Estoque parado significa capital de giro menor e dificuldades em gerenciar um alto volume de produtos. Saber como lidar com essa situação ajuda a manter o faturamento do negócio e o sucesso da marca.
Ter um estoque parado pode ser um grande problema para quem tem uma loja virtual. Produtos que não são despachados significam baixo volume de vendas. As contas chegam, os investimentos que foram feitos precisam ser quitados e, se o negócio não vende, não consegue ter capital para manter a empresa segura.
Por vezes, simples ações podem mudar o cenário para uma loja. Uma boa gestão de estoque também está associada à ressignificação dos produtos antigos, além de estratégias de vendas voltadas a descontos. Ficar com produtos encalhados é sempre ruim, mas você consegue mudar essa situação se souber como reposicionar sua mercadoria.
Neste post falaremos mais sobre estoque parado no e-commerce e como lidar com essa questão de maneira realmente produtiva. Confira!
O que significa estoque parado?
Estoque parado é o cenário configurado pelo baixo volume de vendas e o excesso de mercadoria no estoque da empresa. Se não há novos pedidos, é comum que esses itens passem mais tempo do que o planejado sob gestão da empresa. O problema é que isso gera custos, além de trabalho para quem lida com o estoque.
O estoque parado acontece por vários motivos, sendo os principais:
- coleções antigas que não interessam mais o consumidor;
- produtos que não agradaram o público-alvo;
- preços cobrados estão acima da expectativa;
- sobraram apenas peças em tamanhos com pouca saída.
Por que evitar o estoque parado?
Primeiramente, estoque parado significa dinheiro parado. Você investiu para adquirir toda aquela mercadoria e se não a vende, naturalmente não consegue, minimamente, reaver o preço de aquisição. Por mais que sua empresa tenha um bom capital de giro e um planejamento financeiro sólido, uma hora esse dinheiro vai fazer falta.
O estoque parado também gera dificuldades logísticas. O espaço ocupado pelas mercadorias que não foram vendidas impede que novas cheguem e possam ser alocadas no seu espaço físico. Muitas empresas passam por isso e nem sempre conseguem ter um local extra para comportar novas coleções.
Por fim, se não há vendas, há uma série de dificuldades de ordem financeira. Um estoque que não tem saída gera perda de faturamento, menos lucro e deixa de captar dinheiro de capital de giro para a empresa. Com o tempo, a situação tende a ficar mais complicada, o que pode resultar em consequências mais complicadas para a gestão da loja virtual.
Como vender o estoque parado?
Mas então, como eliminar estoque parado e fazer seu negócio girar novamente? Bem, essa é uma dúvida que muitas pessoas empreendedoras têm. Às vezes, parece que toda aquela quantidade grande de mercadorias simplesmente nunca será vendida. Mesmo nos cenários mais difíceis, sempre há uma forma de se movimentar para solucionar o problema.
As estratégias para lidar com essa questão são as mais variadas possíveis. Você pode ir desde negociar com fornecedores devolução até diminuir preços, oferecendo condições especiais de compra. Por isso, confira na sequência um passo a passo de métodos importantes que vão ajudar você a lidar com esse problema sempre que ele aparecer.
Ofereça condições especiais
Já parou para pensar que determinado produto pode não estar vendendo por causa do preço? Nem sempre pessoas empreendedoras conseguem visualizar isso. Até porque, é natural pensar que determinadas roupas, acessórios e outros itens não alcançam um bom volume de venda simplesmente porque o público não gostou dessas peças.
Ainda que os produtos em questão não tenham agradado o público, pode ser que eles alcancem bons números de vendas se estiverem mais baratos. Então, ofereça condições especiais de vendas nesses itens! Por exemplo, você pode propor desde frete expresso grátis até cupons de desconto para produtos específicos ou coleções passadas.
Misture os produtos antigos com os lançamentos
Já ouviu falar em venda casada? Essa estratégia pode ser uma ótima saída para que você consiga vender os produtos antigos sem deixar de investir na sua coleção mais nova. As boas condições de compra podem motivar seu público a investir em itens mais antigos, mas que ainda assim são bonitos e valem a pena uma compra.
Para isso, faça ofertas em que o preço é especial se o consumidor comprar uma peça antiga e uma das mais atuais. Você pode criar combinações fixas, como um sapato da coleção passada com um da atual por um preço X. Ou, você ainda pode oferecer um bom desconto em peças da coleção antiga para quem comprar um produto da coleção atual.
Faça um relançamento de produtos antigos
Se você conseguir dar valor a uma peça antiga, certamente ela será vista com outros olhos pelo seu público. É tudo uma questão de marketing! Por isso, vasculhe seu estoque parado e encontre produtos que podem ser relançados. A grande questão aqui é vender esses itens como um sucesso antigo que voltou como uma ótima oportunidade de venda.
Nesse caso, será necessária uma campanha que reforce esse “retorno triunfal”. Crie um storytelling falando que as vendas foram um sucesso e valorize bastante os itens. Depois, coloque-os à venda no seu site. É importante fazer isso com produtos de coleções mais antigas, ou as pessoas podem perceber que, na verdade, são itens encalhados!
