Marketing

Aprenda a diminuir o tamanho de fotos sem perder a qualidade!

diminuir tamanho de foto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

É possível diminuir o tamanho de fotos sem perder a qualidade, utilizando ferramentas grátis. Esse trabalho é fundamental para garantir que os resultados de pesquisa e as páginas de produto da loja virtual carreguem rapidamente, sem comprometer a experiência do usuário.

Além de saber como fotografar produtos, o lojista que atua na internet precisa gerenciar os arquivos de forma correta. Imagens muito grandes podem tornar o carregamento das páginas muito lento — o que é ainda mais grave, levando em conta que boa parte das pessoas navegam utilizando internet móvel, que é geralmente mais instável.

No entanto, reduzir o tamanho da imagem de forma brusca, comprometendo a sua qualidade, não apenas o faz perder todo o trabalho empregado nas fotografias, como também gera desconfiança nas pessoas. Sites com imagens borradas ou desfocadas aparentam amadorismo, quando não levantam suspeitas sobre a honestidade da página.

Felizmente, existem ferramentas simples que podem te ajudar a reduzir imagens, sem abrir mão da qualidade. E o melhor é que várias delas são totalmente gratuitas. Neste artigo falamos sobre esse assunto em detalhes e te ensinamos a usar esses serviços. Vamos lá?

Quais os principais tipos e tamanhos de fotos para e-commerce?

Pode parecer um assunto técnico, mas é importante que o lojista entenda o básico, principalmente donos de pequenos e médios negócios que ainda não contam com uma equipe de web design dedicada.

Na realidade, o essencial sobre o assunto é algo extremamente simples de entender. Em geral, os e-commerces utilizam as seguintes dimensões nas imagens de produto:

  • horizontal (foto deitada): entre 640 x 480 pixels e 1280 x 1024 pixels;
  • vertical (foto em pé): entre 480 x 640 pixels e 1024 x 1280 pixels;
  • quadrado: entre 640 x 640 pixels e 1024 x 1024 pixels.

Outro ponto importante, é o tamanho do arquivo, pois é isso que afetará diretamente o tempo de carregamento da página. Recomenda-se um tamanho entre 250 Kb a 1 Mb para um carregamento perfeito na maioria dos sites.

Quando é necessário diminuir o tamanho da foto?

Entenda que os números citados no tópico anterior são apenas referências, e não há problema algum em usar arquivos com outras proporções e tamanhos, se preferir. O que você deve ficar de olho é na experiência do usuário — a imagem deve ser de fácil visualização e a página deve carregar rapidamente.

Outros fatores também podem influenciar os seus resultados, como a tecnologia e os recursos da sua plataforma de e-commerce. Uma estratégia muito utilizada em vários sites é disponibilizar a imagem em dois formatos, um mais leve, carregado automaticamente, e outro maior e com melhor resolução que só é carregado quando o usuário clica na imagem ou passa o mouse sobre ela (função zoom).

Dentro dessa estratégia, é perfeitamente possível utilizar imagens de alta resolução — como arquivos em HD ou 4K, por exemplo —, mas, ainda assim, não é recomendável que elas ultrapassem o tamanho de 16 Mb, tá bom?

É possível diminuir o tamanho da foto sem perder a qualidade?

Sim! Como destacamos logo no princípio do texto, é perfeitamente possível diminuir o tamanho das fotos da sua loja virtual, mantendo a qualidade da imagem. As ferramentas que permitem fazer isso utilizam diferentes estratégias para fazê-lo.

A mais simples e comum é alterar o formato. Arquivo em PNG, por exemplo, por permitirem edições mais avançadas e transparência, são geralmente mais pesados. O simples fato de salvar a foto em JPEG pode reduzir bastante o tamanho do arquivo. Outro formato muito usado na internet para tornar as imagens mais leves é o WebP.

No entanto, a melhor forma de reduzir as fotos de forma profissional é usando um compressor, uma ferramenta que reorganiza os arquivos da imagem — reduzindo cores ou dados estruturais, por exemplo — para torná-la mais leve, sem que isso afete severamente o seu visual.

Quais os benefícios de diminuir o tamanho da foto?

Como dito, a principal vantagem de reduzir o tamanho das imagens no site é melhorar a experiência do usuário. Você deve levar em conta que nem todas as pessoas têm acesso a serviços de internet de boa qualidade, e um site lento pode fazer com que você perca muitos clientes.

