configurar sua Página para o sucesso”. Mas, dessa vez, clique em “Apresentar sua Página”.
Então, clique em “Criar publicação de boas-vindas” e siga as orientações do Facebook. Você pode adicionar fotos, emojis e botões e outros diversos recursos, além de “Turbinar publicação” com dinheiro para que ela alcance mais pessoas.
6º Passo: Convide amigos
Pronto: agora você já tem uma página e um conteúdo para receber os visitantes. Então, vamos divulgar?
O Facebook sugere que você comece a construir a audiência convidando amigos para curtir a página. Afinal, são conhecidos seus, que provavelmente vão gostar de acompanhar o seu negócio pela rede social.
Então, novamente clique em “Apresentar sua Página” nas configurações. Depois, clique em “Convidar amigos”.
Depois disso, você vai ver as instruções do Facebook sobre como convidar amigos para curtir a sua página. É preciso mudar para o seu perfil pessoal, encontrar a sua página na busca e, então, convidar os amigos para seguir.
Quando já estiver conectado pelo seu perfil pessoal, você vai ver uma tela com a sua lista de amigos do Facebook. É possível convidar até 200 pessoas por dia.
Como converter um perfil pessoal em um Facebook comercial
Muitas empresas, especialmente pequenos negócios, entram no Facebook com um perfil pessoal para a sua marca e, depois, resolvem mudar para uma conta comercial.
Mais adiante, vamos entender por que o ideal é ter uma página comercial. Mas, por ora, queremos explicar um ponto importante: não há mais como migrar de um perfil pessoal para uma conta comercial.
Por muito tempo, o Facebook permitiu criar uma página de negócios a partir de uma conta pessoal. Anteriormente, era possível fazer isso e migrar os conteúdos e amigos do perfil para a nova página. Porém, o Facebook desenvolveu uma nova experiência de Páginas que não conta mais com esse recurso.
Se você gostaria de fazer essa migração, a solução agora é criar uma página seguindo os passos acima e convidar os amigos do seu perfil para curti-la. Assim, ao menos você consegue trazer alguns seguidores para a nova página.
A importância de uma página comercial no Facebook
Criar uma página comercial no Facebook é ter um espaço gratuito para o seu negócio na rede social mais usada no mundo. São quase 3 bilhões de usuários, de acordo com dados da Hootsuite e We Are Social.
Portanto, é a chance de alcançar milhares de pessoas, mas, mais especificamente, o público de consumidores e potenciais clientes da sua empresa. Por meio de publicações, mensagens, interações, eventos, transmissões ao vivo e outros diversos recursos, você pode se conectar com a sua audiência e promover seu negócio nas redes sociais.
Mas é preciso ressaltar a importância de ter uma página comercial no Facebook em vez de um perfil pessoal. Como dissemos, muita gente ainda cria uma conta pessoal para a sua empresa. Em alguns casos, isso acontece por puro desconhecimento sobre como funciona a rede social; em outros casos, as pessoas acham que vão ter mais sucesso com uma conta pessoal.
Porém, o Facebook estimula que as empresas criem perfis comerciais em vez de pessoais, porque eles trazem recursos específicos e ajudam a rede social a evitar spam das empresas. Criar um perfil pessoal para uma empresa vai contra os termos da plataforma.
Mas você sequer precisa olhar os termos para entender que é melhor criar uma página comercial. Uma das principais vantagens é que o perfil pessoal só pode ter até cinco mil amigos, enquanto a página não tem limite de seguidores.
Você ainda pode aproveitar diversos recursos exclusivos para páginas de negócios, como:
- Criar anúncios e posts patrocinados (Facebook Ads);
- Criar publicações agendadas;
- Acompanhar as métricas de desempenho;
- Ter uma loja no Facebook;
- Integrar a página com Instagram, WhatsApp e Messenger;
- Configurar permissões de acesso a outros administradores;
- Utilizar o Facebook Creator Studio para criar publicações.
Além disso, a página comercial transmite mais profissionalismo. As pessoas entendem que você tem um negócio de verdade, que se empenha na criação de conteúdos e tem uma estratégia de marketing.
Assim, a marca constrói uma presença digital mais consistente e ganha credibilidade para conquistar os clientes.
Dicas de sucesso para o seu Facebook comercial: saiba como otimizar sua página!
Você sabe que não basta criar uma página de negócios e ficar esperando os likes, não é? Uma página que dá resultados precisa ser ativa, ter uma estratégia por trás, publicar conteúdos e interagir com os usuários.
Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para otimizar sua página e ter mais resultados com o seu Facebook comercial. Confira:
Crie uma estratégia para a sua página
Uma página de Facebook comercial tem melhor desempenho quando você planeja sua atuação. Se não, você sempre fica correndo contra o tempo para produzir os conteúdos, que acabam ficando sem qualidade.
Então, faça um planejamento: conheça a sua persona, estabeleça um calendário, pense em diferentes linhas editoriais para variar o conteúdo e insira esse trabalho na sua rotina. Dessa forma, você consegue pensar nos melhores conteúdos para o seu público e manter a regularidade dos posts.
Aproveite as guias do Facebook
Nas páginas de negócios, o Facebook fornece algumas guias com modelos para incluir diferentes informações. Elas funcionam como um menu da página, em que você insere diversos conteúdos sobre a marca.
Estas são algumas guias que você pode ativar (e ocultar quando quiser):
- Sobre (descrição e dados da empresa)
- Menções (posts em que a página é mencionada)
- Avaliações (avaliações de clientes sobre a empresa)
- Grupos (grupos que a página gerencia)
Dependendo da categoria da página, é possível ainda incluir outras guias. Abaixo você pode ver um exemplo da guia Estabelecimentos:
Crie uma postagem fixada
As atualizações de páginas são constantes. Os conteúdos têm uma vida útil muito rápida. Mas talvez você tenha algumas informações que precisam durar mais tempo.