Crie uma destaque de promoções
Quer saber como vender estoque parado de roupas sem muito trabalho? Simplesmente crie uma categoria para esses itens no seu site e em suas redes sociais. Deixe claro sempre que são ofertas especiais e que têm condições de compra diferenciadas. Consumidores simplesmente amam promoções e vão querer aproveitá-las!
Um dos traços mais marcantes do consumidor moderno é sua busca por vantagens na relação com marcas. Quando as encontram, a tendência é que essas pessoas desenvolvam maior engajamento com as empresas e se tornem clientes recorrentes. Por isso, no Instagram da sua loja, crie um ataque chamado “Promoções”, o mantendo atualizado com esses itens!
Toda vez que novos itens forem adicionados aos destaques, faça um stories anunciando. Assim, você vai captar um grande tráfego de pessoas consumidoras para esses conteúdos e, certamente, vai bombar suas vendas!
Crie novos conteúdos que estimulem o desejo de compra
Criação de conteúdo é fundamental para que lojas de moda masculina e feminina consigam valorizar não só suas marcas, mas também os produtos que vendem. Portanto, sempre invista nessa estratégia e garanta que mais pessoas serão captadas e envolvidas pelo que você cria.
A primeira forma de fazer isso é com o Marketing de Conteúdo. Você precisa criar um blog no seu site e criar textos que falam sobre tendências de moda (sempre considerando seus produtos, ok?). Além disso, faça reels, stories e sempre poste novas fotos de seus itens encalhados. Assim, eles nunca serão esquecidos e vão ganhar atenção do seu público.
Varie as fotos de divulgação testando novos cenários, modelos entre outros fatores
Que tal dar uma nova cara aos produtos que estão encalhados? Pode ser que eles não estejam vendendo bem porque a foto que você usou para divulgá-los não mostre todas as características positivas deles. Isso é bastante comum, uma vez que a produção de moda é um dos itens mais importantes para gerar o desejo de compra em pessoas consumidoras.
Então, seu trabalho será recriar essas produções. Para isso, invista em novos ambientes, cenários de produção mais elaborados, novos modelos e uma proposta totalmente distinta nas campanhas. Fazer com que as pessoas vejam seu produto de outra maneira é uma ótima forma de projetar nelas o desejo real de querer comprar esses itens.
Combine esses produtos com outras peças que têm boa saída
Na hora de fazer essas novas produções, uma excelente ideia é criar looks que combinem os produtos encalhados com peças mais atuais. Assim, você consegue mostrar ao público que esses itens mais antigos são muito bonitos e funcionam muito bem com as peças mais recentes da sua marca.
Na hora de fazer isso, pense em combinações que vão funcionar bem. A criação dos looks deve ser equilibrada e natural. Assim, pessoas consumidoras não vão perceber que sua intenção é desencalhar, mas sim, mostrar que peças de coleções passadas podem ser muito bem utilizadas junto com as mais atuais.
Dicas para evitar estoque parado no futuro
Para que você não se veja constantemente buscando saber como desencalhar mercadoria, uma ótima estratégia é fazer ações para evitar esse problema. Assim, você lida melhor não só com seu estoque, mas também com suas finanças e até mesmo com seu público. Veja essas dicas!
Opte por dropshipping
Dropshipping é a modalidade em que você tem sua marca, loja virtual, público, mas não mantém um estoque. Simplesmente você emite o pedido toda vez que realizar uma venda e quem faz o envio para seu cliente é o fornecedor.
Para isso, é claro, é necessário contar com fornecedores capazes de se alinhar à sua loja virtual e trabalhar com dinamismo.
Negocie com fornecedores
Fornecedores precisam ser seus parceiros. Por isso, tente sempre negociar no momento da compra uma possível devolução de parte do estoque que não for vendido. Além disso, avalie também maior flexibilidade para pagar suas compras. Assim, dá para administrar melhor o negócio e não passar sufoco!
Faça campanhas mais envolventes
Invista sempre em campanhas incríveis para suas novas coleções. Isso é fundamental para que, quando forem lançadas, seu público já esteja com grande expectativa. Portanto, crie conteúdos para o Instagram, faça ensaios com as peças e invista em diferentes formatos de mídia. Assim, você vai criar o desejo de compra antes de lançar a coleção!
Revise seu entendimento do público-alvo
Pode ser que o problema sejam os produtos e não o πúblico! Às vezes, seu entendimento sobre as preferências do consumidor está desalinhado com o que essas pessoas realmente esperam. Reveja isso com ajuda de pesquisas de preferências e tente realinhar sua marca com o que os clientes buscam.
Um estoque parado pode ser muito prejudicial para um negócio online, mas o problema pode ser contornado e também evitado. As dicas que você viu ao longo deste conteúdo vão ajudar a administrar da melhor forma possível esse problema. Toda loja passa por isso e, se você sabe lidar, certamente vai superar sem muitas dificuldades.
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