Esse problema é ainda mais relevante no Brasil. De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios (2020), 58% da população acessa a internet exclusivamente pelo celular. Entre essas pessoas, a maioria ainda utiliza planos de tecnologia 3G, cuja velocidade de conexão é muito limitada.

É, por isso, que os profissionais e as empresas que utilizam Marketing Digital se preocupam tanto em criar páginas leves e rápidas. E vale destacar que até o Google está atento a isso, e pode punir sites — abaixando sua posição no ranking de pesquisas — que não entregam uma boa experiência em celulares com internet móvel.

Como diminuir o tamanho da foto?

Existem várias formas de diminuir o tamanho de uma imagem, várias delas já foram citadas, inclusive. Vale destacar que algumas plataformas de e-commerce podem fazer isso automaticamente, logo ao carregar a imagem dentro delas.

Caso o serviço que utilize não ofereça essa função, você pode utilizar um software básico do seu computador para fazer isso, como o Paint (no Windows), o Paintbrush (no Mac OS) ou o Kolour Paint (no Linux). Se as suas fotos estão no formato PNG, por exemplo, procedimento é o seguinte:

  • abra a imagem no software disponível no seu computador (clicando em “abrir com” ou usando o menu da ferramenta);
  • depois salve como outro arquivo (usando a opção “salvar como”), optando pelo formato JPEG.

Note que ao fazer isso, a foto perde a transparência (caso utilize imagens sem fundo). Se isso não for suficiente, você pode usar a opção “Redimensionar” para reduzir os pixels, ajustando exatamente para o tamanho desejado.

Ao fazer isso, porém, é possível que a imagem perca a resolução, por isso, o mais recomendável (e mais fácil), é utilizar uma ferramenta online. Com elas, o que você vai precisar fazer é:

  • acessar o site da ferramenta;
  • carregar a imagem desejada (clique em “carregar”, “upload”, “browse” ou outro comando parecido);
  • e salvar a foto comprimida (alguns sites oferecem opção de download, outros apresentam um link para você acessar a foto pronta e depois baixar (clicando com a tecla direita do mouse sobre a imagem e depois em “salvar como”).

A maior vantagem de utilizar essas ferramentas é que elas preservam o formato original do arquivo. Caso você deseje manter a transparência do fundo da foto, por exemplo, essa é a melhor escolha. 

Caso o arquivo ainda fique maior do que o desejado, você pode tentar comprimi-lo mais (caso o site da ferramenta ofereça essa opção) ou convertê-lo em outro formato, como explicamos inicialmente.

Quais ferramentas usar para diminuir o tamanho da foto?

Existem várias ferramentas disponíveis para redimensionar e converter imagens. Por serem a solução mais prática, vamos finalizar o artigo com algumas opções de aplicativos e sites online e gratuitos para você começar a usar agora mesmo. Confira!

Imagesmaller

Mesmo sendo em inglês, o Imagesmaller é um site muito objetivo e simples de utilizar, por isso está no topo da nossa lista. Como explicado no tópico anterior, basta acessá-lo, carregar a imagem e baixar o arquivo final, que pode ficar até 90% menor. Sua maior vantagem, porém, é que, no fim do processo, a nova imagem é apresentada ao lado da original para você conferir se a qualidade continua boa.

Photo Compressor e Photo Compress

Estes aplicativos são muito fáceis de usar e estão disponíveis gratuitamente na loja de apps do seu smartphone — o Photo Compressor no Android e o Photo Compress no iPhone. O procedimento é praticamente o mesmo dos sites, mas com o benefício de ser realizado com maior praticidade no celular.

I Love IMG

O I Love IMG é outro site muito simples de utilizar, mas com a vantagem de permitir reduzir o tamanho de várias imagens ao mesmo tempo. Além de agilizar bastante o seu trabalho, a ferramenta também oferece outros recursos e configurações, como rotacionar e adicionar marca d’água, bem opções de conversão e redimensionamento.

Viu só como é fácil? Agora você sabe a importância de diminuir o tamanho de fotos no e-commerce e como fazer isso de forma simples, prática e gratuita. Só não vale se prender demais a fatores técnicos, como tamanho e resolução de arquivos, e esquecer do mais importante, que é entregar uma boa experiência ao usuário.

Lembre-se que essas melhorias devem ser aplicadas em todas as fotos da sua loja, além disso, é também importante manter um padrão de formato e resolução para que seus clientes naveguem com tranquilidade por todas as seções e anúncios que o seu site de vendas oferece.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.