É o caso de algum lançamento que você quer que mais pessoas vejam ou um cupom de desconto que vai durar o mês inteiro. Então, você pode fixar uma publicação na página, que fica permanentemente no topo da página (até que você a retire de lá, claro).
Dessa forma, as pessoas que visitam o seu Facebook comercial têm mais chances de ver o conteúdo, sem deixar que ele se perca em meio a tantos outros posts que passam pela timeline.
Interaja com pessoas e páginas
As redes sociais não foram criadas para as pessoas (e marcas) falarem sozinhas. Elas foram feitas para interagir. É assim que você conhece melhor seu público, aumenta o engajamento com a marca e valoriza a participação de cada seguidor.
Então, não se limite apenas a publicar posts. Aproveite para estimular conversas, responder dúvidas e resolver problemas dos consumidores.
Cria a sua loja no Facebook
A plataforma da rede social oferece uma ferramenta valiosa para os lojistas: a criação de uma loja no Facebook.
Funciona assim: ao publicar posts na página, você pode marcar os produtos nas imagens. Quando o usuário clica na marcação, ele é direcionado para a loja dentro da plataforma, onde pode visualizar outros dados, como preço e disponibilidade. Se tiver interesse, basta clicar no link para ser direcionado até o e-commerce, onde pode finalizar a compra.
As informações dos produtos vêm de um catálogo da página, que é integrado ao e-commerce do lojista. Se você já usa a sacolinha do Instagram, deve ter percebido que o funcionamento é parecido.
Fique de olho nas métricas
Um dos recursos exclusivos das páginas comerciais é o acompanhamento dos seus dados de desempenho. Você pode monitorar o alcance, o engajamento, as interações e as conversões de cada publicação ou da página como um todo.
Acompanhar essas métricas ajuda a entender o que funciona melhor com o seu público. Então, aproveite para melhorar seus conteúdos e aumentar o envolvimento dos seguidores.
Divulgue seu Facebook comercial em outros canais
Leve o seu Facebook comercial para outros canais. Aproveite outros pontos de contato com o consumidor para divulgar a página, como no seu cartão de visitas, na embalagem do produto, na sacola e no seu perfil do Instagram.
Assim, você atrai mais pessoas para conhecer seus conteúdos e acompanhar as atualizações da sua página.
O que postar em um Facebook comercial? 8 dicas de publicações
Um Facebook comercial é um ótimo espaço para apresentar seus produtos, divulgar promoções e estimular os clientes a comprar.
Mas o conteúdo da sua página não precisa — nem deve — ser só sobre produtos e vendas. Não transforme seu Facebook em uma panfletagem…
Aproveite para publicar sobre outros temas do seu nicho, como curiosidades, histórias interessantes e até memes. Assim, você combina conteúdos informativos, educativos e divertidos com publicações de promoção e vendas.
A seguir, vamos ver algumas dicas de conteúdos que você pode postar para diversificar as publicações da página. Acompanhe:
Novidades da sua empresa
Se a sua empresa tem um novo lançamento de produto, está mudando de endereço ou acabou de ganhar uma premiação, compartilhe com o seu público! As pessoas gostam de saber de novidades e celebrar as conquistas das marcas que admiram.
Bastidores da empresa
Nas redes sociais, as marcas abrem as portas para os consumidores. Elas permitem conhecer o que acontece por trás das cortinas, no dia a dia do negócio. Como as pessoas costumam ser bastante curiosas, esse tipo de publicação faz bastante sucesso!
Posicionamentos da empresa
Atualmente as empresas precisam ter uma personalidade, princípios e valores. Por isso, muitas marcas perderam o medo de se posicionar em situações complexas e até polêmicas. Esse tipo de post que emite opiniões pode ser delicado, por isso precisa ser feito com cuidado, mas tende a envolver o público que se identifica com a sua marca.
Publicações de clientes
Compartilhe o que os seus clientes estão falando sobre a sua marca! Se eles fizeram alguma publicação sobre seus produtos ou deixaram algum depoimento, publique na sua página. Esse tipo de post influencia positivamente a percepção dos outros usuários sobre a sua marca.
Perguntas e enquetes
Estimule as interações dos usuários. Faça perguntas nas publicações para gerar comentários e crie enquetes para receber respostas. Assim você pode conhecer melhor o público e aumentar seu engajamento. Isso também ajuda a aumentar o alcance das suas publicações, já que o algoritmo do Facebook entende que a sua página é interessante para as pessoas.
Memes
As redes sociais são o paraíso dos memes. Eles se espalham rapidamente pela internet, porque trazem alguma ideia com a qual as pessoas se identificam e querem reproduzir. Então, você pode entrar na brincadeira também, ao trazer o meme para o universo da sua marca.
Dicas de uso dos produtos
Nem tudo no Facebook comercial deve ser sobre os seus produtos. Mas é essencial falar deles também! Uma boa ideia para oferecer um conteúdo de valor envolvendo seus produtos é dar dicas de uso, de maneira que os consumidores percebam como eles podem ser úteis na sua vida.
Descontos e promoções
No Facebook, você não precisa ficar insistindo na venda o tempo todo. Mas também é importante divulgar sua loja quando você tem promoções e descontos. Afinal, o consumidor também está acompanhando a sua marca para aproveitar boas oportunidades!
Enfim, agora você já sabe a importância de ter um Facebook comercial e por que não vale a pena criar um perfil pessoal para a sua marca. A plataforma oferece diversos recursos para negócios que você pode aproveitar para se conectar com seu público e vender mais pela internet.